Como Corrigir Acesso Negado a Unidade USB no Windows

Saiba Como Corrigir Acesso Negado a Unidade USB no Windows

Por que o erro "Acesso Negado" aparece no Windows 10 quando se tenta acessar um dispositivo USB? Neste Post vou explicar tudo o que você precisa saber sobre este assunto e como corrigir isso em apenas alguns minutos.

Wondershare Recoverit Authors

25/01/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas

0

O erro de "Acesso negado" ocorre quando o Windows não consegue acessar o conteúdo de uma unidade de armazenamento e isso pode ser devido a vários motivos. Felizmente, esse erro costuma ser fácil de corrigir. Nesse Post explicarei tudo sobre esse erro detalhadamente para que você possa diagnosticar a origem do problema e ao mesmo tempo te ensinarei como resolver com passo a passo.

Parte 1: Métodos para Corrigir o Acesso Negado à Unidade USB no Windows

Pergunta: Tenho informações de backup armazenadas em uma unidade USB, mas ontem percebi que o Windows não permite que eu acesse a unidade. Existe alguma maneira de corrigir esse problema?

O erro "Local não acessível, acesso negado" pode aparecer quando um dispositivo de armazenamento, externo ou não, restringiu as permissões de leitura ou gravação. Isso pode ser resultado da configuração do usuário ou também pode ser causado por um erro nas informações que constituem o sistema de arquivos da unidade, por isso, o primeiro passo para resolver este problema deve ser identificar a origem do problema.

Para identificar a origem do problema, você deve seguir alguns passos para poder descartar possíveis problemas um por um.


Parte 2: Quais são os Fatores do Pen Drive Não Estar Acessível?

Como mencionei antes, um Pen Drive pode estar inacessível por vários motivos e, para identificar a origem do problema, é aconselhável considerar os seguintes fatores.

1. O Pen Drive foi Removido Inadequadamente: Quando um dispositivo de armazenamento removível é removido incorretamente, isso pode resultar em perda ou corrupção de dados porque o sistema operacional pode ter deixado os processos de leitura ou gravação de dados inacabados.

A informação digital é composta de bits e estes, por sua vez, são compostos de números binários. Bastaria omitir ou errar um único dígito para que a integridade da informação fique corrompida. Como você pode imaginar, esse problema pode não afetar apenas os arquivos armazenados em uma unidade de armazenamento, mas também pode danificar a integridade do sistema de arquivos do dispositivo e, se isso acontecer, todas as informações do dispositivo ficarão inacessíveis.

2. A Fonte de Alimentação USB do Pen Drive é Insuficiente: Pelo mesmo motivo que mencionei anteriormente, uma unidade de armazenamento pode perder ou corromper suas informações se a alimentação do dispositivo for insuficiente, isso ocorre devido aos processos de gravação ou leitura de dados que foram interrompidos repentinamente.

3. O Acesso ao Pen Drive é Restrito por Meio da Política de Grupo Local do Windows: A política de grupo local do Windows é um recurso do sistema operacional que permite controlar determinados parâmetros. Existe a possibilidade de que as permissões de gravação ou leitura da unidade de armazenamento tenham sido restritas e isso torna o dispositivo inacessível. Por esse motivo, é importante conceder permissões de leitura e gravação a dispositivos externos por meio deste utilitário.

4. O Sistema de Arquivos do Pen Drive Está Corrompido: Como mencionei anteriormente, a corrupção dos dados do sistema de arquivos pode fazer com que o dispositivo fique inacessível. Anteriormente, falei sobre a possibilidade de que esse erro seja gerado por uma desconexão repentina e até mesmo por não haver uma fonte de alimentação suficiente; no entanto, é importante lembrar que a corrupção de dados também pode ser gerada pela intervenção de um vírus/malware. Para saber se este é o caso, é aconselhável realizar um processo de verificação com um antivírus ou, se não tiver um, pode utilizar o Windows Defender para realizar este processo.

5. O Pen Drive Está em Conflito com Determinado Aplicativo: Às vezes, os aplicativos instalados no Windows podem interferir no funcionamento do Windows, isso pode ser porque um ou mais aplicativos têm permissões para gerenciar determinadas funções do sistema operacional e este, por sua vez, pode desencadear todos os tipos de problemas. Por exemplo, existem aplicativos que pretendem personalizar, classificar, filtrar, otimizar espaço, criptografar ou mesmo adicionar funções de pesquisa adicionais para Drives USB e se esses aplicativos falharem devido a uma versão desatualizada ou incompatível, este pode ser o motivo do erro "Acesso negado" que aparece.


