O novo KB4515384 solucionou um problema com o alto uso

O Windows 10 passou de 50% do market share e o novo KB4515384 solucionou um problema com o alto uso

O artigo mostra as vantagens do Windows 10. Ele tomou 50% do market share, e o novo KB4515384 poderia resolver o problema de alto uso da CPU da Cortana.

Wondershare Recoverit Authors

05/07/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas

0

Em 2015, a Microsoft lançou o Windows 10 por meio de um programa de atualização gratuita para proprietários de computadores com cópias licenciadas do Windows 7, 8 e 8.1. Essa estratégia foi usada como uma tentativa de forçar a rápida adoção do novo sistema operacional. Embora os resultados tenham sido bastante positivos, nem todos os usuários aderiram prontamente ao movimento do Windows 10. Portanto, a gigante dos computadores foi forçada a ver o Windows 7 2009 mantendo a liderança por muito tempo. No entanto, estamos em 2019 agora e as coisas ficaram positivas para a versão mais recente do software Windows.

De acordo com um relatório da Net Applications, a versão mais recente do Windows ultrapassou 50% do market share. Esse é o segundo marco em 2019 desde que a empresa ultrapassou o Windows 7 em janeiro deste ano. A nova conquista significa que todos os outros computadores desktop agora estão executando o melhor e mais recente sistema operacional da Microsoft. O caminho do Windows 10 para se tornar o software Windows mais popular levou mais tempo do que a Microsoft esperava, mas é claro, a empresa finalmente está satisfeita com as últimas conquistas do sistema operacional.

imagem do windows 10 -1

A adoção do sistema operacional começou muito forte nos primeiros meses, mas desacelerou naturalmente após o burburinho inicial. A gigante dos Estados Unidos tinha como objetivo 1 bilhão de dispositivos rodando o Windows 10 em dois ou três anos, no entanto, diminuiu suas expectativas depois de perceber que essa conquista era praticamente impossível.

Curiosamente, o Windows 10 foi instalado em mais de 75 milhões de PCs nas primeiras quatro semanas após o lançamento inicial. Com 10 semanas de disponibilidade, o sistema operacional ultrapassou 110 milhões de dispositivos. Como era natural, o crescimento do SO foi bastante estável depois: chegando a 200 milhões em menos de seis meses, 270 milhões depois de oito meses, 300 milhões depois de nove meses, 350 milhões depois de 11 meses e 400 milhões depois de 14 meses. Após essa adoção rápida, o crescimento começou a diminuir com 500 milhões após 21 meses, 600 milhões após 28 meses e 700 milhões após 38 meses. Após 44 meses, o Windows 10 finalmente atingiu a marca de 800 milhões de usuários.

Participação no mercado mundial de sistemas operacionais

imagem participação de mercado do Windows 10

O Windows 8 não era o mais popular dos sistemas operacionais da Microsoft, embora compartilhe algumas semelhanças com o Windows 10 em termos de interface do usuário, o sistema operacional foi alvo de grande repercussão devido a algumas mudanças controversas na interface. Esta versão particular do Windows ficou estável na margem em 0,63%. A versão melhorada, o Windows 8.1 perdeu 0,91 pontos para 4,20%. Essas duas versões quando combinadas têm uma fatia de 4,83% do mercado. Para uma rápida comparação, a dupla do Windows 8 atingiu seu pico de 16,45% em 2015.

O Windows 7 era a versão mais popular até este ano, segundo os resultados de agosto. Caiu 1,49 ponto percentual, passando de 31,83% para 30,34%. O Windows 7 foi a tentativa mais bem-sucedida da empresa de superar a popularidade do Windows XP após o fracasso do Windows Vista. O sistema operacional ultrapassou o Windows XP 2000 em setembro de 2012 e se tornou o sistema operacional mais usado no mundo, ultrapassando a marca de 60% do mercado em junho de 2015. A versão de sucesso do Windows está finalmente dando seus últimos passos, com a Microsoft configurada para encerrar seu suporte em 14 de janeiro de 2020. Portanto, centenas de milhões de usuários têm apenas quatro meses para deixar o Windows 7 para uma versão mais moderna (de preferência Windows 10). A Microsoft ainda fornecerá atualizações de segurança pagas; no entanto, apenas clientes corporativos poderão pagar por isso.

