Lista completa de formatos de vídeo e erros que você pode encontrar

A lista completa de formatos de vídeo e erros que você pode encontrar

Wondershare Recoverit Authors

10/12/2020 • Arquivado para: Recuperação de vídeos/áudios • Soluções comprovadas

0

Os vídeos são um dos tipos de arquivo de mídia mais comumente usados e também compartilhados na internet. Existem muitos formatos de vídeo diferentes disponíveis, pois nem todos os formatos funcionam da mesma maneira ou podem oferecer o mesmo desempenho. Por exemplo, alguns formatos como MP4, FLV, AVI, etc. serão sempre melhores em termos de qualidade bruta e armazenamento de informações do que outros formatos de vídeo como 3GP, MPEG, etc.

Parte 1. Retrato sobre os formatos de vídeo

Para fazer os dispositivos entenderem os arquivos com os quais estão lidando, os formatos são muito essenciais. Como diferentes dispositivos têm um sistema diferente rodando no núcleo, há uma necessidade de vários formatos para que os arquivos possam ser usados em todos os sistemas. Não só isso, mas também surgem novos formatos de vídeo devido à mudança de exigência do público e ao desenvolvimento de melhores câmeras e sistemas que exportam esses vídeos. É importante entender quais formatos seu dispositivo suporta e como você pode resolver caso esse problema surja.


Parte 2. 10 formatos de vídeo mais populares em computador e mídia social

O computador e as redes sociais são os 2 locais onde os vídeos são frequentemente vistos. Para obter a melhor experiência de visualização de seu vídeo, é importante certificar-se de que você conhece os formatos de vídeo corretos. A maioria das plataformas de mídia social tem limitações sobre os formatos suportados, portanto, antes de enviar qualquer vídeo, certifique-se de que está no formato correto. A seguir estão os vários formatos comumente encontrados em mídias sociais e computadores.

Formato 1. FLV

FLV ou Flash Video é um formato usado para acessar o conteúdo de vídeo digital e é reproduzido usando o Adobe Flash Player. Existem 2 versões do formato de vídeo flash, por exemplo, FLV e F4V. Ele é usado para reproduzir vídeos na interface do usuário do site e em sites que usam muita animação de fundo.

Problemas e suas soluções

A reprodução de vídeo instável ou com atraso é o problema mais comum com o formato FLV. Nas redes sociais, isso pode ser causado por problemas com o flash player ou conexão com a Internet. Quando você está usando um arquivo FLV autônomo, isso pode ser devido aos arquivos serem danificados devido a um ataque de vírus ou se o seu Adobe Flash Player ficou desatualizado. A seguir estão as etapas para atualizar seu flash player.

Etapa 1. Abra seu computador

Ligue o computador e clique no botão Iniciar - painel de controle. Navegue pela lista e selecione o ícone do Adobe Flash Player.

Encontre o Flash Player

Etapa 2. Selecione o flash player

Clique no flash player e selecione uma opção de atualização. Clique no botão verificar agora.

Procurar atualizações

Etapa 3. Atualize o reprodutor

Agora, você verá a opção de atualizá-lo se houver uma atualização disponível. Se você tiver uma atualização, considere atualizá-la imediatamente.

Instale a atualização

Formato 2. MP4

MP4 é o formato mais comumente usado. Isso pode ser creditado à sua capacidade de armazenar vídeos de alta qualidade e ser capaz de compartilhar e receber suporte em diferentes dispositivos com facilidade. MP4 significa MPEG-4, então não se confunda se alguém o denota assim. É amplamente suportado em quase todos os sites, bem como sistemas operacionais. Ele pode ser carregado nas redes sociais, visualizado em computadores e até mesmo em telefones celulares da velha geração.

Problemas e suas soluções

Os arquivos MP4 são bastante seguros e raramente ocorrem erros. No entanto, um problema que pode surgir em vídeos MP4 é que a voz pode ficar um pouco lenta ou às vezes não está sincronizada com o vídeo. Nesses casos, você deve fazer uso de um software de terceiros como a ferramenta Wondershare Video Repair para que o vídeo possa ser reparado facilmente. O software é muito fácil de usar e você pode seguir as etapas abaixo para reparar seu vídeo MP4 com este software.

