09/12/2022 • Arquivado para: Backup de dados • Soluções comprovadas
Quando o objetivo é proteger o sistema operacional e outros arquivos do sistema das conseqüências da perda de dados, ou quando você deseja executar o mesmo sistema operacional em todos os dispositivos que trabalham em uma rede, então você pode optar por migrar o sistema operacional para o m.2 SSD. Ele pode então ser empregado em todos os dispositivos para restaurar o sistema operacional. Este processo de migração também é feito para criar um clone do sistema operacional para defini-lo como um ponto de restauração. Este ponto de restauração pode então ser usado para reabilitar o dispositivo até a última condição de trabalho. Se você está procurando as respostas para suas perguntas, ou seja, como clonar SO para m.2 SSD ou como migrar SO para m.2 SSD, este artigo é sua solução global.
Se você está planejando migrar o SO para o M.2 SSD, primeiro, vamos obter algumas informações sobre o M.2 SSD. Anteriormente chamado de Next Generation Form Factor, M.2 é uma especificação high-end ligada a placas de expansão de computadores e conectores associados. É uma das melhores alternativas ao mSATA que utiliza o layout e conectores físicos da placa PCI Express Mini Card. M.2 é um drive de estado sólido (SSD) equipado para armazenamento de alto desempenho dentro de um dispositivo fino e com restrição de energia, ou seja, Ultrabook e computadores tablet. M.2, em comparação com um HDD e SSD convencional, é muito poderoso para ser usado nos dispositivos. Aqui estão algumas das vantagens potenciais.
1- O M.2 tem uma funcionalidade de leitura/gravação mais rápida em comparação com o SSD com 3-5 vezes mais rapidez do que o HDD.
2- Possui uma melhor capacidade anti-vibração.
3- É equipado com dissipação inferior.
4- Funciona com menos ruído e produz menos calor durante a operação.
Este artigo explica todos os processos possíveis, isto é, como clonar OS para m.2 SSD ou como migrar OS para m.2 SSD. Estes são os tópicos que vamos discutir em detalhes.
Em comparação com a SSD convencional ou HDD, M.2 é uma unidade de armazenamento de alto nível que resolve com menos capacidade de armazenamento, pois uma SSD tradicional depende de unidades mSATA que não podem ser escaladas até 1TB. M.2 vem como uma opção salvadora e omite o passo de depender de drives mSATA. Permite que o SSD se conecte diretamente com o barramento PCI-E, pulando os controladores SATA. Agora parece haver apenas um fator que serve de inconveniente. É a velocidade da própria unidade e a geração/número de pistas PCI-E, um uso de SSD Para um drive M.2 utilizar quatro pistas PCI-E 2.0, a velocidade máxima que ele pode suportar é de até 2GB/s. Em comparação com o controlador de drive SATA convencional, esta velocidade é três vezes maior que o limite SATA III de 600MB/s.
Esta alta velocidade fascina os usuários para migrar o seu sistema operacional para M.2 SSD Com uma velocidade de ponta, o sistema operacional funcionaria eficientemente e executaria todas as tarefas programadas. M.2 também aumenta a velocidade de inicialização que ajuda ainda mais a ligar as janelas de forma eficiente.
Se você está procurando a resposta, ou seja, como migrar o SO para o m.2 SSD, então esta seção explica todos os aspectos relacionados. A clonagem de um drive inteiro é a melhor maneira de migrar o SO para o m.2 SSD. Aqui estão dois métodos essenciais que podem ajudar a realizar a tarefa. Antes de iniciar os procedimentos de migração, certifique-se de ter um dispositivo de 22mm de largura, ou seja, 22mm de largura x 30mm de comprimento, 22mm x 42mm, 22mm x 60mm, 22mm x 80mm, e 22mm x 110mm. Além disso, você deve obter o SSD M.2 certo para o seu dispositivo. Selecione uma das seguintes opções: 2230, 2242, 2260, 2280, e 22110.
