O que é RAID 5 – definição, uso, configuração, atualização e mais
RAID 5 significa Redundant Array of Independent Disks de Nível 5. Combina duas técnicas para armazenar dados em vários discos - Paridade e Distribuição de Disco para proteger os dados contra perda permanente se um dispositivo de armazenamento falhar.
Quer saber o que é RAID 5? Conectamos dispositivos de armazenamento como SSDs e unidades M2 aos nossos computadores para proteger nossos preciosos dados. Mas em caso de falha, perdemos nossos dados para sempre. Neste artigo, discutiremos uma técnica para manter os dados seguros, mesmo em caso de falha na unidade de armazenamento.
RAID significa "Redundant Array of Independent Disks", que é um método de armazenar os mesmos dados em várias unidades de disco ou SSDs para que possam ser recuperados com segurança se um dos dispositivos de armazenamento falhar permanentemente. Existem muitos níveis de RAID diferentes, e cada um lida com os dados e a matriz de armazenamento de forma diferente. O RAID 3 e RAID 4 usaram um único disco para salvar paridades. Em caso de falha, é impossível recuperar os dados. O RAID 5 solucionou este problema, pois a paridade é distribuída em múltiplos dispositivos de armazenamento nesta configuração.
Como funciona o RAID 5?
O RAID 5 combina duas técnicas para armazenar dados em vários discos: “Paridade” e “Striping de Disco”. Vamos entender como o RAID 5 funciona com base nesses princípios.
Paridade: É um valor usado para recuperar dados de outras unidades em que foram mantidos como cópia dos dados originais em caso de falha na mídia de armazenamento. A paridade é feita executando a operação XOR (OR exclusivo) nos dados a serem armazenados. Para uma proteção RAID com 3 discos, apenas 2 discos armazenarão a paridade.
Striping de Dados: É um método de armazenamento de dados na configuração RAID 5. Nesta técnica, os dados são divididos em segmentos lógicos consecutivos, e essas partes (que podem ser de um único arquivo) são armazenadas em diferentes dispositivos de armazenamento, como SSDs ou HDs. Em palavras mais simples, cada segmento de dados é chamado de strip, enquanto uma strip é uma coleção de várias strips.
Desempenho do RAID 5
Em termos de desempenho, o RAID 5 acabou sendo uma escolha adequada, pois a velocidade de gravação de dados desse sistema de armazenamento protegido era de mais ou menos 230 MBps, enquanto a velocidade de leitura era um pouco mais lenta, em torno de 195 MBps.
Para que serve o RAID 5?
O RAID 5 é frequentemente utilizado para armazenamento, pois oferece ótima capacidade e desempenho. Também é popular em aplicações que exigem alta disponibilidade, como servidores de banco de dados e armazenamento de informações do cliente no atendimento ao cliente. O RAID 5 também pode ser usado para fins de backup e recuperação.
Vantagens e desvantagens do RAID 5
Prós:
Nenhuma falha ocorre no método de proteção de dados RAID 5.
O tempo de gravação do RAID 5 é rápido.
Os mesmos dados são copiados em discos diferentes para que você possa recuperar dados do RAID 5 em caso de falha de disco.
A velocidade de gravação do RAID 5 é muito rápida, aproximadamente 230 MBps.
O RAID 5 é um sistema de armazenamento acessível.
Este mecanismo de armazenamento é mais seguro e mais rápido do que os mecanismos mais antigos.
Contras:
Os dados podem nunca se recuperar se dois ou mais discos com paridade estiverem fora de ordem.
A velocidade de leitura é mais lenta em torno de 195 MBps.
Parte 2. Como configurar o RAID 5?
Para configurar um sistema de armazenamento RAID nível 5, você precisa de pelo menos 3 SSDs ou unidades de disco no Windows 10. No entanto, o RAID 5 composto por 4 dispositivos de armazenamento é considerado melhor, pois possui alto desempenho e mais segurança de dados. Você pode configurar facilmente esse sistema de armazenamento usando o Windows Server.
Configuração do RAID 5 usando o Windows Server 2019
Pressione a tecla Windows (Winkey) no seu teclado (ou abra manualmente o Menu Iniciar) e digite “Gerenciamento do Computador”. Abra este aplicativo assim que encontrar ele.
Dentro da lista do painel esquerdo do aplicativo de gerenciamento do computador, haverá uma opção chamada “Gerenciamento de disco”, logo abaixo de “Armazenamento”. Clique nele no painel direito do aplicativo.
Será exibido um formulário dizendo “Inicializar Disco” com duas opções, MBR e GPT. Selecione a Opção GPT e pressione o botão “OK” porque o GPT é mais recente que o MBR.
