07/01/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
Como talvez o navegador mais popular do mercado, os usuários esperam que o Google Chrome sempre funcione e, na maior parte do tempo, o navegador não decepciona. Mas, recentemente, os usuários do Windows 10 relataram que o navegador está causando o travamento dos seus computadores. Este problema afetou muitos usuários do Google Chrome que reclamam que pode ocorrer bem no meio de seu trabalho, fazendo com que eles tenham que reiniciar ou mesmo causando perda de dados.
Embora tenha sido atribuído a um vírus que diz ao seu computador para tratar o Chrome como um vírus, esse problema também pode ser causado por vários outros problemas. Mas, felizmente, o problema também pode ser facilmente corrigido por algumas das soluções que veremos neste artigo.
A principal causa desse problema é um novo vírus que apareceu pela primeira vez em dezembro de 2018. Como a maioria dos vírus que podem se infiltrar em seu sistema, esse vírus que afeta o Google Chrome, em particular, apareceu como um esquema de phishing relacionado ao suporte técnico da Microsoft. Ele apareceu como uma caixa de diálogo que afirmava ser da Microsoft avisando que seu computador está infectado com um vírus que pode comprometer o sistema, as senhas e qualquer outra informação pessoal que você possa ter em seu computador.
Quando você tenta fechar a caixa de diálogo, ela simplesmente aparece novamente, pois foi projetada para repetir em vez de fechar. O loop recorrente desta mensagem fraudulenta pode fazer com que o uso do Google Chrome no Windows 10 chegue a 100%, fazendo com que o Chrome e o próprio sistema travem.
Mas, como mencionamos acima, há várias coisas que você pode fazer para corrigir esse problema e evitar que seu computador Windows 10 congele. Eles incluem o seguinte;
Uma das melhores soluções para esse problema é usar o gerenciador de tarefas para fechar o Google Chrome com eficácia. Esta solução é eficaz porque evita que o Chrome use os recursos do seu sistema. Para usar "Finalizar Tarefa" para corrigir o congelamento do Chrome no Windows 10, siga estas etapas simples;
Etapa 1: Clique com o botão direito na barra de tarefas do Windows 10 para abrir o Gerenciador de Tarefas. Você também pode usar as teclas "Ctrl + Alt + Delete" para abrir o Gerenciador de Tarefas.
Etapa 2: Clique na guia "Processos"
Etapa 3: Localize "Google Chrome" ou "GoogleChrome.exe" e selecione-o. Clique em “Finalizar tarefa” no canto inferior direito.
Você pode usar o Google Chrome novamente, reiniciando o programa, desde que não tenha configurado o Chrome para restaurar as guias automaticamente.
Esse problema também pode ocorrer se você abrir muitas guias de uma vez e o Google Chrome estiver meio sobrecarregado. A melhor maneira de remover o excesso de dados que pode atrapalhar o Chrome é limpar os dados de navegação regularmente. Siga estas etapas simples para fazer isso;
Etapa 1: Abra o Chrome em seu computador e clique nos três pontos no canto superior direito.
Etapa 2: Clique em "Mais" e depois em "Limpar dados de navegação". Você também pode usar o atalho de teclado "Ctrl + Shift + Delete"
Etapa 3: Clique na guia "Avançado", selecione os itens que deseja remover e clique em "Limpar dados".
Embora extensões e complementos do Chrome possam ser muito úteis para ajudar os usuários a acessar alguns serviços úteis, eles também podem paralisar o Chrome, fazendo com que ele congele às vezes. Portanto, pode ser útil desabilitar essas extensões e complementos, especialmente se o Chrome estiver tendo problemas recentemente. Veja como desabilitar complementos e extensões do Chrome;
Etapa 1: Abra o Chrome no seu computador e digite "chrome: //extensions" na barra de endereço e pressione "Enter" para acessar todas as extensões e add-ons no Chrome. Você também pode clicar nos três pontos no canto direito e escolher "Mais Ferramentas" para encontrar "Extensões"
Etapa 2: Na janela pop-up que aparece, desligue as extensões para desativá-las.
Etapa 3: Reinicie o navegador para concluir o processo.
Esse problema também pode ocorrer quando o Chrome está infectado por malware e vírus ou se o Chrome está de alguma forma em conflito com outros programas em seu computador. Ambos os problemas podem ser facilmente corrigidos redefinindo o Chrome para as configurações padrão. Veja como fazer;
Etapa 1: Abra o Chrome e clique nos três pontos no canto superior direito. Selecione "Configurações" para continuar.
Etapa 2: Clique em "Avançado"
Etapa 3: Vá para a seção "Redefinir e limpar" e clique em "Redefinir as configurações para seus padrões originais"
Etapa 4: Clique em "Redefinir configurações" para concluir o processo.
Se o Google Chrome ainda estiver travando mesmo depois de tentar todas as soluções acima, pode ser hora de reinstalar o navegador. Uma reinstalação limpa eliminará qualquer malware, vírus e problemas de configuração que possam estar causando o problema. Siga estas etapas simples para desinstalar e reinstalar o Chrome;
Etapa 1: Abra as configurações do Windows 10 (você pode fazer isso no "Menu Iniciar") e clique em "Aplicativos"
Etapa 2: Localize o Google Chrome na guia "Aplicativos e recursos". Clique nele e em "Desinstalar"
Etapa 3: Assim que o programa tiver sido totalmente desinstalado, reinicie o computador e reinstale o Windows a partir do site oficial de instalação do Chrome.
O Chrome pode travar de vez em quando, mesmo que você não veja a mensagem de aviso mencionada acima. Porém uma ou mais das soluções que descrevemos acima devem ser capazes de ajudá-lo a resolver esse problema de uma vez por todas. A propósito, você também pode corrigir problema de tela preta depois de fazer login.
Como faço para corrigir quando Google Chrome não está respondendo?
Por que o Google Chrome continua congelando meu computador?
Como corrigir falhas de extensões do Google Chrome
Luís Santos
chief Editor