“Pessoal, existe um programa similar ao Recuva para linux?” - Reddit
Ao procurar uma solução de recuperação de dados, você provavelmente encontrou o programa Recuva. O Recuva é frequentemente mencionado como um software fantástico e gratuito para recuperação de dados no Windows. Infelizmente, não está disponível para Linux e Mac. Portanto, selecionamos as 5 melhores alternativas do Recuva para Linux para você, se você for um usuário do Linux.
Neste artigo, você vai aprender:
As 5 melhores alternativas ao Recuva para Linux
1. Wondershare Recoverit - ferramenta de recuperação de dados GUI do Linux
O Wondershare Recoverit é um software avançado de recuperação de dados que pode restaurar arquivos perdidos, excluídos ou inacessíveis de vários dispositivos de armazenamento, como computadores Windows/Mac/Linux, cartões de memória e unidades USB. Possui uma interface amigável, sendo fácil de usar mesmo para aqueles com pouco ou nenhum conhecimento técnico. Além disso, esta alternativa ao Recuva para Linux funciona por meio de conexão remota, você pode recuperar dados mesmo quando seu computador Linux travar ou não inicializar.
Wondershare Recoverit - seu software de recuperação do Linux seguro e confiável
Mais de 5.481.435 de pessoas já baixaram
Recupera documentos, fotos, vídeos, músicas, e-mails e outros mais de 1.000 tipos de arquivos perdidos ou excluídos de forma eficaz, segura e completa.
Compatível com todas as principais distribuições do Linux, incluindo Ubuntu, Linux Mint, Debian, Fedora, Solus, Opensuse, Manjaro, etc.
Auxilia em mais de 500 cenários de perda de dados, como exclusão, formatação de disco, travamento do sistema operacional, queda de energia, ataque de vírus, partição perdida e muito mais.
A interface simples permite recuperar dados de discos rígidos do Linux com apenas alguns cliques.
Funciona através de uma conexão remota. Você pode recuperar dados perdidos mesmo quando seu dispositivo Linux travar.
Aqui está um guia passo a passo sobre como executar a recuperação de dados com o Wondershare Recoverit Linux Recovery para recuperar facilmente seus arquivos importantes de dispositivos Linux.
Passo 1. Selecione a opção de Recuperação do Linux
Abra esta alternativa ao Recuva para Linux. Em seguida, selecione NAS e Linux como a opção preferida e clique em Recuperação do Linux abaixo dela.
Passo 2. Faça uma conexão remota
Preencha os campos obrigatórios para estabelecer uma conexão remota entre o Recoverit e seu computador Linux. Quando terminar, pressione o botão Conectar.
O Recoverit realizará uma busca automática por arquivos perdidos.
Passo 3. Verifique os arquivos perdidos
O tempo que a análise vai levar depende da quantidade de dados que estão sendo escaneados. O status da análise é exibido na barra de progresso na parte inferior da tela. Você pode interromper a análise a qualquer momento assim que encontrar o arquivo que deseja recuperar.
Passo 4. Pré-visualizar e recuperar
Quando a digitalização terminar, você pode pré-visualizar os arquivos para verificar se são os itens que deseja recuperar. Para iniciar o processo de recuperação com o Wondershare Recoverit, clique em Recuperar.
O software irá guiá-lo através da seleção de um local para salvar os arquivos recuperados. Para obter os dados restaurados, clique em Recuperar.
Para Windows XP/Vista/7/8/10/11
Para macOS X 10.10 - macOS 13
2. TestDisk para Linux - ferramenta de linha de comando
Como o Recuva, o TestDisk é um programa de recuperação de dados gratuito e de código aberto, mas está disponível para Windows, Mac e Linux. Ele foi criado principalmente para ajudar na recuperação de partições perdidas e na reinicialização de discos que não inicializam quando esses sintomas são causados por software defeituoso, como vírus ou erro humano (como exclusão acidental de uma tabela de partição). A recuperação da tabela de partição com o TestDisk é extremamente simples.
Principais recursos do TestDisk para Linux:
- O TestDisk repara a tabela de partição e recupera a partição excluída.
- O MFT pode ser reparado usando um espelho MFT.
- Ele pode encontrar o Backup SuperBlock ext2/ext3/ext4.
Veja como instalar e usar o TestDisk no Linux para obter mais informações.
3. PhotoRec para Linux - ferramenta de linha de comando
O PhotoRec é outra alternativa gratuita e de código aberto ao Recuva para Linux que recupera arquivos perdidos, como vídeo, documentos e arquivos de discos rígidos, CD-ROMs e fotografias perdidas da memória da câmera digital. O PhotoRec ainda funcionará mesmo se o sistema de arquivos em sua mídia tiver sido gravemente danificado ou reformatado porque ele ignora o sistema de arquivos e segue os dados subjacentes.
Principais recursos do PhotoRec:
- O PhotoRec determina o tamanho do bloco de dados para recuperar arquivos excluídos.
- Ele é compatível com diferentes distribuições do Linux, incluindo Linux, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Solaris Sun, etc.
- Por ignorar o sistema de arquivos, o PhotoRec funciona mesmo quando severamente danificado. No mínimo, ele pode recuperar arquivos excluídos dos sistemas de arquivos ext2/ext3/ext4 e HFS+.
Para executar a recuperação de dados do Linux com o PhotoRec, aqui está um artigo sobre como usar e instalar o PhotoRec no Linux.
4. Extundelete - ferramenta de linha de comando
O Extundelete é um programa avançado e poderoso para recuperar dados de uma partição ext3 ou ext4 do Linux. É a primeira ferramenta para restaurar toda a partição e o nome do arquivo excluído de uma partição ext4. O extundelete depende fortemente da biblioteca ext2fs, que lhe permite suportar muitos atributos do sistema de arquivos ext3 e ext4 automaticamente.
Principais recursos do Extundelete:
- Links rígidos e flexíveis não são restaurados pelo extundelete, mas o arquivo para o qual um ponto de link está.
- Ele pode recuperar partições, pastas e subdiretórios e manter os nomes originais dos arquivos restaurados.
Aqui está uma postagem sobre como instalar e usar o extundelete no Linux para recuperar dados do Linux.
5. Foremost - ferramenta de linha de comando
Outro fantástico aplicativo de recuperação de dados do Linux baseado em forense que restaura arquivos perdidos integrando estruturas digitais, rodapés e cabeçalhos é o Foremost. Embora este utilitário alternativo do Recuva para Linux tenha sido criado para organizações policiais, ele também pode ser usado como uma ferramenta regular de recuperação de arquivos do Linux.
Principais recursos do Foremost:
- Obtém a capacidade de ignorar o sistema de arquivos principal.
- Ele vem com um arquivo de configuração adicional que pode ser usado para definir novos tipos de arquivo.
- Você pode usá-lo para recuperar arquivos do iPhone.
- Ele também pode extrair informações de tipos de arquivo de imagem, como png, jpg, bmp, gif, avi, mpg, etc.
Aqui está um tutorial explicando como instalar e usar o Foremost no Linux para recuperação de dados.
Conclusão:
Para concluir, há várias alternativas ao Recuva para Linux, como o software de recuperação de dados para Linux da Wondershare Recoverit (uma ferramenta com interface gráfica) e ferramentas de linha de comando, como TestDisk, PhotoRec, extundelete e foremost. Todas essas opções oferecem capacidades poderosas de recuperação de dados, mas diferem na interface do usuário e nos tipos de arquivos que podem recuperar.
Uma das melhores opções é o software Wondershare Recoverit Linux Recovery, que é fácil de usar e vale a pena considerar!