3 métodos para recuperar dados excluídos/perdidos do RAID 0 [2022]

Recuperação de dados RAID 0 | métodos confiáveis ​​para recuperar arquivos perdidos do RAID 0

A recuperação de dados do RAID 0 é uma solicitação comum entre os usuários hoje em dia; portanto, confira o software de recuperação de dados de RAID 0 e como recuperar seus dados.

Wondershare Recoverit Authors

29/11/2022 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas

0

Para criar um sistema mais rápido e eficiente, é provável que você configure o armazenamento conectado à rede (NAS), mais conhecido como RAID 0.

O Raid 0 distribui (divide) os dados em dois ou mais discos e gerencia um desempenho de leitura e gravação muito mais aprimorado. No entanto, sem paridade de informações, redundância, tolerância a falhas e proteção de dados, a recuperação de dados no RAID 0 é complicada.

Portanto, a solução mais confiável para obter acesso a dados excluídos é através de um software profissional de recuperação de dados em RAID 0. Neste artigo, você vai aprender como recuperar dados de um disco rígido RAID 0.

Neste artigo, você vai aprender:

01 Visão geral sobre a recuperação de dados em RAID 0
02 Os 3 métodos para recuperar dados de unidades RAID 0
03 Dicas para proteger dados em RAID 0

Parte 1. Visão geral sobre a recuperação de dados em RAID 0

RAID 0 (também conhecido como striping de disco) é um recurso para melhorar o desempenho de leitura e escrita e criar um sistema muito mais rápido, combinando pelo menos duas unidades de disco físico em uma agregação distribuida. Saiba mais sobre o que é RAID 0.

Aqui está uma lista de prós e contras do RAID 0:

Prós do RAID 0:

Combina vários discos em um único espaço de armazenamento gigante.

A divisão de dados entre os discos permite uma maior taxa de transferência de dados.

Possui alto desempenho e alta velocidade (gravação e leitura).

Contras do RAID 0:

Tem uma probabilidade maior de falha do sistema em comparação com unidades únicas. Isso ocorre porque, se uma unidade falhar, o restante da configuração também falhará e todos os dados serão perdidos.

Tolerância zero a falhas significa que não há proteção de dados e todos os dados são perdidos em caso de falha do sistema.

Falta de redundância.

Dito isto, qualquer unidade que falhe no RAID 0 pode causar a perda de informações completas em todo o sistema. A tecnologia RAID 0 não tem paridade, redundância ou tolerância a falhas. Portanto, qualquer problema de hardware e software e perda de dados em uma unidade podem eventualmente levar os dados restantes na(s) outra(s) unidade(s) a ficarem praticamente inutilizáveis ​​(perdidos ou inacessíveis).

As situações mais comuns de perda de dados em RAID 0

Com matrizes RAID, espera-se maior velocidade e melhor desempenho, mas a recuperação de dados é complicada ou às vezes impossível. Mais ainda, com o nível RAID 0, recuperar dados excluídos é muito mais complexo. Saber quais situações podem causar problemas ajuda a evitar que isso ocorra com mais frequência.

Estas são causas frequentes de perda de dados no RAID 0:

  • Mau funcionamento do controlador: Um dos problemas mais comuns relacionados ao RAID 0, que pode causar problemas de inicialização e resultar em perda de dados.
  • Exclusão de dados: Seja intencional ou acidentalmente, a exclusão de dados pode acontecer. Sem mencionar que a formatação pode excluir dados e é recomendável fazer um backup antes.
  • Malware: Um vírus ou qualquer malware pode deixar seu sistema RAID 0 inacessível; portanto, é imperativo proteger seus dados e hardware usando antivírus e firewalls. Não se esqueça de fazer backup de seus arquivos e medidas preventivas semelhantes de vez em quando.
  • Partição ausente: Com RAID, o particionamento para uma operação mais rápida é habitual; no entanto, quando as partições RAID estão corrompidas, isso pode levar à perda de dados. Então, se o sistema não conseguir encontrar uma partição, embora ela exista, ocorrerá falha de RAID ou perda de dados.
  • Sobrecarga de energia: Um enorme pico de corrente no sistema elétrico danifica seu PC e prejudica o disco rígido em uma matriz RAID, levando à perda de dados. Também pode ser a razão para o mau funcionamento do controlador.
  • Atualização de software: Tenha cuidado com a atualização de aplicativos que podem causar perda de dados ou até mesmo impedir o acesso ao disco RAID 0.
  • Substituição da unidade: Escolher a substituição errada para RAID 0 ou usar uma unidade formatada incorretamente pode ser arriscado. Mesmo com uma substituição compatível, é possível que ocorram falhas na unidade e perda de dados.
  • Configuração do sistema ou erro de registro: Problemas relacionados ao software podem ocorrer se você escolher a configuração errada por engano. Certifique-se de verificar as configurações antes de confirmar.
  • Falha de vários discos: Pode causar perda final de dados RAID, configuração de software, incompatibilidade de hardware e oscilação de energia podem levar a falhas nas unidades.
  • Servidor desatualizado: Pode causar falhas no servidor, uma das principais razões para a perda de dados do RAID 0.

