Faça uma recuperação de desastres do NAS

Como fazer uma Recuperação de Desastres NAS

Confrontando uma falha do sistema devido a um desastre? Você precisa de serviços de backup e recuperação de desastres. Ele iria ajudá-lo para backup gerenciado e recuperação de desastres. Este artigo o orientaria sobre soluções de backup e recuperação de desastres, precisamente sobre backup em nuvem e recuperação de desastres.

Wondershare Recoverit Authors

29/09/2022 • Arquivado para: Backup de dados • Soluções comprovadas

0

Olá, estou pensando em comprar um bay QNAP NAS de 2 ou 4, já que todos parecem falar muito bem deles. Tenho algumas perguntas paranóicas para ajudar com o meu pensamento. Sou um novato no RAID e tenho apenas um pouco de conhecimento prático no Linux. Minha principal preocupação é a rápida recuperação dos dados se o NAS (não os drives) falharem sem ser forçado a sair apressadamente e comprar outro NAS, idêntico.

Já ouvi, algumas vezes, que é mais seguro usar o software do que hardware RAID, pois no caso de todo o sistema falhar é mais simples, simplesmente, ler os discos em outra máquina ou usar um live-cd (ao invés de ter que comprar a mesma placa RAID novamente - este seria meu medo com algo como o Drobo). Estou me perguntando como isso se relaciona a um NAS da QNAP.

  1. Se um NAS da QNAP falhou e eu tirei os discos, eu posso montar/recuperar os dados facilmente usando, digamos, um Ubuntu live CD? Ou há algo proprietário/não usual sobre o sistema de arquivos? Se isso for possível, você pode me indicar algum guia sobre como isso seria feito?
  2. Do ponto de vista da recuperação de desastres, é mais fácil recuperar ao utilizar RAID 1 do que, digamos, RAID 5? Por exemplo, se um NAS RAID 1 QNAP de 2 discos falhar, e pelo menos um dos discos estiver intacto, eu seria capaz de, simplesmente, montar esse drive usando outra caixa Linux e apenas copiar os arquivos, ou é mais complexo do que isso?
  3. Se a resposta a (2) for sim (a recuperação RAID 1 é mais fácil), o QNAP 4-drive NAS suporta ter dois pares em RAID 1?

Assim como qualquer outro motivo de falha do sistema, a perda de dados devido a qualquer desastre requer uma solução para backup de dados e recuperação de desastres. Isso ajudaria a recuperar todos os dados valiosos com técnicas padrão para backup gerenciado e recuperação de desastres. Seja de qualquer fonte, ou seja, neste caso, backup em nuvem e recuperação de desastres, você pode realizar os procedimentos de recuperação de desastres de backup no armazenamento em nuvem para recuperar todos os dados, incluindo arquivos, pastas, documentos, sistemas de arquivos, mídia, clones de disco e as imagens de backup do sistema. Este artigo lhe fornecerá soluções práticas para executar a recuperação de desastres de backup nas nuvens.

Antes de seguir para qualquer solução prática para backup de dados e recuperação de desastres, vamos dar uma olhada no caso alvo deste artigo, ou seja, o backup de nuvens e recuperação de desastres. NAS significa armazenamento conectado à rede. É um sistema de armazenamento de arquivos composto de mais de uma mídia de armazenamento compartilhada entre os múltiplos dispositivos em uma penalidade da rede. Para acessar este espaço de armazenamento compartilhado, é necessário utilizar uma rede local (LAN) através de uma conexão Ethernet. O tipo de dados tratados pelo NAS são áudio, vídeo, websites, arquivos de texto e documentos do Microsoft Office. Como o NAS transporta múltiplos dispositivos de armazenamento, estes estão divididos em três categorias principais.

  1. NAS empresarial, como o nome indica, é para empresas de alto nível ou empresas que transportam um fluxo maciço de dados. Ele fornece acesso rápido junto com os potenciais de agrupamento NAS.
  2. O NAS Midmarket é para pequenas empresas que transportam um fluxo de dados até terabytes. Isto não pode ser submetido ao processo de agrupamento de dados.
  3. O NAS Desktop é para os empresários ou usuários domésticos.

Este artigo explicará as soluções para backup em nuvem e recuperação de desastres ou simplesmente o backup e recuperação de desastres quando seu dispositivo enfrenta um colapso do sistema devido a qualquer desastre potencial. Ele traz duas das soluções de software de backup de terceiros atuando como serviços de backup e recuperação de desastres. Aqui estão os tópicos que serão apresentados em detalhes.

Parte 1: Por que você precisa realizar uma Recuperação de Desastres NAS?

Como o NAS é um espaço de armazenamento compartilhado, retendo todos os dados para múltiplos dispositivos, assim, em caso de qualquer falha do sistema devido a desastres físicos, para evitar a perda de dados, pode-se realizar um processo de backup para proteger todos os dados deste espaço compartilhado. Ele pode atuar como um disco fonte para criar um backup. Mas por que você precisa realizar um backup NAS e recuperação de desastres? Aqui estão algumas das razões em potencial.

  1. Os dispositivos NAS não têm um equivalente a lixeira de reciclagem. Uma vez apagado um arquivo/pasta do NAS, ele seria, permanentemente, apagado. Assim, para evitar a exclusão acidental de arquivos/pastas importantes, você precisa criar um backup para os dados armazenados no NAS.
  2. Perda inesperada de dados pode ocorrer para usuários de NAS sem avisos. Sendo um ponto de dados compartilhado, qualquer erro em um dispositivo pode levar à perda de dados do NAS, antes mesmo de avisá-lo sobre o motivo. Acabaria em perda, permanente, de dados.

