25/01/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
O sistema operacional Windows 10 instala automaticamente os aplicativos no Drive C, já que é nessa partição que ele reside e, portanto, por padrão, é o local onde estarão os demais programas. No entanto, por motivos de segurança ou praticidade, um usuário pode desejar que seus arquivos e aplicativos sejam instalados em uma partição ou volume diferente (unidade D). Muitos podem pensar que seus aplicativos devem ser desinstalados para posteriormente instalá-los no novo local, porém, é possível movê-los utilizando vários métodos, que serão abordados neste Post.
O disco C é o volume onde o Windows 10 é instalado, então o resto dos aplicativos também serão instalados automaticamente. Se um novo disco for adquirido, qualquer usuário pode ter a preocupação de reinstalar todos os seus aplicativos, tarefa que demandaria muito tempo. Felizmente, existem vários métodos para poder mover os aplicativos para o disco D (nome padrão do novo volume) sem ter que instalá-los novamente, preservando também as informações e configurações que tinham até o último momento em que foram usados.
Mover aplicativos e arquivos para uma nova unidade é altamente recomendado; isso não apenas liberará espaço na unidade C e permitirá que o sistema operacional funcione de maneira mais uniforme. O disco rígido terá um melhor desempenho por ter menos informações em seu armazenamento e, talvez o aspecto mais importante seja a segurança do usuário, pois, se um malware entrar no sistema operacional, você poderá formatar seu disco C sem precisar mover suas informações, o que é uma grande vantagem, pois será uma tarefa muito mais prática do que ter os arquivos e aplicativos na mesma unidade em que o Windows 10 está instalado.
Se você precisar mover programas da unidade C para a unidade D e usar o Windows 10, existem vários métodos. Abaixo você conhecerá vários deles:
Você pode mover os programas diretamente do painel de controle, por meio da ferramenta Aplicativos e Recursos. Tudo que você precisa fazer é seguir estes passos:
Passo 1: Vá para as configurações do Windows
Clique no ícone do Windows e, em seguida, clique no ícone da engrenagem para abrir as configurações do Windows.
Passo 2: Clique em "Aplicativos"
Agora, na janela de configurações do Windows, clique em "Aplicativos". Isso abrirá a ferramenta "Aplicativos e Recursos".
Passo 3: Role e encontre o programa que deseja mover
Depois de abrir a ferramenta "Aplicativos e recursos", role e encontre o programa que deseja mover. Depois é só clicar em "Mover".
Passo 4: Escolha um local
Uma nova caixa de diálogo aparecerá, clique no retângulo branco e selecione o volume ou partição para onde deseja mover o programa. Depois é só clicar em “Mover” e o aplicativo será transferido para o novo local.
Passo 5 (opcional): Verificar
Se você deseja ter certeza de que seu programa foi movido corretamente para o novo local, basta repetir os passos 3 e 4 e se na caixa de diálogo "Este PC" for mostrado como um local para mover o aplicativo, isso é uma evidência de que o processo foi feito corretamente.
Você também pode mover programas para outro local por meio da ferramenta Apps e jogos. Este método é semelhante ao anterior. Você só precisa seguir estes passos:
Passo 1: Vá para as configurações do Windows
Clique no ícone do Windows e, em seguida, clique no ícone de engrenagem para abrir as configurações do Windows.
Passo 2: Digite "Armazenamento" na caixa de pesquisa
Quando estiver na janela de "Armazenamento", clique na caixa de pesquisa e digite "Armazenamento".
Passo 3: Clique em "Este PC (C:)"
Na janela de armazenamento, clique em "Este PC (C:)." Lembre-se de que este é o local onde os aplicativos foram instalados originalmente. Se você deseja mover aplicativos de outro local, selecione o correto.
Passo 4: Clique em "Aplicativos e jogos"
Na lista que aparece, clique em "Aplicativos e jogos".
Passo 5: Role e encontre o aplicativo ou jogo que deseja mover
Depois de abrir a ferramenta "Aplicativos e jogos", role e encontre o programa ou jogo que deseja mover. Depois é só clicar em "Mover".
Passo 6: Escolha um local
Uma nova caixa de diálogo aparecerá, clique no retângulo e selecione o volume ou partição para onde deseja mover o programa ou jogo. Depois é só clicar em “Mover” e o aplicativo será transferido para o novo local.
