Como Corrigir Fotos Subexpostas

Tutorial para Corrigir Fotos Subexpostas

Quer seja intencional ou não, as fotos subexpostas geralmente parecem estranhas e pouco atraentes. Siga as dicas fornecidas para corrigir fotos subexpostas hoje.

Teste Grátis Teste Grátis

Às vezes, sua câmera fica confusa com as luzes ou você pode ter ajustado as configurações com antecedência. Seja o que for, sua foto está subexposta e não sabe o que fazer. Quando suas fotos estão subexpostas, isso não significa que você precisa se livrar delas. Você pode seguir alguns passos importantes para corrigir fotos subexpostas e fazer com que tenham uma boa aparência novamente. Este artigo apresenta o significado da exposição fotográfica e diferentes soluções para fotos subexpostas. Também revisaremos como evitar a subexposição ao tirar fotos. Agora que você entendeu o conteúdo deste artigo, vamos começar.

Parte 1. O Que é uma Foto Subexposta e Por Quê Fica Assim?

Algumas pessoas não entendem o que significa uma subexposição de fotos. Vamos verificar o que é uma foto subexposta e o que pode estar fazendo com que você tenha fotos subexpostas.

O Que é uma Foto Subexposta?

Os fotógrafos geralmente identificam as fotos com exposição insuficiente. Quando a foto fica mais escura do que o fotógrafo esperava, geralmente é uma imagem subexposta. A fotografia escura e temperamental discordará dos fotógrafos arejados por fotos subexpostas. No entanto, às vezes a imagem fica subexposta, de modo que não pode ser intencional. Resumindo, qualquer foto que precise de brilho fica subexposta.

Por Que as Fotos Ficam Subexpostas?

Saber por que suas fotos estão subexpostas pode ser a chave para corrigir o problema. O objetivo dos fotógrafos é obter fotos perfeitas sempre que disparam em suas câmeras. Ter uma ideia do motivo pelo qual as fotos estão subexpostas o ajudará a evitar o cenário em outra ocasião. Abaixo estão alguns motivos pelos quais as fotos ficam subexpostas.

Exposição Errada

Uma das razões pelas quais você pode ter fotos subexpostas é que a exposição estava incorreta ao fotografar. Às vezes, a luz do ambiente muda e você precisa compensar configurando a câmera. Além disso, quando você ajusta as configurações, isso não é bom para a sua cena, resultando em fotos subexpostas. Pode ser um erro que você não percebeu. No entanto, quando suas fotos estão subexpostas, você deve primeiro verificar as configurações de exposição.

Configurações de Flash

As configurações de flash geralmente fazem com que as fotos travem. Às vezes, a velocidade do obturador é muito rápida, o flash não consegue acompanhar ou o flash não dispara. A configuração do flash também pode ser relativamente baixa, o que é um dos principais motivos para imagens subexpostas.

Às vezes, o objeto tem bastante luz, enquanto o fundo é muito escuro. Quando combinado com a exposição do flash ao assunto e não ao ambiente, o resultado seria fotos com exposição insuficiente. Além disso, temos artigo relacionado com fotos superexpostas.

Medição

Mesmo se as configurações de flash e exposição estiverem corretas, você ainda pode obter fotos mais escuras devido ao seu modo de medição. Se o fundo da imagem for muito escuro ou muito claro, o sensor da câmera pode ser difícil de ler. Essa situação pode levar a leituras incorretas, resultando em fotos subexpostas. Se você verificar as configurações de exposição e configurações de flash e tudo estiver normal, então o problema pode ser com seu modo de medição.

Parte 2. Como Consertar Fotos Subexpostas?

Fotos subexpostas sempre parecem estranhas até que você execute os passos necessários para corrigi-las. Conduzimos pesquisas e encontramos algumas ferramentas poderosas que podem ser usadas para corrigir esse defeito. Aqui estão algumas ferramentas que podem reparar fotos subexpostas hoje e fazer suas fotos parecerem excelentes.

1. Lightroom

O Lightroom é um programa de edição de fotos que você pode usar para corrigir fotos subexpostas. Ao usar o Lightroom para corrigir fotos subexpostas, considere se a imagem está totalmente escura ou apenas partes da foto escura. Essas considerações ajudam a determinar a quantidade de foto na qual você gostaria de trabalhar. Ele também determina as ferramentas que você usaria para corrigir fotos subexpostas. Abaixo está um guia para corrigir fotos subexpostas com o Lightroom

  • Primeiro, você precisa abrir o programa Lightroom em seu PC e abrir a foto subexposta através dele.