Etapa 1. Abra o Wondershare Video Repair

Inicie o software de reparo de vídeo Wondershare em seu computador e adicione os vídeos que deseja reparar.

adicionar arquivos

Etapa 2. Reparar os vídeos MP4

Clique em reparar e o software começará a escanear o arquivo. Um pop-up aparecerá para confirmar o reparo, clique em ok nele.

reparar arquivos

Etapa 3. Visualize e salve

Agora, seu arquivo será reparado e você pode visualizá-lo. Se estiver tudo bem, clique na opção salvar.

visualizar aqruivos

Etapa 4. Selecione recuperação avançada

Durante a visualização, se encontrar algum problema, você pode selecionar uma opção de reparo avançado. Adicione um arquivo de amostra que deve ser filmado do mesmo dispositivo e deve ter o mesmo formato. Clique em reparar para iniciar o processo.

Adicionar vídeo de amostra

Etapa 5. Salve o vídeo

Clique na opção Salvar e selecione o destino para salvar o arquivo.

salvar MP4 reparado

Formato 3: WMV

O vídeo do Windows media ou WMV é outro formato de vídeo popular que pode ser facilmente carregado na Internet e usado para armazenar áudio e vídeo de alta definição. Este formato deve ser reproduzido em computadores com Windows, mas pode ser reproduzido facilmente em outros dispositivos com um reprodutor de vídeo de terceiros. Também é amplamente suportado em plataformas de mídia social.

Problemas e suas soluções

O problema com esse formato é que às vezes não há voz no vídeo. Isso pode acontecer devido a drivers de áudio desatualizados em seu computador. Ele pode ser reparado simplesmente atualizando os drivers para a versão mais recente disponível.

Etapa 1. Clique em iniciar e atualizar

Abra o seu computador, clique no botão Iniciar e selecione a opção de configurações. Selecione atualização e segurança do Windows e verifique as atualizações. Se alguma nova versão estiver disponível, ela será instalada automaticamente.

Atualize o driver de áudio

Formato 4: AVI

AVI ou audio-video interleave é outro formato de vídeo importante que pode ser usado para áudios e também para vídeos. Este formato é frequentemente visto quando você baixa filmes em alta definição da Internet. Este formato de vídeo é compatível com vários dispositivos e a maioria dos sites de mídia social também permite que você carregue e compartilhe arquivos AVI com seus amigos.

Problemas e suas soluções

Às vezes, o codec que está sendo usado pelo formato AVI pode não ser compatível com o seu computador. Isso geralmente acontece em um computador que possui versões antigas de hardware e sistema operacional. Para resolver esse problema, você precisará ver qual codec está faltando. Siga o guia para resolver o problema.

Etapa 1. Visite WMPlugins

WMplugins é um site pertencente à Microsoft onde você pode encontrar facilmente todos os codecs de que precisa. Procure o codec que está faltando e faça o download.

Etapa 2. Instale-o

Clique no arquivo baixado e você terá a opção de instalá-lo. Siga as instruções na tela e o codec será instalado.

Instale codecs

Formato 5. WEBM

WEBM é um formato intercambiável de áudio e vídeo e a melhor alternativa aos elementos de áudio e vídeo HTML5. Os arquivos WEBM são encontrados apenas na internet e raramente você encontrará um arquivo em sua área de trabalho com esse formato.

Problemas e suas soluções

WEBM não é um formato independente armazenado no disco rígido. Destina-se ao uso da Internet e para poder usar esses arquivos, pode ser necessário converter o formato para um formato adequado para reproduzi-lo no computador. Aqui estão as etapas para fazer isso usando um VLC media player.

Etapa 1. Abrir VLC

Abra o VLC em seu computador e clique na opção de mídia no canto superior esquerdo. Selecione a opção converter/salvar.

Vá para a opção de conversão

Etapa 2. Adicione os arquivos

Agora, clique no botão adicionar e adicione arquivos WEBM para converter e clique em abrir.

Etapa 3. Iniciar a Conversão

Clique no botão converter/salvar para entrar na janela de conversão. Selecione o formato de destino como MP4. Clique no botão iniciar e a conversão começará.

Converta e salve o arquivo

Formato 6. QuickTime

O formato QuickTime é um formato específico do Mac OS que só pode ser reproduzido em dispositivos Mac OS. Esses arquivos podem conter áudio e vídeo de alta definição sem nenhum problema, mas só podem ser reproduzidos com o reprodutor Quicktime integrado nos dispositivos Mac. Além dos dispositivos Mac, outros produtos do ecossistema da Apple, como iPhones e iPods, também podem reproduzir esses arquivos.

Problema e sua solução

O único problema que pode surgir em vídeos QuickTime é que, quando você os transfere para um computador diferente, eles não são reproduzidos. Para evitar esse problema, você pode baixar o reprodutor de vídeo QuickTime em seu Windows ou pode converter o formato para um compatível. As etapas a seguir o ajudarão a instalar o QuickTime no Windows 10.

Etapa 1. Abra a página de download do QuickTime

Visite o site do QuickTime e encontre a versão compatível com o seu sistema e faça o download.

