29/09/2022 • Arquivado para: Backup de dados • Soluções comprovadas
É sempre aconselhável ter uma cópia de backup das informações com as quais você trabalha, no entanto, os backups geralmente ocupam muito espaço e, dependendo da quantidade de informações que você precisa fazer backup, pode ser inviável usar mídia de armazenamento externa para armazenar seus backups. Como os discos externos costumam ser bem mais caros que os discos convencionais e os serviços de armazenamento em nuvem costumam cobrar taxas para expandir a capacidade de armazenamento do seu serviço. Por outro lado, as redes permitirão que você use o espaço disponível de outros computadores conectados à mesma rede de forma remota e gratuita.
P: O disco rígido do meu laptop está falhando e eu gostaria de fazer backup das minhas informações em outro computador. Existe uma maneira de fazer backup das minhas informações com o Windows 10 em uma unidade de rede?
Existem vários métodos que você pode usar para fazer backup de suas informações em uma unidade de rede. Você pode usar o Histórico de Arquivos para fazer backup de suas informações ou até mesmo a ferramenta Backup e Restauração. Ambos os métodos são eficazes e gratuitos, no entanto, se você deseja personalizar os processos de backup, pode usar ferramentas de backup profissionais. Neste post, falarei sobre cada um desses métodos e mostrarei como usá-los passo a passo.
O Windows possui ferramentas que facilitam muito o gerenciamento de redes, dessa forma você pode acessar dispositivos, pastas ou discos que estão conectados à rede remotamente. Este utilitário é comumente usado para usar impressoras ou scanners remotamente, no entanto, uma rede pode ser usada para facilitar a transferência de dados de um computador para outro, tornando extremamente fácil e versátil fazer backup ou compartilhar suas informações.
Back up and Restore é uma herramienta nativa do Windows 7, sem embargo, esta herramienta está disponível no Windows 10. Back up and Restore permite realizar respaldos do Sistema Operativo, suas configurações e carpetes, criando uma imagem de recuperação do sistema.
Passo 1: Ir para a seção de upload
Você pode encontrar esta sessão no painel de configurações a esquerda.
Passo 2: Clique em "Vá para backup e restauração (Windows 7)"
Para acessar a ferramenta de backup e restauração (Windows 7), você deve clicar no seu letreiro que está na parte inferior da tela.
Passo 3: Vá para "Configurar backup"
Dentro da sessão "Backup e restauração", clique na opção "Configurar backup".
Passo 4: Clique em "Salvar em uma rede..."
Aqui você deve clicar no botão "Salvar em uma rede ..." um botão que está localizado no lado direito da janela
Etapa 5: selecione o local da rede
Para selecionar a localização da rede, você deve clicar no botão "Procurar...", então uma janela pop-up será exibida, aqui você pode navegar manualmente e selecionar a pasta específica onde deseja armazenar o backup.
Passo 6: insira as credenciais de rede
Na parte inferior da janela, você verá algumas caixas, aqui você deve inserir o nome de usuário e a senha de uma conta de usuário na máquina de destino. Em seguida, clique em "Ok".
Etapa 7: selecione a unidade
Depois de adicionar corretamente o local de rede, ele deve ser exibido nos locais de backup disponíveis. Em caso afirmativo, certifique-se de que está selecionado e clique em “Next”.
Etapa 8: personalize seu backup
Agora você pode escolher entre um backup completo ou um backup personalizado, pode escolher manualmente as pastas ou unidades que deseja fazer backup. Depois de decidir e selecionar a opção que julgar necessária, clique em "Avançar"
Passo 9: Confirme o processo
Agora, tudo o que você precisa fazer é clicar em "Salvar configurações e executar backup". Em seguida, o processo será iniciado automaticamente.
Passo 1: Clique em "Restaurar meus arquivos"
Volte para a seção "Fazer backup e restauração (Windows 7). Aqui você pode escolher entre restaurar seus arquivos ou restauração as configurações do sistema. Clique na opção que achar necessário.
O histórico de arquivos do Windows permite que você crie cópias de backup de seus arquivos e pastas em qualquer outro dispositivo de armazenamento. A ferramenta é muito fácil de usar e permite agendar backups automáticos e personalizar a seleção de pastas que serão copiadas. Dessa forma, você pode fazer backup de suas informações em uma rede com grande facilidade e restaurar as informações, basta copiar os arquivos de volta para o local original.
