Sincronização de Nuvem vs Armazenamento de Nuvem vs Backup de Nuvem

Escolha a Sincronização em nuvem ou Armazenamento em nuvem ou Backup em nuvem

Qual é a diferença entre Armazenamento em Nuvem, Backup em Nuvem e Sincronização em Nuvem? Estes conceitos podem parecer confusos, mas saber a diferença o ajudará a manter suas informações seguras. Neste artigo, explicarei tudo o que você precisa saber sobre eles.

Wondershare Recoverit Authors

09/12/2022 • Arquivado para: Backup de dados • Soluções comprovadas

0

Há três conceitos comumente relacionados ao armazenamento de dados em nuvem. Estes são: Armazenamento em Nuvem, Backup em Nuvem e Sincronização em Nuvem. Embora o nome possa parecer semelhante, cada um desses métodos de armazenamento tem um propósito específico, saber como eles funcionam pode ajudá-lo a manter suas informações seguras e reduzir a quantidade de espaço que você utiliza em seus dispositivos.

Atualmente, os usuários utilizam esses métodos em computadores, smartphones e outros dispositivos que possuem conexão com a Internet. Por esta razão, é determinante conhecê-los.

Parte 1: Diferenças entre Sincronização em Nuvem, Armazenamento em Nuvem e Backup em Nuvem

P: Qual é a diferença: sincronia nuvem vs. armazenamento em nuvem vs. backup em nuvem?

Criar cópias de segurança é uma prática que lhe permite cuidar da integridade dos seus arquivos. Um backup é uma cópia idêntica de um arquivo, desta forma, se algum erro danificar a integridade de seus arquivos, você pode usar as cópias de backup para substituir o arquivo danificado, entretanto, a criação de backups pode consumir muito espaço. Portanto, muitas pessoas preferem usar os serviços de armazenamento em nuvem para armazenar seus dados de backup. Existem vários conceitos relacionados à informação no armazenamento em nuvem, os três mais relevantes são Sincronização em nuvem, Armazenamento em nuvem e Backup em nuvem. Cada um desses conceitos tem propósitos diferentes e, neste post, explicarei quais são.


Parte 2: Por que os serviços em nuvem são tão, freqüentemente, mal compreendidos?

O armazenamento em nuvem é um modelo de armazenamento de dados baseado em redes de computadores. Algumas empresas têm um grande número de discos rígidos, a capacidade logística para mantê-los e a capacidade tecnológica para estabelecer uma conexão remota com milhares de usuários ao mesmo tempo. Estas empresas comercializam com a capacidade de armazenamento de seus discos, segmentando virtualmente sua quantidade de armazenamento e permitindo que seus usuários tenham controle sobre essa capacidade de armazenamento. Portanto, se você quiser usá-la, é necessário ter uma conexão estável à Internet e credenciais de acesso digital. São as empresas provedoras de armazenamento em nuvem que fornecem essas credenciais digitais. Para determinar quanta capacidade de armazenamento os usuários precisam, as empresas permitem que os usuários selecionem uma tarifa de acordo com uma quantidade específica de espaço.

Como você pode ver, este modelo de armazenamento não é tão simples assim, mas é uma das ferramentas digitais mais inovadoras e úteis que existem hoje, uma vez que, desta forma, você pode ter grandes quantidades de armazenamento sem a necessidade de comprar outro disco rígido.


Parte 3: Sincronização da nuvem vs. Armazenamento da nuvem vs. Backup da nuvem

Como mencionei anteriormente, há três conceitos relacionados ao gerenciamento de dados através de serviços de armazenamento em nuvem; abaixo, explicarei as vantagens de cada um deles.

1. O que é sincronia em nuvem?

A sincronização em nuvem consiste em criar cópias idênticas dos arquivos ou pastas que você designar para sincronizar com o serviço de armazenamento em nuvem.

2. Quando você precisa de sincronia de nuvem?

A sincronização com a nuvem é comumente usada para compartilhar informações entre vários dispositivos através de um serviço de armazenamento em nuvem.

Para entender como funciona a sincronização, você pode pensar em como funciona um telefone. Atualmente, é comum tirar fotos ou vídeos com um smartphone. Entretanto, os smartphones não são projetados para armazenar grandes quantidades de informações; pelo contrário, eles utilizam serviços de sincronização com a nuvem. Desta forma, você pode acessar suas fotos e vídeos de qualquer outro dispositivo ou computador conectado ao mesmo serviço de armazenamento em nuvem.

Os Smartphones gerenciam, automaticamente, seu armazenamento. Os arquivos mais recentes e mais usados são armazenados tanto no telefone como na nuvem (sincronizados), mas após algum tempo, o telefone apaga a versão armazenada na memória do telefone e mantém apenas a versão na nuvem (armazenamento na nuvem). Assim, otimizando o espaço telefônico e preservando a fluidez da experiência do usuário.

3. O que é armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem consiste em salvar arquivos na nuvem, ou seja, em vez de armazenar suas informações em seu computador, você as armazena no espaço fornecido por seu serviço de armazenamento em nuvem.

4. Quando você precisa de armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem é normalmente para armazenar informações para economizar espaço em seu computador ou para permitir o acesso a dados de vários dispositivos. Entretanto, você deve ter em mente que o acesso a essas informações, seu computador fará o download do arquivo, o que pode limitar os processos de escrita ou leitura, devido à capacidade de download de seu serviço de Internet.

Dando novamente o exemplo dos smartphones, quando você tira uma foto ou vídeo de seu telefone, ele sincroniza os dados com a nuvem, significa que existem duas versões paralelas e idênticas. Entretanto, quando o software do telefone decide que já faz muito tempo que você não usa esses arquivos pela última vez, o telefone apaga a versão armazenada na memória do telefone, mantendo apenas a versão que existe na nuvem. Ou seja, suas imagens ou vídeos antigos estão apenas na nuvem, a menos que você os baixe de volta.

