29/11/2022 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
Hoje, o gerenciamento de dados se tornou mais crucial do que nunca. Várias iterações de redundant arrays of independent disks (RAID) se tornaram populares. No entanto, pode ser difícil escolher o correto. Por exemplo, a diferença entre RAID 6 e RAID 10 é substancial o suficiente para garantir especificações de hardware distintas. Neste guia, você irá conferir uma comparação detalhada entre o RAID 6 vs RAID 10, para que possa decidir qual é o melhor para você.
Critério |
RAID 6 |
RAID 10 |
Característica chave | Configuração de bloco de dados de paridade dupla que favorece a preservação de dados e eficiência de armazenamento | Uma combinação de espelhamento de disco e distribuição de dados que favorece a velocidade com alguma proteção de dados |
Velocidade de gravação | Um sexto da velocidade original da unidade quando operado com um único setor. Torna-se n-2 vezes quando operado com stripes completas. | 'n' vezes a velocidade de gravação original da unidade |
Velocidade de leitura | 'n' vezes a velocidade original da unidade | 'n' vezes a velocidade original da unidade |
Número mínimo de unidades | 4 | 4 |
Capacidade | 32 (SSD, HD ou Híbrido) | 144 (Número igual de HDs ou SSDs) |
Redundância | Mantém a paridade dupla em dois discos de backup separados | Primeiro distribui os dados e depois os copia para outro disco sem paridade |
Confiabilidade | Altamente confiável, pois os dados são preservados por meio de paridade dupla | Menos confiável devido a cópias exatas de blocos de dados. A corrupção de dados é um problema comum |
Tolerância ao erro | Pode suportar duas falhas consecutivas ou simultâneas | Pode suportar uma única falha no disco primário ou espelho. Melhor tolerância a falhas com um número maior de discos |
Eficiência de armazenamento | Alta eficiência de armazenamento, até 93,75% com o número máximo de unidades | Armazenamento efetivo apenas em 50%, independentemente do número de unidades |
Aplicações | Sistemas de defesa, aplicação da lei, assistência médica, segurança social, Bancos e outras instituições financeiras | Serviços de e-mail, hospedagem web, jogos multiplayer, analítica |
Aqui, n = número de unidades/partições ativas disponíveis no sistema. Podem ser SSD ou HD.
Antes de considerarmos os detalhes mais técnicos, é uma ótima ideia entender a diferença entre RAID 6 e RAID 10 em termos de como funcionam.
O RAID 6 é a configuração de servidor independente mais recente que prioriza a preservação de dados. Ele separa os dados em blocos, atribuindo um endereço e duas paridades a cada um. Suas cópias também são armazenadas separadamente em duas unidades de backup — isso ajuda a recuperar os dados em caso de falha do disco.
Em funções de rotina, os usuários podem acessar os dados com maior velocidade, graças à disposição conveniente dos blocos de dados. Se ocorrer alguma falha de disco, sua paridade pode ajudar a restaurar os dados ao seu estado original. Como há paridade dupla para cada bloco de dados em discos separados, um servidor na configuração RAID 6 pode suportar falhas de disco duas vezes, de uma só vez ou consecutivamente.
A recuperação por paridade gera algum tempo de inatividade. Ainda assim, você pode carregá-lo em outro disco e recuperar seu site rapidamente. Você pode então lidar com as unidades defeituosas não ficando sem o serviço por muito tempo.
O RAID 10 é uma configuração de RAID aninhada. Muitos geralmente o denotam como RAID 1+0, o que significa que ele distribui os dados para facilitar o acesso e, em seguida, espelha stripes em um disco separado. Lembre-se de que é diferente do RAID 0+1, que primeiro copia os dados e depois os distribui.
O RAID 10 adiciona a velocidade da configuração do array RAID 0 ao RAID 1. O sistema primeiro distribui os dados e cria uma cópia para armazenar em uma unidade separada. Ele ajuda na localização e processamento mais rápido dos dados. Quanto maior o número de discos, mais rápido é acessar ou gravar os dados.
Como ambas as faixas pertencem a arrays separados, a falha em um disco não afeta os dados em outro. Portanto, se um array falhar, você precisa apenas trocar os discos e continuar com suas funções de rotina. Muitos profissionais de TI geralmente automatizam o processo, para que a experiência permaneça perfeita para o usuário final enquanto os reparos ocorrem nos bastidores.
Agora que você sabe sobre a diferença entre o funcionamento do RAID 6 e do RAID 10, é hora de uma comparação em relação aos vários recursos que eles oferecem.
Em relação ao RAID 6 vs RAID 10, ambas as configurações requerem a mesma quantidade mínima de unidades para operar. No entanto, com o RAID 10, você pode lidar com até 144 unidades, enquanto o RAID 6 limita você a 32.
