25/01/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
Vírus e malware são os motivos mais comuns pelos quais o macOS vem com modos de criptografia e descriptografia fortes para proteger seus dados de ataques e hacks . Portanto, no caso de você excluir um arquivo ou pasta importante e ele ficar corrompido por qualquer motivo, aqui neste artigo iremos fornecer todas as soluções possíveis, desde as ferramentas integradas do Mac a um software de recuperação de dados de terceiros para criptografar e descriptografar o arquivo/pasta e, em seguida, recuperá-lo sem perder os dados.
Com um modo de segurança de dados forte, o macOS é famoso pelo nível de segurança que fornece aos dados armazenados. Ao trabalhar no dispositivo Mac conectado à mídia de armazenamento, se os arquivos e pastas forem excluídos do dispositivo acidentalmente, você poderá recuperar os dados através da atividade de criptografia e descriptografia. A este respeito, primeiro, você deve criptografar e descriptografar o arquivo/pasta e, em seguida, usar o software de recuperação para recuperar os dados excluídos do dispositivo ou unidade de armazenamento. Aqui estão algumas das soluções para criptografar, descriptografar e, em seguida, recuperar os dados. A seguir estão os tópicos que serão discutidos em detalhes neste artigo.
Se você excluir o arquivo do seu dispositivo Mac e precisar recuperá-lo, primeiro você precisa criptografar o arquivo destinado a ser recuperado. Aqui estão alguns procedimentos integrados do Mac que ajudarão a criptografar o disco rígido do mac.
A primeira solução é usar o localizador do Mac no dispositivo. Se o arquivo a ser criptografado estiver na unidade de armazenamento, certifique-se de que seu dispositivo e a unidade externa estejam conectados adequadamente. A seguir estão as etapas a serem seguidas para criptografar o arquivo usando o Finder.
Etapa 1: comece conectando a unidade de armazenamento externo ao seu dispositivo Mac. Se a pasta/arquivo estiver presente na unidade interna, inicie imediatamente o processo.
Etapa 2: agora inicie o Finder para pesquisar todos os arquivos na janela
Etapa 3: a próxima etapa é clicar na unidade de armazenamento desejada, ou seja, interna ou externa, e selecionar a opção Criptografar o nome da unidade.
Etapa 4: após concluir a alteração do nome da unidade, defina uma senha e uma dica de segurança de acordo com os requisitos.
Etapa 5: quando todo o processo for concluído, o arquivo será criptografado e agora você tem a resposta para 'como desbloquear o disco rígido do mac'.
A segunda maneira de criptografar o disco rígido externo do Mac ou criptografar o disco rígido do mac é usar o Filevault. Neste processo, a unidade externa ou interna é criptografada em segundo plano e pode-se ver a progressão no Filevault. Assim que o processo for concluído, o Mac será reiniciado e, ao reiniciá-lo, será necessária uma senha para inicializar. Aqui estão as etapas a seguir:
Etapa 1: inicie o processo com o menu principal da Apple. Em seguida, vá para as preferências do sistema na opção.
Etapa 2: nesta opção, selecione Segurança e privacidade como opção. Por último, clique na guia Filevault.
Etapa 3: aqui, você deve clicar na opção 'Ativar o Filevault'.
Etapa 4: digite uma senha forte para concluir o processo de criptografia para criptografar o disco rígido do mac.
Usar o utilitário de disco para criptografar o disco rígido do mac é outra opção em potencial. Uma vez que a unidade é criptografada, você precisa inserir a senha para acessar os dados presentes no arquivo. Se no caso, você esquecer a senha, a unidade entrará no modo inacessível. A seguir estão as etapas para usar a opção do utilitário de disco.
Etapa 1: comece iniciando o Utilitário de disco a partir do fINDERe, na barra de menus, selecione a opção Aplicativos.
Etapa 2: nos aplicativos, selecione Utilitários.
Etapa 3: aqui você deve selecionar o arquivo específico ou até mesmo a unidade que deseja criptografar usando uma senha e clicar na guia Apagar.
Etapa 4: no menu suspenso de Formato, selecione a opção Mac OS Extended ou APFS.
Etapa 5: no menu do nome, adicione o nome da unidade e clique em apagar novamente.
Etapa 6: agora digite a senha para criptografar sua unidade.
Além de fornecer a opção de criptografar o disco rígido externo ou interno, o Mac OS apresenta uma matriz de opções integrada para descriptografar o dispositivo de armazenamento protegido por senha. Aqui estão três dos métodos usados para o arquivo excel não criptografado.
O Finder não só facilita a criptografia da unidade, mas também funciona para descriptografar a unidade de armazenamento protegida por senha. Depois que a descriptografia for concluída, você não precisará da senha para acessar a unidade. Aqui estão as etapas:
Etapa 1: comece conectando o disco rígido externo ao dispositivo Mac ou selecione o volume codificado interno.
