18/03/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
Hoje em dia, os cartões SD são um dos dispositivos de armazenamento removíveis mais comuns, principalmente Micro SD, que são usados como uma extensão de espaço de armazenamento em diversos modelos de telefones celulares e câmeras digitais, entre outros. A praticidade de ter um grande número de Gigabytes de informação em uma placa de poucos milímetros resulta em uma utilidade muito prática para os usuários, que simplesmente precisam de um leitor de cartão SD para transferir seus dados para um computador. No entanto, como qualquer dispositivo, o leitor de cartão SD pode parar de funcionar e os vários motivos que originaram esta situação serão descritos aqui.
Leitores de cartão SD são dispositivos que se conectam a uma porta USB para acessar informações de um computador. Ao trabalhar desta forma, eles precisam de eletricidade, então qualquer detalhe que impeça o fluxo de energia de chegar corretamente será suficiente para que haja problemas que impeçam o cartão SD de ser lido corretamente.
Você pode pensar que a situação do seu leitor de cartão SD é grave no primeiro caso, mas na próxima parte, revisaremos as causas, que podem ser fáceis de resolver e você só precisa de alguns minutos para perceber o que está impedindo o seu leitor de cartão SD funcionar conforme indicado.
Conforme mencionado acima, um leitor de cartão SD sempre funcionará com eletricidade, então todos os seus componentes devem ser verificados para ver se há algo impedindo o fluxo de energia de ser distribuído conforme indicado. Na grande maioria dos casos, o dispositivo pode não ler o cartão SD corretamente devido a um erro de hardware, seja do leitor ou do computador. A seguir, mencionarei algumas causas do mau funcionamento e suas respectivas soluções:
1. Verifique o leitor de cartão SD: A primeira coisa que você deve fazer é verificar se o leitor de cartão SD não apresenta nenhum problema. Verifique se a ranhura onde o cartão está inserido não está suja; é comum que o pó seja armazenado e o usuário pode não estar ciente disso devido às pequenas dimensões do espaço, portanto, o uso de uma lâmpada é absolutamente necessário. Se notar sujeira, você pode usar ar comprimido para removê-la; se não tiver em mãos, também pode usar um cotonete e embeber em álcool antisséptico (isopropil), desta forma pode colocar o cotonete e limpar o pó. Não use o dispositivo até ter certeza de que secou; portanto, é recomendável aguardar alguns minutos.
2. Verifique o cabo USB: os cabos USB são os meios pelos quais a eletricidade chega ao leitor de cartão SD. O uso constante deles, assim como a conexão e desconexão contínua, faz com que se desgastem, dobrem ou rasguem, pode ser mínimo, mas o suficiente para que não haja um funcionamento correto. Verifique todos os detalhes do cabo e descubra se está descascado, torto ou desfiado; se for esse o caso, você pode tentar conectá-lo a outro leitor de cartão SD (se tiver) e verificar se funciona, ou você pode comprar um novo, geralmente esses tipos de cabos USB não são caros e são fáceis de encontrar em qualquer loja de informática e também em lojas online.
3. Verifique o cartão SD: primeiro, você deve verificar se os pinos de conexão do cartão SD estão limpos e sem riscos. Por outro lado, deve-se ter em mente que os cartões SD têm uma vida útil e que para cada arquivo que for armazenado, excluído ou transferido, ele gerará um "desgaste" mínimo. Isso porque neste tipo de unidade de armazenamento as informações são armazenadas em células minúsculas, devido ao fato de os dados serem energia interpretada em linguagem binária. Graças à tecnologia flash, é possível realizar altas velocidades de leitura, no entanto, os cartões SD, como todos os dispositivos de memória flash, têm um ciclo de vida limitado, que será definido por quantos dados armazenados podem estar nas células da memória até atingindo o limite para retê-lo. Portanto, o ciclo de vida é reduzido se mais e mais informações forem armazenadas; embora, é claro, isso geralmente leve muito tempo para acontecer, pois os cartões SD são feitos para durar alguns anos. Se você adquiriu recentemente o que usa, é muito difícil apresentar problemas desse tipo.
