12/12/2022 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
Ao usar o Windows 10, o sistema operacional mais recente no momento da redação deste artigo, se você notar alguma inconsistência ou se seu computador de repente começar a se comportar de forma desagradável, a solução mais recomendada para corrigir o problema é usar o Verificador de Arquivos do Sistema. O Verificador de Arquivos do Sistema é um utilitário interno que pode ser executado a partir do Prompt de Comando usando o comando SFC com a opção /SCANNOW.
Quando você executa o SFC /SCANNOW, o comando verifica os arquivos do sistema em busca de erros ou corrupções e repara ou substitui os elementos problemáticos pelos novos conforme necessário, permitindo assim que o sistema operacional funcione sem problemas.
Embora a execução do SFC /SCANNOW corrija a maioria dos problemas que seu PC com Windows 10 pode encontrar, há casos em que até mesmo esse comando não é executado. Quando isso acontece, aparece uma mensagem dizendo: “A Proteção de Recursos do Windows não pôde executar a operação solicitada”.
Pode haver alguns motivos para que seu Windows 10 mostre essa mensagem na tela. Algumas das causas mais comuns estão listadas abaixo:
Considerando os motivos acima para o comando SFC não poder ser executado corretamente, a Microsoft recomenda algumas soluções. Depois que o problema for corrigido, você poderá executar o comando para se livrar do problema principal com o Windows 10.
Como se trata do Windows, pode não haver nenhuma solução específica para os problemas que ele encontra ao longo do tempo, e você deve tentar vários métodos de solução de problemas para corrigir o problema. Dito isto, para se livrar da mensagem de erro 'A Proteção de Recursos do Windows não pôde executar a operação solicitada', você pode tentar as sugestões listadas abaixo.
Nota: é recomendável que você tente cada solução na ordem em que são explicadas para resolver o problema com o mínimo de esforço:
Às vezes, o comando SFC pode não funcionar porque o Windows não conseguiu ler o arquivo *.exe do utilitário Verificador de Arquivos do Sistema. Isso pode acontecer devido a alguns problemas com a estrutura lógica do próprio disco rígido. Quando você executa o comando Disk Checker, o sistema operacional tenta reparar a estrutura corrompida, permitindo assim que o sistema operacional obtenha acesso ao arquivo SFC.
No entanto, para usar esta solução, você deve abrir a janela do Prompt de Comando com privilégios de administrador. O processo completo de usar o comando Disk Checker para se livrar da mensagem de erro em questão é dado abaixo:
Passo 1: abra o Prompt de Comando com privilégios de administrador
Digite CMD na caixa de pesquisa da Cortana na barra de tarefas, clique em Executar como administrador nos resultados que aparecem e clique em Sim na caixa de confirmação Controle de Conta de Usuário para concordar em abrir a janela do Prompt de Comando com privilégio de administrador.
Passo 2: Iniciar a execução do comando do verificador de disco
Digite CHKDSK /R na janela de comando, pressione Enter , digite Y e pressione Enter novamente para agendar o processo de verificação de disco na próxima inicialização do Windows.
Passo 3: Reinicie o computador
Feche a janela do Prompt de Comando e reinicie o PC. Aguarde enquanto o comando Disk Checker verifica sua unidade de disco rígido e detecta e corrige qualquer problema que possa ter. Depois que o Windows inicializar normalmente após a conclusão da verificação, tente executar o comando SFC /SCANNOW novamente.
O modo de segurança em um sistema operacional Windows é o estado em que apenas os serviços obrigatórios e os drivers de dispositivo são inicializados. Ao inicializar o Windows 10 no modo de segurança, você pode obter acesso a quase todos os arquivos do sistema. Caso contrário, isso não é possível quando o sistema operacional está sendo executado no modo normal.
Ao falar especificamente sobre o utilitário Verificador de Arquivos do Sistema, se ele for usado por qualquer outro aplicativo ou estiver em conflito com algum outro programa, é provável que ele seja executado corretamente quando o Windows estiver no modo de segurança, pois todos os outros elementos conflitantes podem não ser rodando em segundo plano.
Para iniciar o Windows 10 no modo de segurança, você pode seguir os passos abaixo:
Passo 1: Vá para a caixa de configuração do sistema
Digite MSCONFIG na caixa de pesquisa da Cortana na barra de tarefas e pressione Enter.
