HD externo da Seagate que está piscando, mas não é detectável?

Consertar o problema do HD externo da Seagate que está piscando, mas não é detectável

Wondershare Recoverit Authors

25/01/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas

0
P: "Por que meu HD externo está piscando?"

Os meios de armazenamento portáteis já existem há muitos anos, porém, com a rápida evolução da tecnologia, a necessidade de transportar informações em grandes quantidades é cada vez mais comum. Por esse motivo, existem dispositivos de armazenamento externos que possuem capacidades muito maiores do que outros. Esses aparelhos são extremamente práticos e eficientes para transportar grandes quantidades de informação, porém, muitos deles utilizam a tecnologia de leitura e escrita eletromagnética, o que os torna frágeis e, portanto, correm risco de serem danificados ou perderem informações com relativa facilidade.

  • Parte 1: como consertar o problema de um HD externo que está piscando, mas não é detectável?
  • Parte 2: a luz do HD externo da Seagate está piscando, mas não funciona
  • Parte 3: a luz do HD externo Seagate não pisca
  • Parte 4: restaurando dados do HD externo da Seagate
  • Parte 5: backup do HD externo da Seagate

Parte 1: como consertar o problema de um HD externo que está piscando, mas não é detectável?

P: "Meu HD externo está piscando, mas não é detectado pelo meu computador. Existe alguma solução para esse problema?"

Os HDs externos são suportados por uma linguagem de luzes e sons que permitem ao usuário saber quando o dispositivo está funcionando corretamente ou diagnosticar algum tipo de problema ou anomalia que pode o impedir seu funcionamento correto.

Os sinais são interpretados dependendo do dispositivo específico, mas, geralmente, quando um dispositivo externo está operando corretamente, ele não deve emitir sons que não são gerados pelas rotações do disco e as luzes do dispositivo não devem fazer nada fora do comum, como piscar irregularmente ou desligar sem motivo aparente.

Se a luz do HD externo da Seagate estiver piscando, mas o computador não conseguir detectar o dispositivo, é provável que o problema possa ser resolvido com uma das soluções apresentadas a seguir.

Os meios de armazenamento externos foram concebidos para criar a possibilidade de transportar ou guardar informações de forma prática. Ao longo dos anos, vários meios de armazenamento portáteis têm surgido e são cada vez mais fáceis de utilizar. Aos poucos, a capacidade de armazenamento está aumentando, alguns exemplos são: CDs, DVDs, pen drives e cartões SD.

Mesmo que os meios de armazenamento portáteis sejam mais desenvolvidos, existem situações em que sua capacidade de armazenamento pode não ser suficiente e, para isso, os HDs externos são uma excelente alternativa para atender essa necessidade.

Da mesma forma, como nos HDs comuns, existem dois tipos de HDs de armazenamento externos; os discos rígidos e as unidades de estado sólido.

Os discos rígidos magnéticos utilizam um disco de alumínio no qual a informação é gravada através de campos magnéticos gerados por uma cabeça (deslizante), o que permite atingir capacidades de armazenamento muito elevadas, mas são muito frágeis contra choques e movimentos bruscos devido ao processo de escrita e leitura de informações requerer alta precisão e estabilidade. É necessário os colocar em um local plano, onde haja pouca probabilidade de serem deslocados e em um espaço livre da queda de outros objetos sobre eles.

Já as unidades de estado sólido são mais silenciosas, pois as informações ficam armazenadas na memória flash de uma placa de transistor e o fato de não possuírem partes móveis em seu interior torna sua composição menos frágil que os discos rígidos convencionais. Porém, devido às unidades de estado sólido serem feitas com uma tecnologia mais aperfeiçoada, seu custo é maior. Se fizermos uma comparação, seu preço é aproximadamente 75% maior do que discos rígidos magnéticos com a mesma capacidade.


Parte 2: a luz do HD externo da Seagate está piscando, mas não funciona

Se as etapas anteriores não resolveram o problema, aqui temos algumas dicas que podem te ajudar.

