11/10/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
Trabalhar com computadores é algo que não pode ser evitado nos tempos atuais. O motivo é que quase todas as carreiras estão ligadas direta ou indiretamente a esses dispositivos. Outro fato é que, se há algo errado com os computadores que usamos, é certo que nossa produtividade será reduzida. Portanto, é importante ter certeza de que você tem conhecimento sobre os diferentes problemas que comumente surgem com computadores. E um desses problemas é a necessidade de converter o disco que você tem.
A conversão de uma unidade de disco do MBR para GPT é algo que uma pessoa que faz uso periódico de computadores certamente terá que fazer pelo menos uma vez. A principal razão para isso é que as unidades de disco MBR têm suas limitações quando se trata de aplicativos diferentes. Mas um problema é que quando você tenta converter o disco, um erro dizendo 'o disco especificado não é conversível' pode ocorrer. O motivo por trás desse erro é que você teria que limpar o disco para só então ser capaz de converter o disco para GPT. Além disso, outro problema é que o Windows pode não permitir que você limpe o disco se o disco estiver sendo executado.
Uma partição é uma divisão lógica do seu disco rígido. A tabela de partição terá os detalhes das divisões. Haverá dois tipos de divisões - MBR e GPT. O MBR suporta apenas tamanhos de até 2TB e também não pode haver mais de 4 partições na unidade. Por outro lado, o GPT pode ter um número infinito de partições, e também uma partição é capaz de ter até 256TB de espaço. Além disso, o processo de recuperação de dados perdidos é mais simples com o GPT.
O MBR ou o registro mestre de inicialização é uma estrutura de partição comparativamente antiga e, portanto, ele não suporta a instalação de novos sistemas operacionais, como as versões mais recentes do Windows.
A principal razão para o erro é que o sistema operacional está em execução nesse disco específico. Isso impediria de usar o utilitário DiskPart para converter o disco para GPT. Em tais situações, você teria que usar softwares de terceiros como o EaseUS Partition.
O primeiro passo é abrir o prompt de comando. Certifique-se de abrir o prompt de comando como administrador. Quando o prompt de comando abrir, siga as etapas abaixo
Então digite "list disk". Este comando listará todos os discos disponíveis no computador. Nesta lista, observe o número do disco que você deseja converter.
Aqui o # precisa ser substituído pelo número do disco. Em seguida, pressione ENTER. Digite "clean" e novamente pressione a tecla ENTER. Digite o comando 'convert mbr' e pressione Enter.
Agora tente a instalação e se o erro persistir, você terá que usar algum tipo de software de aplicativo de terceiros como o GPARDED.
Esta etapa é necessária porque há chances de que todos os dados no disco possam ser perdidos para sempre. Então o backup de dados é muito importante, especialmente se os dados contidos na partição forem importantes.
Além disso, há o Remo Recover e outros softwares semelhantes que podem ser usados para recuperar dados que foram perdidos durante a conversão ou processo de limpeza.
Quando se trata de computadores e partições de disco, o processo de conversão para GPT é um processo que pode ser necessário ocasionalmente. Mas se ocorrer um erro, será necessário limpar o disco antes de convertê-lo. Siga os passos com cuidado para resolver o erro. Porém, se você não conseguir fazê-lo, procure assistência profissional.
Luís Santos
chief Editor