12/12/2022 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
O Registro do Windows desempenha um papel vital no bom funcionamento do sistema operacional. Todos os serviços em segundo plano, as configurações, suas configurações pessoais e tudo o mais que você vê quando o Windows é inicializado tem sua entrada no Registro. Além disso, cada aplicativo ou unidade de dispositivo que você instala no sistema operacional também possui uma entrada no Registro do Windows.
O Registro do Windows pode ser acessado a partir do MMC, ou Microsoft Management Console, que pode ser iniciado digitando 'REGEDIT' na caixa de pesquisa da Cortana.
Uma coisa que vale a pena mencionar neste momento é que as entradas no Registro do Windows são configuráveis. Se você tiver uma compreensão completa de como as configurações do Registro funcionam ou sob qual hive e por qual nome a entrada de um determinado aplicativo do Windows está presente, seu valor pode ser modificado para que o programa funcione de maneira diferente.
No entanto, é altamente recomendável que você seja extremamente cauteloso ao alterar o Registro, pois alterá-lo incorretamente pode fazer com que o Windows se comporte de maneira desagradável ou permanentemente instável.
Normalmente, as inconsistências causadas ao Windows devido a falhas no Registro do Windows são e permanecem insignificantes até que o problema seja grave. Alguns motivos que podem fazer com que o Registro do Windows fique corrompido incluem:
Se você instalou um aplicativo obtido de uma fonte não confiável, é provável que o programa tenha trazido alguns vírus ou script malicioso junto com ele e, de alguma forma, eles conseguiram alterar o valor de uma entrada no Registro.
Se o seu computador foi desligado de repente, sem seguir o procedimento normal para desligar o sistema operacional, o Registro do Windows pode ficar com defeito, pois não teve tempo suficiente para salvar as modificações corretamente, tornando o sistema operacional instável.
Como acontece com a unidade de disco rígido, até mesmo as entradas no Registro do Windows ficam fragmentadas devido à instalação, desinstalação e uso frequentes dos aplicativos. Às vezes, tentar vários métodos de solução de problemas nas unidades de dispositivo para fazer um hardware sem resposta funcionar também fragmenta o Registro.
Um dos altos funcionários da Microsoft sugere que a remoção de qualquer programa antivírus de terceiros, como AVG, Avast, etc. corrige o problema na maioria das vezes, e o sistema operacional volta ao seu estado normal de funcionamento. Como o Windows 10 possui seu próprio software antivírus poderoso integrado, o Windows Defender, que é um produto da própria Microsoft, você pode confiar nele e continuar usando o sistema operacional com segurança.
No entanto, se você tiver algum problema com o Windows mesmo depois de desinstalar a ferramenta antivírus de terceiros, algumas outras soluções que podem ajudá-lo a corrigir o problema seguem listadas abaixo:
Uma solução verdadeiramente eficaz que até mesmo a Microsoft recomenda para resolver a maioria dos problemas que o Windows encontra é a ferramenta Verificador de Arquivos do Sistema. O Verificador de Arquivos do Sistema é um utilitário interno e pode ser executado a partir do Prompt de Comando Elevado.
Nota: um Prompt de Comando Elevado é uma interface de linha de comando (janela do Prompt de Comando) que possui privilégios administrativos e, portanto, é capaz de executar quase todas as tarefas que somente os administradores do computador podem.
Você pode aprender como iniciar uma janela de Prompt de Comando elevada e usar a ferramenta Verificador de Arquivos do Sistema para corrigir os itens quebrados do Registro seguindo os passos abaixo:
Passo 1: abra a janela do Prompt de Comando Elevado
Digite CMD na caixa de pesquisa da Cortana na barra de tarefas e clique em Executar como Administrador na lista de resultados. Quando a caixa de confirmação do Controle de Conta de Usuário for exibida, clique em Sim para concordar em iniciar a janela do Prompt de Comando como administrador. Nota: se você estiver usando uma variante mais antiga do Windows 10 e não vir a opção Executar como Administrador, clique com o botão direito do mouse em Prompt de comando nos resultados da pesquisa e clique em Executar como Administrador no menu de contexto para abrir a janela elevada do Prompt de comando.
Passo 2: execute o Verificador de Arquivos do Sistema
Digite SFC /SCANNOW na janela do Prompt de Comando Elevado e pressione Enter. Aguarde enquanto o utilitário Verificador de Arquivos do Sistema verifica o Windows em busca de quaisquer inconsistências, incluindo aquelas no Registro do Windows, e as corrige automaticamente para você.
