21/02/2019 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
Sabemos que o CPU é o cérebro de um computador. No entanto, o que muitos não sabem é que enquanto o CPU é o cérebro do computador, o disco rígido é o seu corpo. A mente é inútil sem o corpo, e é isso que vamos examinar neste artigo. E se seu disco rígido não for detectado? Alguns talvez pensem: reiniciar o Sistema, ou tentar reinstalar o software. Neste artigo vamos analisar os fatores que estão por trás deste cenário e como pode ser resolvido.
Geralmente, uma porta ATA ou SATA está configurada para “auto-detect”, ou seja, auto detectar os dispositivos conectados. Se o seu disco rígido não é detectado pela BIOS, as etapas seguintes (não estão por ordem) podem ajudar a isolar o problema.
Para aceder a BIOS, você deve conhecer as definições do seu dispositivo. Isso porque diferentes sistemas têm formas diferentes de acessar a BIOS. Quase todos os computadores apresentam uma breve mensagem para entrar no “System Setup”, ou seja, BIOS. Essa mensagem costuma ser apresentada logo após o computador ser ligado. É conhecida como “System BIOS” ou “CMOS Setup”.
O disco rígido pode não ser detectado porque está desativo na BIOS. Existem alguns fabricantes de motherboard que, por padrão, desativam as portas não usadas no BIOS. É necessário entrar na BIOS para verificar seu status atual.
Se um disco rígido secundário não é detectado após ser conectado, pode ser necessário ativação na BIOS.
As versões recentes do Windows são mais rápidas, então não seria prático pressionar uma Tecla no arranque. Mas existe outra forma de entrar na BIOS, siga as etapas seguintes, caso o seu disco não seja detectado.
Pode ser que os cabos em sua motherboard tenham ficado com algum defeito e, portanto, seu disco rígido não seja detectado. Você pode inspecionar as conexões da motherboard e do disco rígido, procure por pinos desalinhados ou dobrados. Por favor, note que se os cabos de dados estão dobrados, prensados ou vincados, isso pode partir os fios que estão no interior do isolamento. No entanto, por fora, a aparência do cabo pode ser normal. Se você não tiver certeza sobre a condição do seu cabo de dados, recomendamos que o substitua.
A BIOS irá desativar a detecção do disco rígido se o cabo estiver danificado ou se a conexão for incorreta.
Por vezes, alguns cabos ATA podem desconectar-se. O ideal será verificar a condição dos cabos para garantir que estão corretamente conectados em ambas as extremidades.
Se, após a substituição do cabo, seu disco rígido continua não sendo detectado, o problema pode estar noutro sítio.
Isso pode acontecer quando a unidade não recebe energia suficiente para operar. Você pode verificar esse problema seguindo os seguintes passos:
Caso você não consiga perceber se o disco está girando, siga as seguintes etapas:
Se isso não resolver seu problema, talvez você tenha que entrar em contato com o fabricante.
O problema em que o disco rígido não é detectado é um problema de hardware e exige que você tenha algum conhecimento sobre BIOS. Se está usando Windows 10, aceder a BIOS pode ser um pouco mais complicado e, por essa razão, listamos acima os passos que você deve seguir para conseguir aceder a BIOS quando seu disco não é detectado. O Windows 10 tem causado alguns problemas aos usuários, por essa razão listamos esses métodos para ajudar você.
Luís Santos
chief Editor