Como Montar um Sistema XFS File no Mac: 2 Métodos Explicados

Como Montar um Sistema de Arquivos XFS no Mac

Não consegue montar o sistema XFS file no seu Mac? Confira nosso artigo para usar o FUSE-XFS em modo leitura um um pendrive Linux Live para opções de acesso alternativas

Teste Grátis Teste Grátis

Dá Para Montar XFS no Mac?

XFS é um sistema de arquivos popular usado em ambientes Linux devido a sua alta confiança e escabalabilidade. Mas se você é um usuário Mac, pode ter dificuldades em montar um Sistema de Arquivos XFS. O sistema operaciona Mac não suporta nativamente o sistema de arquivos XFS. Mas não tema; há maneiras de montar o sistema de arquivos XFS em uma máquina Mac. Você pode montar arquivos de sistema XFS no Mac usando ferramentas de terceiros.

Uma das ferramentas mais populares para montar sistemas de arquivos XFS no Mac é FUSE para macOS. FUSE significa "Filesystema in Userspace" e é um pacote de software open-source que permite que usuários montem sistemas de arquivos em espaços de usuários em vez do núcleo. FUSE para macOS é uma porta do software Linux FUSE que permite que você monte sistemas de arquivo XFS no Mac. Note que o FUSE-XFS só permite acesso no modo leitura ao sistema de arquivos XFS no Mac.

Outra alternativa é usar o pendrive Linux Live no Mac, te dando acesso para ler, escrever e editar arquivos em um sistema XFS no macOS. Pode ser feito inicializando seu Mac do pendrive Linux Live, que será discutido a fundo nas seções a seguir.

Iniciar Pendrive Linux Live no Mac

O pendrive Linux Live é uma ótima alternativa para montar o XFS no seu Mac se você quer acessar o Linux e seu sistema de arquivos. Ele permite que você tenha um sistema operacional Linux completo no seu Mac sem instalá-lo no hard drive.

Para facilitar iniciar um Pendrive Linux Live no seu Mac, você pode usar uma ferramenta chamada Mac Linux USB Loader. Esta utilidade torna fácil criar um pendrive inicializável com Linux que você pode usar no seu Mac.

Alguns dos principais recursos do Mac Linux USB Loader incluem:

  • Mac Linux USB Loader tem uma interface simples e intuitiva que torna fácil criar um pendrive Linux inicializável, mesmo para aqueles sem experiência com o Linux.
  • O software suporta uma variedade de distribuições Linux, incluindo Ubuntu, Fedora, Debian e outros.
  • Usuários podem criar uma área de armazenamento no pendrive, o que significa que quaisquer mudanças feitas no ambiente Linux ficam salvas e podem ser acessadas na próxima vez que o pendrive for utilizado.

Você pode criar dispositivos USB com sua distribuição Linux preferida do Mac OS X seguindo as instruções abaixo.

Nota: Antes de iniciar a aplicação Mac Linux USB Loader, garanta que ela está na sua pasta de Aplicações para previnir o erro "Enterprise Source".

  • Passo 1. Insira o dispositivo USB no seu Mac e inicialize o software Disk Utility.
inicialize o software disk utility
  • Passo 2. Confira se o dispositivo USB tem uma partição MS-DOS (FAT). Se não, delete a particição e a substitua por uma partição FAT em vez de um disco ExFAT.
ms-dos (fat) partição
  • Passo 3. Inicie a aplicação Mac Linux USB Loader que você baixou. Se você fez o download de um arquivo Linux ISO anteriormente, clique no botão Criar Live USB. Se não, escolha o Downloader de Distribuição para fazer o download das ISOs de distribuição de Linux para usar com este programa.
clique no botão criar Live USB
  • Passo 4. Inicie seu Mac do dispositivo USB e abra o ambiente Linux. Então, conecte o dispositivo contendo o sistema de arquivos XFS ao seu Mac.
  • Passo 5. Abra a janela Terminal no ambiente Linux. Inicie o seguinte comando para montar o sistema de arquivos XFS:
    sudo mount -t xfs /dev/sda1 /mnt/xfs

Substitua "/dev/sda1" com o nome do dispositivo ou imagem de disco contendo o sistema de arquivos XFS e substitua "/mnt/xfs" com o ponto de montagem desejado no ambiente Linux.

Agora você pode acessar o sistema de arquivos XFS no pendrive de dentro do ambiente Linux.

Monte o XFS no Modo Leitura Usando FUSE-XFS

FUSE-XFS é uma ferramenta open-source que permite que usuários montem sistemas de arquivos XFS em máquinas Mac. É um sistema de arquivos a base de FUSE que permite que você acesse sistemas de arquivos XFS no modo leitura no seu Mac.

FUSE-XFS usa a interface FUSE (Filesystem in Userspace) para fazer uma ponte entre o sistema de arquivos XFS e o sistema operacional Mac. Ele permite que você monte sistemas de arquivos XFS no seu Mac sem instalar software adicional ou fazer qualquer mudança a nível de sistema.

