O que é recuperação de dados e como ela funciona?

Saiba o que é recuperação de dados e como ela funciona

Hoje em dia, devido à crescente quantidade e variedade de dados que armazenamos diariamente em nossos dispositivos, é impossível não perder dados de vez em quando, o que acarreta a necessidade de recuperação dos dados perdidos. Siga esta página para aprender tudo sobre a recuperação de dados e como ela funciona.

Wondershare Recoverit Authors

05/07/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas

0

Resumo

Um problema comum enfrentado por usuários de computadores e outros dispositivos eletrônicos em todo o mundo é a perda de dados essenciais. A perda de dados geralmente ocorre devido a danos físicos aos dispositivos de armazenamento ou danos lógicos ao sistema de arquivos. Os arquivos de dados podem se tornar repentinamente inacessíveis, corrompidos, danificados, perdidos ou, às vezes, serem excluídos acidentalmente.

Embora a perda de dados seja uma ocorrência comum em dispositivos de computador, a recuperação de dados perdidos tornou-se possível e fácil com o uso de diferentes ferramentas e serviços de recuperação de dados. Continue lendo para aprender tudo sobre a recuperação de dados, as chances e limitações da recuperação de dados e como evitar a perda de dados.

Parte 1. Por que os arquivos excluídos podem ser recuperados?

Embora nem todos os dados possam ser recuperados depois de excluídos, é possível recuperar suas informações excluídas ou arquivos perdidos. A recuperação de dados é possibilitada por vários sistemas operacionais de computadores e dispositivos eletrônicos. Esta parte enfoca o que acontece depois que seus arquivos são excluídos e as razões pelas quais seus arquivos não são apagados de seu sistema imediatamente após a exclusão.

O que acontece quando você exclui um arquivo

Muitas pessoas se perguntam por que seus arquivos e dados ainda podem ser localizados e restaurados mesmo depois de tê-los excluído e esvaziar a referência da lixeira e do lixo. Aqui está o que acontece quando você exclui um arquivo do seu computador.

Quando você exclui um arquivo intencionalmente ou por engano de seu telefone celular ou do sistema do seu computador, ele não desaparece imediatamente. Em vez disso, dependendo do sistema operacional do seu dispositivo, o arquivo excluído é movido rapidamente para a lixeira em dispositivos Windows ou para o lixo em seus dispositivos iOS, enquanto se aguarda sua próxima ação. Você pode restaurar os arquivos excluídos da lixeira ou do lixo ou excluí-los permanentemente, esvaziando a lixeira ou lixo.

Mesmo depois de esvaziar a lixeira, os arquivos excluídos permanentemente não desaparecem simplesmente. Os arquivos ainda estão tecnicamente presentes em seu dispositivo, mas não são visíveis apenas para você ou para o sistema do computador e dispositivos móveis. Em vez disso, o que acontece é que a referência ao arquivo é removida do diretório do sistema operacional.

Isso significa que, embora o arquivo ainda exista em seu dispositivo, seu sistema operacional não será capaz de reconhecer a localização do arquivo nem terá acesso ao arquivo ou aos dados. A razão é que o arquivo se tornou automaticamente invisível, e o espaço antes ocupado pelo arquivo será reconhecido como livre e poderá receber novos dados ou arquivos.

Por que os arquivos excluídos não são apagados imediatamente

Cada sistema operacional é construído para maximizar a velocidade de computação para uma utilização eficiente de dispositivos e sistemas do computador. Com o objetivo principal de velocidade e utilização eficiente do sistema, os dispositivos do seu computador são projetados para ocultar em vez de apagar automaticamente os arquivos excluídos.

Quando você exclui um arquivo do dispositivo, os dados excluídos são ocultados em vez de apagados automaticamente. O processo de exclusão leva muito pouco tempo, pois o computador está apenas excluindo o ponteiro do arquivo para disponibilizar seu espaço para outros arquivos. O principal motivo pelo qual os arquivos não são apagados quando você os exclui é que a exclusão real do arquivo iria demorar muito, então não vale a pena.