O software de aplicação de terceiros é sempre uma ferramenta útil para realizar uma tarefa técnica em seu dispositivo. O mesmo vale para esta operação. AOMEI backupper i.e., AOMEI Partition Assistant Professional Edition, é o melhor software para migrar o SO para M.2 SSD. O software tem o potencial de migrar as partições das janelas contendo o sistema operacional. Com isto, você não precisa perder tempo no processo de reinstalação. O software é compatível com Windows, incluindo o Windows 7\8\8.1\10\XP-Vista, incluindo ambas as versões 32bit e 64bit.
Outra versão relacionada do software é o AOMEI backupper pro que atua como um clonador apropriado. Ele também pode ser usado para migrar o SO para M.2 SSD. Aqui estão os passos a seguir:
Passo 1:Comece a tarefa baixando o software. Uma vez baixado, execute o assistente de instalação e complete a tarefa de instalação.
Passo 2:Tão logo o software seja instalado, inicie o software no dispositivo e, no menu principal, selecione a opção de clonagem.
Passo 3:Na janela seguinte, selecione a opção de clonagem do sistema.
Passo 4:Agora, escolha o SSD alvo como o local de destino e clique ao lado para continuar.
Passo 5:Você também pode alinhar o SSD com a funcionalidade de alinhamento do SSD. Uma vez terminadas todas as configurações, clique em iniciar a clonagem para iniciar a ação.
Uma vez que o processo de clonagem esteja completo, acesse as configurações da BIOS, altere a prioridade de inicialização e coloque o M.2 SSD em cima. Da próxima vez, seu dispositivo, inicializará, automaticamente via M.2 SSD.
Além da solução de software de terceiros, pode-se também usar as utilidades embutidas para migrar o sistema operacional para M.2 SSD. Neste sentido, basta criar um sistema de backup do disco e restaurá-lo no M.2 SSD. Aqui estão os passos a seguir:
Passo 1:No menu principal da janela, digite backup e restaure na caixa de busca. Iniciar o backup e a restauração.
Passo 2:Na janela de backup e restauração, escolha a opção de criar uma imagem do sistema.
Passo 3:Selecione o drive externo alvo como o local de destino para salvar a imagem do sistema.
Passo 4:Por padrão, seu dispositivo adicionará o drive do sistema e o drive reservado do sistema. Clique em próximo para continuar.
Passo 5:Inicie o processo e clique em iniciar o backup.
Passo 6:O próximo passo é criar um USB inicializável. Isto pode ser feito através de ferramentas de criação de mídia Windows.
Passo 7:Assim que a função de inicialização estiver completa, desligue seu dispositivo e conecte o M.2 SSD. Agora vá para as configurações da BIOS para alterar o drive de inicialização na lista.
Passo 8:Em configurações BIOS, selecione a opção de reparar seu computador e, em seguida, siga a linha i.e., Solucionar Problemas->Opções Avançadas->Recuperação de imagem do sistema.
Passo 9:No pop up da recuperação da imagem do sistema, você pode redimensionar a tela. Clique em próximo e complete o guia.
Assim, a M.2 SSD atua como uma alternativa viável para SSD e HDD convencionais. Ele ajuda a pular os drives e controladores mSATA e fornece velocidade de ponta para operar o sistema operacional; além de todos os outros fatores que contribuem para a migração do SO para M.2 SSD, um dos elementos essenciais é a velocidade. Além disso, em momentos de falha ou falha do sistema, pode-se migrar o SO para M.2 SSD para evitar a perda de dados. Este artigo explicou todos os aspectos relacionados, ou seja, como transferir OS para o m.2 SSD ou como clonar OS para o m.2 SSD. Duas soluções são propostas, você pode usar o utilitário embutido para criar uma imagem do sistema e depois restaurá-la no SDD. Você pode empregar um aplicativo de software de terceiros para realizar a operação. O AOMEI backupper pro é o melhor clonador.
Luís Santos
chief Editor