17/03/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
O uso do disco é uma medida que os sistemas operacionais (neste caso, Windows 10) desenvolveram para saber qual porcentagem do disco (onde o sistema operacional está instalado) está em uso, o que aumenta ou diminui dependendo das aplicações que estão sendo executadas simultaneamente. Por outro lado, o Svchost.exe é um processo de serviço de host que deve estar sempre ativo. Geralmente ele tem um comportamento normal no computador, mas, às vezes, pode aumentar exponencialmente o uso do disco. Aqui você saberá o motivo desse problema e várias maneiras de resolvê-lo.
Cada disco executa processos de gravação e leitura; estes podem ter uma velocidade máxima de gravação/leitura em média de 100 Mbps a 150 Mbps. Cada aplicação ativa no computador está constantemente lendo ou gravando, portanto, se a soma de todas essas aplicações atingir a velocidade máxima de gravação/leitura do disco, o resultado será de 100% de uso do disco.
Dependendo da aplicação, o uso do disco é necessário, mas a maioria delas ocupa muito pouco. No entanto, outras são bastante exigentes a este respeito. Às vezes, alguns processos que tendem a ocupar muito pouco uso do disco mudam seu comportamento e começam a ser problemáticos; um exemplo é o Svchost.exe, que, em um estado normal, consome poucos Mbps no disco. Porém, podem haver fatores que alteram este host de serviço, se tornando um processo que ocupa uma alta porcentagem de uso do disco, fazendo com que, desta forma, seu computador funcione muito lentamente.
O fato do Svchost.exe ocupar uma grande parte do uso do disco pode ser devido a vários fatores. Abaixo, listamos alguns deles:
Independentemente do motivo pelo qual o Svchost.exe ocupa um grande espaço no uso do disco, existem várias alternativas para resolver esse problema. Na próxima parte, você verá várias delas.
Para corrigir o alto uso de disco pelo Svchost.exe no Windows 10, você aprenderá vários métodos:
O antivírus pode te ajudar a detectar qual arquivo malicioso está causando a ativação do vírus. O Windows, através de seu software antivírus (Firewall do Windows), também pode fazer isso; a seguir são descritas as etapas para fazer um escaneamento usando esta ferramenta:
Etapa 1: abra as configurações do Windows Defender
Clique no ícone do Windows de "Iniciar" e digite "Windows Defender" na caixa de pesquisa. Em seguida, clique em "Configurações do Windows Defender".
Etapa 2: abra a "Central de Segurança" do Windows Defender
Na janela de configurações do Windows Defender, clique em "Abrir a Central de Segurança do Windows Defender".
Etapa 3: abra a janela de "Proteção contra vírus e ameaças"
Agora clique em "Proteção contra vírus e ameaças".
Etapa 4: inicie o escaneamento
Clique em "Verificar agora" e o Windows Defender irá procurar vírus e malware que podem estar causando problemas ao Svchost.exe.
Se você não mantiver seu sistema operacional atualizado, além de reduzir sua segurança, pode fazer com que processos (como o Svchost.exe) não funcionem conforme esperado, dando margem para erros e problemas. Para verificar se você tem atualizações pendentes no Windows 10, siga estas etapas:
Etapa 1: abra as configurações do Windows Defender
Clique no ícone do Windows de "Iniciar" e, em seguida, clique no ícone de engrenagem para abrir as configurações do Windows.
Etapa 2: abra a janela "Atualização e segurança"
Na janela de configurações, clique em "Atualização e segurança".
Etapa 3: verifique se existem atualizações pendentes
Nesta janela, basta clicar em "Verificar atualizações". Se houver atualizações pendentes, elas serão instaladas automaticamente.
Etapa 4: aguarde e reinicie
Se o Windows instalou atualizações, você deve esperar. Dependendo do tamanho da atualização, você terá que esperar alguns minutos. Depois disso, reinicie o computador e verifique se o Svchost.exe funciona como deveria.
Você pode encerrar qualquer processo Svchost no "Gerenciador de Tarefas", mas deve ter em mente que qualquer processo do Windows encerrado por meio do "Gerenciador de Tarefas" será reiniciado automaticamente quando você reiniciar o computador.
Etapa 1: abra o "Gerenciador de Tarefas"
Para executar esta ferramenta, clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione a opção "Gerenciador de Tarefas".
Etapa 2: encerre os processos
Com a ajuda do "Gerenciador de Tarefas" do Windows, você pode encerrar qualquer processo clicando com o botão direito em seu nome e selecionando a opção "Finalizar Processo".
O problema é provavelmente devido ao "Windows Update" estar constantemente procurando por atualizações ou tentando instalá-las. Para corrigir esse problema, você pode desativar o "Windows Update" no "Windows Service Manager".
