05/01/2022 • Arquivado para: Recuperação de pen drive • Soluções comprovadas
Você sabe o que é o vírus do setor de inicialização? Ou você está enfrentando esse problema agora? Você deve ter pesquisado muitas informações sobre isso online, mas ainda não encontrou a resposta que deseja.
Não se preocupe, você obterá uma compreensão abrangente da definição do vírus do setor de inicialização e conhecerá as maneiras de remover o vírus do setor de inicialização lendo este artigo.
Depois de remover o vírus do setor de inicialização, seu sistema pode ficar vulnerável a ser atacado novamente. Portanto, neste artigo, você também descobrirá como o vírus do setor de inicialização surge e como pode evitá-lo no futuro. Vamos começar.
1. Definição de vírus do setor de inicialização
Um vírus de setor de inicialização é um programa de computador malicioso que se copia em seu disco rígido, dispositivo USB ou outra mídia de armazenamento. Ele afeta seu MBR (Master Boot Record, em inglês), substituindo seu código.
Um Master Boot Record é um setor do disco rígido que se executa automaticamente quando você liga o computador. Portanto, o vírus do setor de inicialização ataca os setores de inicialização do disco rígido e as tabelas de partição.
O que o torna difícil de removê-lo é que o setor de inicialização é carregado quando você liga o computador e o vírus é iniciado. O vírus do setor de inicialização executa comandos DOS e infecta os dispositivos de armazenamento restantes conectados ao computador.
2. Como detectar o vírus do setor de inicialização?
Diferentes vírus do setor de inicialização causam danos de várias maneiras. Alguns vírus do setor de inicialização podem causar malware de adware. Outros podem ser tão prejudiciais quanto rastrear sua atividade em segundo plano; roubando suas informações. Então, como você saberia se tem um vírus do setor de inicialização?
Não há uma maneira direta de detectar esses vírus, mas faremos o possível para torná-la mais fácil. Abaixo está a lista de sinais que indicam um vírus do setor de inicialização:
Embora esses motivos possam indicar o vírus do setor de inicialização, você deve executar o software antivírus regularmente. O software antivírus ou a detecção de malware podem ajudar a identificar um vírus do setor de inicialização e salvá-lo de danos graves.
3. Como o vírus do setor de inicialização se espalha?
Quando entra em seu sistema, um vírus de setor de inicialização grava em todas as mídias de armazenamento conectadas. Você aprenderá como o vírus do setor de inicialização se espalha em primeiro lugar.
Abaixo estão as maneiras pelas quais o vírus do setor de inicialização se espalha:
Pode haver outros motivos, mas os mencionados acima são os mais comuns. Na próxima seção, veremos como você pode se livrar do vírus de seu setor de inicialização.
Se você acha que seu sistema tem um vírus de setor de inicialização e deseja removê-lo, nós o ajudaremos.
A remoção do vírus do setor de inicialização é possível e discutiremos duas maneiras fáceis. Os métodos envolvem:
Com o vírus do setor de inicialização, todo o seu setor de inicialização é criptografado. Com a criptografia, fica difícil remover o vírus do setor de inicialização. Vamos discutir dois softwares antivírus que são altamente eficazes contra o vírus do setor de inicialização para te acalmar.
Software 1: Kaspersky Rescue Disk
Este método usará o antivírus Kaspersky Rescue Disk para a remoção do vírus do setor de inicialização. Siga as etapas abaixo:
Etapa 1: Inicialização do computador
Usando o Kaspersky Rescue Disk, escolha o modo gráfico para inicializar.
Etapa 2: Atualizar banco de dados
Depois que o sistema for inicializado no modo gráfico do Kaspersky Rescue Disk, atualize seu banco de dados antes de prosseguir. Abra "Minha central de atualizações" e clique em iniciar atualização.
Etapa 3: Comece a verificação de objetos
Etapa 4: Escolha as unidades
Você também pode escolher a unidade que deseja verificar manualmente, mas por padrão, o Kaspersky Disk Rescue seleciona o próprio setor de inicialização do disco.
Etapa 5: Resultados finais da verificação
Depois que a verificação for concluída, o Kaspersky Rescue mostrará os arquivos infectados. Você mesmo pode visualizá-los e executar a ação desejada para o arquivo.
Software 2: Avast Antivirus
O Avast Antivirus vem com um recurso de verificação durante a inicialização, que pode ajudá-lo a eliminar o vírus do setor de inicialização. Siga as etapas abaixo:
Etapa 1: Abra o Avast Antivirus
Depois de instalar este software, encontre-o em seu PC e abra-o.