Se os discos estiverem offline, clique com o botão direito do mouse nos nomes dos discos um por um para abrir um pequeno menu e selecione “Online”.
Depois que os discos offline estiverem online, você também precisará inicializá-los. Novamente, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer disco para abrir um pequeno menu e selecionar os discos a serem inicializados.
Exclua o “Disco 0” pois possui um servidor instalado e execute as seguintes operações nos demais discos ou SSDs.
Clique com o botão direito do mouse em qualquer disco, exceto “Disco 0” e escolha a opção “Converter em disco dinâmico”. Um pequeno formulário será exibido onde você deve selecionar os discos que deseja usar para configurar o RAID 5. Verifique esses discos, deixe o “Disco 0” e pressione o botão “OK”.
Clique com o botão direito do mouse em um dos discos dinâmicos e selecione a opção “Novo volume RAID 5”.
Uma configuração será exibida para criar seu sistema de armazenamento RAID 5. Clique em Avançar e “Adicionar” pelo menos 3 SSDs ou discos. Tente usar o espaço máximo, pois permitirá que seu servidor proteja mais dados.
Você não precisa alterar o tamanho ou o espaço de nenhum disco porque mais capacidade permitirá mais dados. Por isso, pressione o botão “Avançar”.
Atribua a letra da unidade ao novo volume RAID 5 e pressione o botão “Próximo”. Se você deseja montar na pasta NTFS vazia, selecione essa opção e escolha uma pasta.
Formate o novo volume RAID 5 usando NTFS, onde você também pode fornecer o rótulo do volume (nome do Array RAID 5), como RAID 5.
Marque a opção “Executar uma formatação rápida”, mas selecionando “Ativar compactação de arquivos e pastas” depende inteiramente de você, pois requer tempo para compactar e descompactar arquivos e pastas, tornando o sistema de armazenamento um pouco mais lento.
Pressione o botão “Próximo” e imprima ou anote as informações sobre o RAID 5 antes de pressionar o botão “Finalizar”.
Depois de pressionar o botão “Finalizar”, o RAID 5 será configurado, você pode esperar um pouco. O tempo para configurar o RAID 5 depende da capacidade e do número de discos. O status dos discos será “Ressincronizando”.
Após algum tempo, sua matriz RAID 5 estará pronta para armazenar seus dados essenciais. O status de disco “Saudável” em vez de “Não alocado” significa que o RAID 5 foi configurado com sucesso.
Parte 3. Como reconstruir uma matriz Raid 5 com falha [sem perda de dados]?
Existe uma chance muito pequena de que seu sistema de armazenamento RAID 5 falhe porque ele foi criado para armazenar dados preciosos sem falhar. E se falhar, felizmente, existe a opção de recuperar os dados perdidos (também conhecido como Regeneração).
Vamos ensiná-lo a reconstruir seu RAID 5 em caso de falha de disco. Você precisa entender que não perdeu seus dados porque seu SSD ou HD ficou com defeito. Você ainda pode recuperá-lo, pois o RAID 5 duplica (também conhecido como Redundância) em várias unidades.
Dicas antes de reconstruir a matriz RAID 5
Se você deseja reconstruir o RAID 5, como adicionar novas unidades para substituir as defeituosas, execute os seguintes passos:
Se você tiver uma grande empresa, organização ou instituto, faça pelo menos dois backups em um SSD ou HD separado ou externo para evitar qualquer perda de dados. Mesmo quando o disco falhar, seus dados ainda estarão lá. Portanto, não se preocupe em fazer dois backups.
Verifique se o backup pode ser restaurado usando mais de um método ou não. Se isso acontecer, então você está pronto para avançar.
Passos para reconstruir o RAID 5
Vá para o “Utilitário de gerenciamento de disco” clicando com o botão direito do mouse no ícone da barra de tarefas e selecionando Gerenciamento de disco. Aqui você poderá ver a mídia de armazenamento que falhou.
Faça um backup de todos os seus dados no volume RAID 5.
Desligue o dispositivo, desconecte o SSD ou HD corrompido do computador ou dispositivo e substitua por um novo.
Ligue o computador e vá para o “Gerenciador de dispositivos”.
Agora, usando o Utilitário de Gerenciamento de Disco, você precisa inicializar a unidade de disco ou SSD apenas clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Inicializar”.
Se o disco estiver offline, você precisa deixar o status online clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Online”.
Agora, clique com o botão direito do mouse no disco com falha e selecione a opção “Reparar Volume” no menu. Será exibido um formulário chamado “Reparar” onde você poderá escolher o disco e pressionar o botão “OK” para repará-lo.
