Neste artigo, você vai aprender:
O EaseUS Data Recovery Wizard funciona no Linux?
Não. o EaseUS é um software de recuperação de dados confiável e intuitivo que funciona bem para Windows e Mac. No entanto, se você estiver lidando com o sistema operacional Linux, não seria de muita ajuda. A partir de 2023, o EaseUS para Linux deixou de funcionar oficialmente, e tornar o EaseUS compatível com EXT4 também é considerado no mínimo complicado.
Se você deseja recuperar dados perdidos de um dispositivo Linux usando o EaseUS Data Recovery Wizard, você precisa:
- Desligue o sistema Linux e remova fisicamente o disco rígido.
- Conecte o disco rígido Linux removido a um computador Windows ou Mac com o EaseUS Data Recovery Wizard instalado.
- Você pode iniciar uma verificação da unidade e prosseguir com o processo de recuperação de arquivos do Linux.
O processo é complicado e, quando você tenta remover o disco rígido do seu dispositivo Linux, pode danificá-lo, causando mais perda de dados. Portanto, uma boa alternativa do EaseUS Data Recovery Wizard para Linux pode evitar muitas dores de cabeça.
Top 5 principais alternativas gratuitas ao EaseUS Data Recovery Wizard para Linux
1. Wondershare Recoverit - alternativa com GUI para o EaseUS no Linux [a melhor escolha]
Se você está procurando uma alternativa ao EaseUS Data Recovery Wizard para Linux, o Wondershare Recoverit é uma excelente opção. Sua interface simples e seus poderosos recursos de recuperação facilitam a compreensão do motivo pelo qual o Recoverit foi selecionado como o "Líder em Recuperação de Dados" pelos usuários do G2.
O Recoverit oferece muitos dos mesmos recursos do EaseUS, incluindo suporte para uma ampla variedade de tipos de arquivos e a capacidade de recuperar dados de vários dispositivos de armazenamento. No entanto, algumas diferenças importantes fazem com que valha a pena considerar o Recoverit.
- O Recoverit oferece suporte à recuperação de dados do Linux. Esteja você executando o Ubuntu, Debian, CentOS ou qualquer outra distribuição do Linux, o Wondershare Recoverit pode ajudá-lo a recuperar rapidamente arquivos excluídos ou perdidos por meio de uma conexão remota em seu Windows ou Mac. Não há necessidade de desmontar seu dispositivo Linux e pegar o disco rígido.
- O Recoverit desenvolveu uma tecnologia patenteada de recuperação de vídeo que garante a recuperação completa do vídeo Ultra HD 4K/8K. Você não terá o problema de que "os vídeos recuperados não podem ser reproduzidos".
Para Windows XP/Vista/7/8/10/11
Para macOS X 10.10 - macOS 13
Veja como recuperar arquivos excluídos do Linux usando o Wondershare Recoverit:
Para Windows XP/Vista/7/8/10/11
Para macOS X 10.10 - macOS 13
Passo 1. Selecione a opção de Recuperação do Linux
Abra a ferramenta alternativa ao EaseUS para Linux após a instalação. Clique na guia NAS e Linux na barra lateral. Em seguida, selecione a opção de Recuperação do Linux para prosseguir com a recuperação dos dados.
Passo 2. Conecte-se ao dispositivo Linux
Forneça as informações necessárias sobre o dispositivo Linux do qual os arquivos foram perdidos para estabelecer uma conexão remota. Em seguida, clique em Conectar para conceder ao Recoverit acesso ao dispositivo.
Passo 3. Digitalize e recupere
Quando a conexão for estabelecida, uma verificação automática listará todos os arquivos recuperáveis da unidade ou dispositivo externo. Pode levar algum tempo, então é melhor você cuidar de outras tarefas urgentes enquanto isso.
Pré-visualize arquivos durante o processo de digitalização. Uma vez identificados os arquivos desejados, selecione eles, clique no botão Recuperar e os arquivos serão recuperados e salvos com sucesso.
Para Windows XP/Vista/7/8/10/11
Para macOS X 10.10 - macOS 13
2. TestDisk – alternativa ao EaseUS para Linux com compatibilidade universal
Como o EaseUS ainda não está disponível para Ubuntu, você pode usar o TestDisk para Linux. Está disponível gratuitamente para todas as distribuições e você pode baixá-lo da Digital Ocean usando um navegador de sua escolha. Além de recuperar arquivos, você também pode usar o software para determinar a integridade das unidades ou quaisquer outros dispositivos de armazenamento conectados ao seu sistema.
Você pode aproveitar os seguintes recursos do TestDisk.
- Examine os dispositivos e as partições para garantir que não falharão a curto prazo.
- Vários modos de digitalização que oferecem vários graus de velocidade e profundidade de digitalização.
- Permite criar logs de verificações e recuperações para manter uma programação regular com seus cenários de perda de dados.
- Compatível com DOS, Windows, Linux, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, SunOS e MacOS X.
