01/04/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
Eu tinha o XP e o Vista instalados no meu disco rígido SATA principal (no canal SATA0). Como não havia espaço para outro sistema operacional adicionei um disco rígido secundário (para o canal SATA2) e instalei o Windows 7 nele e funcionou perfeitamente. Porém depois de algumas semanas, meu antigo disco rígido primário morreu repentinamente e o computador não inicializou mais, então coloquei o disco rígido restante no canal SATA0 e comprei outro novo disco SATA e coloquei no canal SATA2. Agora preciso adicionar arquivos de inicialização à minha unidade porque o sistema operacional e os arquivos de dados estão lá, só preciso iniciar o computador.
Portanto eu tenho uma unidade SATA boa e saudável com o Windows 7 instalado nela, mas sem arquivos de inicialização, porque aquela outra unidade (agora morta) foi usada para inicializar o computador. Achei que o DVD de instalação do Windows 7 daria conta do problema, mas não resolveu. Quando tento usar seu recurso de disco de reparo, ele não consegue encontrar nenhum Windows instalado, então diz que não há nada para inicializar, nada para reparar. Se eu usar o utilitário de linha de comando do mesmo DVD, posso ver minhas partições C: e D: lá, com todos os arquivos, posso ver todos os meus diretórios, posso ver a pasta Windows, a pasta Arquivos de programas, etc. Mas o que é necessário para inicializar?
Também tentei "atualizar" a partir do DVD de instalação do W7, mas diz que devo executar essa opção de dentro do Windows. Como não consigo iniciar o Windows, não posso fazer o que foi descrito. Quando tentei uma nova instalação, recebi um aviso de que todos os meus dados atuais serão sobrescritos e essa também não é a opção que estou procurando. Alguma ideia de como resolver meu problema?
No caso de você ter que alterar a lista de prioridades no seu dispositivo e agora ter o seu disco rígido externo atuando como uma unidade de inicialização, então é importante que você saiba como inicializar o Windows a partir do disco rígido externo. É o mesmo procedimento utilizado para a unidade interna. Tudo que você precisa saber é como tornar inicializável um disco rígido externo. Nem toda unidade pode ser inicializada, mas ao fazer as alterações apropriadas na unidade ou no mecanismo de inicialização, você pode tornar qualquer unidade inicializável. Este artigo o ajudará a obter respostas para ambas as questões mencionadas acima.
Antes de te dar uma resposta apropriada sobre como tornar inicializável um disco rígido externo, devemos responder a seguinte pergunta: Por que você precisa de uma unidade externa como mídia de inicialização para o seu dispositivo? Você pode tornar qualquer mídia externa inicializável, mas se você optou por usar um disco rígido externo como mídia de inicialização quando você já tem um disco rígido interno deve haver circunstâncias especiais. Aqui estão essas algumas delas:
Este artigo é sobre a resposta para a pergunta Como tornar inicializável um disco rígido externo? Ele também explicará as etapas para inicializar um disco rígido externo no Windows e Mac. A seguir estão os tópicos que seriam discutidos em detalhes:
Nesta seção, você obterá a solução para inicializar de um disco rígido externo. Ela explica todos os fundamentos para configurar o disco rígido externo para que o mesmo se torne uma mídia inicializável.
Para configurar o disco rígido externo para que o mesmo se torne inicializável, o primeiro passo é descobrir a chave do BIOS no Windows. Quanto ao dispositivo, para definir as configurações do BIOS, geralmente pressionamos e seguramos F12. Mas no caso do Windows, aqui estão as etapas a seguir:
Etapa 1: Inicie o mecanismo de pesquisa. Pode ser qualquer mecanismo de pesquisa, por exemplo, o Google.
Etapa 2: Na caixa de pesquisa, digite o fabricante do computador, o nome do modelo e a frase chave do BIOS. Clique em Enter para continuar.
Etapa 3: O navegador mostrará certas opções relacionadas à sua pesquisa, . Selecione a chave do BIOS compatível com o seu dispositivo.
Etapa 4: Você também pode verificar o manual do dispositivo para pesquisar a chave do BIOS.
Para tornar uma unidade externa inicializável, é preciso ter em mente que a unidade deve estar conectada constantemente de forma apropriada ao dispositivo. Use um cabo USB ou uma porta USB livre para conectar o disco rígido ao dispositivo. O disco rígido externo carrega uma luz indicadora que pisca ou estabiliza quando em conexão com o dispositivo. Para dispositivos Mac, você precisa de um adaptador USB ou cabo thunderbolt 3.
Assim que você decidir usar o disco rígido externo para estabelecer uma conexão adequada com o seu dispositivo, certifique-se de que a unidade não carregue nenhum dado extra ou não funcional que poderia interferir no mecanismo de inicialização. Fique atento também para que se o disco rígido não for compatível com o dispositivo como, por exemplo, se o formato do arquivo na unidade não for compatível, seu dispositivo não será capaz de lê-lo. A este respeito, você deve formatar a unidade em um sistema de arquivos compatível. NTFS para Windows e Mac OS são os sistemas de arquivos preferidos. Lembrando que um sistema de arquivos completo, ou seja, exFAT, pode ser usado para dispositivos Windows e Mac. Uma vez que a unidade e o dispositivo são compatíveis, você deve reformatar a unidade de acordo com os dados que serão armazenados nela.