Etapa 1: abra o "Gerenciador de Serviços"
Você pode acessar a configuração dos serviços pressionando "Win" + "R" e digitando "services.msc".
Etapa 2: desative o "Windows Update"
Uma vez dentro do "Gerenciador de Serviços", você deve procurar o serviço "Windows Update", clicar com o botão direito sobre o nome e escolher a opção "Propriedades". Isso abrirá uma janela na qual você pode desativar o serviço automático do "Windows Update".
O "Visualizador de eventos" é um serviço do Windows que permite gerenciar e visualizar um log de eventos comumente usado para localizar erros no sistema. Para limpar os logs do "Visualizador de eventos", siga estas etapas.
Etapa 1: execute o "Prompt de Comando" como administrador
Clique com o botão direito no ícone do Windows na barra de tarefas e selecione a opção "Prompt de Comando (Admin)".
Etapa 2: digite o código
Uma vez que o "Prompt de Comando" é aberto no modo de administrador, digite o código mostrado abaixo e pressione "Enter"
for /F "tokens=*" %1 in ('wevtutil.exe el') DO wevtutil.exe cl "%1"
O Windows tem uma ferramenta chamada "Solucionar problemas" que permite corrigir problemas de atualização do Windows automaticamente. Para usar esta ferramenta, basta digitar "Solucionar problemas" no menu do Windows e clicar em seu atalho. Feito isso, você verá a opção "Windows Update" no menu "Solução de problemas". Clique na opção "Windows Update" e a ferramenta irá te guiar pelo processo de reparo.
Desativar o Serviço de Transferência Inteligente em Segundo Plano pode reduzir consideravelmente o uso do disco, mas você deve ter em mente que se usar o "Gerenciador de Tarefas" para encerrar o processo, ele será reiniciado automaticamente toda vez que você ligar o computador. Portanto, é recomendado desabilitar o serviço por meio do "Gerenciador de serviços". Abaixo é mostrado como fazer isso.
Etapa 1: abra o "Gerenciador de serviços"
Você pode acessar a configuração dos serviços pressionando "Win" + "R"e digitando "services.msc".
Etapa 2: desative o Serviço de Transferência Inteligente em Segundo Plano
Uma vez dentro do "Gerenciador de serviços", você deve procurar o "Serviço de Transferência Inteligente em Segundo Plano", clicar com o botão direito sobre o seu nome e escolher a opção "Propriedades". Isso abrirá uma janela na qual você pode desativar o serviço.
Se com os métodos anteriores você não conseguiu resolver o problema, pode optar por reformatar o seu dispositivo. Este método excluirá todas as informações do disco e criará uma instalação limpa do sistema operacional, suprimindo assim qualquer erro, vírus ou segmento fragmentado no disco que possa estar afetando o desempenho do dispositivo.
Para realizar uma instalação limpa do Windows 10, você precisará baixar a ferramenta de instalação do Windows 10 de seu site oficial. O método mais comum e recomendado é usar um USB para armazenar esta ferramenta de instalação. Depois de criar seu dispositivo de instalação do Windows 10, você precisará inicializar a partir do USB para iniciar a instalação. Agora tudo o que você precisa fazer é selecionar o tipo de instalação "Custom", formatar o dispositivo e seguir os passos indicados pelo instalador do Windows 10.
Como mencionado anteriormente, realizar uma instalação limpa do Windows 10 apagará todas as informações que você armazenou no seu dispositivo, no entanto, este problema é fácil de resolver graças ao Recoverit. Este software é capaz de reconstruir e recuperar todas as informações de um disco com base nas informações residuais. Bastará alguns cliques e o software se encarregará de recuperar seus dados. Você pode baixar o software gratuitamente em seu site oficial https://recoverit.wondershare.com.br/. A seguir mostraremos como usar ele.
Etapa 1: escolha uma unidade para escanear
Depois de instalar e abrir o software, selecione a unidade onde os dados a serem recuperados estão localizados
Etapa 2: selecione os arquivos para recuperar/restaurar
Agora tudo que você precisa fazer é selecionar a pasta ou pastas que deseja recuperar/restaurar e clicar em "Recuperar".
O Windows 10 foi desenhado para tornar a experiência do usuário extremamente confortável e eficiente, para atingir esse objetivo, foi necessário implementar serviços responsáveis por realizar tarefas de otimização de forma automática, mas também existe a possibilidade de esses serviços atrapalharem o desempenho do seu computador. Felizmente, esse problema é fácil de resolver, mas, por outro lado, se a origem do problema é que seu sistema operacional está em más condições, você pode usar o Recoverit para restaurar e reparar todas as informações no disco com grande facilidade.
Luís Santos
chief Editor