29/11/2022 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
O RAID 0 visa melhorar o desempenho de leitura e gravação de dados combinando vários componentes da unidade de disco. O RAID 0 associa pelo menos dois discos rígidos em uma agregação de faixas, resultando na escrita de dados para distribuir sobre discos físicos montados e acelerar o processo com sucesso. Em outras palavras, gerenciar um conjunto e criar um fluxo adequado que conecta tudo e move todo o corpo em harmonia.
Com o número de discos rígidos montados juntos, o desempenho melhora, mas usar o controlador RAID adequado é a chave.
Um RAID (Redundant Array of Independent Disks) combina pelo menos duas mídias de armazenamento para formar uma única unidade lógica. É feito principalmente para uma taxa de transferência mais avançada e um sistema mais seguro, o que é discutível em relação ao RAID 0.
O RAID 0 é um recurso permanente entre os níveis de RAID esperados, mas tecnicamente não é nem mesmo uma matriz redundante de discos independentes. Em uma rede RAID 0, uma única unidade lógica é criada a partir de pelo menos duas mídias de armazenamento quase idênticas ou totalmente idênticas para otimizar o desempenho. A principal diferença com outros níveis de RAID é que não oferece segurança extra.
No RAID 0, combinando dois ou mais discos rígidos, os dados são divididos igualmente em blocos em uma mídia de armazenamento participante conhecida como "stripes". Este processo é chamado de "striping". O tamanho dos blocos individuais é geralmente 64 kilobytes (kB) e pode ser referido como "tamanho do bloco" ou "blocos individuais".
O RAID 0 acelera o processamento de dados e muitos jogadores hardcore usam essa tecnologia para criar ambientes mais rápidos e eficientes. Os desenvolvedores de multimídia também podem se beneficiar, de modo que o disco rígido é um gargalo frequente no processamento de gigabytes.
No entanto, por não ser o mais seguro, este método não é recomendado para armazenamento de dados, materiais sensíveis e preciosos, ou para ser utilizado como hospedagem na web e servidores de banco de dados.
Existem vários níveis padrão de RAID (RAID 0, RAID 1, RAID 2 e assim por diante), com muitas variações evoluindo ao longo do tempo. O RAID 0 consiste em distribuição, mas sem espelhamento ou paridade.
No RAID 0, o striping é uma forma de maximizar o acesso de leitura e gravação. Comparado com drives não RAID, o RAID 0 tem a soma das capacidades dos drives no conjunto. Mas lembre-se, é um procedimento muito delicado, e por mais que seja benéfico, torna-se vulnerável. Como distribui o conteúdo de cada arquivo entre todas as unidades, a falha de qualquer unidade causa o colapso de todo o RAID 0. Portanto, se um disco rígido falhar, os dados serão perdidos.
A principal vantagem do array RAID 0 sobre um disco rígido é o acesso a dados paralelizado que oferece alta velocidade e maximiza o desempenho. Além disso, com uma rede tão eficiente, você recebe mais largura de banda e, consequentemente, o número de operações de entrada e saída por segundo (também conhecido como IOPS) aumenta.
No entanto, o RAID 0 não pode ser configurado em dispositivos de armazenamento mais atuais, considerando que o uso de SSDs em uma matriz RAID prejudica o desempenho. No entanto, em comparação com outros níveis de RAID, com RAID 0, a tecnologia tem mais compatibilidade com discos rígidos HD.
A desvantagem mais significativa em relação ao uso de apenas um disco rígido é o risco de falha e a maior possibilidade de perda de dados. Qualquer problema, seja relacionado a software ou hardware, pode ameaçar toda a rede e causar uma falha no sistema.
Portanto, com uma parte desmoronando, toda a estrutura desmorona. Mais ainda, com mais suportes de dados vinculados, a possibilidade de quebra é maior. Comparado com outros RAIDs, o RAID 0 não oferece redundância. Portanto, qualquer defeito único não apenas leva imediatamente à falha total do sistema, mas também perde a maioria dos dados armazenados nas unidades.