Leia mais: Guia fácil para saber o que é RAID

Parte 2. Os 3 métodos para recuperar dados de unidades RAID 0

Os 3 métodos para recuperar dados de unidades RAID 0

01 Método 1: Usando o software de recuperação de dados RAID 0 - para todas as situações de perda de dados
02 Método 2: Conectando os discos RAID 0 a um novo computador e recuperando dados - para falha de disco
03 Método 3: Reconstruindo RAID 0 - para falha de disco

Método 1: Usando o software de recuperação de dados RAID 0 - para todas as situações de perda de dados

O primeiro método recomendado é usar o software de recuperação de dados RAID, e o Wondershare Recoverit é uma escolha profissional e confiável. Este programa fácil de usar é muito simples, e os usuários novatos podem trabalhar com ele para recuperar arquivos perdidos sem nenhum conhecimento técnico prévio.

recuperação de dados do recoverit

Wondershare Recoverit – o melhor software de recuperação de dados RAID 0

Mais de 5.481.435 de pessoas já baixaram.

Recupere dados de vários níveis de RAID, incluindo RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 6, RAID 10, etc.

Recupere arquivos perdidos devido a falha de disco, exclusão acidental, corrupção do sistema ou qualquer outra causa.

Recupere volumes lógicos RAID perdidos ou formatados.

Suporta mídia de armazenamento e matrizes RAID com sistema de arquivos FAT, exFAT e NTFS.

Para saber como recuperar dados do RAID 0, proceda conforme abaixo:

Passo 1: Selecione a unidade RAID 0

Abra o Recoverit e escolha um local para digitalizar. Ao testemunhar uma perda inesperada de dados RAID 0, você deve selecionar a unidade RAID 0 de onde você perdeu seus arquivos. Em seguida, clique em “Iniciar ” para prosseguir com a digitalização.

clique em iniciar para recuperar
Passo 2: Digitalize as unidades selecionadas

Aguarde alguns minutos para que a recuperação de dados RAID encontre o conteúdo perdido das unidades selecionadas. Você pode pausar o procedimento se já viu os arquivos que estava procurando.

digitalizar as unidades selecionadas
Passo 3: Visualize e recupere

Um dos bons recursos do Recoverit é mostrar uma pré-visualização de seus arquivos excluídos antes da recuperação. Você pode ter uma pré-visualização de suas fotos, vídeos e textos, selecione os que você precisa salvar e clicar em "Recuperar" no final. Tenha cuidado para não salvar de volta na unidade RAID corrompida.

visualizar e recuperar
Teste Grátis

Para Windows XP/Vista/7/8/10/11

Teste Grátis

Para macOS X 10.10 - macOS 13

Método 2: Conectando os discos RAID 0 a um novo computador e recuperando dados - para falha de disco

Outro método para recuperar dados RIAD 0 de discos danificados é desconectar as unidades RAID 0 problemáticas do seu PC e conectá-las a outro computador.

A instrução para este método é a seguinte:

  • Passo 1: Primeiro, desconecte as unidades RAID 0 do seu PC atual.
  • Passo 2: Agora monte as unidades RAID 0 em um computador funcional.
  • Passo 3: Mais uma vez, verifique se você consegue acessar os dados em suas unidades; se as informações estiverem disponíveis, você poderá copiar e salvar com êxito os arquivos em mídia segura.
Prós:

Caso você possua outro PC, este método é simples e gratuito.