Etapa 2: agora inicie o Finder e procure a unidade destinada na lista.
Etapa 3: clique na unidade de armazenamento e selecione a opção de Descriptografar nome da unidade.
A segunda maneira é usar o Filevault. Como mencionado acima para criptografia, desta vez a tarefa é descriptografar a unidade. Aqui estão as etapas para descriptografar a unidade.
Etapa 1: inicie o processo com o menu principal da Apple. Em seguida, vá para as preferências do sistema na opção.
Etapa 2: nesta opção, selecione Segurança e privacidade como opção. Por último, clique na guia Filevault.
Etapa 3: aqui, você deve clicar no ícone de cadeado e inserir a senha. Agora selecione a opção 'Desativar o Filevault'.
Etapa 4: a unidade seria descriptografada em segundo plano e você pode verificar a progressão no vault de arquivos.
O utilitário de disco também pode ser usado para descriptografar o disco rígido protegido por senha. Aqui estão as etapas para prosseguir.
Etapa 1: inicie o utilitário de disco e selecione a unidade criptografada de destino.
Etapa 2: agora para desbloquear a unidade, selecione a opção do arquivo e prossiga para Desbloquear nome da unidade.
Etapa 3: digite a senha para acessar a unidade se e quando necessário.
Etapa 4: agora, para concluir o processo de descriptografia, selecione a opção do arquivo e conclua a ação selecionando Desativar criptografia.
Mas a maneira apropriada é usar a linha de comando. Aqui estão as etapas.
Para unidade APFS:
Etapa 1: inicie o Finder e no menu selecione a opção de aplicativos.
Etapa 2: clique em utilitários no menu e digite o código, ou seja, "diskutil apfs list". Clique em voltar para continuar.
Etapa 3: a próxima etapa é desbloquear a unidade, digite "diskutil apfs unlock volume / dev / apfs_volume_id -passphrase type_the_key".
Etapa 4: por último, para concluir o processo de descriptografia, digite "diskutil apfs list".
Tente usar o método da linha de comando, pois é uma forma autêntica, caso contrário, você pode enfrentar a perda de dados.
Às vezes, você enfrenta o problema de arquivos excluídos da unidade de armazenamento criptografada ou as unidades de armazenamento criptografadas são corrompidas devido a ataques de vírus ou malware. Nesse caso, a recuperação de arquivos é muito importante. Para isso, é necessário um software aplicativo de terceiros para recuperar os dados. Usar o software Recoverit Data Recovery para Mac é sua solução que você procura.
O software de recuperação de dados Recoverit é uma solução completa para recuperar os dados, ou seja, arquivos perdidos, excluídos, bloqueados ou corrompidos. É fácil de usar e compatível com várias unidades e dispositivos externos. Aqui estão as etapas que podem ser empregadas para recuperar arquivos de uma unidade de armazenamento Mac criptografada/corrompida.
Etapa 1: inicie o processo de download e, em seguida, inicie a recuperação de dados Recoverit.
Etapa 2: no caso de recuperação de dados de um disco rígido criptografado, selecione o modo de recuperação de dispositivo externo.
Etapa 3: o disco rígido deve ter uma conexão adequada com o dispositivo. Agora, no menu, selecione a partição do disco rígido que está bloqueada e clique no botão Iniciar.
Etapa 4: o processo de recuperação de dados será iniciado e o software fará uma varredura profunda para recuperar os arquivos perdidos. Se a verificação rápida não funcionar, vá para o modo de recuperação completa.
Etapa 5: assim que a varredura for concluída, todos os arquivos recuperados aparecerão na interface do software. Clique para ver a visualização de cada arquivo e selecione os arquivos que deseja recuperar. Selecione os arquivos e salve-os no local desejado no dispositivo.
Neste artigo você conheceu as maneiras adequadas, tanto integrada quanto uma solução de software para realizar o processo de criptografia, descriptografia e, em seguida, recuperar os arquivos perdidos ou excluídos de uma unidade externa criptografada/corrompida. Ao usar o Mac OS, você sempre pode realizar todos os processos mencionados acima rapidamente com todas as soluções Mac integradas. Você pode usar o localizador, o Filevault ou o Utilitário de Disco para executar as tarefas de criptografia e descriptografia. Além disso, se você deseja restaurar os arquivos excluídos de um disco rígido criptografado/corrompido (externo), você pode usar o software de recuperação de dados Recoverit que carrega dois modos de verificação, ou seja, uma verificação rápida e uma verificação profunda. O software irá restaurar todos os arquivos rapidamente. Você terá uma prévia. Selecione o arquivo depois de ver a visualização e salve-o no dispositivo.
Luís Santos
chief Editor