Embora FUSE-XFS não ofereça acesso completo de ler e escrever a sistemas de arquivos XFS no Mac, ainda é uma ferramenta útil para aqueles que precisam acessar seus sistemas de arquivo XFS para propósitos de leitura. Ele permite ver e copiar arquivos, mas não permite modificá-los ou editá-los.

Usar o FUSE-XFS para montar sistemas de arquivos XFS no Mac é relativamente simples. Aqui estão os passos básicos:

  • Passo 1. Instale o FUSE para macOS no seu dispositivo Mac.
instale fuse para macos
  • Passo 2. Faça o download e instale o FUSE-XFS do repositório GitHub oficial ou através de um gerenciador de pacotes.
  • Passo 3. Abra o Terminal no seu Mac e crie um diretório onde você quer montar o sistema de arquivos XFS.
abra a aplicação de terminal
  • Use o comando sudo para montar o sistema de arquivos XFS no modo leitura. Por exemplo:
    sudo fuse-xfs /dev/disk1s1 /path/to/mountpoint.
  • Uma vez que o sistema de arquivos XFS estiver montado, você pode acessá-lo no modo leitura ao navegar ao diretório do ponto de montagem em Finder ou usando o Terminal.

Prós e Contras do FUSE-XFS

Embora o FUSE-XFS seja uma ferramenta útil para acessar sistemas de arquivos XFS em dispositivos Mac, ele tem benefícios e desvantagens. Aqui estão alguns deles:

Pontos positivos

Fuse-XFS é um software grátis e open-source.

Pode ser usado para montar sistemas de arquivos XFS no macOS, que não é nativamente suportado pelo macOS.

Esta utilidade é fácil de usar, uma vez que é uma ferramenta de linha de comando simples que pode montar sistemas de arquivos XFS.

Pontos negativos

Fuse-XFS é um software grátis e open source.

Pode ser usado para montar sistemas de arquivos XFS no macOS, que não é nativamente suportado pelo macOS.

Esta utilidade é fácil de usar, uma vez que é uma ferramenta de linha de comando simples que pode montar sistemas de arquivos XFS.

Perguntas Frequentes

Não, macOS não suporta nativamente o sistema de arquivos XFS. Entretanto, você pode usar ferramentas de terceiros como FUSE para macOS para montar arquivos de sistemas XFS no Mac.

FUSE para macOS é um pacote de software que permite que você montem vários sistemas de arquivos no Mac, incluindo XFS. É um pacote de software open-source que pode ser baixado e instalado de graça.

Para instalar o FUSE no macOS, você pode baixar a versão mais recente do pacote de software do website oficial e seguir as instruções de instalação.

Sim, você pode montar um sistema de arquivos XFS usando FUSE para macOS. Uma vez que você tiver instalado FUSE para macOS, você pode usar a utilidade de linha de comando fuse-xfs para montar o sistema de arquivos XFS.

Sim, pode haver algumas limitações ao usar FUSE para macOS para montar sistemas de arquivos XFS em um Mac. Por exemplo, certos recursos do sistema de arquivos XFS podem não ser suportados ou funcionar como deveriam. Além disso, a performance pode ser mais lenta que te sistemas de arquivos nativos no macOS.

Sim, você pode transferir arquivos entre um sistema de arquivos XFS e um sistema de arquivos Mac uma vez que o sistema de arquivos XFS estiver montado no Mac usando FUSE ou macOS. Entretanto, você pode encontrar problemas de compatibilidade com certos tipos de arquivos ou recursos.

Sim, sistemas de arquivos XFS podem ser usados em máquinas virtuais rodando em um Mac se o software de virtualização suportar o sistema de arquivos XFS. Alguns software de virtualização populares, como VirtualBox e VMware Fusion, oferecem suporte aos sistemas de arquivos XFS.

Bônus: Como Recuperar Arquivos Deletados no Sistema de Arquivos XFS

Qualquer um pode acidentalmente deletar arquivos no sistema de arquivos XFS, que pode ser irritante e estressante. Por sorte, muitas aplicações estão disponíveis para te ajudar a restaurar arquivos no sistema de arquivos XFS. Uma das soluções mais recomendadas é o Recoverit Linux Recovery. Você pode conferir o tutorial em vídeo abaixo para aprender como recuperar arquivos perdidos do dispositivo XFS Linux no Mac.

Teste Grátis

Para Windows 7 ou mais recente

Teste Grátis

Para macOS 10.10 ou mais recente

Conclusão

Embora montar um sistema de arquivos XFS no Mac não seja possível de maneira nativa, várias opções alternativas estão disponíveis. FUSE-XFS é uma ferramenta open-source que permite que você monte sistemas de arquivos XFS em máquinas Mac no modo leitura. É uma solução simples e fácil de usar que não precisa de mudanças a nível de sistema ou instalação de softwares adicionais. Um pendrive Linux Live é outra opção para acessar sistemas de arquivos XFS. Independente da sua escolha, sempre tome cuidado ao acessar e modificar arquivos em um sistema de arquivos XFS.