Por outro lado, seu telefone cria versões de muito menor qualidade dessas imagens para que você possa visualizar o conteúdo das imagens e baixá-las facilmente da nuvem quando quiser recuperá-las

5. O que é backup de nuvem?

O backup em nuvem consiste no armazenamento de dados de backup na nuvem para economizar espaço e mantê-los a salvo de qualquer ataque de malware, portanto, as cópias de backup podem não ocupar muito espaço. No entanto, é uma boa prática salvar várias versões de backup e, desta forma, você sempre terá versões anteriores disponíveis.

6. Quando você precisa de backup de nuvem?

O backup em nuvem é um modelo de armazenamento focado em evitar e resolver problemas de perda ou corrupção de dados. Isto porque as ferramentas que gerenciam os backups podem ser programadas para criar backups constantes sem substituir as versões existentes. Desta forma, você pode usar estes arquivos como um registro histórico do seu arquivo original. Além disso, uma das melhores vantagens de utilizar serviços de armazenamento em nuvem é que você protege as informações contra ataques de malware e corrupção de dados, porque você pode evitar estes problemas devido à complexa infra-estrutura RAID utilizada pelos provedores de serviços de nuvem.

Como você pode imaginar, este método tem muitas funcionalidades no ambiente de trabalho e profissional.


Parte 4: Como armazenar, fazer backups ou sincronizar com a nuvem

Agora que você conhece a diferença entre estes três conceitos, explicarei como utilizá-los.

Método 1: Armazenar arquivos na nuvem

onedrive-pasta

Se você quiser usar o espaço de armazenamento na nuvem apenas para armazenar informações, tudo o que você precisa fazer é vincular o serviço de armazenamento ao seu computador através dos aplicativos que fornecem esses serviços. Esta tarefa criará uma pasta virtual em seu computador que você poderá usar como se fosse uma pasta comum, ou seja, você só precisa selecionar a pasta na nuvem como o local de destino ao salvar suas informações.

Método 2: Backup para a nuvem

Vários métodos permitem que você faça o backup dos dados para a nuvem através dos aplicativos fornecidos pelos serviços de armazenamento em nuvem. Entretanto, em minha experiência pessoal, estes aplicativos são ineficientes devido à complexa interface de usuário que possuem e também podem falhar devido às configurações do sistema operacional.

Para evitar estes problemas, recomendo o uso de software especializado de backup de dados, como o AOMEI Backupper. Com este software, você pode gerenciar todos os tipos de processos de backup com apenas alguns cliques, de uma forma muito intuitiva.

Abaixo mostrarei a você como fazer backup das suas informações com a nuvem com o AOMEI Backupper.

Passo 1: Ir para a seção de Backup

selecionar-arquivo-backup

Uma vez instalado e aberto este software, você deve ir para a seção Backup, listada no painel do lado esquerdo da janela. Agora você deve selecionar a opção Backup de Arquivo.

Etapa 2: Preparar o processo de backup

arquivo-backup-adicionar-pastas-arquivos

Nesta janela, você deve clicar no botão Adicionar pasta | Adicionar arquivo para selecionar o local de origem do arquivo ou pasta que você deseja fazer backup. Uma vez definida a localização do arquivo, você deve clicar no botão de exibição na barra inferior para selecionar a opção Selecionar uma unidade de nuvem. Uma vez definida a localização do arquivo, você deve clicar no botão de exibição na barra inferior para selecionar a opção Selecionar uma unidade de nuvem.

Método 3: Sincronização com a nuvem

Como mencionei antes, os aplicativos que fornecem serviços de armazenamento em nuvem geralmente são capazes de gerenciar este tipo de processo. Entretanto, o processo de sincronização pode ser relativamente complexo de configurar através das ferramentas nativas dos serviços de armazenamento em nuvem. Por outro lado, com o AOMEI Backupper, você pode facilmente configurar os processos de sincronização, quer você prefira sincronização básica, sincronização espelhada ou sincronização em tempo real. A seguir, mostrarei como fazê-lo.

Passo 1: Ir para a seção de Sincronização

selecione-o-arquivo-de-sincronização

Ao contrário do método de backup, uma vez instalado e aberto o software neste método, você deve ir à seção de sincronização para poder escolher entre os diferentes métodos de sincronização. Leia as descrições cuidadosamente e selecione aquela que você considerar mais apropriada.

Passo 2: Preparar o processo de sincronização

arquivo-de-sincronização-para-adicionar-pasta

Nesta janela, você deve clicar no botão Adicionar pasta | Adicionar arquivo para selecionar o local de origem do arquivo ou pasta que você deseja sincronizar. Após ter escolhido a localização do arquivo, você deve clicar no botão de exibição na barra inferior para selecionar a opção Selecionar uma unidade de nuvem. Verifique se você selecionou corretamente as pastas e clique em Iniciar Sincronização >>.


Conclusão

Os conceitos sobre armazenamento em nuvem podem ser confusos, mas é por uma boa razão, cada um destes métodos serve a um propósito diferente, e por esta razão, é significativo saber como fazer uso destes métodos. Felizmente, com ferramentas como o AOMEI Backupper, qualquer um destes processos torna-se extremamente simples; também, este software permite que você personalize facilmente os processos de backup e sincronização, ajudando a manter seus dados protegidos o tempo todo.

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Backup de Cloud > Escolha a Sincronização em nuvem ou Armazenamento em nuvem ou Backup em nuvem