O que torna isso uma perda significativa é quando você não consegue ter um backup separado e, portanto, todos os seus dados de todos os discos rígidos são excluídos devido a um único dano em apenas uma unidade.
Maior largura de banda do que unidades únicas.
Em comparação com unidades únicas, você pode experimentar um número maior de operações de entrada e saída por (Aceleração do desempenho).
Em comparação com unidades únicas, a probabilidade de falha do sistema é maior.
Há falta de redundância, o que significa que os dados podem ser perdidos sem o backup adequado no caso de um disco com defeito.
Leia mais: Recuperação de dados de RAID 0
São necessários no mínimo dois discos para aplicar o RAID 0. Embora o RAID de software e hardware suporte RAID 0, como a maioria dos controladores, a tolerância sem falhas é a desvantagem.
A configuração do RAID 0, designada para "distribuir" dados entre várias unidades, produz uma unidade virtual em “Meu Computador” do Explorador de Arquivos, reduzindo automaticamente a confusão.
Em sistemas Windows mais atuais, como o Windows 10, o sistema não chama "RAID 0" por seu nome familiar, mas você pode encontrar a opção de criar uma matriz RAID 0 pesquisando em "Espaços de Armazenamento".
Nesta seção, fornecemos instruções sobre como configurar o RAID 0 no Windows 10/11 com êxito, passo a passo:
Em seguida, para excluir as unidades já existentes, clique com o botão direito do mouse em cada volume seguido do comando Excluir volume.
Simplificando, o tipo de resiliência significa o nível de segurança para seus dados. Os Espaços de Armazenamento fornecem quatro tipos de resiliência: Por exemplo, “Simples” (sem resiliência) grava uma cópia de seus dados e não protege você contra falhas de unidade.
A letra da unidade e o nome são pessoalmente importantes para identificação e ordem. Cabe a você atribuir qualquer nome que desejar e preencher essas caixas vazias, mas é sugerido que o sistema de arquivos permaneça como NTFS.
O espelhamento de disco (também conhecido como RAID 1) é a réplica de dados para dois ou mais discos. Essa técnica é adequada quando nossos aplicativos precisam de alto desempenho e disponibilidade, por exemplo, aplicativos transacionais, e-mail e sistemas operacionais. Saiba mais sobre o que é RAID 1.
RAID 1 e RAID 0 são ambos os níveis anteriores de RAID, e a principal diferença entre eles é o uso de striping vs espelhamento. Como mencionamos, na tecnologia RAID 0, é usado o "stripping de disco"; por outro lado, a tecnologia RAID 1 tem "espelhamento de disco".
Striping de disco |
Espelhamento de disco |
O striping do disco é usado. Uma tecnologia de baixo custo. Não tem problema de escrita. Sua eficiência de armazenamento relativa é de 100%. O desempenho de gravação do RAID 0 é melhor e funciona bem no desempenho de leitura. Enfatiza a velocidade de acesso aos dados. Não tem proteção disponível. |
O espelhamento de disco é usado. Uma tecnologia mais cara. Tem problema escrita. Sua eficiência de armazenamento relativa é de 50%. O desempenho de gravação do RAID 1 é mais lento e funciona moderadamente no desempenho de leitura. Enfatiza a disponibilidade de dados. Possui proteção contra espelhamento. |
Aprofunde-se no RAID 0 vs. RAID 1.
O RAID 5 é um tipo de RAID que usa striping de disco com paridade e, devido aos dados divididos uniformemente em todos os discos, nenhum disco tem gargalo. Além disso, o striping permite que os usuários reconstruam dados em caso de falha de disco. Com o RAID 5, você pode ter o melhor de todos os mundos, o que significa combinar excelente desempenho com segurança a um preço acessível. Saiba mais sobre o que é o RAID 5.
Com RAID 0, você só precisa de duas unidades; no entanto, o RAID 5 requer o uso de pelo menos três unidades. Com o RAID 5, uma "paridade" é distribuída pelas unidades, portanto, se ocorrer uma falha em uma única unidade, você poderá restaurar os dados usando as informações de paridade armazenadas nas outras unidades. Existem desvantagens e vantagens para ambos os sistemas.