Por exemplo, se você estiver excluindo um arquivo de 10GB de dados do sistema do seu computador, notará que o arquivo de 10 GB é excluído muito rapidamente. Isso porque o arquivo não é apagado do sistema do seu computador, apenas a sua referência. Se o arquivo de 10GB fosse realmente excluído do computador, levaria vários minutos ou horas, dependendo do tamanho dos dados a serem excluídos. A exclusão simples é muito mais fácil e rápida para o computador do que ter que substituir os dados instantaneamente. Você também achará o processo vantajoso para você, pois pode recuperar rapidamente os arquivos excluídos se necessário ou apagá-los sobrescrevendo os dados inserindo novos arquivos no sistema do computador.

Parte 2: Como funciona a recuperação de dados?

Os dados perdidos de seus dispositivos de computador podem ser recuperados com o uso de ferramentas e softwares de recuperação de dados. O processo de recuperação de dados varia de acordo com a natureza e a extensão do problema. A recuperação de dados pode ser feita com um software de recuperação de dados ou por provedores de serviços profissionais de recuperação de dados.

A recuperação de dados por software ou por um provedor de serviços é possível porque o sistema operacional do seu dispositivo rastreia todos os dados (sejam excluídos ou não) do sistema ou em qualquer unidade externa conectada ao seu computador por meio de "ponteiros" ou tabelas de alocação. Esses ponteiros podem apontar os pontos exatos onde seus arquivos excluídos estão ocultos. Os dados excluídos estarão intactos em algum lugar inacessível para você na unidade de armazenamento, enquanto aguardam restauração ou serem sobrescritos por novos dados.

Os ponteiros ou tabelas de alocação de arquivos e dados em qualquer sistema de computador estão situados em locais diferentes dos arquivos e dados reais. Isso significa que, depois de excluir um arquivo do computador, os ponteiros ou tabelas de alocação ficam ocultos ou tornam-se invisíveis para você. No entanto, os principais arquivos ou dados estão intactos e podem ser acessados por um bom software de recuperação de dados. Depois que o software de recuperação de dados acessa com sucesso os ponteiros, os dados perdidos ou excluídos podem ser recuperados.

O que o software de recuperação de dados ou os provedores de serviços profissionais de recuperação de dados fazem é usar assinaturas de arquivo para examinar cada bit da unidade de armazenamento até localizar todos os arquivos perdidos do sistema. Os arquivos perdidos, quando encontrados, podem estar em perfeitas condições, o que os torna fáceis de serem recuperados. No entanto, há casos em que os arquivos podem estar danificados ou criptografados.

Se os arquivos estiverem criptografados ou danificados, a esperança ainda não está perdida, pois um software profissional de recuperação de dados ainda pode juntar os arquivos e recuperar seus arquivos, deixando-os em perfeitas condições. Mesmo se os dados forem perdidos devido a pequenos danos físicos no disco rígido, seus dados perdidos ainda podem ser recuperados por um provedor de serviços de recuperação de dados profissional.

Parte 3: A recuperação de dados é segura?

Sim, a recuperação de dados é muito segura. No entanto, existem certas condições em que a recuperação de dados não é segura. Se você deseja evitar perdas ou danos permanentes aos seus dados durante um processo de recuperação de dados, existem medidas de segurança específicas que você deve cumprir a risca.

Mesmo se você estiver usando o melhor software de recuperação de dados para recuperar seus dados, alguns fatores ainda podem afetar a segurança dos seus dados. Alguns desses fatores incluem a condição da unidade, onde os dados estão localizados e o estado do arquivo que precisa ser recuperado.

Da mesma forma, o formato do arquivo que precisa ser recuperado, se a causa da perda de dados for devido a um mau funcionamento do hardware, e vários outros fatores entram em jogo. Antes de usar qualquer software ou ferramenta de recuperação de dados para recuperar arquivos perdidos de seu dispositivo, certifique-se de verificar esses fatores para garantir a segurança de seus dados.