Embora o TestDisk seja bom para recuperação de curto prazo, ele não pode reter dados cujas imagens foram apagadas do sistema. Além disso, a interface baseada em linha de comando o torna um desafio para aqueles que estão acostumados com interface GUI.
3. Extundelete – alternativa ao EaseUS para sistema de arquivo EXT4
Se você só precisa recuperar arquivos excluídos recentemente e não se importa com um pouco de codificação, o Extundelete é uma opção viável para você. É um software de código aberto que existe desde 2009 e é compatível com todos os kernels do Linux. Você pode baixar o Extundelete de vários sites, mas pode usar o SourceForge que é um domínio confiável com um link compatível ativo quando você precisar.
Algumas características principais desta alternativa ao EaseUS para sistema de arquivos EXT4 incluem:
- Uma ferramenta de recuperação gratuita e de código aberto que funciona com todos os kernels do Linux.
- Recuperação rápida de arquivos excluídos recentemente sem muito estresse para o sistema.
- Compatível com EXT3 e EXT4, dois dos sistemas de arquivos mais populares do Linux.
- Também suporta dispositivos conectados externamente.
Embora possa ser gratuito, o Extundelete tem recursos limitados em comparação com outros softwares de recuperação de dados neste guia. Não há opções para recuperação avançada de vídeo ou redefinição do sistema operacional em caso de falha do sistema.
4. Foremost – alternativa ao EaseUS para recuperação de dados no Kali Linux
Foremost foi criado por três desenvolvedores com o objetivo de oferecer uma plataforma personalizável para todos os usuários de Linux. Embora a maioria dos usuários utilize sistemas Kali Linux, o Foremost é compatível com quase todos os kernels baseados em Debian. O download está disponível no site oficial e em outros sites de código aberto como o FileHippo.
Acima de tudo, como uma alternativa ao EaseUS para Linux, vem com vários recursos valiosos, como:
- Apenas um arquivo de 102 KB para instalação e sem riscos de malware.
- Possui um recurso de detecção de bloco indireto para sistemas de arquivos UNIX.
- Aqueles que estão acostumados com programas específicos do Linux podem reconfigurar o Foremost de acordo com suas necessidades.
- Permite escolher o endereço de saída para arquivos recuperáveis.
Apesar de suas várias vantagens, o Foremost pode ser difícil de usar para usuários de Windows e Mac, pois não possui uma interface baseada em gráficos. Se você é um desses, o Wondershare Recoverit pode ser mais adequado para você.
5. Scalpel
O Scalpel é outra alternativa ao EaseUS Data Recovery Wizard para Linux. É uma poderosa ferramenta de linha de comando para investigações forenses em sistemas semelhantes ao Unix e pesquisa uma determinada unidade ou diretório para todos os tipos de dados excluídos ou perdidos, incluindo arquivos excluídos e dados ocultos.
O Scalpel usa algoritmos avançados para pesquisar o disco sem nenhum conhecimento prévio das estruturas do sistema de arquivos ou tipos de arquivo, permitindo a recuperação de todos os dados dos sistemas de arquivos, mesmo que o sistema de arquivos original tenha sido corrompido ou reformatado. Além disso, o Scalpel pode encontrar e identificar documentos baseados em texto, como e-mails, mensagens de texto, documentos e planilhas, que muitas vezes não aparecem na visualização dos sistemas de arquivos reconstruídos devido ao seu tamanho relativamente pequeno.
O Scalpel possui vários recursos que o tornam desejável.
- Software de código aberto com atualizações constantes, graças a uma comunidade dedicada.
- Digitaliza todo o sistema sem sobrecarregar muito o hardware.
- Comandos mais diretos do que outros softwares de recuperação de dados baseados em CLI.
Você pode baixar sua versão preferida do Scalpel da Tecmint. No entanto, você deve observar que não é compatível com todos os sistemas de arquivos e pode falhar na detecção de arquivos excluídos há muito tempo.
Conclusão:
Após analisar as cinco melhores alternativas ao EaseUS Data Recovery Wizard para Linux, fica claro que diversas soluções poderosas e confiáveis podem ser utilizadas para recuperar informações perdidas de sistemas Linux. Seja você um iniciante ou possua vasta experiência em TI, qualquer uma dessas ferramentas de recuperação de dados pode ajudá-lo a encontrar e restaurar arquivos deletados com facilidade e rapidez.
O Wondershare Recoverit é altamente recomendado devido à sua interface intuitiva e ampla gama de recursos, como a recuperação de praticamente todos os tipos de dados sem restrições, digitalização profunda, busca rápida, etc. Além desta ferramenta, o TestDisk do Linux, uma ferramenta gratuita e de código aberto, é uma boa escolha para aqueles que precisam de um utilitário fácil de usar com recursos básicos.
Não importa qual seja escolhido no final, uma coisa é certa: A melhor alternativa ao EaseUS Data Recovery Wizard para Linux deve ser encontrada rapidamente para minimizar danos e evitar desastres!