Parte 3: Como Corrigir o Acesso Negado à Unidade USB no Windows 10/8/7?

Agora que você conhece as possíveis causas do problema, é hora de resolver ele. Se considerar que conhece a origem do problema com base nas informações que lhe dei anteriormente, pode escolher o método específico que lhe seja útil, no entanto, se ainda não conseguiu identificar a causa do problema, você pode tentar os seguintes métodos um por um.

Método 1. Ajuste a política de grupo local do Windows para acessar a unidade USB: Às vezes, para evitar ataques de malware ou vírus em ambientes de trabalho, o sistema operacional do computador pode ter sido configurado anteriormente para negar as permissões de leitura ou gravação de dispositivos externos, se você considerar que isso pode ser o motivo do problema, você pode alterar essa configuração por meio do "Editor de Diretiva de Grupo Local". Abaixo vou mostrar como fazer.

Passo 1: Abra o Editor de Política de Grupo Local

gpedit-imagem-1

Para acessar esta ferramenta, clique com o botão direito do mouse no ícone do Windows, localizado no canto esquerdo da barra de tarefas, digite "Editor de Política de Grupo Local" e clique em seu atalho ou pressione as teclas Wind + R, digite "gpedit.msc" e pressione Enter.

Passo 2: Expandir os modelos administrativos

gpedit-imagem-2

Depois de abrir o Editor de Diretiva de Grupo Local, você verá três pastas em cada seção. Na seção "Configuração do computador", expanda a pasta "Modelos administrativos" clicando no botão ao lado do ícone da pasta.

Passo 3: Expandir a pasta do sistema

gpedit-imagem-3

Depois de expandir a pasta "Editor de Diretiva de Grupo Local", você verá todas as subpastas dentro dela. Agora você deve procurar a pasta "Sistema" e expandi-la da mesma forma que fez com a pasta anterior, clicando no botão ao lado do ícone da pasta

Passo 4: Abra a pasta de acesso ao armazenamento removível

gpedit-imagem-4

Dentro da pasta "Sistema", você precisa procurar a pasta "Acesso ao armazenamento removível" e abri-la clicando no ícone da pasta. Isso exibirá o conteúdo da pasta no lado direito da janela.

Passo 5: Abra "Discos Removíveis:" Negar leitura/gravação/execução"

gpedit-imagem-5

Agora você deve encontrar e abrir o arquivo "Discos Removíveis: Negar acesso de leitura" e marcar a opção "Desativado" para remover a restrição de leitura de dados em dispositivos de armazenamento externos, embora isso possa resolver o problema, é aconselhável repetir este passo com os arquivos "Discos Removíveis: Negar Acesso de Gravação" e "Discos Removíveis: Negar Acesso de Execução"

Método 2. Altere a letra da unidade para acessar a unidade USB: Se algum aplicativo estiver interferindo no reconhecimento do dispositivo e você não souber qual aplicativo pode estar causando o problema, poderá resolver facilmente o problema alterando a letra do dispositivo desde que isso não interfira com o aplicativo porque o caminho do dispositivo mudou. Abaixo vou mostrar como fazer.

Passo 1: Abra o gerenciamento de disco

gpedit-imagem-1

O Gerenciamento de disco é uma ferramenta do Windows que permite gerenciar vários parâmetros dos dispositivos de armazenamento que estão conectados ao seu computador, incluindo dispositivos externos. Para abrir o Gerenciamento de disco, basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do Windows no canto esquerdo da barra de tarefas e clicar na opção "Gerenciamento de disco".

Passo 2: Abra a opção "Alterar letra da unidade e caminhos..."

gpedit-imagem-2

No Gerenciamento de disco, você poderá ver os dispositivos de armazenamento listados de acordo com a letra que eles atribuíram em ordem alfabética e também poderá ver os dispositivos que não possuem nenhuma letra atribuída. Clique com o botão direito no dispositivo e selecione a opção "Alterar letra de unidade e caminhos...".

Passo 3: Clique em "Alterar..."

gpedit-imagem-3

Após clicar na opção "Alterar letra e caminho da unidade...", uma janela pop-up aparecerá na qual você deve selecionar a opção "Alterar..." para atribuir uma letra diferente à unidade.

Passo 4: Escolha uma letra diferente

gpedit-imagem-4

Agora tudo o que você precisa fazer é selecionar uma letra diferente na lista suspensa que aparece no lado direito da janela pop-up e clicar em "OK".

