Informativo: Por que não há disco A/B?

Por que não há disco A/B?

Por que o sistema operacional do computador é armazenado em um disco C? Por que não há um disco A/B? Leia este artigo para encontrar respostas para essas perguntas?

Wondershare Recoverit Authors

12/12/2022 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas

0

Quando compramos um novo desktop ou laptop, vemos que a unidade C é a unidade de disco principal por padrão. É a primeira letra no computador, seguida por DVD/Blu-Ray como D e outros periféricos que você adiciona, como slots de memória e unidades externas. Mas A e B nunca estão lá!

 drive de disco rígido

Muitos usuários de computador pela primeira vez se perguntam uma vez ou outra - Por que não há uma unidade A ou uma unidade B?

Aqui está a resposta:

Parte 1: Por que não há disco A/B?

Nos primórdios do computador, os discos A: e B: eram registrados como unidades de disquete. Essas unidades leriam disquetes e existiam antes que os Compact Discs (CDs) se tornassem difundidos como um meio de armazenar dados. Antes do Blue-Ray, havia discos de vídeo digital (DVDs) antes dos CDs. Cada avanço nos trouxe mais espaço de armazenamento em comparação com os disquetes.

 disquetes

Você pode nunca ter ouvido falar dessas duas unidades porque os fabricantes pararam de incluí-las em computadores pessoais depois de 2003. Mas alguns computadores ainda possuem discos A: e B:. A Apple fio a primeira e desconsiderar essas duas unidades em 1998 em seus dispositivos de computador iMac.


Parte 1.1: Resposta detalhada para letras de unidade ausentes

Como mencionado acima, os primeiros computadores estilo PC não apresentavam disco rígido. Eles só tinham um drive de disquete, e isso era tudo. Para ter a segunda unidade de disquete, você deve gastar mais US$ 1.000. Com uma unidade, você pode inicializar a partir de um disco, colocar o outro disco com seus dados e executar o programa pretendido.

Quando terminar, seu computador solicitará que você reinsira o disco de inicialização, permitindo que você reutilize a linha de comando. Copiar dados de um para outro disco envolveu uma série de "Por favor, insira o disco de origem/destino na unidade A:....

À medida que os discos rígidos se tornaram baratos, os computadores caros normalmente apresentavam duas unidades de disquete:

  • Um para inicializar e executar programas comuns
  • Um para salvar dados e executar programas específicos

O hardware da placa mãe suportaria dois disquetes em endereços de sistema fixos no hardware. Devido ao seu embutido no hardware, pensou-se que o mesmo poderia ser embutido no sistema operacional também. E, quaisquer discos rígidos seriam adicionados à máquina começando com o disco C: e assim por diante.

Muitos programas de software foram introduzidos com a expectativa de ver armazenamento de longo prazo na unidade C:.

partições de disco rígido c e d drive

Um desses programas de software é o BIOS que inicializa nossos sistemas de computador. Mesmo em computadores modernos, você pode conectar duas unidades de disquete, inicializar no DOS e usá-lo como no início dos anos 90, com unidades de diquete A e B.

Em geral, a compatibilidade com versões anteriores é a razão para iniciar o disco rígido em C. Embora o sistema operacional moderno venha com armazenamento de dados abstrato até certo ponto, ele ainda trata as unidades A: e B: de maneira diferente. Essas unidades podem ser removidas do sistema sem causar nenhuma alteração no sistema operacional. Ele os armazena em cache de maneira diferente e trata o setor de inicialização com mais atenção do que o setor de inicialização do disco rígido.


Parte 1.2: Podemos usar as unidades A e B novamente?

A unidade C: permaneceu a unidade de instalação tradicional para Windows. Ter unidades de disquete também fornece suporte para usuários que precisam delas para gerenciar drivers ou sistemas mais antigos.

Mas, caso você se sinta alfabeticamente agitado por isso, a Microsoft permite que você reformule suas unidades e faça A: sua nova unidade C:. Existem muitos tutoriais disponíveis para esta finalidade.


Parte 2: Por que o sistema operacional do computador é armazenado em um disco C?

partições do disco rígido

Até agora, deve estar claro que as unidades A: e B: são reservadas para disquetes. Portanto, a unidade C: é a primeira partição criada para unidades de disco rígido (HDD). É mais rápido do que outras partições de HDD porque é composto pelas faixas de HDD mais externas. Portanto, faz sentido armazenar seu sistema operacional no drive C para compatibilidade e velocidade. Para melhor compreensão, vamos dar uma olhada em como o HDD armazena dados.


Parte 2.2: Como o HDD armazena dados?

parte do hdd

HDD salva seus dados no prato magnético qeu é denominado como discos. Estes são feitos de diferentes discos monstados em um eixo. Esses discos estão ligados a um motor que gira constantemente em uma determinada velocidade. Como resultado, o fuso e os discos também giram na mesma velocidade constante.

Os pratos no HDD são feitos de trilhas que são círculos concêntricos. Estes são subdivididos em stores, cada um armazenando a mesma quantidade de dados - entre 512 bytes ou 4K bytes. Os setores de trilha são chamados de setores.

setor e faixas no hdd

A coleção de faixas em todos os discos cria o cilindro mais externo. As partições nos discos são feitas de milhares de cilindros.

partições de hdd de visão dimensional

Nos primeiros dias, o HDD usava trilha, cilindro e número de setor para endereçar blocos de dados. No entanto, atualmente, quase todos os HDDs fornecidos mudaram para o sistema Logical Block Address (LBA) para essa finalidade. A razão por trás dessa transição é a facilidade de endereçamento e segurança dos dados armazenados no HDD. Além disso, as unidades podem remapear um setor defeituoso para um local diferente sem a intervenção do host. E, a transição para o LBA também facilita a gravação de bits por zonas.


Parte 2..1: Reparação rápida de dados

Como a primeira partição (unidade C:) é composta pelos cilindros mais externos, você pode recuperar mais dados em uma única rotação de disco. Os discos giram a uma velocidade constante, mas isso não é verdade para as trilhas. As trilhas externas funcionam mais rápido que as internas. Assim, eles têm o duplo benefício - um maior número de setores e rotação mais rápida.

Como resultado, a latência dos dados recuperados das trilhas externas tende a ser significativamente menor em comparação com os dados recuperados das trilhas internas.


Parte 2.2.2: Tempo de inicialização aprimorado

 inicialização do computador

Então, quando armazenamos o sistema operacional na unidade C:, nós o armazenamos na primeira partição que é mais rápida. A maioria dos dados nesta unidade tem a melhor latência. Isso significa tempo de inicialização aprimorado.

Uma vez que o sistema operacional começa a funcionar, a velocidade do driver não importa porque o código agora é executado a partir do cache ou da memória de acesso aleatório (RAM). A execução de um aplicativo de tamanho grande leva mais tempo para começar a ser executado. Então, instale-o na unidade C:. Outros aplicativos de pequeno porte são executados em outras unidades.

Conclusão

Espero que todas as suas perguntas sobre a partição do disco rígido sejam claras. Resumindo, as unidades A: e B: eram reservadas para disquetes. Você ainda pode criar unidades A: e B: em seu sistema. A unidade C: é usada por padrão para armazenar seu sistema operacional devido à sua alta velocidade e baixa latência.

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Recuperar HD > Por que não há disco A/B?