12/12/2022 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
É bem conhecido que o Windows é um sistema operacional bastante instável, e você nunca sabe com qual mensagem de erro você seria recebido ao iniciar seu PC pela manhã, depois de trabalhar normalmente e desligá-lo corretamente na noite anterior.
Por exemplo, às vezes até o Gerenciador de Tarefas não abre. Embora o problema pareça bastante pequeno por natureza e, em muitos casos, uma simples reinicialização corrija o problema, se você tiver problemas para abrir o aplicativo mesmo após várias reinicializações, as seções a seguir o ajudarão a obter uma solução permanente.
Há momentos em que você precisa verificar quantas tarefas estão sendo executadas em primeiro plano e em segundo plano. Ou, em alguns casos, um aplicativo no qual você está trabalhando para de responder de repente e você precisa encerrar sua tarefa. Em qualquer situação, você deve abrir o Gerenciador de Tarefas, ou seja, de onde todas as instâncias ativas dos programas e serviços podem ser vistas e gerenciadas.
No entanto, às vezes você pode perceber que, ao tentar abrir o Gerenciador de Tarefas, ele falha ao iniciar. Algumas das razões comuns por trás desse comportamento estranho estão listadas abaixo:
Ao usar um computador Windows, se você tem o hábito de desligar o PC abruptamente, sem desligar o sistema operacional corretamente, os arquivos do sistema podem ser corrompidos com o tempo. Se, por acaso, qualquer arquivo errôneo estiver relacionado direta ou indiretamente ao Gerenciador de Tarefas, o aplicativo não será aberto.
Sempre que você cria uma nova conta de usuário do Windows e entra nela pela primeira vez, um novo perfil de usuário para essa conta é criado. Esse perfil contém todas as configurações e privilégios específicos do usuário e inicia uma instância separada de cada aplicativo integrado ou de terceiros quando inicializado. Se o perfil do usuário for corrompido, é provável que você não consiga usar o Gerenciador de Tarefas, pois o aplicativo não será aberto.
Como até mesmo o Gerenciador de Tarefas no Windows tem sua própria entrada de registro, se alguma informação relacionada ao aplicativo não estiver disponível no Registro do Windows, o Gerenciador de Tarefas não será inicializado.
Dependendo da causa do problema, pode haver algumas soluções relevantes. No entanto, como é bastante desafiador entender o motivo do problema, talvez seja necessário tentar cada sugestão uma a uma até que o problema seja corrigido. Alguns dos remédios mais fáceis e diretos que você pode tentar para fazer o Gerenciador de Tarefas funcionar novamente incluem:
O Verificador de arquivos do sistema é um utilitário integrado nos sistemas operacionais Windows que verifica e corrige quaisquer problemas que os arquivos do sistema possam ter. Se os arquivos forem irreparáveis, a ferramenta Verificador de arquivos do sistema os substituirá pelo novo. Para usar o Verificador de arquivos do sistema, você deve iniciá-lo a partir de uma janela de prompt de comando elevada, que é a instância da interface de linha de comando que possui todos os privilégios de administrador.
Você pode aprender como abrir uma janela de prompt de comando elevada e usar o utilitário Verificador de arquivos do sistema seguindo as instruções abaixo:
Etapa 1: iniciar a janela do prompt de comando elevado
Digite CMD na caixa de pesquisaCortana presente na barra de tarefas, clique em Executar como administradorno painel direito da lista de resultados e clique emSim na caixa de confirmação Controle de conta de usuáriopara abrir uma janela elevada de Prompt de comando. Como alternativa, você também pode clicar com o botão direito do mouse em Prompt de comando na lista de resultados e clicar em Executar como administradorno menu de contexto.
Etapa 2: execute o Verificador de arquivos do sistema
Na interface de linha de comando, digite SFC /SCANNOW e pressione Enter Aguarde enquanto o utilitário verifica, detecta e corrige quaisquer problemas com os arquivos do sistema.
Etapa 3: reinicie o Windows
Digite EXITna interface de linha de comando e pressione Enter para fechar a janela Prompt de comando . Agora, reinicie o Windows normalmente e deixe as alterações entrarem em vigor. Após a reinicialização bem-sucedida, tente abrir o Gerenciador de Tarefas novamente.
Caso o perfil de usuário esteja corrompido, você pode tentar criar uma nova conta de usuário, entrar nessa conta para permitir que o Windows gere um novo perfil de usuário e tentar abrir o Gerenciador de Tarefas a partir daí. Você pode criar uma conta da Microsoft que exija alguns detalhes pessoais, como uma ID de email e/ou um número de telefone diferente, ou pode tentar criar uma conta local se quiser apenas ver se o perfil do usuário está com defeito. Para esta ilustração, uma conta local é criada para simplificar.
Você pode aprender como criar uma nova conta de usuário local no Windows 10 seguindo as instruções abaixo:
Etapa 1: chegar à janela de contas
Vá para Iniciar> Configuraçõese clique no bloco Contas na caixa Configurações do Windows. Na próxima tela, clique em Família e outros usuários no painel de navegação à esquerda.
