Os 8 Erros Comuns de Edição de Fotos

8 Erros Comuns de Edição de Fotos

Você sabia que às vezes até os editores de imagem mais experientes podem cometer erros? Conheça alguns dos erros mais comuns de edição de fotos e saiba como evitá-los.

Teste Grátis Teste Grátis

Nesses últimos anos, o campo da edição de imagens certamente deu um grande salto. Com a integração da tecnologia de Inteligência Artificial, ficou mais fácil do que nunca alterar a aparência geral de nossas imagens. Porém, há momentos em que acabamos cometendo vários erros de edição de fotos.

Além do mais, não importa se você é um iniciante ou um profissional, você deve conhecer esses erros comuns que os editores cometem e tentar evitá-los.

erros comuns de edição de fotos

Parte 1: Edição de Fotos para Iniciantes: Coisas a se Saber

A edição de fotos consiste em uma série de etapas que são executadas em uma imagem original para torná-la mais atraente ou alterar sua aparência visual geral, com base em nossos requisitos. Digamos que uma foto foi tirada por você e está armazenada no formato RAW. Agora, você pode utilizar a ajuda de qualquer editor de fotos (como o Photoshop) para alterar suas propriedades, aplicar filtros, adicionar texto e fazer muito mais.

o básico da edição de fotos

Portanto, esse formato é frequentemente associado a práticas como edição de imagens, manipulação de imagens ou aprimoramento de fotos. Idealmente, qualquer pequena ou grande alteração feita em uma foto original pode ser classificada como edição.

Parte 2: Erros Comuns de Edição de Fotos e Como Evitá-los

Embora possamos cometer muitos erros de edição de fotos, a seguir estão alguns dos erros mais importantes que você deve evitar.

Erro 1: Aumentar Demais a Nitidez da Imagem

Bem, todos nós gostamos de manter nossas fotos nítidas e quase todos os programas de edição de imagem nos permitem ajustar a nitidez da imagem. Infelizmente, há momentos em que aumentamos demais a nitidez da imagem; o que tira o apelo natural da foto.

Se você estiver editando uma foto de retrato, por exemplo, aumentar a nitidez excessivamente pode ser desnecessário. Portanto, ao ajustar a nitidez de sua imagem, certifique-se de diminuir o nível em 10% no final para manter sua autenticidade.

efeito de nitidez na foto

Erro 2: Deixar a Imagem Embaçada Demais

Considere o embaçamento como o oposto de nitidez, pois faz com que uma parte da imagem (como o fundo) fique desfocada. Idealmente, seu foco deve ser ocultar o fundo até certo ponto e se concentrar no objeto principal.

fundo intacto em uma foto

Infelizmente, há momentos em que todos nós tornamos o fundo da imagem muito embaçado - tornando mais difícil para que qualquer pessoa consiga entender o plano de fundo ou o layout da imagem.

Erro 3: Tornar Todas as Fotos Monocromáticas

Este é um dos erros de edição de fotos mais comuns que muitos iniciantes cometem. Embora as imagens monocromáticas possam ser elegantes e ter seu charme, deve haver um limite para usá-las.

Não há mal nenhum em brincar com sombras monocromáticas de vez em quando, mas tente não depender demais nelas. Você pode usar matizes e tons mais naturais para tornar suas fotos mais atraentes e amigáveis.

exemplo de foto monocromática

Erro 4: Ter Muito Ruído nas suas Fotos

Ao editar suas fotos, se você adicionou muitos elementos, sobreposições ou filtros, eles podem trazer ruídos indesejados à imagem. Além disso, mesmo em se tratando de uma imagem sem edição, ela já pode vir com ruído às vezes.

Portanto, para evitar esses erros comuns de edição de fotos, você deve considerar a edição de imagens HD (já que imagens de baixa qualidade podem sofrer facilmente com ruído). Além disso, tente não ter muitos elementos e apenas faça edições básicas para manter sua imagem limpa.

exemplo de foto com ruído

Erro 5: Recortar Demais a Foto

O ajuste de tamanho ou recorte é uma das coisas que pode melhorar ou piorar seu resultado final. Há momentos em que os editores de imagem focam apenas no objeto principal da foto e cortam demais o restante. Como resultado, ele também pode remover alguns dos elementos importantes do plano de fundo da imagem que você deveriam ser mantidos.

Se você quiser evitar esse erro, siga uma regra básica. Você pode usar as escalas/grades embutidas do editor de imagens para dividir suas fotos em 9 partes e colocar o objeto principal no meio. Agora, deve haver espaço suficiente em todos os segmentos circundantes para que todas as partes vitais da imagem sejam retidas.

o básico de recorte de imagens

Erro 6: Edição de Fundo Ruim

Este é outro dos erros mais comuns de edição de fotos cometidos por profissionais e novatos. No processo de focar no objeto principal da imagem, você às vezes pode ignorar o plano de fundo por completo. Tenha em mente que o seu fundo não deve ser muito opaco nem muito forte.

