12/12/2022 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
Ao usar um computador com Windows 10, se você perceber que a janela do prompt de comando continua aparecendo de vez em quando, algo deve ser feito sobre o problema. Embora você possa fechar a janela do prompt de comando toda vez que ela for aberta, esse comportamento é desagradável e não pode ser considerado um sinal de um sistema operacional saudável.
Dito isso, as seções a seguir discutem as principais razões pelas quais esse problema surge, como se livrar dele e quais medidas de precaução você pode tomar para evitar que o problema apareça em primeiro lugar.
O fato é que ver uma janela de prompt de comando aparecendo a cada minuto é extremamente frustrante. Imagine o cenário quando você está trabalhando em algum projeto importante e, de repente, a janela ativa se torna inativa e a janela do Prompt de Comando toma seu lugar. Algumas das razões comuns pelas quais isso acontece estão listadas abaixo:
O Windows 10 tem um aplicativo Agendador de Tarefas integrado que pode ser usado para agendar a inicialização dos programas e tarefas no horário ou evento que você especificar. O aplicativo pode ser configurado para iniciar uma tarefa diariamente, uma única vez ou de acordo com suas preferências. Se, por algum motivo, o arquivo cmd.exe estiver agendado para aparecer no Agendador de Tarefas, a interface de linha de comando pode aparecer de vez em quando.
Se o seu PC estiver infectado com algum malware, o script malicioso pode inicializar a janela do Prompt de Comando regularmente, sem qualquer motivo. Além disso, às vezes, se um hardware estiver instalado em seu PC, você poderá enfrentar o mesmo problema.
Dependendo do motivo por trás do problema, os processos de solução de problemas e as possíveis soluções podem variar. Você pode verificar alguns dos remédios preferidos e eficazes listados abaixo para corrigir o erro:
Se o Agendador de Tarefas tiver o Prompt de Comando configurado para ser inicializado automaticamente na inicialização do Windows, quando você entrar em sua conta ou quando um evento específico for acionado, é melhor remover a tarefa para se livrar do problema. Você pode aprender como verificar e reconfigurar o Agendador de Tarefas no Windows 10 seguindo as instruções abaixo:
Passo 1: iniciar o Agendador de Tarefas
Digite agendador de tarefas na caixa de pesquisa da Cortana na barra de tarefas, e clique em agendador de tarefas da lista de resultados que aparece depois para executar o app.
Passo 2: Localize a tarefa prompt de comando
Do painel de navegação na esquerda do agendador de tarefa MMC (Microsoft Management Console), expanda Microsoft, e clique para selecionar Windows. Isso é importante porque o problema está relacionado à janela do prompt de comando, que é um programa interno do sistema operacional Windows desenvolvido pela Microsoft. Depois de selecionar a pasta Windows , observe todas as tarefas ativas na seção superior do painel central. Aqui você pode encontrar o Prompt de Comando como uma tarefa que foi agendada para inicializar em intervalos regulares.
Passo 3: Remova a tarefa e reinicie
Clique com o botão direito na tarefa Prompt de comando, do menu contexto, clique Delete, e clique Sim na caixa de confirmação que aparece para conceder sua permissão para a exclusão. Em seguida, reinicie o Windows para permitir que as alterações entrem em vigor.
Se houver algum adware ou malware presente em seu computador, você deve removê-lo para evitar que a janela do prompt de comando apareça mais. O bom é que o Windows 10 possui um programa antivírus integrado chamado Windows Security que é tão eficaz que você não precisa de nenhuma ferramenta de terceiros para o efeito. Com isso dito, você pode executar uma verificação completa do sistema com a Segurança do Windows para detectar e remover qualquer script ou aplicativo malicioso do sistema operacional.
Você pode aprender como realizar uma verificação completa com o aplicativo Windows Security seguindo as etapas abaixo:
Passo 1: inicie o aplicativo de segurança do Windows
Digite Windows Security na caixa de pesquisa da Cortana presente na barra de tarefas e clique em Windows Security na lista de resultados para iniciar o aplicativo.
Etapa 2: executar a verificação completa
No painel do Windows Security, certifique-se de que Home esteja selecionado no painel de navegação à esquerda e, na janela Visão geral de segurança à direita, clique no bloco Proteção contra vírus e ameaças. Na próxima janela que aparece, clique em opções de scanner da seção abaixo de ameaças atuais. Quando a janela de opções de escaneamento aparece, clique para selecionar o botão de scanner completo , e clique em escanear agora. Espere enquanto o Windows Security escaneia todos os arquivos do seu PC para qualquer script malicioso e/ou vírus.
Passo 3: Reiniciar windows
Depois que o escaneamento está completo, feche a janela Windows Security, e reinicie o seu computador. Após a reinicialização bem-sucedida, verifique e confirme se o problema desapareceu permanentemente.
Embora o problema seja pequeno e alguns ajustes simples possam resolver o problema, seria melhor se você pudesse adotar uma abordagem proativa e usar seu computador de uma maneira que o problema nunca apareça em primeiro lugar. Algumas dicas importantes e eficazes que podem te ajudar nesse contexto estão listadas abaixo:
Quando se trata do Windows 10, não é incomum aparecer a janela do prompt de comando ou a interface de qualquer outro aplicativo. Embora vários ajustes simples possam ajudá-lo a se livrar do problema quase instantaneamente, sua abordagem deve ser usar o sistema operacional de forma que o problema nunca venha a existir.
O fato é que, se você estiver usando o sistema operacional como a Microsoft sugere e tiver o hábito de instalar apenas os aplicativos genuínos e assinados digitalmente obtidos de um fornecedor terceirizado confiável, se não da Microsoft Store, poderá reduzir as chances de Windows ficando corrompido ao mínimo.
E se nenhuma das soluções acima funcionar e eu ainda vir a janela do prompt de comando aparecendo?
Nesse caso, é provável que o perfil de usuário da sua conta esteja corrompido. Para confirmar, você pode tentar criar uma nova conta de usuário local ou da Microsoft, entrar nessa ID e ver se o problema persiste. Como alternativa, você também pode executar o comando SFC /SCANNOW na interface de linha de comando para permitir que o Windows detecte e corrija automaticamente o problema para você.
Nota: Para executar o comando SFC /SCANNOW, você deve abrir a janela do prompt de comando como administrador. Essa interface é tecnicamente chamada de ‘prompt de comando elevado’.
Preciso instalar um programa antivírus de terceiros para realizar uma verificação completa ou o aplicativo de segurança do Windows interno é suficiente por si só?
E se eu deixar o problema em paz e continuar fechando a janela do prompt de comando conforme ela aparece?
Tenho que reinstalar o Windows 10 se o problema persistir?
Luís Santos
chief Editor