Vá para o site de download do QuickTime

Etapa 2. Instale o software

Siga as instruções na tela e instale o software.

Etapa 3. Inicie o QuickTime

Inicie o software e use-o para reproduzir vídeos QuickTime.

Formato 7. OGG

OGG é um formato de contêiner criado para fornecer o melhor desempenho para streaming de vídeo e manipulação de multimídia em alto nível. Diz-se que o formato OGG está livre de qualquer patente de software e promove o compartilhamento gratuito de vídeo pela Internet. Os vídeos neste formato têm boa qualidade de áudio e visual.

Problemas e suas soluções

Você pode enfrentar problemas com áudio, ou seja, o som às vezes muda de tom e às vezes soa abafado. Este é um problema que surge devido a problemas no seu dispositivo e para repará-lo basta reiniciar o computador. A seguir estão as etapas para reiniciar o computador.

Etapa 1. Clique em iniciar

Feche o vídeo e clique no botão iniciar. Na opção de desligamento, selecione reiniciar para reiniciar o dispositivo.

Reiniciar PC

Etapa 2. Reproduza o vídeo novamente

Atualize seu computador e reproduza o vídeo novamente para ver se está funcionando agora.

Formato 8. 3GP

3GP é um contêiner de multimídia feito para transferir arquivos de multimídia em redes 3G. Apesar disso, o 3GP também pode ser usado em redes 2G e 4G.

Problemas e suas soluções

O problema mais comum com esse formato é que ele costuma ser reproduzido na internet e, devido à velocidade da rede, os vídeos ficam travados no carregamento. Para evitar esse problema, você pode definir a duração do buffer em reprodutores de mídia, como o windows media player. As etapas para fazer isso são fornecidas abaixo-

Etapa 1. Iniciar media player

Abra o seu Windows Media Player e vá para as configurações > opções.

Etapa 2. Definir buffer

Clique na opção de desempenho e defina o tempo de buffer para 5 segundos.

Definir buffer

Formato 9. MKV

MKV significa formato Matroska multimedia container e este formato está lentamente caminhando para o domínio. Isso ocorre porque, em comparação com o MP4, este contêiner suporta muito mais formatos, é totalmente de código aberto e também possui mais recursos do que o MP4.

Problemas e suas soluções

MKV é frequentemente usado como formato principal para a tela de gravação de seus computadores. Se você gravar um jogo, poderá ver quedas de quadros e problemas de qualidade entre os vídeos, especialmente se você tiver o Windows 10. Para evitar esse problema, você pode desligar o modo de jogo, pois ele encerra os processos em segundo plano que, por sua vez, afetam a qualidade da gravação.

Etapa 1. Abrir configurações

Vá para a opção de configurações e selecione o modo de jogo. Você também pode pressionar as teclas Win + G no teclado para iniciá-lo.

Etapa 2. Feche-o

Agora, basta desligar o modo.

Desligue o modo de jogo

Formato 10. MOV

MOV é um formato de extensão QuickTime compatível com Mac e Windows. Devido à sua capacidade de armazenar vários dados de mídia ao mesmo tempo, o MOV é muito popular para codificar e armazenar filmes e séries de TV. Os arquivos MOV geralmente usam o codec MPEG-4 para compactação.

Problemas e suas soluções

Como MOV é um formato QuickTime, alguns dispositivos podem ter problemas ao reproduzi-lo, pois não suportam a reprodução devido à falta de codecs ou suporte de formato no reprodutor de mídia que você usa. Para resolver isso, tente usar um reprodutor de mídia diferente, como o VLC. As etapas a seguir te ajudarão.

Etapa 1. Baixe uma versão de VLC

Acesse o site oficial do VLC media player e baixe uma versão compatível com o seu dispositivo.

Baixar VLC

Etapa 2. Instale a configuração

Instale o reprodutor de mídia seguindo as instruções na tela. Certifique-se de incluir as configurações desejadas quando os prompts aparecerem.

Instalar VLC

Etapa 3. Inicie o VLC e reproduza os arquivos

Inicie a ferramenta e reproduza os arquivos para verificar se funciona.

Execute o VLC e reproduza o vídeo novamente


Parte 3. 5 erros e soluções comuns de diferentes formatos de vídeo

Qualquer arquivo de vídeo pode apresentar erros. Mesmo se você for muito cuidadoso, poderá descobrir que seus arquivos não podem ser reproduzidos em alguns casos. Você pode usar um software de recuperação como o Wondershare Video repair para criar arquivos danificados e corrompidos com facilidade. Este software fará qualquer vídeo funcionar, mesmo que esteja seriamente danificado. Os passos para usá-lo também são bastante simples devido a uma interface de usuário muito limpa.

