25/01/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
Depois de utilizar seu desktop antigo por muitos anos, seu computador de repente começou a mostrar uma mensagem de erro "Falha SMART prevista no disco rígido". É uma mensagem normalmente observada nos sistemas operacionais Apple e Windows. Felizmente, ambos os sistemas operacionais têm ferramentas para neutralizar essa falha, que pode ser causada por qualquer um dos problemas citados neste artigo.
Este guia examinará métodos/soluções pelos quais você pode resolver a falha SMART quando exibida em seu sistema Windows ou Apple. Além disso, também iremos delinear medidas preventivas, que podem diminuir a probabilidade deste problema no futuro.
Quando você ver o erro "Falha SMART prevista no disco rígido" pela primeira vez, pode se perguntar o que é e pode refletir um pouco sobre este problema. SMART é uma abreviatura de Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology (tecnologia de automonitoramento, análise e relatórios).
É uma ferramenta de autodiagnóstico embutida em seu disco rígido (HD) ou unidade de estado sólido (SSD). Serve para monitorar continuamente as condições da unidade, incluindo taxas de erro e desempenho, ao mesmo tempo em que relata seu resultado ao sistema do computador. Usando a análise preditiva de falhas, ela basicamente relata se uma falha no disco rígido está prestes a acontecer, em oposição a uma falha real.
O erro "Falha SMART prevista no disco rígido" é exibido juntamente com um aviso para fazer backup dos dados e substituir o disco rígido no sistema do computador. Em seguida, é solicitado que você pressione F1 para continuar. Esse erro é mostrado em sua maior parte no Lenovo ThinkPad, Sony Vaio, notebook Dell e em sistemas com Windows 7 e 10.
Pode ocorrer por vários motivos. Alguns deles são:
Independentemente do motivo, você deve sempre fazer backup de seus arquivos para evitar a perda de dados conforme instruído pela mensagem de erro e prosseguir para resolver o problema SMART do disco rígido. Na seção a seguir, você verá como é feito o backup do disco rígido e como o problema pode ser resolvido para os sistemas operacionais Mac e Windows. Esse problema é comum e pode ser corrigido facilmente seguindo etapas específicas.
Quando você vê o erro "Falha SMART prevista no disco rígido", isso indica que o disco rígido presente em seu computador deixará de funcionar corretamente. Pode levar dias, ou talvez um mês ou mais, mas vai acontecer. A perspectiva de perda de dados é altamente desagradável para qualquer usuário. Por esse motivo, você precisa resolver a falha SMART do disco rígido o mais rápido possível. Caso seu disco rígido pare de funcionar corretamente, uma caixa de Pandora pode se abrir.
Existem duas maneiras de fazer isso.
Além disso, ao verificar a partição em que o Windows 7 ou Windows 10 está instalado, você será solicitado a realizar uma verificação de disco após a reinicialização. No entanto, se não quiser agendar a verificação das partições uma após a outra, você pode usar um software de gerenciamento livre de partições.
Na maioria dos casos, a falha SMART do disco rígido é devido à fragmentação do disco e o problema pode ser resolvido desfragmentando o disco. Sua primeira suspeita quando esse problema ocorre é predominantemente devido à falta de desfragmentação do disco.
Se você tentou todas as dicas e instruções mencionadas acima e a mensagem de erro ainda persistir, é possível que o erro SMART do disco rígido seja devido a fatores físicos. Nesse caso, você não pode fazer nada para repará-lo fisicamente. No entanto, você pode fazer backup de seus dados imediatamente e substituir o disco rígido para evitar qualquer perda de dados que possa ocorrer no futuro.
É totalmente plausível que problemas de desempenho ou físicos possam causar o erro SMART. Se você estiver enfrentando esse problema, ele pode ser resolvido de forma relativamente rápida. Você precisará seguir algumas etapas básicas:
Pressione "Iniciar", que está localizado no canto superior esquerdo da plataforma Windows. Um painel será aberto e mostrará o computador. Clique nele.
Depois de encontrar o computador, você precisará selecionar a unidade e clicar com o botão direito nela. Isso revelará um painel com opções.
Após clicar em "Ferramentas", vá para a opção mais baixa no painel que diz "Propriedades". Clique nela. Isso abrirá mais um painel com uma gama de opções. Encontre a opção "Ferramentas".
Depois de entrar na caixa "Ferramentas", você poderá ver uma opção de verificação de erro conhecida como "Verificar agora". Você pode precisar da permissão do administrador para isso se não for o proprietário do sistema.