RAID 0 |
RAID 5 |
|
Desempenho (leitura e gravação) | Tem um alto desempenho de “leitura e gravação” | Tem baixo desempenho de “leitura e gravação” |
Velocidade | Muito rápido (tanto na leitura quanto na gravação) | A velocidade de leitura é muito rápida, embora a velocidade de gravação seja um pouco mais lenta devido à paridade que deve ser calculada. |
Tolerância ao erro | Não é muito seguro e não tem tolerância a falhas | Tem uma função de falha de unidade única |
Capacidade de utilização | Tem 100% de capacidade de utilização | Tem quase 67% - 94% de capacidade de utilização |
Número mínimo de unidades | 2 | 3 |
Custo | Não é muito caro | Da mesma forma, é menos dispendioso do que muitos RAIDs |
JBOD significa "Just a Bunch Of Disks" ou "Apenas um monte de unidades". É uma arquitetura de armazenamento multinível que consiste em várias unidades de disco dentro de um único gabinete de armazenamento. Não é referido como RAID, mas pode ser e tem um funcionamento semelhante.
Estrutura: Ao contrário do RAID 0, JBOD é uma categoria não-RAID sem nenhuma das várias características encontradas nos níveis RAID. Ele não fornece redundância de dados, verificação de paridade ou striping e apenas integra vários discos de armazenamento em um único disco. Em linguagem técnica, esta integração de discos é conhecida como spanning.
Velocidade: O RAID 0 é superior ao JBOD quando se trata de velocidade (leitura e escrita de dados).
Tolerância a falhas: Embora o JBOD não ofereça nenhuma vantagem em termos de alta velocidade, ao contrário do RAID 0, uma pequena falha de um único disco não significa que todo o sistema falhe e perca todos os dados.
Se você deseja uma recuperação rápida de dados, opte pelo RAID 0, mas se você procura apenas a integração de disco, opte pelo JBOD.
SSD é uma abreviação de "Solid-State Drive" ou "dispositivo de armazenamento de estado sólido" que usa conjuntos de circuitos integrados para armazenar dados, usando memória flash e funcionando como armazenamento secundário.
Velocidade: Quando se trata de velocidade, um SSD sempre vence uma configuração de disco rígido RAID 0.
Desempenho: Praticamente, um único SSD sempre vencerá um par de unidades mecânicas, portanto, no caso de desempenho, é superior
Custo: Mesmo com SSDs mais baratos recentemente, eles ainda são caros e muito mais caros do que as unidades mecânicas.
Resistência: Os SSDs se desgastam mais com a operação de escrita. No entanto, a resistência de gravação está muito além do que a maioria dos usuários precisará para unidades modernas.
Armazenamento: Os SSDs são pouco atraentes para armazenamento de grandes volumes de dados, e HD RAID ainda é melhor para armazenamento em massa.
Quando devo usar o RAID 0?
Em geral, quando você precisa de desempenho sobre redundância de dados, como quando está lidando com dados críticos, o RAID 0 deve ser sua escolha.
RAID 0 ou RAID 5?
O RAID 0 tem um desempenho melhor do que o RAID 5, enquanto o RAID 5 oferece redundância ao distribuir dados de paridade entre as diferentes unidades.
Qual a velocidade do RAID 0 em comparação ao SSD?
Em geral, um único SSD é sempre o vencedor contra um RAID 0 em relação à velocidade.
É bom criar RAID 0 usando SSD?
O RAID 0 é apenas para discos grandes/rápidos, e você deve ter cuidado ao usá-lo com armazenamento de dados vitais.
O Raid 0 é mais rápido que o Raid 10?
O RAID 10 pode fornecer a velocidade do RAID 0 com a redundância do RAID 1.
Neste artigo, oferecemos informações sobre o RAID 0, seus recursos, prós e contras e seus atributos em relação a outras tecnologias como RAID 5, JBOD e SSD. Além disso, fornecemos instruções sobre como configurar o RAID 0 no Windows 10/11.
Luís Santos
chief Editor