20/02/2019 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
Para particionar o seu computador, muitas vezes é necessário um Gerenciador de Partições. "Particionamento" é um termo informático que se refere à criação de várias regiões no disco rígido. Isso permite que o sistema operacional e o usuário gerenciem as informações de maneira mais eficiente. Isso é especialmente útil para pessoas que usem bastante o computador. Uma vantagem de ter várias partições no disco rígido é que é mais fácil separar o sistema operacional e os arquivos pessoais do usuário.
Os gerenciadores de partição ajudam a tornar esse processo mais fácil. Com eles é possível criar, excluir, redimensionar, mover, verificar e copiar as partições. Os gerenciadores de partição também são úteis para criar mais espaço para um novo sistema operacional, copiando os dados armazenados no disco rígido, reorganizando o seu uso e criando imagens de disco. Fazer e restaurar backups de arquivos também é possível com um software desse tipo.
Existem inúmeros gerenciadores de partição no mercado. No entanto, nem todas as opções são as mais indicadas ou as mais fáceis de utilizar. Na verdade, a maioria desses aplicativos não valem o seu custo nem merecem a nossa atenção.
Aqui estão as melhores opções a considerar, caso você queira ter em mãos um gerenciador de partições da melhor qualidade:
Equipado com as ferramentas necessárias para o particionamento, este software é adequado para os menos experientes. Ele oferece recursos como copiar, estender, redimensionar, formatar e excluir partições. É muito fácil de usar e tem também um tutorial que ensina a usar o aplicativo. Tem também muitas funções exclusivas, como o Windows To Go Creator, que permite colocar a instalação do Windows 10/8 numa unidade flash USB; Partição rápida, que é muito conveniente e especialmente projetada para usuários que precisam de particionar o disco rígido regularmente ou criar determinado esquema de partições em muitos computadores; e, por último, este software é gratuito para uso pessoal e comercial.
Com o IM-Magic Partition Resizer, você pode mover e redimensionar a partição, copiar ou alterar a letra e o rótulo da partição. Ele também pode ajudá-lo a verificar os erros, excluir e formatar partições. Consegue também limpar todos os dados das partições.
Esse aplicativo é muito simples e fácil. Ele ajuda a criar, redimensionar, formatar e copiar partições e até mesmo oferece suporte a exclusões. Mostra informações detalhadas das partições e a interface principal tem um layout personalizável. No entanto, o uso do Paragon exigirá que você se registre para obter um número de série. Recursos avançados também estão disponíveis apenas na versão paga.
Outro gerenciador de partições a ser considerado é o Macrorit. Ele possui uma interface muito intuitiva e possui opções como movimentação, redimensionamento, cópia, exclusão, ocultação, reabilitação, exploração, conversão e formatação de partições. É totalmente compatível com o sistema operacional Windows. No entanto, é de salientar que este software não possui CD de recuperação.
O Gparted suporta sistemas de arquivos como Ext2, Ext3 e Ext4. Esse aplicativo é extremamente confiável, especialmente no sistema operacional Linux. A única desvantagem é que, quando estiver offline, será necessário desmontar as partições antes de poder editar alguma coisa.
O Cute Partition Manager é um dos aplicativos de gerenciamento de partições mais avançado para usuários comuns. Adicionar, eliminar, editar e gerenciar partições são apenas alguns dos recursos deste software. Com este utilitário, você pode visualizar as alterações antes de salvá-las. É extremamente fácil de usar. A única coisa que você não pode fazer com este aplicativo é redimensionar ou mesclar partições existentes.
O Partition Logic é outra ferramenta que merece a sua consideração. Os seus recursos incluem a exclusão, formatação, criação, desfragmentação, cópia, redimensionamento e movimentação de partições. Você pode até modificar os atributos, bem como copiar um disco rígido para outro. Uma desvantagem deste aplicativo é que ele não será executado em computadores mais antigos.
Este software é projetado para usuários mais experientes e contem funcionalidades de alto nível que permitem executar vários sistemas operacionais em apenas um disco. Com este aplicativo, é possível copiar, criar e redimensionar partições. No entanto, devido às ferramentas complexas, pode ser intimidante para os menos experientes.
Se você é um usuário doméstico e prefere se concentrar apenas no básico, o Active@ Partition Manager é a sua melhor escolha. Além do básico, você também pode executar algumas tarefas avançadas, como configurar novos discos, criar atributos de partição, marcar partições como ativas e muito mais. O único revés é que você não consegue reduzir os volumes bloqueados, como por exemplo, o volume do sistema.
Com este utilitário, você pode gerenciar facilmente suas partições, sistemas de arquivos e dispositivos de armazenamento. Ajuda na movimentação, exclusão, redimensionamento, cópia e criação de partições. É muito fácil de usar e a sua interface é amigável.
Quando o processo de particionamento não é bem executado, pode ocorrer perda de dados, bem como partições danificadas. Nessas circunstâncias, você vai precisar de uma poderosa ferramenta de recuperar seus dados de uma partição eliminada.
Luís Santos
chief Editor