Etapa 2: Escolha a verificação de vírus
Escolha a seção "Verificações de vírus" para prosseguir.
Etapa 3: Selecione a opção de verificação em tempo de inicialização
Quando você chegar a esta etapa, apenas selecione a terceira opção "verificação do tempo de root".
Etapa 4: Saia e clique em Executar na próxima reinicialização
Depois de reiniciar o sistema, o Avast iniciará sua verificação durante a inicialização. Ao concluir, ele removerá o vírus do setor de inicialização.
Usar um antivírus inicializável é a opção mais segura para remover o vírus do setor de inicialização. Há apenas uma pequena chance de perder arquivos com esse método. No entanto, se o primeiro método não funcionou para você, você pode usar outras opções.
Se os métodos acima funcionaram para você e seu setor de inicialização não tem vírus, o trabalho ainda não está concluído. Seu sistema pode ser infectado pelo vírus do setor de inicialização novamente. Mas, como evitar isso? Contaremos como na próxima seção.
Se você removeu o setor de inicialização com sucesso, siga as práticas abaixo para evitar ser atacado pelo vírus do setor de inicialização novamente.
1. Tenha cuidado com a mídia física. Observe onde você usa sua mídia física, como uma unidade USB. Eles podem permitir que o vírus do setor de inicialização entre em seus discos de armazenamento, se infectado.
2. Antivírus atualizado. Sempre use um antivírus atualizado. Suponha que seu antivírus tenha todas as bibliotecas e arquivos atualizados; dessa forma, ele pode capturar os novos programas maliciosos antes que eles sejam executados.
3. Proteção extra contra malware. Junto com um antivírus, use um software de proteção contra malware extra. Esta etapa não é necessária, mas recomendada.
4. Conexões de rede. Se você se conectar a uma rede pública Wi-fi ou LAN, certifique-se de verificar a fonte de conexão antes de entrar nela. O vírus do setor de inicialização pode se espalhar rapidamente pela rede Wi-fi e LAN.
5. Aplicativos e arquivos de terceiros. Evite, a todo custo, baixar qualquer arquivo ou software pirateado da Internet. Eles geralmente contêm diferentes tipos de vírus que podem ser prejudiciais ao seu sistema.
6. Criptografe seu disco. Com a criptografia, você pode evitar que o vírus do setor de inicialização sobrescreva a criptografia do código atual. A criptografia pode proteger facilmente a parte do disco do setor de inicialização.
A adoção dessas práticas pode ajudá-lo a evitar que o vírus do setor de inicialização entre em seu sistema.
Se você perdeu dados como resultado de um ataque de vírus do setor de inicialização, recomendamos o uso do Wondershare Recoverit para recuperar seus dados.
Wondershare Recoverit é uma ferramenta de recuperação de dados confiável que permite recuperar todos os tipos de arquivos da unidade de armazenamento embutida do computador e unidades externas, incluindo unidades USB. Vamos ver como esse software funciona!
Etapa 1
Primeiro, baixe e instale o software Wondershare Recoverit em um sistema de PC compatível. O software está disponível para sistemas Windows e Mac PC. Em seguida, inicie a ferramenta de recuperação de dados.
Etapa 2
Ao iniciar o software, você pode ver diferentes seções das opções de armazenamento disponíveis. Selecione o local correto que deseja recuperar e clique em "Iniciar".
Etapa 3
O processo de recuperação dos seus dados começará por si mesmo. Você poderá ver o progresso na tela.
Etapa 4
Após a digitalização, você pode escolher visualizar os arquivos que deseja recuperar.
Neste artigo, você conheceu o vírus do setor de inicialização e como pode detectar se o sistema foi afetado por ele. Você também aprendeu como ele pode se espalhar dentro do seu sistema. Além disso, este artigo fornece duas maneiras de se livrar do vírus do setor de inicialização e, além disso, como você pode prevenir o vírus do setor de inicialização no futuro.
Um vírus do setor de inicialização pode colocar seus dados em risco. As chances são de que você pode perder seus arquivos e dados com o vírus do setor de inicialização. Recomendamos fortemente o software Wondershare Recoverit para recuperar seus dados que já experimentamos e testamos. Se você estiver enfrentando problemas de perda de dados, isso o ajudará a recuperar rapidamente seus arquivos perdidos.
Luís Santos
chief Editor