29/11/2022 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
A segurança dos dados é muito necessária no mundo que vivemos hoje. Os protocolos de segurança online recebem atualizações constantes por causa das ameaças cibernéticas. No entanto, o mesmo não pode ser dito para o armazenamento offline. A maioria dos discos rígidos e cartões de memória não possuem uma forma de garantir a segurança. Mas já é hora de começarmos a proteger nossos dispositivos físicos também. O BitLocker é o programa de criptografia padrão para Windows desde 2009. Embora você possa criptografar dispositivos de armazenamento após a instalação, é melhor criar uma unidade do BitLocker desde o início. Este artigo irá ajudá-lo a aprender tudo sobre como fazer isto.
Com o BitLocker, você pode criar criptografias seguras para unidades de dados imediatamente. Sempre que você conectar um novo disco rígido, interno ou externo, poderá usar o BitLocker de forma imediata. Antes de criar uma unidade com o BitLocker, é essencial ativá-lo no Painel de Controle. Você pode fazer isto com o método descrito abaixo. Apenas certifique-se de fazer tudo como um administrador.
O BitLocker fornece um conjunto de chaves de recuperação que você pode utilizar caso esqueça seu PIN ou senha. Você pode armazená-las no sistema, enviar para sua conta da Microsoft ou imprimir en papel para armazenar em um local seguro.
Além disso, você pode usar o BitLocker to Go para proteger dados em dispositivos portáteis, como pen drives. Funciona de forma semelhante ao BitLocker normal, a única diferença é como você o ativa. Para aplicar o BitLocker to Go em qualquer unidade de armazenamento externa, você precisa navegar até o local e selecionar a opção Criptografar no menu do botão direito.
Geralmente, você usa o BitLocker para criptografar unidades e partições inteiras, mas também pode criar um arquivo criptografado através do BitLocker que inclui VHD (Virtual Hard Drives) e arquivo VHDX.
O problema com as partições de disco rígido é que elas só podem ser criadas localmente e desperdiçam alguma memória do disco rígido na criação. Também são menos seguras, pois se conectam diretamente ao disco rígido. Para mais tranquilidade, é melhor criar Discos Rígidos Virtuais (VHD). São arquivos armazenados que aumentam a segurança de seus dados e ajudam a economizar espaço em disco mesmo com várias partições. Eles usam o armazenamento disponível em seu disco rígido sem vincular diretamente a ele.
Um arquivo de contêiner permite montar/desmontar o VHD em seu sistema sem afetar a alocação de armazenamento em seu disco rígido físico. Imagine isto como ejetar/inserir o disco em seu sistema virtualmente. Mas antes de começar, você deve saber como criar um arquivo VHD/VHDX e criptografá-lo com o BitLocker.
Você pode usar o Utilitário de Gerenciamento de Disco do Windows para criar um caminho de armazenamento VHD/VHDX.
A unidade agora será exibida como armazenamento não alocado no Gerenciamento de Disco. Você pode alocar como uma nova partição usando o mesmo método de criação de partição mencionado acima.
Depois de concluir a criação de seu novo disco rígido virtual, agora você pode criptografá-lo usando o BitLocker. É como qualquer outra unidade que você conectaria ao seu computador.
Agora que seu VHD está criptografado, você pode acessá-lo com segurança em qualquer PC com Windows 10. Mas, se você quiser removê-lo do seu computador, você deve desmontá-lo primeiro. Você pode fazer isto através do método descrito abaixo.
Como alternativa, você pode usar o Utilitário de Gerenciamento de Disco para desmontar a unidade. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse no VHD e selecionar a opção Desanexar VHD.
Agora você pode transferi-lo para um dispositivo de armazenamento portátil e operá-lo em outro computador. Obviamente, são necessárias as mesmas credenciais de login para acessar os dados, para que você possa ficar tranquilo sabendo que somente você pode acessar a unidade.
A criação de unidades virtuais não apenas ajuda a gerenciar seus dados com mais eficiência, mas também aumenta a segurança. Combinado com a Criptografia do BitLocker, é quase impossível para alguém acessar sua unidade sem saber a senha/PIN ou ter acesso à sua conta da Microsoft. Esperamos que este guia forneça novas informações sobre como criar uma unidade do BitLocker.
Luís Santos
chief Editor