Comparação: Armazenamento magnético VS. Armazenagem Óptica

Armazenamento magnético VS. Armazenagem Óptica

Ao procurar armazenar dados por um longo tempo, você precisa considerar os benefícios do armazenamento magnético versus armazenamento óptico. A principal diferença entre o armazenamento do disco magnético e do disco óptico é como eles lêem e armazenam os dados, mas ambos são armazenados de forma secundária.

Wondershare Recoverit Authors

09/12/2022 • Arquivado para: Backup de dados • Soluções comprovadas

Estamos confiando cada vez mais nos computadores para as tarefas diárias, mas com a mudança on-line, como você garante que seus arquivos estejam protegidos? Não se preocupe se você não tem idéia por onde começar; criamos este artigo para ajudá-lo a entender os benefícios de cada opção.

Você precisa de um dispositivo de armazenamento secundário para manter os dados a longo prazo; todos os seus dados se perderiam sem um (que inclui suas fotos, música e programas). Tudo isso está bem, mas qual é o melhor dispositivo? Você precisa compreender e comparar o mecanismo de armazenamento de dados no armazenamento em disco magnético e óptico para descobrir.

Há muito a aprender sobre mídia magnética e ótica, então fique à vontade e deixe-nos explicar a você quais são as duas opções diferentes de armazenamento. Não se esqueça de ler nossa comparação de prós e contras para descobrir qual opção atende às suas necessidades!

Tudo sobre Armazenagem Magnética e Armazenagem Óptica

Antes de decidir qual a melhor opção, você precisa entender a diferença entre um disco magnético e um sistema de armazenamento de disco óptico. Você pode ler nosso guia para descobrir, assim você pode comparar o mecanismo de armazenamento de dados em armazenamento em disco magnético e óptico!

Disco magnético

Você, provavelmente, já encontrou um disco magnético em seu dia-a-dia! Discos magnéticos contém pratos rotativos, revestidos com uma superfície magnética, e utiliza uma extensão que se move sobre os dados para ler e escrever informações. Talvez, o nome diga tudo. É um disco que utiliza um processo de magnetização para escrever, ler e acessar dados.

Além disso, o dispositivo é hermeticamente selado, deixando a cabeça a flutuar sobre uma película de ar. E a corrente da cabeça magnetiza os pontos para classificar e armazenar os dados, ordenados em faixas, setores e pontos. Essa é uma peça legal de tecnologia! Bem, um exemplo lógico de um disco magnético são os discos rígidos externos e disquetes antiquados. Mas; não temos a tendência de ver tanto o disquete antiquado nos dias de hoje!

disco rígido magnético

Disco Óptico

Por outro lado, um disco óticoutiliza energia leve para ler e escrever arquivos (daí o nome óptico). É composto por um conjunto de diferentes camadas. Estes geralmente são um substrato de policarbonato, uma camada de registro de corante, uma camada de ouro reflexivo e uma camada UV.

Um disco óptico trabalha com feixes laser (transmitidos de um cabeçote laser montado em uma unidade de disco óptico) para ler e gravar dados, e uma luz laser é central para os discos giratórios. Os dados são dispostos em espiral em comparação com a estrutura circular de um disco magnético.

CD e DVD

Você, provavelmente, já usou muitos discos óticos na forma de CDs, DVDs e discos Blue-ray. Você pode escrever arquivos e acessá-los posteriormente (mas essa é a parte que você provavelmente já conhece). Embora, estamos vendo um declínio neles com o aumento dos bastões USB!


Comparar o armazenamento magnético com o armazenamento óptico

Armazenamento magnético versus armazenamento óptico; qual é o melhor? Agora, você aprendeu o que é cada disco; é hora de comparar os dois. Leia nossa comparação de prós e contras para descobrir qual opção de armazenamento é, em última análise, melhor. (Você pode ficar surpreso!)

Os discos magnéticos são melhores para o acesso aleatório aos dados. O acesso aleatório aos dados é um tipo de acesso a arquivos que pode ser feito sem a leitura de todos os dados. Esse é um grande benefício se você precisar acessar a freqüência dos arquivos. A natureza removível dos discos ópticos torna esta característica muito mais lenta. The process is quick in magnetic disks; around 300MBps, so it’s pretty fast.