Se for muito forte, o foco não será colocado no objeto principal da imagem. Isso pode ser resolvido simplesmente saturando um pouco o fundo. Porém, você não deve saturá-lo demais – deve garantir que ele ainda agregue valor à sua foto.

fundo sujo em uma foto

Erro 7: Ter High Dynamic Range (HDR) Demais

HDR, que significa High Dynamic Range, é uma opção de aprimoramento de imagem que se concentra nas sombras gerais e nos destaques de uma imagem. Idealmente, o recurso HDR é usado para destacar algumas partes vitais da foto e torná-la mais real.

Porém, se você aumentou muito o nível de HDR de suas fotos, isso pode fazer com que pareçam pouco naturais. É por isso que, para evitar alguns desses erros comuns de edição de fotos, você deve restringir manualmente o nível geral de HDR do editor de imagem.

hdr demais em uma imagem

Erro 8: Não Customizar um Preset

Se você é um editor de fotos experiente, já deve saber que existem todos os tipos de presets disponíveis para aplicativos populares como Photoshop, Lightroom, GIMP e assim por diante. Muitos novatos apenas aplicam um preset existente, sem personalizá-los para suas fotos.

Lembre-se de que o preset pode ser baseada em uma imagem totalmente diferente e seus resultados podem ser diferentes para a sua foto. Para evitar esses erros de edição de fotos, você não deve implementar cegamente qualquer preset só por costume. Depois que o preset for aplicado, você pode usar os recursos existentes do editor para obter resultados personalizados.

usando presets de forma sábia nos editores

Ao implementar essas sugestões, você conseguirá evitar cometer esses erros comuns na edição de fotos e obter melhores resultados com suas imagens.

Parte 3: Dicas para Editores de Imagem [Recomendadas por Especialistas]

Como você pode ver, há muitos erros de edição de fotos que os editores podem cometer. Além de evitá-los, continue lendo para saber mais sobre algumas outras sugestões que você pode utilizar para gerenciar suas fotos.

Menos é Mais

Só porque você tem tantos recursos para edição de fotos, não significa que você precisa usar todos eles. Lembre-se de que, às vezes, é normal modificar apenas um pouco suas imagens, pois elas devem manter seu apelo natural sem parecerem muito artificiais.

Utilize um Editor Confiável

Quando se trata de editores de fotos de imagens, o céu é o limite. Portanto, você pode explorar alguns editores importantes como Photoshop, Lightroom, Pixlr, GIMP, Luminar, Paintshop e assim por diante. A maioria dos editores oferece uma versão gratuita, para que você possa escolher uma opção confiável sem complicações.

interface do adobe photoshop

Sempre Mantenha um Backup

É altamente recomendável não editar a cópia original das suas fotos, pois isso pode corromper seus dados ou alterar drasticamente a imagem. Portanto, você deve primeiro criar uma segunda cópia de sua imagem e fazer as edições necessárias nela, como no Google Drive, ou no Ubackit ou no Dropbox.

Como Reparar uma Imagem Corrompida ou Danificada?

Às vezes, ao editar ou processar suas fotos, elas podem ficar danificadas. Neste caso, você pode utilizar um programa profissional de reparo de fotos, como o Wondershare Repairit.

  • User-friendly

Para reparar suas fotos, basta iniciar o Repairit e carregar as fotos que você deseja consertar. O aplicativo é extremamente fácil de usar e qualquer pessoa poderá conseguir reparar várias fotos ao mesmo tempo - seguindo um processo simples e rápido.

  • Two Repairing Modes

Esse programa pode reparar várias fotos ao mesmo tempo e possui dois modos de reparo dedicados - Rápido e Avançado. Enquanto o Reparo Rápido consegue corrigir a maioria dos pequenos problemas com suas fotos, o Reparo Avançado pode corrigir todos os tipos de erros críticos (mas levará mais tempo).

  • Fix Every Issue

A ferramenta pode corrigir vários problemas como a imagens que não carregam, headers corrompidos, fotos pixelizadas, áreas cinzas e assim por diante sem qualquer problema. Ele também suporta todos os principais formatos de imagem como JPG, PNG, TIFF, BMP, GIF e assim por diante.

  • Preview First

Se desejar, você pode ver as fotos reparadas em sua interface nativa antes de exportar seus arquivos. Isso permitirá que você verifique os resultados do processo de reparo de imagem com antecedência.

Aqui está um Vídeo para te Guiar:

Considerações Finais

Temos certeza que este guia te ajudou a identificar e evitar todos os principais erros comuns de edição de fotos. Embora a maioria desses erros seja cometida por iniciantes, há momentos em que até mesmo editores experientes cometem alguns deles.

Idealmente, você deve continuar praticando a arte da edição de imagens e estar atualizado com as tendências do momento para que possa obter resultados eficazes a cada edição.