25/01/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
Você ouve um som de "bip-bip" vindo do seu disco rígido? Pois é, isso não é bom. Significa que os componentes mecânicos internos de sua unidade estão com problemas para funcionar corretamente. No entanto, ironicamente - e isso pode parecer contraditório -, o som é uma coisa boa. Mas como assim?
Seu disco rígido está lhe dando um aviso de que seu tempo está acabando, mas isso não significa necessariamente que a unidade não continuará a funcionar bem. Você ainda pode salvar seus arquivos antes que algo dê errado. Siga as soluções fornecidas abaixo e descubra se elas funcionam para você.
Sim, é totalmente normal que o seu HD faça barulho. Pense assim: um disco rígido tem várias partes móveis e, consequentemente, deve haver algum tipo de barulho, certo? Se você alguma vez ouvir um ruído baixo, chiado ou zumbido em sua unidade, especialmente quando ela está lendo ou gravando seus dados, isso é normal. Pense em sua unidade como um motor de carro; pode estar fazendo barulho, mas isso não significa que esteja com problemas, certo? Aplique o mesmo conceito ao seu disco rígido.
Se, por outro lado, o ruído que você ouve é intrusivo e agressivo, como bipes, tilintar, crepitação, rangido, som de arranhado ou cliques incessantes, isso é um sinal de alerta. Os sons podem não significar necessariamente que sua unidade irá falhar completamente em breve, mas são indicadores claros de que algo está errado e que precisa ser corrigido. Novamente, pense na unidade como um motor de carro; depois de o ouvir fazendo sons de estalo e crepitação, significa que o motor eventualmente vai parar de funcionar.
Mas, assim como um motor, um disco rígido também pode ser consertado. Você apenas tem que agir rapidamente porque quanto mais tempo você perde, mais o problema com a unidade se agrava. Para sua sorte, as soluções são relativamente simples.
Há apenas uma constante entre os discos rígidos: qualquer som desconhecido que você ouvir significa que há um problema iminente que precisa ser consertado antes que exija muito do seu disco. Os motivos pelos quais os discos rígidos emitem som de clique são geralmente os mesmos, independentemente do tamanho ou da capacidade dos discos. As razões mais comuns estão listadas abaixo:
As cabeças de leitura e gravação são componentes integrais do seu disco rígido, portanto, não é preciso ser um gênio para saber que, uma vez que param de funcionar, os problemas aparecem. Quanto ao motivo de serem a causa dos ruídos estranhos que você ouve, pode ser que o disco rígido tenha caído ou sido danificado. A sacudida do impacto pode ter desalinhado as cabeças de leitura e gravação ou os braços atuadores.
PCB aqui significa Placa de Circuito Impresso e é possível que uma oscilação de energia possa danificá-la. Isso não tem nada a ver com danos físicos à unidade, mas seus efeitos podem ser bastante extensos, pois a PCB, por padrão, conecta componentes eletrônicos. Portanto, quando estiver danificada, você pode ter certeza de que outras partes da unidade também sofrerão os efeitos.
Há uma parte da unidade que alimenta os pratos giratórios e é chamada de motor do prato de dados; se algo acontecer a este motor, os pratos serão girados esporadicamente e emitirão sons. Aqui está um exemplo para ilustrar melhor esta situação: imagine que você está dirigindo um carro e, de repente, ele começa a engasgar. Em seguida, o carro para, mas logo volta a ganhar velocidade novamente. Isso é o que acontece com seus pratos se o motor estiver com defeito.
Este é provavelmente o pior problema, porque pode causar danos sérios à unidade a ponto de nada poder ser feito a respeito. Talvez você tenha exposto a unidade à água, fogo, gelo ou campos magnéticos; contaminação ambiental também pode ser uma causa.
A boa notícia é que há algumas opções para consertar o problema de ruído do disco rígido. A má notícia é que provavelmente você não descobrirá como sozinho. Um disco rígido não é algo que você deve mexer a menos que saiba o que está fazendo, mas não se preocupe; as soluções a seguir o pouparão do trabalho de fazer isso.
Você ficaria surpreso com a frequência com que as pessoas confundem sons de outros componentes de hardware (ventoinhas, fonte de alimentação, unidade de disco, alto-falantes internos etc.) com os sons de seus discos rígidos. Portanto, antes de tentar qualquer coisa, verifique se o som realmente está vindo da unidade e não de outro lugar.
1. Se você tiver certeza de que outro hardware não é a fonte do ruído irritante, use o "CHKDSK" para verificar e reparar quaisquer erros da unidade. Talvez seja isso que está causando o barulho.
2. Pressione as teclas "Windows" + "X". No menu que aparece, clique com o botão esquerdo em "Prompt de comando (Admin)", que foi substituído por "Windows PowerShell (Admin)" na versão mais recente do Windows. Digite o seguinte comando no prompt de comando e pressione "Enter" (substitua "C" pela letra da sua unidade): "chkdsk C: /f /r /x"
1. Pressione as teclas "Windows" + "R" e digite o seguinte comando na janela que aparece: "diskmgmt.msc". Clique em "OK".
2. Na próxima janela, clique com o botão direito na partição da unidade suspeita e escolha "Propriedades" no menu suspenso.
3. Uma janela menor será aberta. Na guia "Ferramentas" clique em "Verificar agora".
4. Se você estiver usando o Windows 7 ou 8, não se esqueça de marcar a caixa de seleção "Procurar e tentar recuperar setores defeituosos" na janela menor exibida. Clique em "Iniciar".
Se você chegou até aqui, significa que você tentou de tudo e nada funcionou, certo? Quando o ruído vindo do seu disco rígido continua se intensificando, pode ser hora de comprar um novo disco rígido. Faça isso enquanto o disco rígido ainda está funcionando para que você consiga acessar seus arquivos. Melhor prevenir do que remediar, certo?
Se o pior acontecer e a unidade travar, qual é o próximo passo a ser dado? Recuperar os dados perdidos, correto? O Recoverit Data Recovery cuidará disso. Este é um software de última geração capaz de recuperar dados de dispositivos de armazenamento que sofrem algum dano. Os danos podem ser causados por ataques de vírus, mau funcionamento de softwares, erros de registro ou até mesmo exclusão ou formatação acidental de dados. Consulte as etapas abaixo para recuperar seus dados usando este software.
As soluções para impedir que um disco rígido emita bipes, rangidos ou cliques nem sempre funcionam, principalmente se o dano for extenso. No entanto, o Recoverit pode recuperar seus dados mesmo se a unidade estiver com defeito ou se você a formatou como uma forma de consertá-la. São necessários apenas 3 etapas usar o Recoverit.
Sem um disco rígido, seu computador não é diferente de uma caixa com teclados. Você depende de sua unidade para ser produtivo, se comunicar com as pessoas e armazenar informações essenciais; literalmente, cada aspecto de sua vida diária deve envolver computadores de uma forma ou de outra.
Portanto, é fundamental que você mantenha a saúde de sua unidade. Se você perceber sinais de alerta, como o barulho e ruído, significa que algo está errado, então não hesite em tomar uma atitude. Faça backup de seus arquivos contra possíveis falhas da unidade. Quando nada disso funcionar e você acabar perdendo seus arquivos, use o Recoverit na unidade defeituosa e recupere tudo do jeito que estava.
Luís Santos
chief Editor