  • Em seguida, clique na ferramenta de exposição e arraste o controle deslizante para a direita se quiser iluminar a imagem inteira. Se você escolher iluminar algumas partes de sua foto subexposta, será necessário usar os controles deslizantes do painel básico, ferramentas de ajuste local, curva de tom e controle deslizante de luminância.

corrigir fotos subexpostas usando o Lightroom
  • Em seguida, clique nas ferramentas sombra e pretos e alterne entre deslizá-las para a direita. Isso apenas iluminaria as partes escuras da foto subexposta, sem afetar as áreas claras.

  • Você também pode utilizar a ferramenta de curva de tom clicando no meio da curva e arrastando para cima. Conforme a curva se inclina ligeiramente para cima, os tons da foto subexposta ficam mais claros.

utilizar ferramenta de curva

Quando estiver satisfeito com as ferramentas e seus efeitos na imagem subexposta, salve a foto em seu PC. A propósito, o lightroon também pode consertar fotos granuladas.

2. Photoshop

Outra ferramenta popular que você pode usar para reduzir fotos subexpostas no Photoshop. Quando você fotografa em uma cena contrastante, as áreas mais escuras geralmente parecem subexpostas. Você pode usar as ferramentas de sombra e realce do Photoshop para corrigir isso. Aqui estão os passos para fazer isso.

  • Clique na ferramenta sombra/realce, uma caixa de diálogo será aberta com dois controles deslizantes. O controle deslizante de sombra clareia a parte escura da imagem subexposta, enquanto o controle deslizante de realce escurece a parte mais clara.

escolha iluminar a sombra

  • Marque a caixa de visualização e arraste o controle deslizante de sombra para a direita até que os detalhes das partes escuras da foto apareçam como você deseja.

  • Em seguida, mova para o controle deslizante de destaque se precisar escurecer um pouco as partes mais claras da foto. Esta ferramenta pode ajudar a mostrar alguns detalhes extras não proeminentes devido a todas as luzes. Para fazer correções precisas com base no histograma, abra a ferramenta Níveis no Photoshop. Você pode fazer isso pressionando Ctrl + L se estiver usando Windows e Cmd + L se estiver usando Mac.

escolha os níveis para editar

Na tela Níveis está o histograma, que apresenta três controles deslizantes abaixo dele. O controle deslizante do meio trata dos tons médios. Arraste o controle deslizante do meio para a esquerda se quiser clarear a imagem.

Quando estiver satisfeito com o efeito das ferramentas em sua foto, salve a imagem e o processo estará concluído. O Photoshop tem funções poderosas, que podem consertar arquivos psd, alteração de cor jpeg, etc.

3. Snapseed

O Snapseed é um aplicativo de edição de fotos popular no mercado hoje. Muitas pessoas o usam porque ele vem com muitos filtros, ferramentas e recursos que podem ser usados ​​para fotos. Uma de suas muitas vantagens é a capacidade de corrigir fotos subexpostas. Ao contrário do Photoshop e do Lightroom, você pode usar o Snapseed para reduzir imagens subexpostas em seu smartphone ou tablet. Também pode ser instalado gratuitamente e o processo de instalação é muito simples. A seguir, exploraremos o processo de uso do lightroom para reparar fotos subexpostas; vamos dar uma olhada.

  • Primeiro, você deve baixar o aplicativo Snapseed em seu smartphone ou tablet. Você não precisa fazer nenhum pagamento, pois é totalmente gratuito. Você pode obtê-lo na Google Play Store ou na Apple Store.
tela cortada
  • Após a instalação, abra o aplicativo e abra a foto subexposta que deseja corrigir. Você pode fazer isso selecionando a opção 'selecionar do dispositivo'. Isso o levaria ao seu álbum de fotos, onde você pode escolher a imagem.

  • Carregando a foto, clique em 'editar', que está disponível no lado direito da tela com um ícone de lápis. Depois de clicar neste ícone, um menu aparecerá com opções; clique em 'sintonizar imagem'.

Esta opção apresenta muitas ferramentas para editar sua foto subexposta, como brilho, contraste, ambiente, sombra, saturação, calor e realces. Clique na ferramenta de sombra para selecioná-la. A ferramenta de sombra focaliza as partes escuras da foto e as ilumina.

Em seguida, você precisará deslizar para a esquerda ou direita lentamente na foto. Ao deslizar para a esquerda, você está minimizando o efeito, enquanto deslizar para a direita maximiza o impacto.

escolha as opções
  • Conforme os valores da ferramenta aumentam ou diminuem, você pode monitorar o efeito da ferramenta em sua foto e parar quando tiver o efeito desejado.

  • Quando estiver satisfeito com o efeito da ferramenta de sombra em sua foto, você pode salvá-la clicando em salvar no topo da página.

Como alternativa, você pode usar o botão de ajuste automático, que funciona automaticamente nas áreas da foto que o aplicativo prevê que precisa de alguns retoques. Você também pode usar o Glamour Glow se sua imagem tiver um rosto. Este recurso ilumina o rosto na foto e o torna proeminente na foto.