Na parte inferior da margem do Windows, aqui estamos novamente falando sobre o Windows Vista. Esta é definitivamente uma das versões mais controversas do sistema operacional. Embora não tenha conseguido superar o Windows XP, ele trouxe algumas grandes mudanças na interface que foram posteriormente atualizadas no Windows 7. O Windows Vista cai para menos de 1% da participação de mercado no início de 2017, o mês de seu 10º aniversário. Agora, de acordo com os dados da pesquisa, essa versão está estável em 0,15%. Curiosamente, o Vista ainda está atrás do Windows XP, que tem 1,57% de margem.

Participação de mercado geral de sistemas operacionais

A pesquisa também revelou os resultados alcançados pela maioria dos sistemas operacionais para PCs disponíveis no mercado. De acordo com ele, o Windows 10 caiu 0,56 ponto percentual, para 87,89% em agosto. Curiosamente, o macOS da Apple ganhou 0,70 pontos, para 9,68%, enquanto o popular sistema operacional gratuito e de código aberto, o Linux, caiu 0,38 pontos para 1,72%. De acordo com a pesquisa, o único SO a obter resultados positivos é o macOS, que está presente apenas nos computadores Apple, ao contrário do Windows e do Linux que podem ser facilmente instalados na maioria dos PCs de diferentes marcas.

A pesquisa capturada pela Net Applications é baseada nos dados capturados de 160 milhões de visitantes únicos a cada mês, monitorando cerca de 40.000 sites de seus clientes. Os resultados são fortemente direcionados a determinar a participação de mercado do usuário como um todo.

imagem windows 7 vs windows 10

O fim do Windows 7 colocará o Windows 10 em seu lugar de maior sucesso

A Microsoft certamente sabe o que está fazendo quando começou a solicitar aos usuários o fim do suporte do Windows 7. A empresa não espera que os usuários migrem para o impopular Windows 8/8.1, em vez de ser fácil presumir que atualizarão o sistema operacional direto para o Windows 10. A empresa usou a mesma estratégia quando decidiu retirar o Windows XP da tomada. Curiosamente, as coisas estão ligeiramente diferentes desta vez. De acordo com um relatório, os usuários do Windows 7 estavam mais relutantes em desistir do sistema operacional do que o Windows XP.

A Microsoft pode definitivamente acelerar o Windows 7 Exodus diretamente para o Windows 10 se decidir parar de falar e começar a agir. "Se você continuar a usar o Windows 7 após o término do suporte, seu PC ainda funcionará, mas ficará mais vulnerável a riscos de segurança e vírus". Além disso, a empresa pode permitir o último minuto da oferta de atualização gratuita de um ano para Sistemas Windows 7 Home e Windows 7 Professional. Tal minuto reduziria o número de PCs que serão deixados nas mãos dos exploradores. Infelizmente, é improvável que essa mudança aconteça, pois pode afetar diretamente as vendas de licenças do Windows 10 Home e do Windows 10 Pro. No entanto, ainda acreditamos que esse movimento não seria mais surpreendente do que em 2015.

O aumento médio de 12 meses do Windows 10 durante a oferta gratuita foi de 1,7 ponto percentual, de acordo com a Net Applications. Se a Microsoft repetir esse feito oferecendo atualizações gratuitas imediatamente após a "morte oficial" do Windows 7, poderemos ver um efeito semelhante ao original. Com base nessa especulação, veríamos a parcela de usuários do Windows 10 em janeiro de 2020 atingindo seu pico de 68%. O Windows 7 ficaria aproximadamente quatro pontos abaixo, ou cerca de 26%, quando cair fora da lista de suporte.

A atualização do Windows 10 KB4512941 está dando dores de cabeça para alguns usuários

Infelizmente, a notícia não é apenas positiva para os usuários do Windows 10, de acordo com um relatório que uma atualização lançada recentemente está causando problemas para alguns usuários do sistema operacional mais recente. A Microsoft acaba de lançar a atualização do Windows 10 KB4512941 para todos os usuários que clicarem no botão 'Verificar atualizações' no Windows Update e clicarem na nova opção 'Baixar e instalar agora'. A atualização em questão trata de um problema com o Windows Sandbox quebrado, o problema da tela preta que atinge as conexões da Área de Trabalho Remota e vários outros bugs. No entanto, embora esta atualização corrija os problemas mencionados, ela também está causando problemas a vários usuários que instalaram a compilação.

De acordo com vários relatórios no Mirosofts Forums e Feeback Hub, vários dispositivos que executam a atualização mais recente podem iniciar com um problema de alto uso da CPU. Diminuindo assim o desempenho geral dos sistemas, tornando toda a experiência problemática para não dizer terrível. O culpado por esse problema é ninguém menos que Cortana.

