12/12/2022 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
Quando você vê a mensagem de erro 'Falha ao transferir mensagens registradas', significa que o Windows não consegue gravar os relatórios de log no volume do sistema que, na maioria dos casos, é a unidade C:. Pode haver vários motivos que podem causar esse problema e também existem algumas soluções eficazes para ajudá-lo a se livrar dele.
Dito isso, nas seções a seguir, você aprenderá algumas das inconsistências mais comuns que geram o problema, suas possíveis soluções e quais medidas você pode tomar para evitar que ele aconteça.
Conforme discutido acima, pode haver muitos motivos possíveis para a mensagem de erro aparecer na tela do computador. Alguns dos mais comuns seguem listados abaixo:
Todos os seus dados são armazenados primeiro na RAM (Random Access Memory) do seu computador e, em seguida, são salvos em sua unidade de disco rígido (HDD) ou unidade de estado sólido (SSD). Se algum desses tipos de memória estiver no modo Somente Leitura, eles não poderão armazenar nenhuma informação nova nele, incluindo as mensagens de log, e você verá a mensagem de erro.
Esse geralmente é o caso de unidades de armazenamento permanentes, como HDD ou SSD. Se sua unidade de disco rígido ou unidade de estado sólido tiver alguns clusters ou setores defeituosos, o sistema operacional não poderá gravar os logs de eventos nessas áreas e você verá a mensagem de erro.
Às vezes, quando você executa alguns comandos de solução de problemas, como CHKDSK, de uma mídia inicializável Somente Leitura, como uma unidade de DVD, o Windows não consegue gravar nenhum relatório de log nele. Quando isso acontecer, você poderá ver esta mensagem de erro.
Nota: Nesta condição, você não precisa se preocupar, pois nada está errado com o computador ou com o próprio sistema operacional.
Se o seu HDD ou SSD estiver fisicamente danificado e não puder armazenar nenhum tipo de dado, essa mensagem de erro poderá surgir. No entanto, é improvável que a condição ocorra porque, em caso de danos físicos aos discos, até mesmo o sistema operacional falha ao inicializar na maioria das vezes.
Nota: Nesta condição, você não tem outra opção além de substituir a unidade.
Dependendo do motivo pelo qual o sistema operacional está mostrando a mensagem de erro, pode haver muitas soluções possíveis. Alguns dos mais comuns que foram testados por muitos usuários em todo o mundo com uma boa taxa de sucesso estão listados abaixo:
O verificador de arquivos do sistema ou SFC é um utilitário interno do Windows que é executado a partir de uma janela de Prompt de Comando elevada (explicada posteriormente). Quando você executa o SFC, a ferramenta verifica inconsistências em todos os arquivos do sistema e os repara ou substitui pelos novos, conforme necessário. Um ponto digno de nota aqui é que o utilitário System File Checker funciona como um remédio para se livrar da maioria dos problemas que ocorrem no Windows.
Nota: quando você abre a instância da janela Prompt de Comando que possui todos os direitos de administrador, ela é chamada de 'Prompt de Comando Elevado'.
Você pode aprender como iniciar uma janela de Prompt de Comando Elevada e executar o utilitário Verificador de Arquivos do Sistema a partir daí, seguindo as instruções abaixo:
Passo 1: iniciar a janela do Prompt de Comando Elevado
Digite CMD na caixa de pesquisa da Cortana na parte inferior, clique em Executar como administrador no painel direito da lista de resultados e clique em Sim na caixa de confirmação Controle de Conta de Usuário que aparece ao lado para iniciar uma instância da janela do Prompt de Comando elevado. Se você estiver usando uma versão mais antiga do Windows 10 que não abre a lista de resultados junto com suas opções de execução no painel direito, clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando, clique em Executar como administrador no menu de contexto e continue a partir daí.
Passo 2: execute o Verificador de arquivos do sistema
Na janela Prompt de Comando, digite SFC /SCANNOW e pressione Enter. Aguarde enquanto a ferramenta é executada e verifica e corrige quaisquer problemas que o Windows tenha antes de prosseguir para o próximo passo.
Passo 3: Reinicie o computador
Assim que o comando SFC for executado com sucesso, digite EXIT e pressione Enter. Em seguida, vá emIniciar > Ligar > Reiniciar para reiniciar o Windows normalmente, para que todas as alterações entrem em vigor.
Assim como o SFC, até mesmo o utilitário Disk Checker é um comando que precisa ser executado a partir de uma janela de Prompt de Comando elevada. No entanto, a diferença é que o Disk Checker detecta e corrige quailquer problema com a unidade de disco rígido ou SSD. Caso esses tipos de mídia tenham clusters ruins, o comando os corrige. Por outro lado, se houver algum setor defeituoso que não possa ser reparado, o Disk Checker tentará extrair os dados armazenados nele e marcará as partes afetadas do disco como inutilizáveis.
Você pode aprender a executar o utilitário Disk Checker no Windows 10 seguindo as instruções abaixo:
Passo 1: iniciar o Prompt de Comando elevado
Use o método explicado anteriormente para iniciar uma janela de Prompt de Comando elevada.
