Por que você tem que particionar seu disco rígido

Saiba Por que você tem que particionar seu disco rígido

Este artigo diz a você porque o particionamento do disco rígido é necessário.

Wondershare Recoverit Authors

05/07/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas

0

Às vezes, as partições são necessárias para o bom funcionamento do seu dispositivo porque elas dizem ao seu sistema para tratar cada partição como uma unidade diferente, mas por que você tem que particionar a sua unidade? É realmente necessário e existem problemas potenciais com os quais se preocupar? Essas e outras serão abordadas conforme você continuar lendo.

Visão geral da partição

A maioria dos computadores tem apenas um disco rígido que vem com uma configuração padrão de apenas uma partição rotulada como C, no entanto, os usuários com um pouco de experiência técnica gostam de criar partições extras para seus dispositivos. Uma das principais razões pelas quais algumas pessoas fazem isso é proteger todos os seus dados contra perda no caso de o sistema travar. Existem várias razões pelas quais a criação de uma nova partição pode ser uma coisa ideal, mas esta é uma das principais desculpas dadas por muitos usuários de computador.

Com a nossa experiência, sabemos que existem vários benefícios e desvantagens associados a essa prática e revelaremos ambos neste artigo.

Por que particionar um disco rígido?

Antes de entrarmos em detalhes sobre os argumentos a favor e contra o particionamento do disco rígido, vamos primeiro esclarecer por que o particionamento pode ser necessário para o seu disco rígido.

Para organização de dados

Particionar sua unidade o ajuda a organizar todos os seus arquivos de uma maneira que torna possível uma fácil identificação. Você pode organizar e salvar seus vídeos, músicas, fotos e outros arquivos relevantes com facilidade.

Como uma proteção contra falha do sistema

Com duas ou mais partições, você pode fazer backup de seus documentos vitais. Uma partição pode ser criada para o sistema operacional enquanto a outra pode ser usada para fazer backup de documentos que são caros a você. Em uma situação em que algo dê errado com o sistema operacional, seus arquivos de backup estarão seguros.

O bom funcionamento de dois ou mais sistemas operacionais

Se você trabalha com vários sistemas operacionais, é necessário criar partições separadas para cada um deles, para que possam ser executados simultaneamente no mesmo computador. Isso só é possível com a presença de partições individuais atribuídas a cada uma delas.

Os prós e contras de particionar um disco rígido

Quais são os potenciais méritos e deméritos de particionar um disco rígido para criar novos segmentos? Existem vários, mas iremos abordar alguns pontos vitais a favor e contra o particionamento do disco rígido.

Prós de particionar um disco rígido

Para reinstalar o Windows: Uma partição separada diferente da unidade C torna a reinstalação do Windows muito mais fácil. Para completar uma reinstalação rápida, você pode formatar a partição do Windows e reinstalar o sistema operacional. Isso protegerá seus arquivos e programas durante e após o processo de instalação. As partições também possibilitam copiar a partição do Windows, se isso for o que você deseja.

Backup de arquivos: Assim como mencionamos anteriormente, as partições do disco rígido podem permitir que você faça backup de arquivos vitais. Embora o backup de seus arquivos não seja a criação de uma nova partição, você pode copiar todos os dados e salvá-los em um arquivo ou dispositivo separado para segurança em caso de falhas no sistema.

Maior segurança: Outro grande benefício de segmentar seu disco rígido é a vantagem de maior segurança de dados. Os usuários de computador enfrentam os riscos de ataques de malware diariamente, portanto, se um vírus infectar uma partição específica em seu disco rígido, a possibilidade de infectar outra partição é limitada.

Organização de dados: se você tem muitos arquivos salvos em sua unidade e eles são semelhantes, identificar um arquivo específico pode ser um pouco difícil. Ao criá-los e salvá-los em partições separadas, no entanto, seu dispositivo ficará melhor organizado e você poderá acessar arquivos específicos facilmente quando for necessário.

Instalando vários sistemas operacionais na mesma unidade:   Muitos usuários de computador não sabem disso, mas é possível adicionar uma nova partição à sua unidade para permitir a instalação de outro sistema operacional nela. Você pode instalar quantos sistemas operacionais seu disco rígido puder suportar, criando partições separadas para eles.

Contras da participação em um disco rígido

Indicamos alguns dos benefícios de particionar um disco rígido, mas quais são as desvantagens potenciais associadas a essa prática?

Erros Potenciais

Ter várias partições na mesma unidade pode levar a erros inevitáveis. Lidar com tantos dados salvos em cada partição pode ser contraproducente a longo prazo. Quanto mais dados forem salvos em sua unidade, mais difícil será lidar com todos eles, especialmente ao trabalhar sob pressão.

Não tão seguro quanto você pensava

Embora você possa salvar dados em partições separadas, também é fácil perdê-los todos, uma vez que ainda estão no mesmo disco rígido. Se algo acontecer ao disco rígido, as partições que você criou não farão muito em termos de segurança de dados.

Sobrecarga de armazenamento

Cada partição que você cria é um espaço extra ocupado em seu disco, portanto, ter duas ou mais partições causará problemas de armazenamento. Se o espaço em disco for limitado, o dispositivo não poderá salvar novos dados e, em alguns casos, alguns erros associados à memória limitada começarão a ocorrer.

Não é necessário para o usuário médio de computador

Os profissionais que trabalham com uma grande quantidade de dados podem precisar de novas partições para manter seu trabalho organizado, então tudo bem. Mas para o usuário médio de computador que está limitado a trabalhar em alguns arquivos e navegar na Internet ocasionalmente, a criação de partições é desnecessária. Em vez de resolver um problema inexistente, essa prática pode criar um. Não vale a pena para o usuário médio, se você me perguntar.

Particionar seu disco tem seus prós e contras, mas deve-se estar atento aos problemas potenciais que podem surgir. A maioria dos computadores fabricados atualmente tem SSDs, portanto, não é necessário particionar o tapete do disco. No entanto, se você decidir ir em frente, certifique-se de que os ganhos possíveis superam em muito os riscos potenciais.

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Dicas de Windows > Saiba Por que você tem que particionar seu disco rígido