Será exibido um aviso sobre o sistema operacional onde você pode pressionar o botão “Sim”, pois o sistema operacional está sempre no “Disco 0”.
Depois de executar os passos acima, o status de todas as unidades será alterado para “Ressincronizando” por algum tempo. Então espere até que fique como “Saudável”.
Parabéns! Seu RAID 5 está novamente online e reconstruído.
O que fazer se você perder dados após a reconstrução?
Você não perderá seus dados após a reconstrução, mas se você quiser realizar a tarefa de reconstrução de forma ideal, você deve fazer um ou dois backups de seus dados antes de reconstruir o RAID 5. Por outro lado, se mais discos falharam e você sofreu uma grave perda de dados, então considere o uso de um software de recuperação de dados RAID, como por exemplo o Wondershare Recoverit, para recuperar seus dados. Antes disso, leia um artigo sobre "Recuperação de Dados de Raid 5", pois você pode recuperar seus dados com mais facilidade, economizando seu precioso tempo.
Parte 4. Como atualizar unidades RAID 5?
Na maioria dos casos, os quatro discos de armazenamento não são suficientes para armazenar os dados, especialmente no caso de uma grande empresa ou instituto. Muitas vezes precisamos substituir nossos discos rígidos (HDs) lentos por discos de estado sólido (SSDs) rápidos e eficientes, pois eles têm mais tolerância a falhas do que as antigas mídias de armazenamento. Às vezes precisamos atualizar a partição para 64 bits ou aumentar o tamanho total do armazenamento. É aqui que a atualização desempenha um papel importante na melhoria de seu sistema de armazenamento RAID 5.
Método 1: Atualizar a unidade RAID 5 com espaço livre
Para alterar os tamanhos de partição de seus discos RAID 5, você pode usar a ferramenta de gerenciamento de partição AOMEI Partition Assistant e seguir os passos abaixo:
Primeiro, baixe e instale o AOMEI Partition Assistant gratuitamente e instale ele em seu computador ou notebook.
Depois, abra o aplicativo, e haverá uma opção no(s) disco(s) dizendo "Disco Dinâmico". Selecione e deixe os discos ficarem como dinâmicos.
Clique com o botão direito do mouse no disco e selecione a opção “Redimensionar/Deslocar volume” no menu.
Depois disso, será exibido um formulário onde você pode deslizar para cima para expandir o tamanho da partição ou inserir um valor calculado em GBs e pressionar o botão “OK”.
Para concluir a operação, clique no botão “Comprometer-se” na barra de ferramentas acima.
Um formulário aparecerá com todas as informações de particionamento onde você precisa clicar no botão “Continuar”.
Método 2: Atualizar a unidade RAID 5 com disco rígido grande
Se o seu array RAID 5 estiver ficando sem armazenamento e você quiser atualizá-lo adicionando um novo disco rígido grande, siga esta diretriz:
Desligue seu computador ou dispositivo e conecte o disco rígido grande ou SSD.
Em seguida, ligue ele novamente e abra o aplicativo AOMEI, e haverá uma opção no(s) disco(s) dizendo "Disco Dinâmico". Selecione e coloque o novo disco como dinâmico.
Selecione seu disco grande e no painel inferior esquerdo, chamado Wizard, clique na opção “Adicionar Unidade para RAID”.
Uma janela será exibida com seu volume RAID 5. Selecione e clique no botão “Avançar”.
Depois disso, verifique o nome do seu novo disco grande e pressione o botão “Concluir”.
No final, clique no botão “Comprometer-se” e seu RAID 5 será expandido e atualizado.
Parte 5. RAID 5 vs SHR: Qual é a diferença?
SHR significa Synology Hybrid Raid, um Sistema de Gerenciamento de Raid automatizado desenvolvido pela Synology. Ele é similar ao RAID 5. O RAID 5 permite que você tenha um disco rígido com integridade. O SHR também mantém a integridade dos dados, usando o mesmo princípio.
O RAID 5 é simples e fácil de gerenciar. O SHR é um Sistema de Gerenciamento RAID Linux, e a implantação do armazenamento é rápida e fácil. Além disso, este sistema de armazenamento tem uma capacidade e desempenho otimizado, e pode-se afirmar que o SHR supera as matrizes RAID tradicionais.
Este artigo é uma orientação fácil e excelente sobre o RAID 5. Além de explicitar os conceitos, também ensina a criar sua própria matriz de armazenamento RAID 5 usando seu sistema de computador. Incluímos os métodos de reconstrução de seu RAID 5 em caso de falha do disco. Você também recebeu informações sobre como atualizar o RAID 5 existente.
Luís Santos
chief Editor