Parte 3. Dicas para Evitar Subexposição

Assim como a subexposição é causada por alguns fatores, existem algumas ações que você pode realizar para evitar a subexposição em suas fotos:

Adicione luz ao objeto

A melhor maneira de iluminar o objeto é com o flash. Pode ser um flash externo ou embutido em sua câmera. Você também pode usar um grande refletor branco, mas isso pode ser estressante. Como alternativa, tente fotografar em uma área bem iluminada para evitar fotos subexpostas.

Altere a configuração ISO da câmera

Você pode decidir quanta luz sua câmera precisa. Uma maneira é definir o valor ISO mais alto para que o sensor da câmera seja mais sensível à luz. Certifique-se de não ter alterado nenhuma outra configuração, isso evitará que suas fotos fiquem com exposição insuficiente. A desvantagem disso é que a nitidez pode diminuir. Você também pode notar um aumento no ruído digital.

Abra a 'abertura da lente'

A abertura da lente é como uma janela para sua câmera. Quanto mais ele abre, mais luz entra em sua câmera e ilumina a cena. Você pode alterar a abertura de sua câmera, mas não pode fazer isso no modo automático. Você tem que mudar para o modo de prioridade de abertura para fazer isso e evitará a subexposição em suas fotos.

Reduza a velocidade do obturador

Aplica-se à abertura da lente, portanto, esta solução pode ser usada como uma alternativa para abrir a lente. Você pode alterar a velocidade do obturador em vez de abrir a abertura da lente. Esta operação aumenta o tempo em que a íris permanece aberta e aumenta sua exposição. Você pode alterar a velocidade do obturador nas configurações sem ter que sair do modo automático da câmera.

Substitua a configuração de exposição da câmera

Há um recurso na configuração da câmera que permite substituir a configuração de exposição. Ele está localizado na tela LCD na parte traseira da câmera ou em outro lugar. Você pode verificar o manual que acompanha sua câmera para obter um guia sobre como fazer isto.

configuração de exposição de sobreposição

Caso Suas Fotos Fiquem Corrompidas - Tente o Wondershare Repairit

Ficar com uma foto subexposta não é o único problema que você pode enfrentar com suas fotos. Há momentos em que suas fotos simplesmente ficam danificadas e não abrem mais. Às vezes, suas fotos ficam corrompidas e são fotos preciosas que você não deseja excluir. E se eu informasse que você não precisa perder outra foto novamente?

O Wondershre Repairit pode reparar fotos danificadas ou corrompidas facilmente. Todo o processo leva apenas alguns minutos e não requer que você baixe um aplicativo para acessar. Também ocupa pouco espaço de armazenamento e é altamente recomendado por sua velocidade de reparo de imagens. O Wondershare Repairit ainda fornece ferramentas de reparo avançadas para fotos severamente danificadas ou corrompidas. Esta ferramenta funciona de forma eficaz no Windows e Mac, então você não precisa se preocupar com problemas de compatibilidade. Siga o processo descrito abaixo para usar o Wondershare Repairit para reparar fotos danificadas.

Para começar, visite a plataforma oficial do Wondershare Repairit para iniciar o processo. Você verá um botão 'adicionar arquivo' junto com um ícone; Clique nele.

adicionar foto

Wondershare Repairit permite que você conserte várias fotos simultaneamente para que você possa selecionar várias fotos corrompidas. Depois de selecionar os arquivos, clique no botão 'Reparar' no final da página para iniciar o processo de reparo em suas fotos.

reparar fotos

Quando o reparo for concluído, você pode ver seus arquivos antes de salvá-los. Se houver arquivos danificados que não foram reparados no processo, você pode clicar no reparo avançado para corrigi-los imediatamente. Quando os arquivos estiverem todos corrigidos, clique em salvar fotos e escolha o local para seus arquivos.

salvar fotos

Isso é tudo que você precisa fazer! O processo foi concluído e suas fotos agora estão livres de corrupção e danos. Você pode consertar quantas fotos quiser com a ferramenta Wondershare Repairit.

Conclusão:

As fotos são muito importantes, ninguém quer perder fotos importantes por causa da subexposição. Esse fator técnico é algo que todos precisam aprender. A exposição é uma parte indispensável da fotografia, pois determina a interação de tons escuros ou claros na foto. Isso geralmente é um problema em fotografia, mas você sempre pode usar as ferramentas acima para corrigir. Também compartilhamos os motivos da subexposição e os passos importantes que você pode seguir para minimizar a subexposição em suas fotos. Além disso, você pode usar a ferramenta Wondershare Repairit para reparar fotos danificadas a qualquer momento. Esta ferramenta é rápida, segura e não ocupa espaço de armazenamento.