04/08/2017 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
Existem dezenas de centenas de softwares de recuperação de dados de discos rígidos disponíveis no mercado para garantir aos usuários o sucesso da recuperação de dados de discos rígidos IDE. Contudo, deve proceder com cautela à compra de um software deste gênero pois nem todos os discos rígidos IDE possuem as mesmas funcionalidades ou compabitilidades com os programas. Para tornar o processo mais simples para o usuário final, o software que vai usar para o processo de recuperação deve ter uma interface amigável ao usuário e deve ser capaz de recuperar os dados sem qualquer sobressalto nem problema de maior. O Wondershare Recoverit é simplesmente o melhor método para recuperar dados de discos rígidos IDE.
Processo para Recuperar Dados de Discos Rígidos IDE
Um disco rígido IDE é o tipo de discos rígidos mais tradicional usado no passado, mas ainda hoje são usados numa escala considerável. São conhecidos como um sistema de tecnologia confiável, mas hoje em dia este sistema já está desatualizado e o suporte começa a ficar descontinuado. IDE significa "Integrated Drive Electronics" "IBM Disc Electronics", e é usado como interface padrão para todos os discos e drives de CDs e DVDs de IBM. Ao contrário da tecnologia "Small Computer System Interface", os controladores do IDE estão localizados em cada disco, o que significa que cada um destes discos conseguem comunicar com a Motherboard. A versão vais recente do IDE é a EIDE, ou "Enhanced IDE", que também funciona como uma interface padronizada para discos rígidos IBM e computadores similares. Na traseira destes discos está localizada a interface de cabo IDE, os "jumpers" e a entrada de energia. O IDE também é conhecido como PATA ("Parallel Advanced Technology Attachment") e apresenta várias vantagens em relação à mais recente tecnologia SATA, na qual a vantagem mais saliente é que os discos rígidos IDE oferecem uma enorme compatibilidade de sistemas. Mas pelo lado negativo, tem uma baixa capacidade de armazenamento.
No que toca às diferenças entre estas duas tecnologias, o primeiro e mais importante aspeto é a altura do lançamento de cada tecnologia. A IDE está associado a versões mais antigas de discos rígidos IBM e a tecnologia SATA é relativamente recente. A SATA é também conhecida como "Serial ATA" ou "Serial Advanced Technology Attachment". Apesar do IDE oferece uma maior compatibilidade, os discos rígidos SATA oferecem aos usuários uma maior capacidade de armazenamento e são relativamente baratos. Recursos como suporte tecnológico recente, introdução de comandos nativos e conexão rápida não existem na tecnologia IDE, pelo que os discos SATA são mais indicados para servidores e contém um suporte para conexão rápida de discos rígidos. A velocidade de transferência de dados no IDE é bastante lenta em comparação com a SATA: 133 MB/s contra um valor surpeendente de 600 MB/s no SATA. O cabo de dados dos discos IDE são tradicionais e podem ter até 45cm de comprimento, e por sua vez o cabo de dados dos discos SATA pode ir até um metro, além dos canais de energia e dados serem divididos em duas conexões separadas. Com a tecnologia IDE o usuário pode conectar mais discos rígidos em simultâneo entre si com os cabos de dados, o que pode causar confusão no sistema do computador. Assim, o sistema operativo não consegue detetar qual é o disco rígido que contém o SO instalado devido à confusão criada pelos jumpers. Quantos aos discos SATA, todos comunicam com a Motherboard diretamente e pode facilmente configurar o disco principal nas definições BIOS do sistema.
Luís Santos
chief Editor