Você pode mover seus arquivos de programa para outra unidade usando o Regedit. Certifique-se de ter fechado todos os seus programas antes de iniciar este processo. Depois, siga os próximos passos:
Passo 1: Copie as pastas "Arquivos de programas" e "Arquivos de programas (x86)" e cole-as na unidade D
Vá para o disco local e copie as pastas "Arquivos de programas" e "Arquivos de programas (x86)" e cole-as em seu novo local (neste caso, sua unidade D). Este processo pode demorar vários minutos.
Passo 2: Abra a ferramenta Editor do Registro
Pressione e segure as teclas "Win" e "R" ao mesmo tempo e a ferramenta Executar será aberta. Digite “Regedit” na caixa branca e clique em “OK”. Isso abrirá a ferramenta Editor do Registro.
Passo 3: Vá para a pasta para editar os locais de "Arquivos de programas" e "Arquivos de programas (x86)"
Depois de abrir o Editor do Registro, siga este caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\MICROSOFT\Windows\CurrentVersion.
Passo 4: Modifique a localização de "Arquivos de programas"
Clique com o botão direito em “Arquivos de Programas” e selecione “Modificar”.
Passo 5: Edite o local
Você tem que mudar o local. Basta apagar a letra e digitar a correta, neste caso, deve ser a letra “D”. Em seguida, clique em "OK". Depois disso, você modifica a localização de "Arquivos de Programas (x86)", então você só precisa repetir os passos 4 e 5 selecionando "Arquivos de Programas (x86)" em vez de "Arquivos de Programas".
Você também pode usar o comando mklink através do Prompt de Comando, este comando cria um diretório ou arquivo simbólico ou link físico. Você pode usar ele para vincular os arquivos do programa ao seu novo local (neste caso, o seu Disco D). Fazer isso não é difícil, basta seguir os seguintes passos para conseguir realizar esta tarefa:
Passo 1: Copie as pastas "Arquivos de programas" e "Arquivos de programas (x86)" e cole elas na unidade D
Vá para o disco local e copie as pastas "Arquivos de programas" e "Arquivos de programas (x86)" e cole elas em seu novo local (neste caso, sua unidade D). Leve em consideração que este processo pode levar vários minutos.
Passo 2: Abra a ferramenta Prompt de comando
Vá para o menu Win e digite "CMD", clique com o botão direito no ícone e selecione a opção "Executar como Administrador".
Passo 3: Digite os comandos correspondentes
Depois de abrir a ferramenta de prompt de comando, digite mklink e pressione "Enter". Então digite o seguinte:
/J "Arquivos de programas" "D: Arquivos de programas" e pressione "Enter" novamente.
Este passo vinculará a unidade D como o novo diretório aos Arquivos de programas. Lembre-se de que o caractere "D" é para link com a nova unidade. Se tiver um caractere diferente, você deve digitá-lo em vez do "D".
Os processos que foram mostrados em raras ocasiões geram perda de informação, porém, não estão isentos de algo assim acontecer. Se você não tem um backup e algo deu errado, certamente pensará que não existe solução, mas você pode usar o Recoverit, um software profissional para recuperar seus arquivos, documentos e programas mesmo que tenham sido completamente excluídos. Basta fazer o seguinte para recuperar suas informações:
Passo 1: Selecione uma unidade
Abra o Recoverit e procure em "Unidades de disco rígido". Sua unidade estará lá. Selecione e clique em "Iniciar".
Passo 2: Analise sua unidade
O Recoverit iniciará uma varredura na unidade. Você terá ótimos recursos que pode usar para agilizar o processo de digitalização e recuperação. Por exemplo, você pode simplesmente marcar os tipos de arquivo que deseja recuperar em vez de cada um.
Passo 3: Visualizar e recuperar dados da unidade
A conclusão da varredura revelará uma longa lista de arquivos que o software encontrou. Recuperá-los é só uma questão de você selecionar todos os arquivos ou alguns específicos e clicar em "Recuperar". Os arquivos serão todos recuperados e salvos em qualquer local de sua escolha.
Mover seus aplicativos para outro disco, assim como mudar o endereço da pasta Arquivos de Programas é uma ideia muito positiva, pois faz com que sua unidade C funcione com mais tranquilidade, além de ter outras vantagens já mencionadas. Apesar de este procedimento não implicar alto risco, é sempre aconselhável fazer backups e dispor de softwares como o Recoverit, pois, caso ocorra algum imprevisto, estará à sua disposição para que em questão de poucos cliques você possa recuperar todas as suas informações.
Luís Santos
chief Editor