Ainda assim, não há limitações em termos de capacidade de armazenamento, o que favorece o RAID 6. Pode conceder-lhe um benefício significativo devido à sua alta eficiência de armazenamento. Com 32 unidades, ele disponibiliza mais de 93% de espaço disponível para uso. Por outro lado, o RAID 10 requer tanto espaço de armazenamento quanto os dados armazenados. Isso limita sua eficiência de armazenamento a 50%, independentemente do tamanho da unidade.
O RAID 10 é uma configuração muito mais simples do que o RAID 6. Requer menos trabalho de back-end e não sobrecarrega o hardware, como RAM e processadores. É por isso que você frequentemente observará servidores temporários e de pequena escala utilizando o RAID 10 para gerenciamento de dados.
Embora, para aplicações de grande escala, o RAID 6 seja mais econômico devido à sua alta eficiência de armazenamento. Grandes servidores não podem perder dados e muitas vezes precisam se defender de vários ataques cibernéticos diários. Além disso, sua arquitetura complexa exige uma configuração que oferece isolamento de falhas mais conveniente, que o RAID 6 oferece em abundância.
O RAID 6 vê o uso em campos que atendem simultaneamente a milhares, possivelmente milhões, de usuários. Muitas agências governamentais e instituições financeiras usam o RAID 6 para manter um banco de dados confiável. As medidas de proteção da configuração também ajudam a afastar hacks ou, pelo menos, concedem à equipe de TI tempo suficiente para encontrar e isolar as falhas até que o dano se torne muito extenso.
Por outro lado, você pode encontrar configurações RAID 10 com serviços que favorecem uma economia de pequena escala ou alto desempenho. A maioria dos servidores de jogos tem uma configuração RAID 10 para limitar os pings e executar várias sessões de jogos em todos os continentes.
O RAID 6 e RAID 10 oferecem desempenho de leitura semelhante. Ambos dimensionam o desempenho de leitura com mais unidades. No entanto, o RAID 10 é ideal para entrada de dados. O RAID 6 é mais lento devido aos seus métodos de preservação excessivos, enquanto o striping em nível de bloco do RAID 10 sem paridade garante um desempenho superior.
Os servidores que usam RAID 6 são mais seguros, pois podem suportar várias falhas de unidade e facilitam o isolamento de falhas. Mas, se você precisar recuperar dados, precisará de algum tempo de inatividade para utilizar as paridades desejadas. No caso da configuração RAID 10, a recuperação é quase instantânea, pois você precisa apenas alternar unidades.
No entanto, a configuração ainda pode falhar em vários cenários. Em todos os casos usar um software de recuperação RAID é sua melhor chance de recuperar seus dados. O Wondershare Recoverit é um programa confiável que pode ajudá-lo a fazer exatamente isso.
Mais de 5.481.435 de pessoas já baixaram.
Recupere dados de todos os níveis de RAID, incluindo RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 6, RAID 01, RAID 10, etc.
Recupere arquivos perdidos devido a falha de disco, exclusão acidental, formatação do disco rígido, corrupção do sistema ou qualquer outra causa.
Use o recurso de visualização para garantir que você está recuperando os arquivos certos.
Obtenha o Recoverit Grátis que pode recuperar até 100 MB.
Suporta mídia de armazenamento e matrizes RAID com sistema de arquivos FAT, exFAT e NTFS.
Alta eficiência de armazenamento, dimensiona com o número de discos.
Pode suportar várias falhas de unidade.
Fácil de isolar unidades defeituosas e fazer reparos.
O isolamento de falhas pode ser feito por meio de paridade ou firmware da unidade.
A velocidade de gravação é a mais lenta de todas as configurações de RAID.
Requer pelo menos 2 unidades de backup separadas.
Precisa de algum tempo de inatividade para recuperar dados perdidos.
Altas velocidades de leitura/gravação de dados com proteção significativa.
Pode acomodar até 144 unidades simultaneamente.
Permite a troca instantânea para unidades espelhadas sem exigir tempos de inatividade.
Relativamente barato de implementar.
O isolamento de falhas só pode ser feito através do firmware da unidade.
A configuração é fraca contra falhas em várias unidades.
Requer pelo menos 100% de espaço com antecedência para acomodar dados espelhados.
A configuração RAID correta depende dos requisitos do seu sistema. Se você deseja criar um banco de dados extenso, o RAID 6 é o melhor para você. Muitos serviços governamentais e organizações de pesquisa científica o preferem por manter um arquivo de registros exaustivo. Também oferece um tempo de inatividade mínimo para manutenção.
Por outro lado, se você deseja velocidades de E/S rápidas com falhas mínimas, provavelmente deve optar pelo RAID 10. É por isso que muitos servidores de hospedagem na web, como Discord e HostGator, o usam para fornecer acesso rápido e suave aos arquivos .
Os protocolos RAID independentes e aninhados oferecem vantagens em vários campos. A configuração correta pode economizar muito a longo prazo sem sacrificar o desempenho. Esperamos que este artigo tenha fornecido uma visão clara sobre a diferença nas configurações do RAID 6 e RAID 10.
Luís Santos
chief Editor