O pacote Microsoft Office oferece programas que são usados por milhões de usuários diariamente, que desfrutam de uma ampla gama de softwares que os ajuda a realizar tarefas de automação de escritório, como design, redação, bancos de dados, etc. e que precisam de backup, pois o fato é que, se acidentalmente perdidos ou excluídos, isso pode resultar em uma dor de cabeça. Aqui você verá várias alternativas de como fazer um backup para que todos os seus arquivos do Office fiquem seguros e sem risco de serem excluídos, mesmo se você formatar o disco rígido.
Faça o backup do Microsoft Office antes de reformatar o disco rígido
P: Meu disco rígido não está funcionando corretamente e preciso fazer backup de muitos arquivos do Microsoft Office. Quais são as maneiras de se fazer um backup?
A maioria dos usuários não está acostumada a fazer backup de seus arquivos porque não é uma prática comum e eles depositam sua confiança no disco onde as informações são armazenadas, o que é compreensível porque este tipo de dispositivo tem uma vida útil de alguns anos. Por outro lado, eles esquecem que os discos rígidos podem falhar a qualquer momento devido a vários fatores, por isso é altamente recomendável ter o costume de fazer backup de todos os seus arquivos, incluindo arquivos do Microsoft Office.
Por que você precisa fazer backup do Microsoft Office?
- Segurança: ter um backup de seus documentos do Microsoft Office automaticamente permite que você não se preocupe com o que pode acontecer com seus arquivos originais; ter uma cópia deles dá a você uma margem de erro no caso de você excluí-los por engano, ou eles se corromper.
- Portabilidade: caso você faça backup de seus arquivos do Microsoft Office na memória flash ou mesmo em um disco, permite transportá-los para qualquer outro computador ou mantê-los em seu disco rígido, caso atualize seu computador.
- Praticidade: se você executar um backup online (geralmente em serviços "nuvens"), manterá seus documentos atualizados e com backup sem a necessidade de um dispositivo extra, o que o livra de ter que cuidar desse gadget e não ter que se preocupar com a possibilidade dele falhar. O único detalhe é que este tipo de serviço tem limite de armazenamento, se precisar de mais espaço, normalmente é cobrado um aluguel mensal fixo.
Como fazer backup do Microsoft Office antes de reformatar o disco rígido?
Se você precisar formatar seu disco rígido, seus documentos do Microsoft Office podem ser a principal preocupação, pois serão excluídos após a conclusão do processo, portanto, você precisa fazer um backup. A seguir, mencionarei os diferentes backups que você pode fazer para que seus documentos do Word, Excel, Access, PowerPoint e o restante dos aplicativos do Microsoft Office estejam seguros:
- Backup em um dispositivo de armazenamento: Você pode fazer o backup em uma unidade flash, unidade de estado sólido ou qualquer outro dispositivo de armazenamento que não seja o seu disco rígido. Isso acaba sendo bastante prático e tudo o que você precisa fazer é copiar e colar todos os seus arquivos na unidade correspondente.
- Crie uma partição em seu disco rígido: Se você formatar seu disco rígido, todas as suas informações serão perdidas; entretanto, se você fizer uma partição, nela poderá enviar seus documentos para que sejam armazenados nela. Desta forma, ao formatar o seu dispositivo, apenas as informações da partição original (onde está instalado o sistema operacional) serão perdidas, mas os dados das demais partições ficarão intactos. Vale ressaltar que, se o disco rígido estiver danificado, neste caso, todas as informações, independentemente de onde se encontrem, podem ser perdidas ou afetadas.
- Use um software ou plataforma de armazenamento online ("nuvem"): Existem algumas plataformas e softwares online que permitem manter seus arquivos em backup. O Microsoft Office tem "One Drive", que oferece até 5 GB de armazenamento gratuito. Se precisar de mais espaço, você terá que cobrir uma taxa mensal ou anual para que seus arquivos sejam mantidos na plataforma.
