Não Há Nenhum Disco na Unidade? Aprenda como resolver este problema!

Corrigido: Não Há Nenhum Disco na Unidade

Você é uma daquelas pessoas que encontra o erro “não há disco na unidade, insira um novo disco na unidade”? Não se preocupe, você não é o único com esse problema. Siga este guia e você conhecerá todas as causas por trás desse problema e soluções fáceis para resolvê-lo.

Wondershare Recoverit Authors

14/01/2022 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas

P: Como corrigir o erro 'Não há nenhum disco, insira um disco na unidade'?
"Por mais que eu tente inserir o disco na minha unidade, o computador fica mostrando o erro 'não há nenhum disco, insira um disco na unidade'. Não sei se tem algo de errado com o disco ou com o meu computador, só sei que tenho coisas muito importantes no disco e quero que ele funcione o mais rápido possível. Este problema pode ser resolvido ou não?"

Esse problema é comum para a maioria das pessoas que usam computador. O problema "Não há nenhum disco, insira um disco na unidade" é o problema mais frequente dos discos. Neste guia, você vai descobrir os motivos por trás desse problema, obter informações detalhadas sobre ele e conhecer métodos eficazes para resolver o seu problema de uma vez por todas. Leia o guia com atenção para que ele possa te ajudar da melhor forma.

  • Parte 1: Quais são as causas do erro "Não há nenhum disco na unidade"?
  • Parte 2: Como posso corrigir o erro "Não há nenhum disco na unidade"?

Parte 1: Quais são as causas do erro "Não há nenhum disco na unidade"?

É certo que nenhum problema surge na tela do nada. Deve haver algo no seu computador que esteja causando esse problema. Quando se trata do erro "não há nenhum disco, insira um disco na unidade", existem uma causa diferente para cada máquina. Estas são algumas das causas mais conhecidas:

Por fim, agora que você já conhece as causas do problema, é hora de conhecer as soluções para fazer o seu problema desaparecer.


Parte 2: Como posso corrigir o erro "Não há nenhum disco na unidade"?

Esse problema vem junto com uma lista de soluções, e não há dúvida de que todas elas são curtas e fáceis de seguir. O erro "não há nenhum disco na unidade" é muito comum entre os usuários, então conseguir uma solução para problemas como esse não é tão difícil. Basta entender os remédios uma vez para conseguir se livrar do problema. Existem várias soluções abaixo, então apenas comece por qualquer uma delas:

1. Verifique a lista de unidades ativas

Sempre há casos difíceis de entender. Conforme mencionado antes, há uma chance de que a unidade "C" esteja atribuída incorretamente a alguma unidade de disco removível – às vezes acontece de o seu computador executar uma tarefa que você não precisa. Se a causa for algo desse tipo, este método pode ser o mais adequado para você. Então vá para a nossa primeira solução e siga o passo a passo descrito abaixo:

1º Passo: Vamos começar pelo Painel de Controle, abra-o primeiro.

2º Passo: Depois, vá para as "Ferramentas Administrativas" e, em seguida, para "Gerenciamento do Computador".

3º Passo: Agora, abra o "Gerenciamento de Disco", onde todo o trabalho deve ser feito.

gerenciamento de disco

4º Passo: Aqui aparecerá uma lista com os números das unidades de disco e suas respectivas letras.

5º Passo: Por último, localizar a unidade de disco com a qual você está preocupado certamente o livrará desse problema da maneira mais fácil.

2. Coloque um disco na unidade de disco problemática

Se você tentou o primeiro método e não certo, não se preocupe, temos outro método fácil que pode te ajudar nesta situação em que seu computador mostra o erro "não há nenhum disco na unidade, insira um novo disco". Neste segundo método, siga este passo a passo:

1º Passo: Primeiro identifique o disco problemático.

2º Passo: Se o problema estiver no cartão SD, encaixe-o lá; faça o mesmo para pen drive.

unidade de disco

3º Passo: Veja se o problema persiste.

3. Desative a mensagem de erro no editor de registro

Muitas pessoas se cansam da repetição desse problema e tendem a desabilitar a unidade de disco. Essa decisão é relativamente difícil de resolver o problema. Outra maneira simples de controlar a situação é usar o registro do Windows, onde há uma alavanca para desabilitar o erro que fica aparecendo na sua tela. O mais importante aqui é que você não mexa em mais nada no registro do Windows porque isso pode resultar em ainda mais complicações para você. Portanto, fique atento e siga as orientações corretamente.

1º Passo: No canto inferior esquerdo do Windows, clique no ícone de "Iniciar", digite "reeditar" na barra de pesquisa e pressione Enter.

2º Passo: Agora que você está no editor de registro, siga as próximas etapas com cuidado. Clique duas vezes na opção HICKEY_LOCAL_MACHINE.

hickey local machine

3º Passo: Procure a pasta do sistema na lista e abra-a.

controle do sistema

4º Passo: Quando a pasta estiver aberta, procure a pasta controlset001 e escolha a pasta controle.

5º Passo: Agora, na longa lista à sua frente, procure a pasta do windows.

modo de erro do windows

6º Passo: Você está quase lá! Procure a entrada do modo de erro e clique nela duas vezes.

7º Passo: Por fim, altere o número dos dados de 0 para 2, e depois altere também a base de hexadecimal para decimal.

Modo "Erro"

8º Passo: Aperte em"Ok" e atualize. Veja se o erro ainda continua.

4. Renomeie a unidade de disco que gerou o erro

O método anterior pode não ter sido eficaz para resolver o seu problema. Bloquear o erro pode ser um alívio por um instante, mas não por muito tempo, pois outros erros importantes também podem ficar bloqueados e você terá que pagar o preço por eles. Neste último método, você vai alterar a letra da unidade de disco – esta pode ser a melhor solução agora. Depois de identificar o disco que está gerando o erro, problema pode ser resolvido. Siga estes passos:

1º Passo: Abra o Gerenciamento de Disco pressionando "WIN + X"

2º Passo: Localize a unidade de disco que apresenta o problema e clique nela com o botão direito.

3º Passo: Agora, no submenu, escolha a opção "Alterar letra e caminhos da unidade".

renomear disco

4º Passo: Depois confira o botão de mudança.

5º Passo: Aparecerá uma janela que permitirá que você atribua a letra da unidade seguinte. Escolha uma delas na lista suspensa à sua frente.

6º Passo: Por último, selecione a opção "Sim" e prossiga.

7º Passo: Você concluiu o último método e o erro já deve ter desaparecido.


Conclusão

A principal forma de resolver esse problema é entender o método que mais se relaciona com o seu caso. O problema "não há nenhum disco, insira uma nova unidade" acontece com quase todo mundo que usa computador em algum momento da vida. Não é nada demais, com algumas simples etapas você consegue se livrar desse erro. As causas listadas acima evitam que você volte a se deparar com uma situação como essa, pois ao entender as possíveis causas, você pode se prevenir e tornar seu computador mais seguro.

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Reparar HD > Corrigido: Não Há Nenhum Disco na Unidade