4. Verifique a porta USB: com exceção de alguns gabinetes de PCs que possuem protetores que cobrem as portas, geralmente ficam em contato com o ar, aspecto que faz com que as partículas de poeira entrem constantemente. Quando a poeira se acumula, ela pode isolar a conexão ou torná-la intermitente, já que a poeira é um elemento que interfere na passagem da energia elétrica. Tal como acontece com o leitor de cartão SD, usar ar comprimido é a opção mais eficaz e prática, no entanto, você também pode usar um cotonete embebido em álcool. Lembre-se de que você não deve ligar o computador até ter certeza de que as portas USB que limpou estão completamente secas.
Dica: além dos elementos acima, verifique se está com o sistema operacional atualizado e os drivers correspondentes ao seu leitor de cartão SD; se eles não estiverem atualizados, isso também pode ser um fator que impede o seu dispositivo de funcionar corretamente. Se essas tarefas não forem realizadas, isso pode gerar incompatibilidades que levam a um desempenho inferior do seu dispositivo. O Windows Update geralmente executa atualizações automaticamente, no entanto, você deve verificar isso na ferramenta nativa do Windows Update em sua versão do Windows 10.
Se você confirmou que seu cartão SD não está funcionando corretamente, certamente ficará preocupado com suas informações e pensará que corre o risco de não ser capaz de recuperá-las. Até não muito tempo atrás, quando um dispositivo de armazenamento removível (como um cartão SD removível) não funcionava corretamente, era uma dor de cabeça para os usuários, por isso não era incomum ter a má sorte de perder informações armazenadas. Claro que o mais aconselhável é fazer um backup diário e constante dos seus dados, mas, se por algum motivo não está habituado ou se esqueceu de o fazer, não se preocupe, pois pode usar o Recoverit software para recuperar suas informações, mesmo de um dispositivo danificado.
Recoverit é um aplicativo dedicado a recuperar informações de todos os tipos de dispositivos de armazenamento. Ele pode até mesmo recuperar dados de cartões SD danificados, devido à tecnologia sofisticada que possui. Será apenas uma questão de dar alguns cliques simples, para que não haja maiores dificuldades para você recuperar seus arquivos. A seguir, mostrarei algumas etapas simples para realizar este processo:
Etapa 1: Selecione o dispositivo externo
Para recuperar arquivos perdidos ou excluídos da mídia de armazenamento removível, selecione os dispositivos como o local de destino. Em seguida, clique no botão "Iniciar" para avançar. Mesmo que a partição no dispositivo tenha sido perdida, você ainda pode usar o Recoverit para recuperar os dados perdidos.
Etapa 2: Verifique o dispositivo externo
Uma varredura geral será iniciada na mídia de armazenamento externa. Aguarde alguns minutos para terminar a varredura. Durante o processo, você pode localizar os arquivos de destino, bem como pausar ou interrompê-los.
Etapa 3: Visualize e Recupere os Arquivos
Assim que a varredura terminar, você pode visualizar os arquivos do resultado. Para recuperar os arquivos, clique em "Recuperar" e salve-os em outro local seguro.
Os cartões SD são dispositivos de armazenamento removíveis muito úteis e populares atualmente. Apesar de estar abaixo dos flash drives em termos de preferências gerais, sua versão micro SD é uma opção amplamente utilizada em dispositivos eletrônicos como câmeras e telefones celulares. Deve ser lembrado que eles precisam de um leitor para transferir as informações para um PC, porém, é fácil adquirir um, além de ser muito simples de usar. Se teve problemas com o seu cartão SD, pode sempre utilizar o Recoverit, pois graças à sua sofisticada tecnologia, pode recuperar as suas informações com muita facilidade.
Luís Santos
chief Editor