Os discos ópticos são melhores para streaming porque os dados são armazenados em uma seqüência seqüencial. Não é o mesmo que o acesso aleatório visto em acionamentos magnéticos e tem um uso diferente. Os dados são armazenados no mesmo padrão em que foram armazenados, e só podem ser acessados lendo-os do início ao fim. Este recurso o torna a melhor escolha para a transmissão de filmes e música

Os discos magnéticos têm alto armazenamento de dados, os discos rígidos normalmente têm em qualquer lugar entre 200 GB e 1 TB de armazenamento. A maioria dos CDs tem apenas 700MB de armazenamento, o que é uma enorme diferença! Se você quiser armazenar muitos dados em um só lugar, então escolha um disco magnético. É mais conveniente do que ter toneladas de discos espalhados por aí.

A maioria dos CDs são de uso único, portanto, quando você tiver escrito dados para eles uma vez, você não poderá fazê-lo novamente. Eles são ótimos para armazenar um projeto único, mas se você precisar continuar adicionando novos arquivos, eles não são uma boa escolha. Com discos magnéticos, você pode alterar, constantemente, os dados e ler/escrever arquivos. Sentimos muito pelo armazenamento ideal, mas o magnético vence esta rodada!

Tanto o armazenamento magnético quanto o ótico são bastante seguros. Embora, o armazenamento magnético removível seja melhor do que o interno, pois não pode ser invadido e você não precisa se preocupar com o armazenamento de todos os seus dados em um único computador. No entanto, lembre-se que os CDs podem ser arranhados, facilmente, fazendo com que você perca dados!

O armazenamento magnético também pode quebrar com o tempo, portanto, certifique-se de que tudo esteja com backup. AOMEI Backupper pode ajudá-lo a proteger seus arquivos com recursos de restauração, clonagem e back-up. Isso ajudará em qualquer falha de sistema. Eles têm diferentes opções para atender às suas necessidades, e você pode até mesmo experimentar um teste gratuito.

Se você já teve que substituir seu disco rígido de computador, você sabe que pode ser uma tarefa cara, ou pelo menos custa muito mais do que comprar um CD para gravar um par de fotografias. Em geral, o custo por unidade de armazenamento é mais barato para o armazenamento opcional. Mas, não é uma opção sensata se você tiver muitos arquivos.

Um grande benefício do armazenamento óptico é uma alta taxa de amostragem e uma melhor relação S/N. Isto faz com que seja melhor copiar sons e imagens autenticamente. A qualidade do som será muito melhor do que o armazenamento magnético. O Blue-ray é uma das melhores escolhas para a qualidade de som, para mídia ótica, mas lembre-se que você terá que ter um Blu-ray player especial para que o disco funcione.

Agora você leu nossos prós e contras para o armazenamento magnético versus óptico; é hora de ver a diferença em nossa tabela de comparação. Preste atenção às características de cada opção de armazenamento, para que você saiba exatamente o que elas fazem.

Armazenamento magnético Armazenamento Óptico
Tipo de uso dos dados Tem bom acesso aos dados aleatórios. Possui dados seqüenciais para streaming.
Estrutura As pistas são circulares. As pistas são espiraladas.
É reutilizável? É usado para ler e escrever arquivos, regularmente. Muitas vezes, você só pode usar o disco uma vez.
Custo por unidade de armazenamento Há um custo maior por unidade de armazenamento. Tem um custo mais barato por unidade de armazenamento.
Armazenamento de dados Este disco tem grandes opções de armazenamento de dados. É melhor para o armazenamento de arquivos menores.
Taxa de amostragem Tem uma baixa taxa de amostragem Tem uma alta taxa de amostragem
Relação S/N Tem uma relação S/N intermediária. Tem uma alta relação S/N.

O armazenamento magnético acabou de ser superado com prós e contras, mas na verdade se resume ao que você estará usando no disco. Basta lembrar que magnético é melhor para armazenar arquivos, e óptico é melhor para música e filme.


Conclusão

Depois de ler nosso artigo, você agora sabe a diferença entre o disco magnético e o armazenamento do disco óptico. Esperamos que você tenha prestado atenção aos prós e contras, assim você sabe qual é o melhor!

Os discos magnéticos estão substituindo o armazenamento óptico. A tecnologia está se desenvolvendo, e alguns dispositivos mais novos não conseguem mais ler CDs e DVDs. O aumento dos serviços de streaming on-line está ajudando neste processo.

Os discos Blu-ray foram uma tentativa de atualizar a mídia ótica, mas não se tornaram populares entre o público em geral. Nós ainda utilizamos - um meio um pouco ultrapassado - o armazenamento em DVD e CD para armazenar tanto mídia visual quanto áudio. É útil para viagens de carro e é uma boa opção de armazenamento para mídia quando você não está conectado à internet.

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Backup de disco rígido > Armazenamento magnético VS. Armazenagem Óptica