Passo 3: reinicie o Windows
Mesmo que o Windows 10 seja inteligente o suficiente para acomodar a maioria das alterações sem reinicialização, isso garantiria que todas as entradas reparadas do Registro e outros arquivos do sistema estejam no lugar.
O Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação é outro utilitário interno do Windows 10 que também pode ser executado a partir da janela do Prompt de Comando elevado. O comando DISM é bastante avançado quando usado com as opções adequadas e ajuda a habilitar ou desabilitar recursos, configurar o sistema operacional, solucionar problemas e fazer muito mais.
Você pode aprender como corrigir itens de registro quebrados com o comando DISM seguindo as instruções abaixo:
Passo 1: iniciar o Prompt de Comando Elevado
Use o método explicado acima para iniciar a janela do Prompt de Comando Elevado.
Passo 2: verificar a integridade do sistema
Na janela Prompt de Comando, digite DISM /Online /Cleanup-Image /ScanHealth e pressione Enter. Quando o comando for executado com sucesso, digite DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth e pressione Enter novamente. Aguarde enquanto o DISM repara quaisquer erros que o Registro do Windows tenha.
Passo 3: reinicie o computador
Depois que o comando DISM for processado, reinicie o computador para permitir que as alterações entrem em vigor.
O Windows é configurado para criar pontos de restauração de tempos em tempos, especialmente antes de fazer grandes alterações, como instalar ou desinstalar uma unidade de dispositivo. Como essas instâncias do estado do Windows provavelmente não terão erros, a restauração do sistema operacional para elas corrige quase todos os principais problemas que podem ter encontrado recentemente. Você pode seguir os passos abaixo para saber como restaurar o Windows 10 para um ponto de restauração anterior:
Passo 1: abra o painel de controle no modo de exibição de ícones pequenos
Digite Painel de Controle na caixa de pesquisa da Cortana e clique no aplicativo Painel de Controle na lista de resultados. Selecione Ícones pequenos na lista Exibir por que fica no canto superior direito da janela.
Passo 2: inicie a caixa de restauração do sistema
Clique em Restauraçãonas ferramentas disponíveis e clique em Abrir Restauração do Sistema na janela Ferramentas de recuperação avançadas que se abre em seguida.
Passo 3: restaurar o Windows para um ponto de restauração anterior
Na caixa Restauração do Sistema , clique em Avançar na janela de boas-vindas. Na próxima tela, selecione o ponto de restauração mais recente na lista disponível, clique em Avançar e em Concluir para iniciar o processo de restauração.
Você deve seguir as dicas abaixo para evitar que qualquer problema surja no Registro do Windows:
O registro é uma espinha dorsal para o Windows. Se algo der errado com ele, ou mesmo se algumas entradas forem corrompidas, é provável que você experimente travamentos frequentes do Windows, erro de tela azul, etc. Em alguns casos, você pode até ver alguns dispositivos se comportando de maneira desagradável , evitando assim que você use o PC sem falhas.
Portanto, algumas medidas de precaução devem ser tomadas para assegurar que todos os registros estejam coretos e livres de erros, como fazer backups regulares do Registro, não instalar nenhum programa antivírus aleatório de terceiros, usar aplicativos apenas de fontes confiáveis, sempre ter uma cópia genuína do Windows instalada, entre outros. Se algumas das entradas ainda estiverem quebradas, restaurar o Registro do Windows a partir do backup é algo que pode solucionar o problema instantaneamente.
Q1) Tenho que executar uma instalação limpa se o Registro do Windows for corrompido?
A1) Normalmente, os métodos de solução de problemas explicados acima corrigem os problemas. No entanto, se o problema persistir, você pode tentar restaurar o Windows para os padrões de fábrica com ou sem remover seus arquivos pessoais. Isso pode ser feito acessando Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Restauração e, em seguida, clicando em Iniciar na seção Restaurar este Computador.
Q2) Posso fazer alterações no Registro do Windows?
A2) Uma resposta direta seria: “Sim, pode”. No entanto, você deve ser extremamente cauteloso ao modificar qualquer uma das entradas do Registro, pois mesmo uma única entrada errada pode tornar seu Windows permanentemente instável. Portanto, mesmo que você possa modificar o Registro, é altamente recomendável NÃO fazê-lo para evitar danos ao seu computador.
Q3) Posso usar o Registro do Windows de um computador em outro?
A3) Não pode. Não é possível fazer isso. Isso ocorre porque cada computador tem uma configuração diferente, dispositivos de diferentes fornecedores e diferentes tipos de RAM e processador. Quando o Windows é instalado, as entradas do Registro são criadas para funcionar de acordo com esse conjunto de hardware, e usar uma cópia do Registro de outro computador será incompatível.
Luís Santos
chief Editor