Vamos esclarecer, o processo da Cortana (SearchUI.exe) está gerando um alto uso da CPU para alguns usuários e o processo registrou um aumento de cerca de 30-40 por cento no Gerenciador de Tarefas. É importante notar que o uso depende fortemente do número de núcleos que um processador possui. Existe um problema com o assistente virtual que acompanha esta atualização.

De acordo com um usuário "Depois de instalar o KB4512941 (OS Build 18362.329), a janela pop-out com os resultados da pesquisa permanece em branco, SearchUI.exe está constantemente usando CPU e ~ 200 MB de memória".

Outro usuário também veio ao FeedBack Hub para expressar sua insatisfação com a versão mais recente do Windows 10: "A Cortana está consistentemente executando acima de 35% do uso da CPU e 150 MB de memória, conforme relatado pelo Gerenciador de Tarefas, há pelo menos um dia. Apesar disso, usar o botão Pesquisar próximo ao Menu Iniciar abre uma caixa de diálogo que não exibe nenhum item ao inserir qualquer consulta de pesquisa, mesmo depois de esperar vários minutos", outro usuário reclamou sobre o uso da CPU no Hub de Feedback.

Os testadores relataram o problema antes do lançamento público

imagem cortana alto uso de cpu

As coisas pioram quando sabemos que a Microsoft testou a build KB4512941 com vários Windows Insiders inscritos no Release Preview Ring. A build foi testada de forma consistente por mais de uma semana antes de a empresa decidir que estava pronta para o público em geral.

De acordo com usuários do Hub de Feedback, houve vários relatos de alta CPU enviados várias vezes por testadores no início desta semana. Infelizmente, esses relatórios parecem ter sido ignorados porque não receberam a quantidade necessária de votos para aparecer.

Como ainda não há um cronograma para uma nova atualização que resolva o problema, e nem todos estão dispostos a reverter para a versão anterior do sistema operacional devido aos bugs que foram corrigidos no novo, alguns usuários já desenvolveram uma solução alternativa para o problema com o processo da Cortana.

A Solução Alternativa

De acordo com alguns usuários, a exclusão de uma chave do Registro, que impede a pesquisa do menu Iniciar de enviar consultas de pesquisa local para o Bing, resolverá o problema de uso da CPU.

Acreditamos que este processo irá definitivamente quebrar algo nas funções relacionadas ao Bing, no entanto, é um preço que alguns usuários ficam felizes em pagar para tornar esta atualização mais estável. É claro que nem todos os usuários se sentirão confortáveis em mexer no Registro do Windows. Por esse motivo, se você não estiver familiarizado o suficiente com as profundidades avançadas do sistema operacional Windows, a melhor escolha a fazer é desinstalar esta atualização e reverter para uma anterior. Apesar dos problemas mencionados anteriormente que foram resolvidos com a atualização KB4512941, você sentirá um desempenho aprimorado e mais consistente em versões mais antigas. Você só precisa seguir algumas etapas:

A Microsoft responde ao problema com a atualização de segurança KB4515384

imagem windows 10 nova atualização de segurança

A Microsoft prometeu que uma correção para o alto uso da CPU seria fornecida em meados de setembro, mas a empresa a entregou um pouco antes, como parte de sua grande atualização de setembro de Patch Tuesday. A empresa está lançando as atualizações de segurança KB4515384 para resolver esse problema. A propósito, o alto uso da CPU pode ser causado pelo Ntoskml.exe.

Ainda assim, um pequeno número de Windows Insiders relatou o mesmo problema por meio do Hub de Feedback no teste de visualização da atualização com bugs, que a Microsoft não percebeu, apesar dos esforços recentes para melhorar sua detecção de problemas relatados de forma restrita. O Patch lançado na terça-feira aborda duas falhas de elevação de privilégio de dia zero que já estavam sob ataque. A atualização incluiu 80 correções de segurança.

Além das correções acima, a Microsoft corrigiu dois bugs de execução remota de código no Remote Desktop Protocol. No entanto, esses problemas não são tão perigosos quanto as vulnerabilidades BlueKeep e DejaBlue recentes, que podem ser usadas para criar um exploit wormable para infectar automaticamente máquinas vulneráveis na mesma rede.

Claro, a Microsoft precisará continuar melhorando seu suporte de software e testes beta nos próximos meses, afinal, o Windows 10 agora está presente em mais da metade dos PCs do mundo. Portanto, qualquer bug que apareça nas próximas atualizações públicas será notado e afetará um grande número de usuários.

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Problemas no sistema Windows > O Windows 10 passou de 50% do market share e o novo KB4515384 solucionou um problema com o alto uso da CPU da Cortana