Passo 2: Inicialize o Windows no modo de segurança
Na caixa Configuração do sistema que se abre, vá para a guia Inicialização. Certifique-se de que o SO atual esteja selecionado na lista presente na seção superior da caixa (aplicável se você tiver dois ou mais sistemas operacionais instalados no PC), marque a caixa Reinicialização Segura na parte inferior, certifique-se de que o botão de Proporção Mínima está selecionado na lista disponível e clique em OK. Quando a caixa de confirmação aparecer, clique em Reiniciar. Depois que o Windows 10 for reinicializado no Modo de Segurança , tente executar o comando SFC /SCANNOW a partir daí e veja se funciona desta vez.
Esta solução requer que você inicialize o Windows na tela Opções avançadas de inicialização, abra o Prompt de Comando externamente e execute o Verificador de Arquivos do Sistema.
Todo o processo de como isso pode ser feito é explicado em detalhes abaixo:
Passo 1: Chegar à janela do Prompt de Comando externo
Ligue o computador e, quando o logotipo do Windows aparecer, pressione o botão Restaurar. Repita esse processo até que o sistema operacional entre no modo de reparo automático. Quando a próxima tela for exibida, clique em Opções Avançadas. Na tela Escolher uma opção , vá para Solução de problemas > Prompt de comando , clique no nome da conta na próxima tela, digite sua senha quando solicitado e clique em Continuar para iniciar a janela Prompt de comando externamente.
Passo 2: Execute o SFC em 'Mais Switches'
Na janela do Prompt de Comando, digite SFC /SCANNOW /OFFBOOTDIR=C:\ /OFFWINDIR=C:\WINDOWS e pressione Enter para executar o utilitário Verificador de Arquivos do Sistema a partir daqui.
Passo 3: Reinicie o Windows 10
Depois que o comando SFC concluir o processo de verificação e retificação, reinicie o PC e veja se o problema foi corrigido.
Embora os comandos SFC e CHKDSK sejam suficientes para corrigir qualquer problema que surja nos arquivos do sistema ou na unidade de disco rígido, respectivamente, as dicas fornecidas abaixo evitam que o problema ocorra:
O utilitário System File Checker pode ser executado a partir da interface de linha de comando usando o comando SFC /SCANNOW. Embora a ferramenta possa ser considerada um remédio para quase todos os problemas que o Windows encontra, às vezes até o SFC não funciona corretamente e você se depara com a mensagem de erro 'A Proteção de Recursos do Windows não pôde executar a operação solicitada'. Quando isso acontece, você pode executar o utilitário Disk Checker, executar o comando no modo de segurança ou abrir a janela do Prompt de Comando externamente e executar SFC /SCANNOW com as opções /OFFBOOTDIR=C:\ /OFFWINDIR=C:\WINDOWS de lá para corrigir o problema.
No entanto, é aconselhável manter o Windows e os drivers de dispositivo atualizados e o disco rígido otimizado para evitar que o problema ocorra.
Q1) Existe algum outro comando como SFC que eu possa usar se este falhar ao executar?
R1) O fato é que existem muitas maneiras alternativas de resolver os problemas que sua instância do Windows encontra. Essas soluções incluem redefinir o sistema operacional, executar a verificação de arquivos e reparar comandos usando o PowerShell, etc. A Microsoft recomenda o SFC como o primeiro passo para solucionar o problema devido o comando ser fácil de executar e poder fornecer a solução em um tempo comparativamente menor.
Q2) O que fazer se o comando SFC não for executado mesmo quando o Windows estiver sendo executado no modo de segurança?
R2) Como sugerido anteriormente, se a qualquer momento a ferramenta SFC não for executada de dentro do sistema operacional, você poderá abrir a janela do Prompt de Comando externamente após inicializar o Windows na tela Opções avançadas de inicialização e executar o comando a partir daí com as opções /OFFBOOTDIR=C:\ /OFFWINDIR=C:\WINDOWS. O comando completo deve ficar assim:
SFC /SCANNOW /OFFBOOTDIR=C:\ /OFFWINDIR=C:\WINDOWS
Q3) Tudo bem tentar outras soluções para corrigir o problema antes de solucionar os problemas com o próprio comando SFC?
R3) Claro que sim. Embora o comando SFC ofereça a solução mais segura e direta para todos os problemas que o Windows pode encontrar e é por isso que a Microsoft o recomenda, se você acredita que as outras soluções alternativas podem resolver o problema de maneira relativamente fácil e rápida, você pode usá-las.
Luís Santos
chief Editor