17/03/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
A BIOS está relacionado ao mecanismo de inicialização do dispositivo que ajuda a ligar o dispositivo funcionalmente. A BIOS não conseguir detectar o SSD pode ser decorrência de problemas subjacentes relacionados ao SSD ou sua conexão com o dispositivo. Às vezes, as unidades com defeito também podem apresentar um erro, ou seja, uma unidade de estado sólido não detectada. Este artigo é sobre o erro "Unidade de estado sólido não reconhecida".
Sendo uma alternativa confiável para o disco rígido, o SSD raramente te deixa na mão. Em comparação com as unidades tradicionais (HD), os usuários confiam no SSD para ter um melhor desempenho, pois a velocidade e a funcionalidade são destaques entre os benefícios oferecidos pelo SSD. Este hardware agrada aos usuários com sua velocidade rápida de leitura e de gravação, baixo ruído e baixo consumo de energia. Embora seja compatível com o Windows 10/8/7, às vezes, o dispositivo pode acabar exibindo um erro como "Unidade de estado sólido não detectada". Depois de conectar o SSD ao dispositivo, essa mensagem de erro é exibida e você não consegue encontrar a unidade em nenhum local, seja em Meu Computador, Explorador de Arquivos ou Gerenciamento de Disco. Este artigo trata de um dos motivos deste problema. É possível que a BIOS não esteja detectando o SSD. Abaixo estão mencionadas as razões e soluções práticas para lidar com uma unidade de estado sólido não reconhecida. Aqui estão os tópicos que serão discutidos em detalhes.
O problema de a unidade de estado sólido não ser reconhecida é comum. Na maioria das vezes, isso acontece por causa de problemas subjacentes do SSD relacionados à conexão ou à tecnologia. Quando o sistema de inicialização falha em reconhecer o SSD, significa que seu dispositivo não está conectado funcionalmente e, consequentemente, você não é capaz de executar nenhuma tarefa. Então, vamos dar uma olhada em outras causas possíveis para o SSD não ser detectado pela BIOS.
O problema no driver Serial ATA também acaba resultando no erro de a BIOS não detectar o SSD. Acontece quando você tem uma versão mais antiga do Windows com drivers relevantes instalados no dispositivo e tenta baixar uma nova versão do Windows. Nesse caso, o dispositivo falha em reconhecer a unidade e a única solução é atualizar o driver no controlador de armazenamento do dispositivo. Se estiver usando o Windows 2000 ou XP, você precisará instalar drivers adicionais para executar a função. Você pode obter as atualizações de driver dos fabricantes da placa-mãe.
Nem sempre os drivers do Windows são os culpados. Às vezes, o motivo por trás da unidade de estado sólido não ser detectada pode ser as configurações da BIOS. Essas configurações da BIOS também são chamadas de configurações do sistema ou configuração do CMOS. No caso, se a unidade for definida como a unidade padrão de inicialização e estiver desligada na configuração do sistema, você receberá o erro de a BIOS não conseguir detectar o SSD. Ligar a unidade na configuração do sistema resolveria o problema e seu dispositivo executará uma inicialização bem-sucedida.
Outros problemas podem incluir cabos de dados com defeito ou desconectados. Uma conexão adequada é obrigatória para detectar o dispositivo conectado. Qualquer problema com os cabos SATA (dobrar, ondular, apertar ou amarrar) pode causar uma interrupção na conexão, fazendo com que o dispositivo não detecte a unidade conectada. A BIOS só detectará a unidade quando houver uma conexão adequada com o dispositivo. Se você duvida da funcionalidade dos cabos SATA, os substitua por outros e verifique. Se o problema persistir, pode ser devido a outros problemas vinculados. Os discos rígidos com defeito também podem contribuir para que a unidade de estado sólido não seja reconhecida. Qualquer setor defeituoso, partição corrompida ou disco rígido danificado devido a problemas físicos não será detectado pela BIOS, levando a um erro.
Depois de identificar os motivos que causaram o erro da unidade de estado sólido não ser detectada ou da BIOS não detectar o SSD, a próxima etapa é procurar as soluções adequadas para corrigir o problema. Nesta seção, três métodos são propostos para resolver o erro da BIOS não detectar o SSD no dispositivo. Vamos começar!
Conforme mencionado acima, o hardware defeituoso do SSD pode contribuir para agravar o erro. Isso pode fazer com que a BIOS não detecte o SSD durante a inicialização. Todas as portas devem funcionar apropriadamente com uma boa conexão com o dispositivo. Caso note algum problema, você pode substituir a porta SSD para verificar se funciona com a BIOS.
Outra maneira de consertar a BIOS que não detecta o SSD é definindo as configurações de SSD na BIOS. Geralmente acontece se as configurações do controlador SATA não forem definidas pela unidade. Cada marca tem configurações separadas. Vamos tomar a Lenovo como exemplo para definir a unidade do controlador. As etapas estão descritas abaixo:
Etapa 1: inicie o processo reiniciando o dispositivo. Assim que a tela inicial for exibida, pressione "F2" no teclado.
Etapa 2: após pressionar "F2", pressione a tecla "Enter" para iniciar a configuração no "config".
Etapa 3: na próxima janela, selecione a opção "Serial ATA" e clique em "Enter" para continuar.
Etapa 4: na janela "Serial ATA", você verá a opção do modo do controlador SATA. Selecione o modo de compatibilidade IDE.
Etapa 5: feito isso, salve as alterações e reinicie o dispositivo para a BIOS realizar a inicialização.
Como o problema foi corrigido, a BIOS agora deve detectar o SSD.
Conforme mencionado acima, atualizar os drivers resolveria o problema. Um driver desatualizado ou ausente no dispositivo não permitiria a detecção do SSD na BIOS. Uma maneira de corrigir isso é atualizar os drivers manualmente. Para isso, o que você pode fazer é visitar o site do fabricante e encontrar o respectivo driver de dispositivo de hardware. Baixe a versão mais recente do driver e execute a instalação em seu dispositivo. Certifique-se de baixar a atualização do driver compatível com seu sistema operacional Windows.
Desta forma, quando você enfrenta um problema ao ligar seu dispositivo e ele exibe uma mensagem de erro da unidade de estado sólido não ser reconhecida ou da BIOS não detectar o SSD, pode ser devido ao problema relacionado à unidade que carrega os arquivos do sistema. Neste contexto, este erro pode surgir devido a uma unidade com defeito, setores defeituosos, partição corrompida ou qualquer dano físico à unidade, assim como uma conexão defeituosa ou solta da unidade com o dispositivo por meio dos cabos SATA. Se o driver do controlador estiver desativado na configuração do sistema ou você não tiver a versão mais recente dos drivers baixados no dispositivo, isso também pode fazer com que a unidade de estado sólido não seja detectada. Este artigo explica melhor a solução para corrigir o erro. Três das soluções viáveis são discutidas em detalhes. Você pode verificar o hardware defeituoso que está causando o problema, configurar o SSD nas configurações da BIOS ou atualizar manualmente os drivers.
Luís Santos
chief Editor