A seguir, mostrarei como fazê-lo passo a passo.
Passo 1: Ir para a seção de upload
Na seção Configurações, vá para a categoria "Backup". Uma vez lá, clique no rótulo "Mais opções"
Etapa 2: vá para "configurações avançadas"
Depois de acessar a seção "Mais opções", você verá algumas opções listadas. Clique em "Ver configurações avançadas"
Etapa 3: selecione uma unidade
Depois de clicar em "Ver configurações avançadas", uma janela será exibida com um resumo do status da configuração atual do seu Histórico de arquivos. Clique em “Selecionar uma unidade”, esta opção está localizada no lado esquerdo da janela.
Etapa 4: adicionar o local de rede
Na janela de seleção de unidades, você verá uma opção que permitirá adicionar novos locais de rede à sua lista de unidades disponíveis. Clique em "Adicionar local de rede" e selecione a pasta de rede que deseja usar para armazenar seus backups. (Observe que a rede solicitará suas credenciais de acesso).
Etapa 5: confirme as configurações
Verifique se o local está correto e se há espaço disponível suficiente para armazenar seus arquivos de backup. Em seguida, clique em "Ok".
Etapa 6: ativar
Depois de confirmar o local onde deseja armazenar seus backups, você verá novamente o resumo do status atual do sistema de backup do Histórico de arquivos. No lado esquerdo da janela, você verá algumas opções que permitirão personalizar alguns recursos e até agendar o processo de backup automático.
Os métodos acima servem ao seu propósito de forma eficiente, no entanto, fazer backup das informações do seu computador é uma tarefa muito importante e os métodos mencionados acima podem não ser eficazes o suficiente para fazer backup das suas informações. Por esse motivo, é recomendável usar um software de backup de dados profissional. AOMEI Backupper é uma excelente ferramenta que permite automatizar os processos de backup e personalizá-los com total liberdade.
Abaixo, mostrarei como usá-lo.
Passo 1: Vá para "Backup do Sistema"
Depois de instalar e abrir o software, vá para a seção Backup e clique em "Backup do Sistema", lembre-se de que esta opção criará uma imagem do seu sistema operacional, com a qual você poderá recuperar facilmente suas configurações e arquivos, no entanto, Se preferir fazer backup apenas de uma ou mais pastas, você pode escolher "File Backup". As demais etapas continuarão sendo úteis.
Etapa 2: selecione o local de destino
A parte superior da janela mostrará os arquivos dos quais será feito o backup, enquanto na parte inferior você terá que escolher a pasta de destino. Para escolher um local de rede, você deve clicar na seta para abrir o menu suspenso e clicar na opção "Selecionar um local de rede".
Passo 3: insira as credenciais de rede
Depois de clicar em "selecionar um local de rede", uma janela pop-up será exibida, onde você poderá inserir o nome ou o endereço IP da rede. Depois de inserir o endereço e a senha (se solicitado), clique em "OK"
Passo 4: Agendar
Antes de finalizar o processo, clique no ícone do relógio para abrir as opçoes de agendamento. Nesta janela, você pode personalizar o agendamento de backup automático por dia, semana, mês, ano ou ainda manter a sincronização em tempo real. Desta forma, ao efetuar qualquer alteração nas informações, a cópia de segurança será atualizada automaticamente. Assim que terminar. Clique em "Ok"
Passo 5: Finalizar o processo
Depois que tudo estiver configurado corretamente, clique em "Iniciar backup" e o AOMEI Backupper cuidará do resto.
Como você deve ter notado, o Windows possui ferramentas que permitem que você use uma unidade de rede para armazenar seus backups, quer você decida criar uma imagem ou apenas fazer backup de pastas específicas, é uma ótima maneira de manter suas informações sempre com backup gratuito sem pagando taxas mensais de armazenamento em nuvem ou carregando um disco externo com você, também, com a ajuda do AOMEI Backupper, você pode otimizar e automatizar qualquer processo de backup com grande facilidade.
Luís Santos
chief Editor