Converter MBR para GPT no Linux [instrução passo a passo]

Como converter MBR para GPT no Linux

Você está tendo dificuldades para converter MBR para GPT no Linux? Bem, este guia é para você! Continue lendo para aprender o processo de conversão de MBR para GPT no Linux.

Teste Grátis Teste Grátis

O Registro de Inicialização Mestre (MBR) emprega a tabela de partição padrão do BIOS, enquanto GPT usa a Interface de Firmware Extensível Unificada (UEFI). O sistema GPT tem várias vantagens sobre o MBR, pois pode criar mais de quatro partições primárias. Se o tamanho do disco for maior que 2 TB, o GPT será necessário. Então, vamos ver como converter MBR para GPT no Linux. Este artigo também aborda um excelente software que pode recuperar dados se você perder arquivos importantes após a conversão.

converter mbr para gpt no linux

Parte 1. É possível converter MBR para GPT no Linux sem perda de dados?

Sim, você pode converter MBR para GPT no Linux sem perder dados. A solução é usar um CD de inicialização baseado em Linux (ou pen drive) que pode evitar todos os processos de apagamento e restauração de dados.

Parte 2. Qual motivo para converter MBR para GPT no Linux?

O particionamento GPT (Tabela de Partição GUID) é mais confiável que o particionamento MBR (Registro de Inicialização Mestre), permitindo uma proteção de dados maior e mais robusta. O esquema MBR com entradas de 32 bits permite um tamanho máximo de disco de apenas 2 TB. Além disso, apenas quatro partições primárias são permitidas. Por outro lado, a estrutura GPT suporta partições maiores que 2.2TB. É por isso que a conversão de MBR para GPT é significativa, já que o MBR não suporta mais discos maiores. Com as partições GPT, as últimas distribuições de 64 bits suportam sistemas UEFI.

Parte 3. Como converter um disco de MBR para GPT no Linux?

Para converter um disco MBR em GPT, usaremos um programa compatível com GPT, como gptfdisk ou gdisk. A ferramenta gdisk é um programa orientado a menu baseado em texto para criação e manipulação de tabela de partição.

Observação: Antes de começar, faça backup de seu sistema e tenha um pen drive inicializável do Linux pronto para recuperá-lo. É muito fácil equivocar-se!

Passo 1. Instale o gdisk em seu computador Linux.

Primeiro, você deve instalar o gdisk em seu sistema. Execute o seguinte comando para instalá-lo:

sudo apt install gdisk -y

Depois de instalar o gdisk, prossiga com os seguintes passos:

Passo 2. Faça uma lista e identifique os discos.

Para listar os discos em seu sistema Linux, execute o seguinte comando.

sudo fdisk -l

identificar os discos

Percorra a saída deste comando e encontre o disco necessário para converter de MBR para GPT.

Passo 3. Execute o utilitário gdisk.

No seu terminal, digite o seguinte comando:

sudo gdisk /dev/sda1

Ou faça uso de

sudo gdisk

Ele solicitará que você digite o nome do disco. Digite o nome do disco e pressione Return. Este comando irá agora digitalizar e exibir a tabela de partições nesta partição.

execute o utilitário gdisk

(Lembre-se de substituir /dev/sda1 pela unidade de sistema correta, que pode ser /dev/sda em muitos sistemas.)

Passo 4. Execute o comando para criar uma tabela de partições GPT.

Digite w e toque em Return. A tabela de partições GPT será gravada no disco especificado. Se solicitado, pressione y para confirmar sua seleção.

criar uma tabela de partições gpt

Passo 5. Confirme a conversão.

O disco agora foi convertido de MBR para GPT. Você pode verificar isso executando o seguinte comando.

sudo gdisk /dev/sda1

disco convertido de mbr para gpt