Parte 2: Como Recuperar dados do NAS?

Como mencionado anteriormente, para serviços de backup e recuperação de desastres, você precisa de soluções de backup de terceiros. Descobrindo o primeiro, é a recuperação de dados Recoverit. O software o ajudaria a passar pelo processo de backup e recuperação de desastres para recuperar mais de 1000 formatos de arquivo disponíveis. Usando o software, você pode recuperar os dados perdidos do disco rígido, da área de trabalho, da lixeira, de dispositivos externos, e até mesmo de um computador travado. A solução de software ajuda a restaurar todos os dados através de varredura em modos, ou seja, varredura profunda ou varredura geral.

Veja aqui como você pode usar o software para backup de dados e recuperação de desastres.

Passo 1:Inicie o processo com o download e depois instale o software em seu dispositivo. Neste caso, você estaria baixando e instalando o software no dispositivo atuando como um administrador.

Passo 2:Inicie o software em seu dispositivo. Você também pode pesquisar o software na barra de busca se ele não estiver presente na área de trabalho.

rode-recoverit

Passo 3:Agora, na interface principal do software, você tem que selecionar um determinado local de onde perdeu dados. Selecione a opção de unidade externa para identificar o NAS em opções. Clique em iniciar para continuar

recoverit-interface

Passo 4:O software será submetido ao processo de escaneamento. Em um modo de varredura geral, o software irá recuperar todos os arquivos perdidos do dispositivo. Uma vez concluída a varredura, todos os arquivos seriam visualizados na tela.

operações-durante-scaneamento

Passo 5:Pré-visualize todos os arquivos um a um e selecione os que deseja recuperar. Recuperar os suportes de recuperação de dados para visualizar todos os tipos de arquivos, tais como imagens, vídeos, áudios, e-mails do Outlook, documentos e muito mais. Clique em recuperação para continuar.

Filtro-de-arquivos

Fotos-prévias-recuperadas

Ao concluir o processo de recuperação, você tem que selecionar um local para salvar os dados recuperados. Evite salvá-lo no local, de onde antes estava perdido.


Parte 3: Como fazer backup de seus dispositivos NAS?

Outra solução de backup e recuperação de desastres é um software de backup de terceiros que ajuda a recuperar todos os dados perdidos. O AOMEI backupper standard é um software de backup de alto nível que criaria um backup para seus dados, ou seja, imagem do sistema ou imagem de disco em um piscar de olhos.

Aqui está o procedimento passo a passo para usar o software para backup e recuperação de desastres.

Passo 1:Desde o início do processo de backup e recuperação de desastres, primeiro baixe e depois instale o software em seu dispositivo.

Passo 2:Inicie o software na interface principal e selecione a opção de backup seguido pela seleção de sincronização de arquivos.

selecionar-arquivo-backup

Passo 3:No menu de backup de arquivo, selecione um arquivo específico ou você pode adicionar uma pasta.

arquivo-backup-adicionar-pastas-arquivos

Passo 4:Na janela pop-up, selecione share/NAS e, em seguida, selecione adicionar a localização da rede. Digite o endereço IP na caixa e clique em ok para continuar.

Passo 5:Agora, selecione o caminho de destino, ou seja, a unidade para salvar os dados copiados/recuperados. Clique em Iniciar backup ou continuar.

arquivo-backup-iniciar-backup

Uma vez concluído o processo, os dados do NAS serão copiados e salvos para evitar a perda de dados. Para criar backups regulares para seu armazenamento NAS, você pode processar a opção de backup programado do software.


Parte 4: Dicas simples para prevenir o desastre de dados

Além de todas as úteis soluções de software de terceiros para backup gerenciado e recuperação de desastres, aqui mencionadas estão algumas das dicas úteis para prevenir a crise de desastres de dados.

  1. Quando você usa Wi-Fi público, tudo é de conhecimento público. Isto pode tornar seus dados propensos a ataques de vírus ou malware que levam a falhas no sistema e, em última instância, à perda de dados.
  2. Os pontos de conexão são encontrados em laptops e não estão seguros. Para armazenar dados em espaço de armazenamento compartilhado como NAS, você tem que criar pontos de conexão seguros.
  3. Nem sempre é bom compartilhar. Embora o NAS aja como um bom meio de compartilhar dados entre vários dispositivos, ainda assim qualquer falha ou falha em um dispositivo pode levar à perda de dados, facilmente.
  4. O armazenamento de dados nem sempre significa que eles são armazenados com segurança. Você precisa criar verificações de segurança particulares junto com backups regulares para evitar qualquer perda potencial de dados.

Portanto, o uso do NAS (armazenamento conectado à rede) para armazenar os dados em um ponto compartilhado não é um meio seguro. Como você está usando a LAN via conexão Ethernet para acessar dados através de múltiplos dispositivos, qualquer ataque de vírus ou malware ou qualquer outro desastre físico pode levar à perda permanente de dados. Para evitar esta situação, você precisa de serviços de backup e recuperação de desastres. Este artigo explicou todas as razões viáveis para a criação de um backup para NAS. Duas das soluções de software de backup e recuperação de terceiros são discutidas no artigo. O número um é a Recuperação de dados para recuperar todos os dados perdidos em três etapas, ou seja, localizar, escanear e recuperar. O segundo é o padrão de backup AOMEI para criar um backup para NAS para evitar a perda de dados.

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Backup de Cloud > Como fazer uma Recuperação de Desastres NAS