Etapa 2: criar uma nova conta local
Clique emAdicionar outra pessoa a este PCna seção Outros usuários. Na caixa Conta da Microsoft, clique em Não tenho as informações de login desta pessoa. Na próxima tela, clique em Adicionar um usuário sem uma conta da Microsoft Na tela Criar um usuário para este PC, preencha os campos com as informações relevantes e clique em Avançarpara criar uma nova conta de usuário local.
Etapa 3: fazer login na nova conta
Clique emIniciar e passe o mouse sobre o ícone Usuário. Em seguida, clique no nome do novo usuário que você criou na etapa anterior para entrar nessa conta sem sair da conta atual. Tente abrir o Gerenciador de Tarefas da nova conta.
Como o Registro do Windowsdesempenha um papel vital no funcionamento do sistema operacional, se a entrada apropriada do Gerenciador de Tarefas estiver ausente do Registro ou seu valor estiver definido incorretamente, o aplicativo não será aberto. Para corrigir isso, você deve criar uma nova entrada ou substituir o valor incorreto pelo correto. Para esta ilustração, supõe-se que a entrada está totalmente ausente.
Para saber como adicionar uma nova entrada do Registro do Windows para o Gerenciador de Tarefas, você pode seguir as instruções abaixo:
Modificar o Registro do Windows incorretamente pode fazer com que seu computador se comporte de forma inesperada ou fique permanentemente instável. O proprietário do site, o autor deste post ou qualquer outra pessoa direta ou indiretamente relacionada ao Wondershare NÃO será responsável por qualquer perda de dados ou danos causados ao seu PC se o Registro do Windows não for tratado adequadamente por você.
Passo 1: Acesse o Registro do Windows
Na caixa de pesquisa Cortana, digite REGEDIT e clique em Editor do Registro na lista de resultados. Clique em Sim na caixa de confirmação Controle de conta de usuáriopara abrir o console do Editor do Registro.
Etapa 2: adicionar uma nova chave de sistema
Observação: você pode pular esta etapa se a chave Sistema já estiver presente no Registro.
Na barra de navegação à esquerda do console, acesse:
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\Current Version\Policies
Em seguida, clique com o botão direito do mouse em Políticas, vá para Novo e clique em Chave. Renomeie a nova chave como System para criar uma nova chave System.
Etapa 3: adicionar um valor DWORD DisableTaskMgr
Observação: você pode pular esta etapa se o DWORD DisableTaskMgr já estiver presente no Registro.
Clique com o botão direito do mouse na chave Sistema que você criou na etapa anterior, vá para Novo e clique em Valor DWORD (32 bits). Renomeie o novo DWORD como DisableTaskMgr.
Etapa 4: configurar o valor de DWORD e reiniciar o Windows
Clique duas vezes no DWORD DisableTaskMgr na janela direita da chave Sistema e altere os Valores atuais para 0 se ainda não estiver configurado. Clique em OK para salvar as alterações, feche oRegistro do Windows e reinicie o computador para garantir que as alterações entrem em vigor.
Algumas dicas que podem ajudá-lo a evitar que esse problema surja em primeiro lugar estão listadas abaixo:
Pode haver muitas razões para o Gerenciador de Tarefas não abrir. Alguns dos mais comuns incluem arquivos de sistema defeituosos, perfil de usuário corrompido, entrada do Registro do Windows ausente ou configurada incorretamente, etc. Embora o problema possa ser corrigido de maneira simples e rápida usando alguns ajustes básicos, seria aconselhável tomar medidas de precaução, como verificação de vírus, instalação de aplicativos de fornecedores confiáveis, etc., para evitar que o problema surja.
Também é imperativo mencionar aqui que configurar o Registro do Windows incorretamente pode tornar seu computador permanentemente instável. Portanto, é altamente recomendável que você use essa solução apenas e somente se estiver confortável e tiver alguma experiência anterior no manuseio do Registro.
Q1) E se o Registro do Windows já tiver as entradas DisableTaskMgr ou System presentes nele?
A1) Se a chave do sistema já estiver presente, você poderá criar um novo valor DWORD DisableTaskMgr e alterar seus dados de valor para 0. Se o valor DWORD DisableTaskMgr também estiver predefinido, basta alterar seus dados de valor para 0.
P2) Posso criar uma nova conta da Microsoft com o mesmo ID de email e número de telefone em vez de uma conta local se meu perfil de usuário estiver corrompido?
A2) Sim, você pode. Para fazer isso, você deve primeiro converter sua conta atualmente ativa em uma conta local. Isso tornaria sua conta da Microsoft independente. Depois disso, você pode criar uma nova conta de usuário da Microsoft usando o mesmo ID. Tudo isso pode ser feito em Iniciar > Configurações > Contas.
P3) E se eu deixar o problema em paz e não me importar em corrigi-lo?
A3) Você pode fazer isso. No entanto, se você quiser encerrar uma tarefa em execução com força, não poderá abrir o Gerenciador de Tarefas.
Luís Santos
chief Editor