Passo 2: execute o utilitário Verificador de Disco
Na janela Prompt de Comando, digite CHK /F /R e pressione Enter. Quando a ferramenta solicitar que você agende a verificação na próxima reinicialização, digite Y e pressione Enter novamente.
Passo 3: reinicie o computador
Use o método explicado anteriormente para sair da janela do Prompt de Comando e reinicie o Windows. Observe que o sistema operacional verifica sua unidade de disco em busca de erros antes de inicializar.
O Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação ou DISM é outra ferramenta interna do Windows 10 que é executada em uma janela de Prompt de Comando elevada. No entanto, ao contrário do SFC e do CHKDSK, o DISM é bastante versátil por natureza e é capaz de realizar muitas tarefas, como habilitar ou desabilitar recursos, verificar e restaurar a integridade do sistema e muito mais.
O processo de uso do comando DISM é explicado abaixo:
Passo 1: abra o Prompt de Comando elevado
Use o método explicado anteriormente para abrir uma janela de Prompt de Comando elevada.
Passo 2: execute os comandos do DISM
Na janela do Prompt de Comando, digite os seguintes comandos:
Passo 3: reinicie o computador
Use o processo explicado acima para sair da janela do Prompt de Comando e reinicie o Windows 10 para permitir que todas as alterações entrem em vigor.
Alguns anos antes, quando o vírus Ransomware começou a atacar os PCs globalmente, a Microsoft imediatamente adicionou uma nova camada de segurança chamada 'Proteção contra ransomware' ao Windows, que impede que novos arquivos sejam gravados no HDD/SSD. Por padrão, o recurso está desativado, mas pode ser facilmente ativado sempre que necessário. Se você vir a mensagem de erro dizendo que os logs não podem ser gravados, é bom verificar se você não ativou acidentalmente a 'proteção contra ransomware' no seu computador.
As instruções abaixo ensinam como desativar a 'proteção contra ransomware' no seu PC com Windows 10 para se livrar da mensagem de erro:
Passo 1: acessar o painel de segurança do Windows
Digite Segurança do Windows na caixa de pesquisa da Cortana na barra de tarefas e clique em Segurança do Windows na lista de resultados para acessar o painel do aplicativo.
Passo 2: desative a proteção contra ransomware
Na tela Visão geral de segurança, clique no bloco Proteção contra vírus e ameaças e, na janela seguinte, clique em Gerenciar proteção contra ransomware na seção Proteção contra ransomware. Quando a tela de Proteção contra ransomware abrir, desative a chave de acesso à pasta controlada para desabilitar a proteção contra ransomware em seu computador.
Passo 3: reinicie o Windows 10
Use o método explicado acima para reiniciar o Windows e permitir que as alterações entrem em vigor.
Mesmo que as soluções dadas acima possam corrigir o problema e a mensagem de erro não apareça novamente, seria aconselhável tomar algumas medidas de precaução para evitar que o problema surja.. Algumas dicas com esse objetivo estão listadas abaixo:
Os arquivos de log são muito importantes para o Windows porque contêm informações detalhadas sobre todos os eventos que ocorreram dentro do sistema operacional. A importância de tais relatórios aumenta quando surge algum problema, e um relatório de log com todos os detalhes é gerado. Como os arquivos de log são salvos no disco rígido local, se o disco estiver no modo somente leitura, o Windows não poderá gravar nada e, portanto, você verá a mensagem de erro. Quando isso acontece, você sempre pode vir aqui e seguir as sugestões para corrigir o problema que sua cópia do sistema operacional está enfrentando.
Q1) E se os comandos CHKDSK, SFC, DISM não funcionarem e até mesmo a 'proteção contra ransomware' estiver desativada?
A1) Embora seja improvável que nenhum dos comandos resolva o problema, se isso acontecer, você poderá restaurar o Windows para os padrões de fábrica sem remover seus arquivos. Para fazer isso, você pode ir em Iniciar> Configurações> Atualização e segurança> Recuperação e clicar em 'Começar' na seção 'REstaurar este PC'.
Q2) Existe alguma solução para corrigir o problema se meu HDD/SSD estiver fisicamente danificado?
A2) Se seus dados não forem muito importantes, você pode continuar usando seu disco desde que ele esteja funcionando corretamente. No entanto, você deve entender que há sempre um risco. Pode ser que um belo dia quando você acordar e ligar o seu computador, ele dirá 'Nenhuma mídia inicializável encontrada' ou algo semelhante. Quando isso acontece, você pode perder todos os seus dados para sempre. Se você não estiver pronto para correr esse tipo de risco, é altamente recomendável substituir seu HDD/SSD o mais rápido possível.
Q3) É ruim se eu não fizer nada para resolver o problema?
A3) Se você não é muito técnico e não sabe ler arquivos de log, sua presença ou ausência não importa. No entanto, para ser honesto, os arquivos de log são extremamente importantes, pois contêm informações detalhadas sobre os problemas que o Windows pode enfrentar ao fazer qualquer coisa. Essas informações ajudam você (ou o técnico da manutenção) a identificar a causa raiz do problema, o que ajuda você (ou eles) a encontrar uma solução precisa com facilidade e rapidez. Portanto, sugerimos que você se livre dessa mensagem de erro o quanto antes.
Luís Santos
chief Editor