- Time Machine (somente para usuários Mac): É um dispositivo que faz backup automático em discos externos. O backup é feito a cada hora, diariamente ou semanalmente, dependendo do conforto e das necessidades do usuário.
- NAS (Network-attach Storage): É um servidor que faz backups de arquivos em redes compartilhadas, o que é extremamente prático e confiável em locais onde você trabalha com vários computadores e precisa de um banco de dados do que você trabalha. Este dispositivo é comum em empresas e escritórios, embora progressivamente tenha se tornado mais popular em residências com home office.
- Software especializado: O UBackit é uma ferramenta que o ajudará a fazer backups com eficiência e facilidade. Sua interface de usuário é extremamente dinâmica e intuitiva, para que você possa fazer backup de qualquer tipo de informação com apenas alguns cliques. A seguir, mostrarei como fazer backup de uma pasta usando este software.
Faça backup do Microsoft Office antes de reformatar o disco rígido no Windows 10
Etapa 1 Iniciar o Wondershare UBackit
Etapa 2 Selecione a pasta do Microsoft Office no disco rígido
Etapa 3 Escolha o destino do backup
Etapa 4 Definir backup automático
Você pode optar por fazer backup do software Microsoft Office diariamente, semanalmente, mensalmente ou até mesmo sem parar.
Etapa 5 Inicie o processo de backup
Dicas da estratégia de backup de dados 3-2-1
Embora sejam confiáveis, nenhum método de armazenamento é 100% seguro, pois podem surgir falhas técnicas ou falhas do computador, deixando seus arquivos em risco. A seguir, mencionarei uma estratégia que o ajudará muito a manter todas as suas informações seguras, chamada de "Dicas 3-2-1 Estratégia de backup de dados" e direi do que se trata.
- Crie três cópias de seus dados para que nenhum evento possa apagar tudo: Fazer três backups de seus documentos do Microsoft Office parece um exagero, mas suponha que você perca a unidade flash onde salvou suas informações e seu disco rígido não funciona mais. Você deve estar ciente que três backups é o recomendado, pois no caso de um evento infeliz, suas informações não serão afetadas.
- Salve-os em dois formatos diferentes, como uma unidade interna e uma mídia externa (disco, USB, nuvem, etc.): É importante usar uma opção de backup diferente e independente, um exemplo prático seria salvar seus arquivos em um flash memória, em um disco rígido externo e na "nuvem". Desta forma, se algo inesperado ocorrer, é praticamente impossível que todos os seus backups sejam perdidos.
- Mantenha uma cópia fora do local para se proteger contra desastres físicos como roubo, incêndio ou inundação: é importante observar que acidentes e desastres podem ocorrer. Você não precisa imaginar o pior cenário possível, muitas vezes, as pessoas perdem suas informações quando derramam um copo d'água em seus computadores ou usam seu computador durante uma tempestade. Variações de tensão ou cortes repentinos de energia podem danificar irreversivelmente o disco rígido ou outros componentes do computador. É para esse tipo de situação que é aconselhável ter um plano B. Fazer backup de seus arquivos esporadicamente em pen drives ou na nuvem é uma excelente forma de evitar a perda de informações e é sempre aconselhável.
Conclusão
Formatar uma unidade é uma excelente forma de manter o bom funcionamento do seu computador, mas você deve lembrar que este processo excluirá todas as informações nela armazenadas, e portanto você deve fazer um backup das suas informações antes de realizar este processo. O backup de suas informações é bastante simples e você pode fazer isso de várias maneiras, porém, usando um software especializado como o Wondershare UBackit você poderá agendar processos de backup automático para as pastas que desejar, minimizando o risco de perda de informações e corrupção de dados, enquanto mantém suas informações bem organizadas.
Backup de Dados
- Backup de Computador
- Backup de Disco Rígido
- Backup de Mac
Luís Santos
chief Editor