Método 3. Execute a verificação do disco para verificar e corrigir a unidade USB: Se os métodos acima não resolverem o problema, é provável que o sistema de arquivos do dispositivo esteja corrompido, como mencionei acima, isso pode acontecer por vários motivos, como desconexão indevida o dispositivo, ataques de malware/vírus, variações repentinas de voltagem ou quedas de energia.

O sistema de arquivos de um dispositivo de armazenamento é necessário para que o sistema operacional seja capaz de interpretar a estrutura de um dispositivo de armazenamento e, assim, ter acesso às informações do dispositivo. Felizmente, o Windows tem uma ferramenta de diagnóstico e solução de problemas para esses tipos de problemas. O "CHKDSK", para acessar esta ferramenta você deve usar o Prompt de Comando no modo de administrador. Por meio desse comando, o Windows analisará completamente o dispositivo para reconstruir as informações ausentes e, assim, restaurar a operação do dispositivo. Abaixo vou mostrar como usá-lo.

Passo 1: Abra o Prompt de Comando no modo de administrador

chkdsk-imagem-1

Clique com o botão direito no ícone do Windows no canto esquerdo da barra de tarefas e escolha a opção "Prompt de Comando (Admin)". Feito isso, uma janela pop-up aparecerá na qual você deverá confirmar o processo.

Passo 2: Execute um processo fixo

chkdsk-imagem-2

Agora, tudo que você precisa fazer é digitar o seguinte comando "chkdsk n: / f" (substitua a letra "n" pela letra que seu dispositivo atribuiu) e pressione Enter. Ele iniciará automaticamente um processo de avaliação com o qual o Windows será capaz de identificar qualquer dano ao sistema de arquivos do dispositivo e repará-lo.

Método 4. Recuperar dados: Se com a ajuda do chkdsk você não conseguiu resolver o problema, é possível que tenha sido porque o Windows não conseguiu reconhecer o sistema de arquivos do dispositivo ou mesmo as informações podem ter sido corrompidas. Cada sistema operacional usa diferentes sistemas de arquivos e, embora a compatibilidade entre diferentes sistemas operacionais esteja se tornando mais comum, a incompatibilidade de formatos e sistemas de arquivos entre os sistemas operacionais continua sendo um problema comum.

A solução para este problema seria utilizar um computador com sistema operacional compatível para acessar as informações do USB, porém, esta pode ser uma solução pouco prática para muitos usuários, por isso a opção mais eficaz e prática é a utilização de um software de recuperação de dados. Desta forma, você poderá acessar as informações do dispositivo independentemente de o erro ter sido causado devido à incompatibilidade do sistema de arquivos do dispositivo ou corrupção de dados. Pessoalmente, recomendo o Recoverit. Este software é extremamente fácil de usar. A partir do momento que você instala o software ele irá reconhecer automaticamente os parâmetros de compatibilidade do seu sistema operacional, portanto, ao recuperar informações de um dispositivo, o Recoverit executará automaticamente os processos que forem necessários para você acessar as informações com apenas alguns cliques.

Abaixo vou mostrar como usar ele.

Passo 1: Selecione o dispositivo externo

recuperação de dispositivo externo

Para recuperar arquivos de uma mídia de armazenamento removível, selecione o dispositivo como o local de destino. Em seguida, clique no botão "Iniciar" para avançar.

Passo 2: Verifique o dispositivo externo

scan-dispositivo-externo

Uma varredura geral será iniciada na mídia de armazenamento externa. Aguarde alguns minutos para terminar a digitalização. Durante o processo, você pode localizar os arquivos de destino, bem como pausá-los ou interrompê-los.

Passo 3: Visualizar e recuperar arquivos

visualização fotos recuperadas

Assim que a digitalização terminar, você pode visualizar os arquivos do resultado da digitalização. Para recuperar os arquivos, clique em "Recuperar" e salve eles em outro local seguro.


Conclusão:

Como você deve ter notado, na grande maioria das situações, o erro "Acesso Negado" é muito fácil de resolver, mas se o seu caso for mais complexo, você pode simplesmente optar por recuperar as informações do dispositivo com a ajuda do Recoverit e se você considerar prudente. Você pode reformatar o dispositivo para restaurar as informações nele, mas desta vez você terá compatibilidade garantida com os sistemas operacionais Windows.

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Dicas de HD > Saiba Como Corrigir Acesso Negado a Unidade USB no Windows