25/01/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
P: Devo desfragmentar um SSD?
"Olá, amigos! Estou um pouco confuso com o termo "desfragmentação". Eu uso o disco rígido e também o SSD. Mas minha pergunta é - por que devemos desfragmentar o disco rígido, mas não um SSD? Como posso otimizar o desempenho geral do meu SSD? "
No início quando a era digital estava em ascensão, costumávamos desfragmentar nosso disco rígido com frequência. Essa sempre foi a melhor solução para otimizar o desempenho e manter o disco rígido trabalhando em sua eficiência máxima. Os utilitários de desfragmentação também consistem em visualizações que nos permitem ver a movimentação dos setores de dados.
Hoje em dia, os computadores mais recentes, especialmente os PCs com Windows 10, provavelmente incorporam o SSD como armazenamento primário. Ao contrário dos discos rígidos, a desfragmentação não é necessária em SSDs. No entanto, os SSDs precisam de manutenção esporádica, que inclui ocasionalmente a execução do utilitário TRIM. Ao executar este utilitário, o sistema garante que os blocos excluídos estão prontos para reutilização e devidamente marcados.
Além disso, os SSDs mais recentes geralmente usam princípios de operação diferentes daqueles dos discos rígidos. Então, precisamos desfragmentar nossos SSDs? O que acontece quando os desfragmentamos regularmente e ocasionalmente? Para encontrar respostas para essas e outras perguntas semelhantes, continue lendo esta postagem.
O processo de desfragmentação de disco está em uso há muito tempo. É um ótimo método para melhorar ligeiramente o desempenho do computador. Se o sistema do seu computador está lento, sem muita manutenção por alguns anos ou mais, a desfragmentação pode ser uma excelente opção para acelerá-lo.
Um disco rígido tradicional consiste em peças mecânicas, como cabeçotes de leitura/gravação e peças móveis. Estas são as partes móveis; e, portanto, requerem manutenção regular. Portanto, a desfragmentação é uma operação de manutenção padrão. Esse processo geralmente reorganiza as informações do arquivo, permitindo assim o armazenamento de dados em uma sequência de bloqueio ininterrupta e diferente. Como resultado, o desempenho do disco melhora, já que as cabeças de leitura/gravação podem ler os dados cada vez mais rapidamente. Além disso, a desfragmentação também é útil, pois reorganiza os dados e os armazena nos blocos menores. Assim, ele libera as regiões maiores para armazenamento adicional. Como resultado, a desfragmentação ajudará a alcançar um desempenho aprimorado de um disco rígido, aprimorando seu desempenho de leitura/gravação.
Trata-se de desfragmentar os discos rígidos. E quanto aos SSDs? Este processo também fornece resultados semelhantes para SSDs? Bem, o Windows geralmente automatiza o processo de desfragmentação de SSDs. Aprenderemos mais sobre a desfragmentação de SSD nas seções abaixo.
Bem, o computador geralmente reorganiza os dados ao desfragmentar o disco rígido. É um processo demorado e tedioso que pode durar várias horas. No entanto, isso mudará muito o desempenho do sistema e o tornará mais responsivo.
Os princípios de funcionamento de SSDs e HDDs são completamente diferentes. As unidades de estado sólido usam uma unidade para armazenar todos os dados juntos. Além disso, ele não acessa a memória sequencialmente. Em vez disso, a memória é acessada aleatoriamente, o que melhora ainda mais o desempenho do SSD, tornando mais rápido a leitura e a gravação de dados.
Resumindo, os SSDs têm um mecanismo de armazenamento exclusivo. Além disso, acessa a memória flash de forma aleatória, sem qualquer obstrução. Assim, os SSDs não precisam de desfragmentação, pois não é necessária a otimização da velocidade de acesso.
Portanto, você deve evitar desfragmentar repetidamente o SSD. Isso porque ele irá gerar gravações aleatórias desnecessárias na unidade SSD e também reduzir a vida útil.
Conforme mencionado anteriormente, os SSDs não possuem nenhum tipo de peça mecânica móvel, como os HDDs. Além disso, os SSDs salvam os dados eletronicamente. Se considerarmos o ritmo de operação, os SSDs são bastante mais rápidos do que os discos rígidos. Além de serem eficientes em termos de energia, as unidades de estado sólido também apresentam um baixo risco de danos ao cair ou sacudir. Todos esses recursos tornam a unidade de estado sólido mais conveniente e popular.
Agora vamos deixar toda essa introdução de lado e voltar à questão principal - você deve considerar a desfragmentação do SSD? Resumindo, a resposta seria não. Bem, devemos considerar duas razões principais ao revisar esta resposta.
O objetivo principal da desfragmentação é melhorar o desempenho. Portanto, se houver falta de desempenho, a desfragmentação será necessária. Se considerarmos o desempenho dos SSDs, eles funcionam perfeitamente bem.
A segunda razão pela qual você não deve considerar a desfragmentação do SSD é a redução da vida útil. A desfragmentação pode afetar a integridade do SSD e reduzir sua vida útil.