Contras:

Baixa taxa de sucesso: Nem sempre é prático, e você provavelmente recupera apenas dados parciais ou, às vezes, nenhum.

Método 3: Reconstruindo RAID 0 - para falha de disco

Para reconstrução do RAID 0, existe um software gratuito que você pode usar; confira aqui o passo a passo para a recuperação de dados RAID 0 com o programa Stellar Data Recovery Technician:

  • Passo 1: Primeiro, desligue o dispositivo NAS, desconecte os discos e, em seguida, conecte os discos RAID 0 a outro computador com Windows 10 e confirme a detecção do sistema operacional.
  • Passo 2: Baixe e instale o Stellar Data Recovery Technician e abra ele no seu PC.
  • Passo 3: Na interface principal, marque a caixa de “Recuperação RAID” na seção “Outros locais” e clique em “Verificar”.
verifique a caixa de recuperação de raid
  • Passo 4: Em seguida, a caixa de "Reconstrução RAID" será exibida. Vá para a guia RAID 0 a partir do topo. Clique no disco RAID na janela "Selecionar Discos Rígidos" para reconstruir a janela RAID e, em seguida, clique no sinal "Maior-Que" para adicionar o disco rígido para a janela direita.

Observação: Tem uma caixa dizendo "Não sei qual o setor de unidades…", marque essa caixa e, na lista "Selecione um ou mais setores de início prováveis​​", selecione o tamanho do bloco/faixa habilitado. Em seguida, pressione “Construir RAID.” Agora, aguarde o software iniciar o processo.

pressione o botão construir raid
  • Passo 5: Após a conclusão, selecione a “Unidade RAID” e clique em “Mostrar lista de volumes” no canto inferior direito.
selecione a unidade raid
  • Passo 6: Na próxima página, clique para selecionar RAID 0 na lista Disco Físico e clique em Verificar.
clique para selecionar raid 0
clique em escanear
  • Passo 7: Após o processo de verificação, marque a caixa no painel esquerdo para selecionar todos os arquivos que o Stellar Data Recovery encontrou e podem ser recuperados.

Além disso, você pode selecionar arquivos individualmente marcando suas caixas correspondentes na lista na seção inferior direita da caixa. Depois, clique em “Recuperar” para continuar.

clique em recuperar
  • Passo 8: Na próxima tela, clique em "Navegar", selecione um local para salvar os dados recuperados e clique em "Iniciar Salvamento" para iniciar o processo de recuperação do RAID 0.
clique no ícone começar a salvar

Parte 3. Dicas para proteger dados em RAID 0

Para evitar a falha do RAID 0 ou perda de dados no caso de falha do RAID 0, siga estas dicas:

  • Não use a tecnologia RAID 0 se estiver lidando com dados cruciais e insubstituíveis; a esse respeito, outros níveis de RAID como RAID 1 são melhores opções.
  • Sempre tenha um backup de dados ao usar RAID 0, para que você sempre possa restaurar arquivos em caso de qualquer cenário inesperado de perda de dados.
  • Ao encontrar um problema, identifique as causas da perda de dados para entender como proceder com a recuperação e evitá-las no futuro.
  • Quando ocorrer perda de dados do RAID 0, mantenha o sistema offline imediatamente e não conecte outro dispositivo a ele para evitar a substituição de seus arquivos perdidos.
  • Você pode reconstruir e substituir a unidade sob suspeita de corrupção ou comprometimento como precaução.
  • Sempre conte com ferramentas dedicadas de recuperação de dados RAID 0 para recuperar seus dados com segurança.

Conclusão:

Com o RAID 0, o desempenho avançado de leitura e gravação é tentador, mas lembre-se; esta tecnologia não oferece proteção de dados. Portanto, com redundância zero e tolerância a falhas, se você não conseguir fazer backup de seus arquivos, é possível perdê-los com muita facilidade.

Nesse cenário, não existem opções muito confiáveis ​​em mãos, mas o uso de software de recuperação de dados é o método mais eficaz para recuperar dados.

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Dicas de Windows > Recuperação de dados RAID 0 | métodos confiáveis ​​para recuperar arquivos perdidos do RAID 0