15/03/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
Muitos indivíduos não estão cientes dos métodos para habilitar ou desabilitar TRIM no SSD e procuram métodos simples; isso é muito normal. Na realidade, você só precisa das técnicas certas para fazer isso. Neste guia, você terá um método de função integrado para facilitar a ativação ou desativação do TRIM no SSD. Certamente você pode escolher o caminho que preferir. No início, discutiremos alguns motivos comuns pelos quais as pessoas habilitam ou desabilitam o TRIM no SSD e por que ele é necessário. Depois de lê-los, você terá conhecimento de métodos detalhados. Basta seguir o guia com grande concentração.
A primeira coisa que você deve saber é sobre TRIM em SSD. Este é um comando Advanced Technology Attachment (ATA, sigla em inglês) que permite ao sistema operacional do computador informar a unidade de estado sólido para apagar blocos de dados quando eles se tornarem inúteis e o computador não estiver usando nenhum deles. O comando TRIM em uma unidade de estado sólido permite que o controlador do SSD gerencie o espaço de armazenamento disponível. Isso é para aumentar a eficiência da unidade e melhorar a velocidade de leitura e gravação de dados em seu SSD. TRIM é utilizado principalmente para aprimorar o desempenho e a vida útil de sua unidade de estado sólido (SSD).
O comando TRIM é habilitado por padrão, mas suas ações podem resultar em desabilitá-lo no SSD. Sempre que você usa uma ferramenta de terceiros, há chances de que a ferramenta desative o TRIM em seu SSD. Para aprimorar o desempenho do SSD, você precisa verificar se TRIM no SSD está habilitado ou desabilitado. Se não estiver, sugerimos que você o habilite para se certificar que o uso do TRIM certamente proporcionará o desempenho eficiente do SSD, mas diminui as chances de possível recuperação de dados em seu dispositivo. Isso ocorre porque ele apaga continuamente os blocos de dados sempre que você escolhe a operação "Excluir" em qualquer um dos arquivos ou pasta. Este é o motivo pelo qual algumas pessoas desejam desativar o comando TRIM no SSD. Principalmente as pessoas que possuem computadores vulneráveis a ataques de vírus e muitas outras entidades. Esta ação também é contabilizada em uma melhor estratégia de recuperação de dados. Ainda assim, depende de você se deseja ativar ou desativar o TRIM no SSD. Na próxima seção, você terá os métodos para fazer isso.
Para implementar qualquer uma das ações, primeiro você precisa verificar se TRIM está ativado ou desativado em seu SSD. Você certamente pode verificar e gerenciar a função TRIM em seu SSD usando o prompt de comando. As pessoas também podem utilizar uma ferramenta de terceiros, mas o prompt de comando é sem dúvida eficiente. Para isso, você precisa inserir os comandos TRIM adequados para verificar, ativar ou até mesmo desativar. Usar o prompt de comando para essa tarefa é a maneira mais eficiente de conduzir o trabalho. Esses três métodos podem ajudá-lo; você precisa segui-los todos atenção.
Para identificar se o TRIM está em uso ou não, você certamente pode usar o prompt de comando. Aqui estão as etapas para verificar se TRIM está habilitado em seu SSD. Siga-os cuidadosamente;
Para verificar se TRIM está ativado:
Etapa 1: primeiro de tudo, você precisa clicar no botão "Iniciar" em seu sistema e digitar cmd.
Etapa 2: depois de fazer isso, você precisa clicar com o botão direito do mouse em "Prompt de comando" e executá-lo como administrador.
Etapa 3: você precisa inserir este comando agora:
fsutil behavior query DisableDeleteNotify
Etapa 4: se o resultado for DisableDeleteNotify = 0, o TRIM está habilitado em seu SSD. Se você receber o resultado DisableDeleteNotify = 1, o TRIM está desabilitado em seu SSD.
Para habilitar TRIM no SSD via prompt de comando:
Etapa 1: na primeira etapa, você precisa clicar no botão "Iniciar" em seu sistema e digitar cmd.
Etapa 2: depois de fazer isso, você deve clicar com o botão direito do mouse em "Prompt de comando" e executá-lo como administrador.
Etapa 3: agora, você precisa inserir este comando;
fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0
Etapa 4: se desejar desativar TRIM no SSD, você precisa substituir "0" por "1".
Se você quiser usar uma abordagem um pouco diferente para a tarefa. Você certamente pode ativar ou desativar o suporte TRIM para SSDs com o sistema de arquivos NTFS. Aqui estão as etapas para fazer isso:
Etapa 1: na primeira etapa, você precisa abrir um prompt de comando elevado em seu computador.
Etapa 2: depois de abrir o prompt de comando elevado em seu computador, você precisa inserir os seguintes comandos para habilitar ou desabilitar o suporte TRIM para SSDs com sistema de arquivos NTFS;
Para habilitar o suporte TRIM para SSDs com o sistema de arquivos NTFS;
fsutil behavior set Disabledeletenotify NTFS 0
Para desativar o suporte TRIM para SSDs com sistema de arquivos NTFS;
fsutil behavior set Disabledeletenotify NTFS 1
Suponha que você queira um método mais simples; você pode usar o sistema de arquivos ReFS. Certamente, você pode habilitar ou desabilitar o suporte TRIM para SSDs com o sistema de arquivos ReFS. Aqui estão as etapas para fazer isso;
Etapa 1: em primeiro lugar, você precisa abrir um prompt de comando elevado em seu computador.
Etapa 2: depois de abrir o prompt de comando elevado em seu computador, você precisa inserir os seguintes comandos para ativar ou desativar o suporte TRIM para SSDs com sistema de arquivos ReFS;
Para ativar o suporte TRIM para SSDs com sistema de arquivos ReFS:
fsutil behavior set Disabledeletenotify ReFS 0
Para desativar o suporte TRIM para SSDs com sistema de arquivos ReFS:
fsutil behavior set Disabledeletenotify ReFS 1
Os SSDs têm vários problemas e várias soluções. Tudo que você precisa fazer é segui-los corretamente. Ao falar sobre TRIM em SSD, esse utilitário também é apreciado pela maioria da população em todo o mundo. No entanto, ainda não fornece uma estratégia de recuperação melhor. Este é o motivo pelo qual muitas pessoas escolhem a opção de desabilitar o TRIM no SSD.
Luís Santos
chief Editor