26/01/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
Quero executar chkdsk /f no windows 10, mas estou recebendo o seguinte erro: não é possível bloquear a unidade atual. O Windows não pode executar a verificação de disco neste volume porque ele está protegido contra gravação..
Um prompt de comando CHKDSK é um utilitário embutido frequentemente usado quando o dispositivo está enfrentando erros e você deseja verificar se há um erro no dispositivo. Mas esse utilitário também está sujeito a erros nele contidos. Um deles é 'o Windows não pode executar a verificação do disco porque está protegido contra gravação' ou 'o Windows não pode executar a verificação do disco'. Este erro acontece quando o volume de uma unidade possui certa proteção contra gravação e desativar essas proteções de segurança ajudaria a descartar o erro. Este artigo o ajudará com algumas soluções de correção rápidas para resolver o erro 'oWindows não pode executar a verificação de disco neste volume'.
Conforme mencionado acima, o CHKDSK é um utilitário integrado baseado em comando que é empregado às vezes para verificar/examinar o dispositivo em busca de erros. Na maioria das vezes quando ele é usado para verificar o disco rígido em busca de erros associados o utilitário trava, pois um erro que está ocorrendo nele. A mensagem de erro aparece na tela, como 'o Windows não pode executar a verificação do disco porque está protegido contra gravação' ou 'o Windows não pode executar a verificação do disco'. Este erro aparece em casos extremos, ou seja, no caso de a unidade estar totalmente corrompida ou se houver alguma verificação de segurança vinculada à sua funcionalidade de leitura/gravação. Em ambos os casos, você não consegue acessar a unidade e os dados armazenados nela. Se for a unidade que contém arquivos de sistema BIOS, você enfrentaria uma falha de sistema, pois ele não inicializará. Em outras circunstâncias, se o volume da unidade contiver backups importantes e pontos de restauração, você não poderá acessá-los. Este erro do 'o Windows não pode executar a verificação do disco neste volume' deve ser resolvido para executar a unidade normalmente. Este artigo é sobre os motivos que causam o erro no utilitário, juntamente com cinco soluções rápidas para corrigir o problema. Aqui estão os tópicos que seriam discutidos em detalhes.
Vamos começar do começo! Você suspeita que seu disco rígido está enfrentando alguns problemas durante a execução e decide examiná-lo em busca de quaisquer erros existentes. Usar o utilitário CHKDSK é sua primeira escolha, mas quando você executa este utilitário baseado em comando, você recebe uma mensagem de erro na tela dizendo que 'o Windows não pode executar a verificação de disco porque está protegido contra gravação' ou 'o Windows não pode executar a verificação de disco neste volume'. O que faz com que esta mensagem apareça? Aqui nesta seção, alguns dos motivos subjacentes são listados.
Agora que você sabe os dois principais motivos pelos quais o Windows não pode executar a verificação de disco neste volume, esta seção é sobre as soluções de correção rápida para consertar o Windows não pode executar a verificação de disco porque ele está protegido contra gravação. Vamos começar!
Se a unidade estiver configurada para o status somente leitura, desligá-la via CMD é a solução mais importante a se considerar. Aqui estão as etapas a seguir:
Etapa 1: inicie o procedimento pressionando a tecla Windows + X simultaneamente. Isso abrirá o menu do usuário avançado.
Etapa 2: no menu, selecione a opção do prompt de comando (admin).
Etapa 3: na próxima janela do UAC, clique em sim para conceder permissão ao prompt de comando para ser executado como administrador.
Etapa 4: ao iniciar o prompt de comando, digite chkdsk E: / f /r /x na caixa e clique em Enter para continuar.
Etapa 5: substitua a letra da unidade. Porque isso vai desmontar a unidade, USB ou cartão SD em consideração. Qualquer proteção contra gravação associada a ele seria removida.
Além de usar os prompts de comando do CMD, você também pode usar a parte do disco para remover a proteção contra gravação para solucionar as janelas que não podem executar a verificação do disco neste volume. Aqui estão as etapas:
Etapa 1: inicie o comando CMD pressionando a tecla Windows + X simultaneamente e clique em Enter para executar o prompt de comando como administrador.
Etapa 2: ao iniciar o prompt de comando, digite diskpart e clique em Enter para continuar. Clique em sim para conceder as respectivas permissões.
Etapa 3: o Diskpart será aberto. No diskpart, digite os seguintes comandos e clique em Enter toda vez que digitar o comando.
Etapa 4: Assim que todas as linhas de comando forem digitadas, volte ao prompt de comando CMD e digite CHKDSK F: / f. Ele irá localizar o disco, verificando se há erros normalmente.