Durante o processo de inicialização do disco rígido externo existem alguns requisitos. Você precisará de uma imagem de disco ou arquivo ISO presente no disco rígido, só então você poderá inicializar a unidade, pois uma unidade vazia não é inicializável. Além dos arquivos ISO (imagem de disco), a unidade também pode carregar o backup do histórico do arquivo para Windows ou backup da máquina do tempo no caso do Mac para que a unidade se torne elegível para inicialização.
Não é necessário que um disco rígido externo carregue os arquivos ISO a serem inicializados, em vez disso, você pode arrastar e soltar os arquivos ISO na janela do disco rígido externo. Se estiver usando a ferramenta de instalação do Windows 10 para criar uma mídia inicializável, você pode pular esta etapa.
Antes de inicializar o disco rígido externo, é importante visualizar pelo menos uma vez o item inicializável. Para isso, você pode acessar o prompt de comando no caso de Windows ou terminal para os dispositivos Mac. No caso, se você deseja utilizar o Linux para gravar arquivos ISO na unidade externa, a unidade será inicializada no processo.
Cada sistema operacional carrega seu próprio conjunto de requisitos quando se trata de inicializar o disco rígido externo e, em seguida, inicializar o sistema operacional a partir dessa mídia externa. Este também é o caso do Windows. Esta seção explicará como inicializar o Windows 10 a partir do disco rígido externo. Estas são as etapas:
Etapa 1: Inicie o processo conectando o disco rígido externo ao dispositivo de forma adequada. Certifique-se de que seu dispositivo reconhece o disco rígido externo.
Passo 2: No menu principal do Windows, clique na opção de energia para reiniciar o dispositivo.
Etapa 3: Enquanto o dispositivo está sendo reiniciado, pressione a tecla BIOS repetidamente.
Etapa 4: Seu dispositivo será reiniciado e o menu do BIOS aparecerá na tela.
Etapa 5: Selecione a opção de ordem de inicialização na lista.
Etapa 6: Na próxima janela, selecione seu disco rígido na lista de ordem de inicialização. Em alguns casos, o sistema só permite que os dispositivos conectados por USB sejam reconhecidos na ordem de inicialização. Portanto, certifique-se de que sua unidade seja um armazenamento USB.
Etapa 7: agora arraste seu disco rígido externo para o topo da lista, ou seja, ordem de inicialização. Salve as alterações e saia do BIOS.
Etapa 8: Agora execute qualquer prompt na tela para abrir, instalar ou definir o programa para o disco rígido externo. Caso você já tenha um sistema operacional instalado para o disco rígido externo, depois de concluir a configuração do BIOS, o sistema operacional será aberto.
A inicialização de um disco rígido externo no Mac também possui um conjunto de instruções. Abaixo mencionamos algumas delas, basta seguir as etapas e inicializar a partir de um disco rígido externo no Mac.
Etapa 1: Inicie o processo conectando o disco rígido externo ao seu dispositivo Mac, certifique-se de que a conexão seja apropriada para que o dispositivo possa reconhecer o disco rígido externo.
Etapa 2: No menu principal do Mac, selecione a opção de energia e, no pop-up, selecione a opção de reiniciar. Seu dispositivo irá reiniciar.
Etapa 3: Assim que a tela desligar, pressione a tecla BIOS destinada a dispositivos Mac. Pressione e segure a tecla BIOS até que a janela do gerenciador de inicialização apareça na tela.
Etapa 4: No menu, selecione o disco rígido externo e confirme sua seleção. Isso marcará o disco rígido externo como a mídia de inicialização para o seu sistema operacional.
Etapa 5: Assim que a unidade for selecionada, saia do gerenciador de inicialização e siga todas as instruções na tela para abrir, instalar e configurar o programa. Caso você já tenha o sistema operacional, assim que definir a configuração de prioridade, o sistema operacional será aberto.
Portanto usar um disco rígido interno para inicializar o sistema operacional por meio dele é uma prática comum. Principalmente a unidade C que é a partição que carrega todos os arquivos do sistema e é destinada a inicializar o sistema operacional. Mas às vezes o sistema operacional falha ao inicializar devido a qualquer problema técnico ou físico no disco rígido como setor defeituoso, partição corrompida e dano físico ao disco rígido durante um desastre, ou corrupção de todo o disco rígido devido a qualquer ataque de vírus ou malware . Todas essas situações não permitem que o sistema operacional funcione e deixam seu dispositivo em um estado não funcional. A este respeito, é recomendado o uso de um disco rígido externo para inicializar o sistema operacional em seu dispositivo. Este artigo explica em detalhes de duas questões importantes: Como fazer um disco rígido externo inicializável? e como inicializar a partir do disco rígido externo? Este artigo explica com mais detalhes o processo de inicialização de um disco rígido externo no Windows e Mac separadamente.
Luís Santos
chief Editor