Depois disso, clique em "Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente". Isso corrigirá todos os erros de arquivo existentes presentes na unidade.
Caso isso não funcione, existem outros métodos para explorar.
Outra solução para resolver esse problema é fazer um backup dos dados porque o disco rígido irá falhar mais cedo ou mais tarde. Abaixo estão listadas as etapas para fazer isso:
Primeiro, baixe o AOMEI Backupper Professional para gerar backups antes que ocorra o erro SMART. Inicie o software e selecione uma opção de backup fornecida na tela principal.
Escolha um modo de backup. Esta opção permite que você faça backups de partição, sistema, disco rígido e arquivos de acordo com suas necessidades.
Agora, você pode selecionar os discos dos quais precisa fazer backup. Escolha a opção "Add" e prossiga. Você pode adicionar vários discos.
Selecione "Step 2" para selecionar a unidade necessária e fazer backup dos dados. Você pode até mesmo copiar os arquivos para um disco rígido externo.
Clique na opção que diz "Start backup" e comece a operação.
Usando este recurso, você pode executar uma série de funções, incluindo a verificação do status do disco rígido. Para verificar isso, siga nosso exemplo:
1. Pressione as teclas "R" + "Windows" e a caixa de diálogo "Executar" será aberta. Digite "cmd" e clique em "OK".
2. Digite "wmic" e pressione a tecla "Enter".
3. Isso abrirá a interface do Windows Management Instrumentation (WMI). Digite o comando "diskdrive get status".
4. Pressione "Enter" e o status atual da unidade será exibido.
Infelizmente, o "WMIC" é um comando básico e fornece apenas informações selecionadas sobre o status da unidade.
Antes de nos aprofundarmos no assunto, é interessante notar que o erro SMART pertence apenas ao disco rígido. Não está associado ao software ou hardware da Apple. Fique tranquilo, é um indicador claro de que seu disco rígido precisa ser resolvido com efeito imediato.
A "Falha SMART prevista no disco rígido" também pode ser resolvida em sistemas Mac. Vejamos como fazer isso.
1. Em primeiro lugar, os usuários precisarão inserir o disco Apple Software Restore dentro do sistema e inicializar o sistema pressionando a tecla "C" do teclado.
2. A próxima etapa a ser executada é liberar a tecla "C" pressionada conforme instruído pela equipe de atendimento ao cliente do Mac. Isso acontece quando o logotipo acinzentado da Apple aparece na tela. Agora os usuários perceberão que o logotipo da Apple desaparecerá e a opção "Idioma" aparecerá em seu lugar.
3. Use a seta apontando para a direita e agora deixe a opção que diz "Usar o Inglês como opção de idioma principal". Esta opção é destacada pelo sistema. Depois disso, os usuários perceberão o menu do disco aparecendo no monitor sozinho.
4. Agora que você tem o menu do disco, é hora de tocar no ícone "Utilitários" que você pode ver. Clique no ícone "Utilitário de disco". Em seguida clique na lista de discos rígidos SATA que aparece na seção de navegação à esquerda.
5. Depois de fazer isso, você precisa clicar no ícone "Disco de reparação" que aparece no painel direito. O utilitário de disco iniciará sua operação e identificará os erros SMART presentes no disco rígido e os reparará.
6. Após a conclusão deste processo, você terá que reiniciar o dispositivo do computador após o utilitário de disco ter concluído o seu processo de verificação do disco rígido. Agora seu problema de disco rígido foi resolvido, embora temporariamente. Você ainda deve fazer backup de seus dados para estar no lado seguro.
Com a ajuda dessas etapas fáceis, você pode facilmente se livrar do erro SMART em seu sistema OS X.
Neste artigo, cobrimos os fundamentos do erro SMART, que é uma ocorrência comum nas plataformas Windows e Mac. Como observamos, o problema pode ser resolvido de forma muito rápida e fácil, seguindo algumas etapas simples. Seja Apple ou Windows, você ainda deve manter seus backups do arquivo sempre que necessário para evitar uma perda inesperada de dados.
Mais ainda, também examinamos medidas preventivas para evitar que esse problema apareça no futuro, pois pode resultar em potencial perda de dados. No entanto, ainda é aconselhável substituir o disco rígido quando tal erro for mostrado, porque essas soluções são correções temporárias.
Luís Santos
chief Editor