Se o comando CMD ou o diskpart não funcionou para você remover a proteção contra gravação do volume da unidade, você pode ir para o editor de registro. Aqui estão as etapas:
Etapa 1: inicie o prompt de comando de execução pressionando a tecla windows + R simultaneamente.
Etapa 2: quando a caixa de comando for aberta, digite Regedit e clique em Enter para continuar. Em seguida, localize o seguinte caminho no editor de registro.
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\StorageDevicePolicies
Etapa 3: agora localize a proteção contra gravação e selecione a opção de modificar. Altere o valor numérico de 1 para 0.
Se nenhuma das técnicas mencionadas acima funcionar para você, então você pode formatar a unidade. Essa formatação removerá toda a proteção contra gravação, bem como os dados presentes na unidade. É recomendável criar um backup dos dados antes de executar uma formatação em um disco rígido. Para formatar a unidade, você pode usar o utilitário de gerenciamento de disco. Ele ajuda a gerenciar o disco e as partições, criar uma partição, excluir a partição, formatar a partição, alterar a letra da unidade, converter o disco em dinâmico, etc. Aqui estão as etapas a seguir para formatar a unidade com gerenciamento de disco para eliminar o erro, ou seja, janelas não pode executar a verificação do disco porque está protegido contra gravação.
Etapa 1: inicie o processo abrindo o utilitário de gerenciamento de disco.
Etapa 2: você pode abri-lo de duas maneiras, ou seja, clique com o botão direito do mouse no menu principal do Windows e no menu suspenso selecione a opção de gerenciamento de disco ou pressione a tecla Windows + R simultaneamente para iniciar a execução prompt de comando, digite diskmgmt.msc na caixa e clique em Enter para abrir o utilitário.
Etapa 3: como a inicialização do gerenciamento de disco, selecione a unidade/partição de destino e clique com o botão direito do mouse. no menu suspenso, selecione a opção de formato.
Etapa 4: na janela de formato, defina o rótulo do volume, o sistema de arquivos e o tamanho da unidade de alocação. Clique em ok para continuar.
Etapa 5: uma mensagem de aviso aparecerá. Leia e clique em ok para concluir a ação. Assim que o processo for concluído, sua unidade estará livre para usar.
No caso de você ter perdido seus dados devido ao Windows não poder executar a verificação de disco porque é um erro protegido contra gravação por qualquer motivo, você precisa de um aplicativo de terceiros para recuperar os dados perdidos. A este respeito, o software de Rocoverit Data Recovery está à sua disposição. Ajuda a recuperar todos os dados perdidos ou excluídos acidentalmente do disco rígido corrompido ou danificado. Aqui estão as etapas para usar o software para recuperar os dados perdidos.
Etapa 1: baixe e instale o software em seu dispositivo. Após a instalação bem-sucedida, inicie o software.
Etapa 2: você deve selecionar a origem do disco rígido de onde você perdeu os dados. Clique em iniciar para continuar.
Etapa 3: o software executará uma verificação rápida na unidade de origem para recuperar os arquivos de dados.
Etapa 4: assim que a verificação for concluída, todos os arquivos recuperados aparecerão na tela. Visualize-os um por um e selecione os arquivos que deseja recuperar. Clique em recuperação para completar a ação.
Quando o processo for concluído, todos os arquivos recuperados e selecionados serão salvos no dispositivo. Certifique-se de ter salvo os arquivos recuperados em um local diferente de onde eles foram perdidos inicialmente.
Portanto sempre que houver suspeita de que seu disco rígido contenha algum erro, o utilitário baseado em comandos CHKDSK é usado para executar uma verificação rápida na unidade de destino. Mas e se o utilitário chkdsk não funcionar, o que provavelmente é o caso quando uma mensagem de erro aparece na tela como 'o Windows não pode executar a verificação do disco porque está protegido contra gravação' ou 'o Windows não pode executar a verificação do disco'. São as proteções de gravação vinculadas aos volumes/partições da unidade que não permitem realizar nenhum processo nos dados sob a opção somente leitura. Em outros casos, dados corrompidos armazenados na unidade, setores defeituosos, volume corrompido, partição ou vírus danificados e ataques de malware podem levar a este erro chkdsk. Este artigo explicou todos os motivos subjacentes que causaram o erro, juntamente com soluções de correção rápida de alto nível para remover a proteção contra gravação do disco rígido. Além disso, um software de recuperação de terceiros, ou seja, Recuperar recuperação de dados, também é recomendado para uso para recuperar os dados excluídos/perdidos do disco rígido corrompido/danificado.
Luís Santos
chief Editor