Os novos SSDs vêm com velocidade, estabilidade, desempenho e confiabilidade maiores. Mas seu desempenho diminui com o passar do tempo. Depois de completar alguns milhares de ciclos, as células em SSD começam a se deteriorar. No entanto, isso não afeta o uso diário simples, porque essas células se desgastam depois de muito tempo.
Portanto, se o seu SSD for novo, provavelmente não terá falta de desempenho. Você deve evitar desfragmentar tais SSDs.
Um usuário normal de computador não limpará todo o SSD com muita frequência. Afinal, apagar todos os dados e arquivos do SSD e salvá-los de volta são tarefas demoradas. Lembre-se de que o processo de desfragmentação lê todos os dados da unidade e os grava de volta conforme necessário. Como resultado, isso pode afetar a vida útil do SSD.
Portanto, se você deseja melhorar ou manter a vida útil de seu SSD, não deve desfragmentá-lo regularmente.
Agora, a maioria de vocês deve ter uma pergunta em mente - como melhorar o desempenho de um SSD? Se desfragmentar não for uma escolha adequada, qual é a solução para otimizar seu SSD? Se você quiser descobrir a alternativa de desfragmentação para SSD, verifique a próxima seção.
Bem, o design e a estrutura dos SSDs mudam muito com o tempo. Agora, eles não são tão pequenos e delicados como costumavam ser no passado. Portanto, não se preocupe com problemas como danos físicos, desgaste, etc. Além disso, você nem precisa se deslocar até a central de atendimento ou instalar uma ferramenta de terceiros. Você pode otimizar seu SSD confortavelmente com apenas alguns cliques. Agora, o Windows 7/8/10 pode automatizar o processo de otimização.
Lembre-se de que o Windows executa automaticamente todas as tarefas de otimização necessárias. Se você deseja otimizar o SSD usado com o Windows XP ou Vista, deve habilitar o comando TRIM manualmente. Felizmente, no Windows 7 e em versões posteriores, o Windows agora habilita automaticamente o comando TRIM para unidades de estado sólido.
O processo é ainda mais fácil se você usar o Windows 8 ou 10. Essas versões incluem o aplicativo "Optimize Drives". Você pode seguir as etapas abaixo para usar este aplicativo para otimizar seu SSD.
Etapa 1: abra a caixa de pesquisa e escreva "otimizar" nela. Você verá o ícone "Desfragmentar e otimizar unidades" no resultado da pesquisa; Clique.
Etapa 2: na segunda etapa, escolha o disco SSD que você deseja otimizar. Depois disso, clique em "Otimizar".
Etapa 3: você também pode alterar as configurações para ativar a otimização programada.
É assim que você pode usar o recurso otimizador de unidade do Windows para otimizar seu SSD. Como você pode ver, o Windows 7/8/10 vem com muitos recursos que ajudam seu SSD a trabalhar em todo o seu potencial.
Conforme explicado acima, os SSDs não contêm peças mecânicas, como cabeçote de leitura/gravação e pratos. Isso pode levantar várias questões sobre o requisito de desfragmentação no SSD. Bem, a desfragmentação não é necessária. Isso não afetará seu SSD de forma alguma, mesmo que você não o execute por vários anos. Aqui, vamos abordar algumas das perguntas mais frequentes sobre a desfragmentação SSD.
Se você tiver um SSD novo, não haverá fragmentos na unidade. Portanto, você não precisa necessariamente desfragmentar esse SSD antes da instalação do Windows 10. Da mesma forma, se você tiver um SSD antigo e usado, a instalação do Windows pode apagar os dados do disco de destino. Portanto, certifique-se de fazer o backup de arquivos importantes.
A desfragmentação é um método que você deve preferir para discos rígidos. Portanto, é melhor evitar esse método para SSDs. Esse método foi desenvolvido essencialmente para combater um problema que se tornou praticamente obsoleto nos dias de hoje. Portanto, você deve preferir a otimização à desfragmentação.
Depende de vários fatores, como o SSD, a frequência de desfragmentação, etc. A vida útil da memória flash do SSD é muito curta. Além disso, os SSDs têm ciclos limitados de leitura/gravação. Portanto, se você mantiver o SSD ocupado realizando consistentemente as operações de leitura/gravação, isso certamente prejudicaria a unidade de estado sólido.
Hoje, discutimos exaustivamente o termo "desfragmentação". Muitos usuários ficam entusiasmados quando ouvem que a desfragmentação pode aumentar o desempenho e a capacidade de resposta de seus computadores. No entanto, desfragmentar o disco rígido tem benefícios não significa que você deva desfragmentar o SSD também.
Se você desfragmentar um SSD, isso pode afetar sua vida útil e encurtá-la. Isso ocorre porque as unidades de estado sólido não têm peças mecânicas móveis semelhantes a discos rígidos. Além disso, os SSDs já têm um desempenho melhor e não precisam de nenhuma etapa extra para melhorá-lo ainda mais. Em vez disso, você pode tentar otimizar seu SSD se quiser mais velocidade e desempenho.
Vídeos recentes do Recoverit
Ver mais>
Luís Santos
chief Editor