A seguir estão alguns dos erros mais comuns e soluções simples para eles.

Erro 1. Erro 0xc00d36c4

Este é um erro comum para arquivos de vídeo e áudio. Isso pode ser causado por motivos como um arquivo corrompido, codec ausente, configurações incorretas de configuração de reprodução, etc. Para resolvê-lo, siga as etapas abaixo.

Etapa 1. Abra o Windows Media Player e selecione organizar > opção no canto superior esquerdo.

Etapa 2. Clique na opção ripar música e desmarque a opção "Proteger direitos da música". Clique em OK para aplicar as alterações.

Desmarque a proteger direitos da música

Erro 2. Tela preta ou vídeo para no meio

Telas pretas acontecem quando os arquivos são corrompidos ou não são suportados pelo seu sistema. Para evitá-lo, você deve garantir que o arquivo seja baixado corretamente antes do uso. Às vezes, alguns componentes são bloqueados pelo Windows Defender ou pelo firewall do seu computador e desligá-lo pode fazer com que o vídeo seja reproduzido. A seguir estão as etapas para fazer isso.

Etapa 1. Vá ao painel de controle > sistema e segurança > Windows firewall/defender.

Etapa 2. Desligue-o completamente enquanto assiste ao vídeo ou deixe de lado o aplicativo em que ele atua.

desligue ou defina exceções

Erro 3. Metadados ausentes

Se metadados vitais estiverem faltando no vídeo, você nunca poderá reproduzi-lo. Para fazer isso direito, você terá que preencher todos os metadados manualmente. Existem alguns softwares disponíveis que podem fornecer os metadados corretos dos vídeos da Internet. A melhor maneira é usar o VLC para preencher os metadados ausentes. A seguir estão as etapas para isso.

Etapa 1: Abra o VLC e clique em Ferramentas > Informações de mídia para adicionar ou alterar os metadados.

Etapa 2. Agora selecione a opção Metadados, preencha os detalhes necessários e clique na opção 'salvar metadados'.

insira metadados e salve

Erro 4. Quedas de quadro e carregamento

Ao reproduzir um vídeo online, você pode enfrentar problemas como carregamento e quedas de quadros. Isso pode acontecer devido a problemas de desempenho em seu dispositivo ou até mesmo algumas configurações. Você pode seguir as etapas fornecidas para resolver o problema.

Etapa 1. Abra o Windows Media Player. Vá para configurações > opção.

Etapa 2. Opção de desempenho insuficiente, desmarque os quadros suspensos para manter a opção de áudio e vídeo sincronizados e também definir a duração do buffer.

Desmarque a opção de soltar quadro e defina o buffer

Erro 5. Deadlock do PC

O deadlock do PC ocorre quando a tela congela repentinamente quando você reproduz o vídeo. Você não poderá operar seu computador. Este é um problema comum e também pode ser resolvido facilmente. A seguir estão as etapas para fazer isso.

Etapa 1. Pressione e segure CTRL + Alt + Del para iniciar o gerenciador de tarefas.

Etapa 2. Agora, clique no reprodutor de mídia e selecione a opção de finalizar processo. Reproduza o vídeo novamente.

Finalizar tarefa com gerenciador de tarefas


Parte 4. A lista completa de tipos e formatos de vídeo

É muito importante entender com que tipo de formato de vídeo você está lidando. Isso é porque permite que você entenda como qualquer problema pode ser resolvido, quais são os requisitos de cada um deles, em quais dispositivos eles têm suporte e nas redes sociais onde estão sendo usados. Com todas essas informações, fica mais fácil para você resolver qualquer problema e também evitá-lo efetivamente com dicas simples. Lista de formatos de vídeo

MKV, MP4, WMV, AVI, FLV, OGG, AVCHD, QuickTime, MOV, MPG, WEBM, etc. são os principais tipos de formatos de vídeo.

Dicas


Conclusão

Hoje em dia, existem muitos formatos de vídeo para diferentes dispositivos. Eles têm suas características, prós e contras, o que os torna muito diferentes uns dos outros. Nem todos os formatos são suportados em dispositivos diferentes, mas você pode usar qualquer formato usando reprodutores de vídeo de terceiros para a tarefa.

Problemas como travamento de vídeo, atraso de som etc. são bastante comuns e também podem ser problemáticos. O Wondershare video repair é uma ferramenta que você pode usar para reparar qualquer vídeo, mesmo que esteja corrompido.

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Dicas de vídeos > A lista completa de formatos de vídeo e erros que você pode encontrar