17/03/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
Os discos rígidos são dispositivos de armazenamento que estão em uso há muitos anos, embora agora tenham sido substituídos por outras unidades (principalmente unidades de estado sólido), eles ainda são muito comuns. Um dos problemas mais reconhecíveis desse tipo de disco é o som de clique, que está relacionado a um mau funcionamento ou desgaste, embora não necessariamente por esse motivo. Aqui revisaremos as possíveis origens do som do clique e, se você se preocupa com suas informações, obterá a solução por meio de um aplicativo eficaz e confiável.
Dentro dos componentes de um disco rígido, existe um disco (prato magnético) que gira milhares de vezes por minuto, por isso é normal que esse movimento gere vibrações. Outra parte do disco rígido é a cabeça magnética, que realiza a leitura e gravação dos dados na bandeja magnética, portanto, pode acontecer que às vezes se ouça um "clique", principalmente em ações que requerem leitura ou escrita de grandes quantidades de dados.
Por outro lado, se o seu disco rígido estiver clicando constantemente, isso não é normal. Mas isso pode ser devido a vários fatores e, embora esteja associado a algo sério (por algum motivo esse som é conhecido no folclore como "clique da morte"), pode não ser. Você não deve se preocupar com isso antes de saber a origem do problema; portanto, na próxima parte, veremos os motivos e as origens de porque esse som pode aparecer em seu disco rígido.
Existem vários fatores pelos quais seu disco rígido pode apresentar sons de clique, então mencionarei alguns deles:
Se você tiver um disco rígido que emita sons de clique, pode ser o cenário para que ele pare de funcionar. É conveniente fazer um backup, no entanto, às vezes você não conseguirá acessar o disco porque o Windows o bloqueará por motivos de segurança. Recoverit é um software profissional e confiável, com o qual você poderá recuperar suas informações caso seu disco rígido esteja bloqueado ou mesmo que esteja avariado ou reformatado. Isto não será um obstáculo para você resgatar seus dados. Você pode baixar este software em https://recoverit.wondershare.com.br/ e para usá-lo você só precisa seguir dois passos simples:
Etapa 1: Escolha uma unidade para escanear
Depois de instalar e abrir o software, selecione a unidade onde os dados a serem recuperados estão localizados
Etapa 2: selecione os arquivos para recuperar/restaurar
Agora tudo que você precisa fazer é selecionar a pasta ou pastas que deseja recuperar/restaurar e clicar em "Recuperar".
Anteriormente, foi mencionado que provavelmente devido ao mau estado de alguns dos cabos, esta pode ser a razão para o clique do disco rígido. No entanto, esse problema pode ser menos delicado; às vezes, após um ligeiro movimento, a conexão do seu disco rígido pode ser alterada, verifique bem se os cabos estão conectados corretamente na placa-mãe ou na conexão USB. Mesmo o acúmulo de poeira pode ser um fator para o mau funcionamento do disco rígido; em caso afirmativo, você deve limpar apenas as portas de entrada e isso pode ser o suficiente para você não ouvir mais o som de clique.
Pode parecer estranho para você, mas montar o disco de cabeça para baixo não afeta em nada o seu funcionamento. Colocar o disco rígido nesta posição pode ajudar a evitar que a cabeça magnética obstrua a bandeja magnética, e você não deve ter medo de quaisquer repercussões secundárias dessa adaptação. Assim, você não perde nada ao tentar este método, se funcionar você poderá manter seu disco rígido desta forma pelo tempo que for necessário.
Você já ouviu falar desse método peculiar? Por mais exagerado que possa parecer, há usuários que dizem que congelar o disco rígido pode ajudá-lo a voltar a funcionar. Segundo eles, colocá-lo em temperaturas muito baixas aumenta a condutividade dos semicondutores, e mesmo algumas peças ou partes mecânicas que se movam ligeiramente podem voltar ao seu lugar.
Você pode usar esse método como última opção, mas não custa tentar se você já tentou fazer todo o resto. Coloque seu disco rígido em um saco plástico lacrável e mantenha-o na geladeira, freezer ou congelador por algumas horas; depois de retirá-lo, você só precisa se certificar de que está seco, portanto, quanto mais frio, melhor provavelmente ele funcionará. Este método não consertará seu disco rígido, mas de acordo com testemunhas, lhe dará tempo suficiente para resgatar seus dados e arquivos.
Este método é a ideia mais sensata que existe. Às vezes, os usuários esquecem que os discos rígidos podem ser consertados por especialistas. A desvantagem é que, às vezes, o preço do conserto é consideravelmente alto porque é necessário obter peças específicas e, às vezes, é difícil fazer as alterações.
A decisão mais recomendada é comprar um novo disco, pois muitas vezes o preço do reparo é bastante alto. No entanto, se você não teve tempo para recuperar suas informações, esse pode ser o único motivo pelo qual seria justificável investir para reparar seu disco.
O som de clique é um dos problemas de funcionamento mais característicos dos discos rígidos e tem sido associado a graves desfechos do dispositivo. Por esse motivo, não deve ser esquecido e é altamente recomendável fazer backup de suas informações imediatamente, caso não o tenha feito. Felizmente, existe o software Recoverit, que pode recuperar informações de discos rígidos, mesmo que tenham sido afetadas, não funcionam corretamente ou até mesmo o Windows não permite o acesso. Alguns cliques serão suficientes e suas informações estarão de volta a você.
Luís Santos
chief Editor