Por que usar bug para descrever uma falha em um programa de computador

Você sabe por que as pessosa usam bug para descrever brechas no sistema operacional ou nos programas de computador?

Bugs! Você já se perguntou por que erros ou falhas em programas de computador ou sistema operacional são chamados de bugs? Quando surgiu o termo bug? Leia isto para encontrar respostas

Wondershare Recoverit Authors

12/12/2022 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas

0

No mundo tecnológico de hoje, a maioria de nós usa um computador e encontrou a palavra "bug" pelo menos uma vez em nossas vidas. Seja um malware ou uma falha técnica, isso é chamado de bug. Também denominado como um bug de software ou bug de computador, é onipresente no mundo de TI.

Mas, você já se perguntou por que é chamado de bug ou nada mais? Quem cunhou o termo "bug"? Primeiras coisas, primeiro! A palavra "bugs" existe desde a invenção do software e do computador.

Então, se você quer saber por que "bug" é o termo para se referir a todos os tipos de brechas em programas de computador, continue lendo:

Parte 1: O que é um bug de computador?

 bug de computador

Formalmente, um bug de computador é definido como:

Um erro, falha ou defeito em qualquer software de computador ou sistema de hardware. Isso resulta em resultados inesperados e indesejados, fazendo com que o sistema se comporte de forma estranha. Simplificando, é qualquer falha no sistema do computador que o impede de realizar o que se destina a fazer.

A maioria dos bugs ocorre devido a erros causados pelos desenvolvedores ao criar o código ou o design. Pode haver erros nos componentes ou sistemas operacionais usados pelo programa em questão.

Alguns bugs podem resultar de erros na tradução entre idiomas, resultando em código ilegível ou incorreto. Pode ser um bug sutil ou pode resultar em uma falha ou congelamento do sistema. Alguns bugs podem causar problemas de segurança e permitir que usuários mal intencionados obtenham acesso não autorizado ao seu sistema.

Nota importante: vírus de computador não são bugs. Os vírus podem se replicar, mas os bugs não.


Parte 2: Evoluçao do termo BUG

O termo "bug do computador" pode ser uma palavra relativamente nova. Mas, tem sido usado no mundo formal da engenharia há muito tempo. O conceito pode remontar a 1843, quando Ada Lovelace, uma matemática e escritora inglesa no Reino Unido, se referiu a cartões de programa problemáticos no mecanismo analítico de Charles Babbage. Lovelace falou sobre pedidos errados realizados pelo mecanismo analítico, chamados de cartões, não de bugs.

O primeiro uso registrado da palavra "bug" vem de Thomas Edison. Em uma carta ele escreveu em 1878 a um associado, ele escreveu: "encontrei um bug no meu aparelho de telefones."

primeiro bug de computador do mundo

Em novembro do mesmo ano, Edison escreveu a Theodore Puskas: "essa coisa dá bugs - como essas pequenas falhas são chamadas".

Então, como vemos muito antes do cenário de computadores começar a usar o termo bug, era bastante comum em sistemas mecânicos. Engenheiros e técnicos usariam o termo para descrever erros e falhas.

Mas, o falecido e grande Isaac Asimov é provavelmente quem tornou o termo "bug" popular no público em geral. Ele usou a palavra em 1944 para se referir a problemas com um robô. O escritor e professor americano escreveu: "U.S. robôs tinham muitos bugs de vários robôs usados para testes de campo."

De acordo com a biblioteca digital da ACM, a palavra também apareceu em três diferentes jornais oficiais de 1952. Em seguida, a palavra "debug" também apareceu na era da informática. Em 1963, as palavras "bug" e "debug" tornaram-se muito comuns e foram mencionadas manualmente no Compatible Time-Sharing System (CTSS). Os termos foram usados sem qualquer grande tentativa de explicar seu significado.


Parte 3: O primeiro bug de computador

Alegadamente, diz-se que o primeiro uso da palavra "bug" para computadores foi registrado em 9 de setembro de 1947. Curiosamente, era uma mariposa da vida real preservada atrás de uma fita adesiva no diário de bordo das máquinas.

No mesmo dia, uma importante engenheira de computação, Grace Hopper, encontrou um erro no Mark II de uma mariposa morta. Ele cuidadosamente removeu e gravou a inspeção no diário de bordo.

diário de bordo com bug do computador

O termo bug de computador foi usado para descrever esse evento em particular. Embora os operadores do Harvard Mark II não tenham introduzido o termo "bug", o inicidente certamente não contribuiu para sua popularidade.

Como resultado, a palavra "bug" tornou-se um termo geralmente usado para descrever quaisquer falhas ou erros em um programa de computador.


Parte 4: Tipos de bugs de computador

Existem diferentes tipos de bugs do computador categorizados da seguinte forma:

erros no programa de computador

Erro de sintaxe: este erro ocorre no código fonte de um código de software. Ele impede que o programa execute sua função pretendida, comprometendo sua compilação. O erro de sintaxe é bastante comum e ocorre quando alguns caracteres estão ausentes ou incorretos na codificação. Na maioria das vezes, a compilação de programas indica o ponto de erro, permitindo que os programadores o corrijam rapidamente.

Erro funcional: esse erro amplo ocorre quando o software não se comporta conforme o esperado. Por exemplo, quando você clica no botão "Salvar" e os dados não são salvos, é um exemplo de erro funcional. Os testadores de software geralmente identificam o motivo por trás desses erros e os reclassificam em diferentes categorias de bugs de computador.

Erro de cálculo: sempre que o software retorna um valor errado, seja para o usuário final ou outro programa, é chamado de erro de cálculo. Algumas razões por trás desse tipo de erro estão usando o algorítmo errado, tipo de dados incoompatível e entrega incorreta do valor.

Bug de integração no nível do sistema: esse tipo de bug ocorre quando alguns softwares interagem incorretamente. Na maioria das vezes, dois conjuntos de códigos são desenvolvidos por indivíduos diferentes. Um alto nível de integração e interpretação é necessário para que esses conjuntos interajam adequadamente. Caso contrário, ocorrerão erros de integração no nível do sistema.

Bugs de nível de unidade: uma vez que o software foi programado, os codificadores veem como ele funciona com a ajuda de testes de unidade. Nesse processo, os codificadores testam pequenas seções de código lógicas para verificar se ele funciona conforme o esperado. Nesta fase, vários bugs de hardware, bugs de lógica e erros de cálculo são descobertos.

Além destes, existem muitos outros tipos de bugs de computador conhecidos e desconhecidos.

Conclusão

Como você vê, a história e a evolução do bug do computador é bastante interessante. Ao mesmo tempo, pode ser um pouco confuso também. Isso porque, como mencionado acima, o termo "bug" surgiu antes de ser usado na indústria de computadores. Reivindicações e relatórios históricos sustentam que o termo era comum na indústria de engenharia mecânica.

Para concluir, podemos dizer que o termo "bug de computador" foi cunhado no final do século 18. Existem diferentes tipos de bugs de software e hardware. Muitos ainda não foram descobertos. Independentemente do que sejam, os bugs têm sérias implicações para os programas associados. Portanto, eles devem ser identificados e corrigidos em tempo hábil.

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Dicas de HD > Você sabe por que as pessosa usam bug para descrever brechas no sistema operacional ou nos programas de computador?