Etapa 1: clique em "Iniciar", digite: "regedt32" e clique em "OK".

add corrupted video files

Etapa 2: faça backup do seu registro indo em "Arquivo" e clique em "Exportar".

add corrupted video files

Etapa 3: no lado esquerdo, vá para: "HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E967-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}".

add corrupted video files

Etapa 4: se você vir algum filtro superior ou inferior no lado direito, exclua-o.

add corrupted video files

Etapa 5: em seguida, tente acessar o HD externo novamente.


Parte 3: a luz do HD externo Seagate não pisca

A função da luz que emana do disco rígido é avisar o usuário quando o disco rígido está ligado, portanto, quando esta luz não está funcionando corretamente, pode ser um sinal de mau funcionamento do dispositivo. A seguir, daremos algumas recomendações para resolver esse problema.

Verifique a fonte de alimentação: o disco rígido pode não estar recebendo a quantidade necessária de energia. Isso também pode fazer com que o dispositivo gere ruídos estranhos. Quando um disco rígido não recebe a quantidade de energia indicada, será impossível que funcione corretamente.

Retire o disco rígido externo de seu gabinete: o gabinete atua como um intermediário entre o disco rígido e o cabo USB que você usa para conectar ao seu PC; se estiver danificado, provavelmente não transmite a energia ou as informações corretamente, evitando que o disco rígido funcione, mesmo que este não tenha nenhum dano por dentro.

Peça uma substituição: se a garantia do seu aparelho ainda for válida, a melhor opção é trocar por um novo.


Parte 4: restaurando dados do HD externo da Seagate

Se as etapas anteriores não resolverem o problema, você deve comprar um novo dispositivo; no entanto, pode ser necessário recuperar as informações armazenadas no dispositivo antigo. Se você não tem as informações salvas, não se desespere, pois existe uma solução muito prática e eficaz que você encontra no Recoverit, um software reconhecido e seguro.

A seguir, você verá as etapas para recuperar as informações do seu dispositivo danificado.

Etapa 1: selecione uma unidade

Abra o Recoverit e procure por "Dispositivo Externo". Seu HD será exibido ali. Selecione e clique em "Iniciar".

add corrupted video files

Etapa 2: escaneie sua unidade

O Recoverit iniciará um escaneamento da unidade. Você terá ótimos recursos que poderá usar para agilizar os processos de escaneamento e recuperação. Por exemplo, você pode simplesmente marcar os tipos de arquivo que deseja recuperar em vez de selecionar todos.

add corrupted video files

Etapa 3: pré-visualize e recupere os dados da unidade

A conclusão do escaneamento revelará uma longa lista dos arquivos encontrados pelo software. Para recuperar é só você selecionar todos os arquivos ou apenas alguns e clicar em "Recuperar". Os arquivos serão todos recuperados e salvos na pasta de sua escolha. Apenas tome cuidado para não salvar os arquivos na mesma unidade.

add corrupted video files

Você viu como é simples usar o Recoverit? Basta iniciar o software, dar alguns cliques e seus arquivos perdidos estarão disponíveis novamente!


Parte 5: backup do HD externo da Seagate

Para evitar problemas futuros, é altamente recomendável fazer um backup das informações em seu HD externo. Para fazer um backup, existem várias alternativas. Você pode realizar em uma unidade de armazenamento (mesmo em outro disco rígido) e também existem opções de armazenamento online que, dependendo da quantidade de informações que você possui, pode ser necessário investir uma certa quantia de dinheiro na aquisição de um serviço de armazenamento online. Esta é a opção mais prática, pois você não precisará adquirir um dispositivo extra para que seus dados estejam sempre seguros. O backup evitará muitos problemas e é a melhor opção caso seu dispositivo seja danificado ou seus arquivos sejam corrompidos.

Considerações finais

Dispositivos externos são muito úteis e práticos, mas é importante lembrar que são dispositivos delicados, por isso é prudente fazer um backup das informações para caso ocorra algum imprevisto. Os problemas que podem surgir são geralmente danos superficiais ou erros de compatibilidade com os drivers. Felizmente, esses problemas podem ser resolvidos com grande facilidade. Por outro lado, podem ocorrer danos irreversíveis. Neste caso, é bom saber que existe a possibilidade de facilmente recuperar as informações guardadas no seu dispositivo utilizando o software Recoverit.

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Dicas de HD > Consertar o problema do HD externo da Seagate que está piscando, mas não é detectável