Parte 4: Quando usar um software de recuperação de dados

Se você perdeu seus arquivos repentinamente e precisa recuperá-los o mais rápido possível, um software profissional de recuperação de dados é o método de recuperação de dados mais fácil e rápido de usar. No entanto, suponha que o problema tenha acontecido devido a um mau funcionamento do hardware. Nesse caso, a unidade está com problemas mecânicos; se houver uma falha elétrica na unidade de disco rígido ou se houver uma falha de firmware, um software de recuperação de dados pode não conseguir resolver o problema. Em tais situações, você pode precisar de um software de recuperação de dados.

Se você tiver problemas para identificar quando usar um software de recuperação de dados para recuperar arquivos perdidos de seu dispositivo, continue lendo para identificar alguns dos casos em que você pode usar um software de recuperação de dados para recuperar arquivos perdidos.

Falhas lógicas

Falhas lógicas geralmente fazem com que um sistema se comporte de maneira imprevisível. Falhas lógicas podem causar episódios inesperados e fazer com que o sistema do seu computador funcione mal de várias maneiras. As falhas lógicas ocorrem quando você não consegue acessar os dados no disco rígido após enfrentar um problema não mecânico com o disco rígido.
Algumas das formas comuns de falhas lógicas em um dispositivo de computador incluem; os danos causados ao diretório de arquivos por um vírus ou outros programas maliciosos, exclusão involuntária de arquivos, formatação não intencional do disco rígido, dados sobrescritos e corrupção do sistema operacional. Às vezes, as falhas lógicas podem se assemelhar a falhas físicas por causa de suas características.

Se o seu dispositivo estiver apresentando falhas lógicas, o melhor curso de ação é usar um software profissional de recuperação de dados. Com o software, você pode recuperar seus arquivos perdidos devido à falha lógica do sistema e corrigir os problemas. Depois de suspeitar de uma falha lógica, tente não inicializar ou usar o disco rígido até que o problema seja resolvido com um software profissional de recuperação de dados.

Ataques de vírus

Os vírus de computador geralmente são projetados para danificar os programas armazenados no seu dispositivo, excluir seus arquivos e dados, reformatar seu disco rígido ou executar qualquer outra ação nociva ou maliciosa que atrapalhe o desempenho do sistema do seu computador e, eventualmente, faça com que ele trave.

Quando o sistema do seu computador ou disco rígido está enfrentando um ataque de vírus e você sofre repentinamente a perda de arquivos ou dados importantes, a maneira mais rápidae segura de recuperar seus arquivos perdidos, excluídos ou formatados é com a ajuda de um software profissional de recuperação de dados.

Se o seu sistema de computador está exibindo comportamentos estranhos, como desempenho lento, comportamentos erráticos, perda de dados inesperada e repentina e travamento frequente, interrompa a operação do computador e, em seguida, baixe e instale um software profissional de recuperação de dados para recuperar seus dados perdidos. O software de recuperação de dados pode ajudá-lo a recuperar todos os dados perdidos ou formatados do sistema do seu computador.

Exclusão acidental

É comum que arquivos de computador sejam excluídos durante o uso acidentalmente. Os arquivos podem ser excluídos permanentemente de seu computador ou esvaziados da lixeira ou do lixo. Seus arquivos também podem ser excluídos acidentalmente quando o sistema começa a funcionar mal ou falhar. De qualquer forma, ainda é possível restaurar esses arquivos.

Se você acidentalmente excluiu qualquer arquivo importante de seu dispositivo de computador e precisa recuperá-lo imediatamente, você pode usar um software profissional de recuperação de dados para ajudá-lo a recuperar seus dados ou arquivos perdidos.

Assim que você perceber que alguns de seus arquivos importantes foram acidentalmente excluídos, pare de usar o computador ou disco rígido afetado para evitar a substituição do arquivo por novos dados e obtenha um software profissional de recuperação de dados para recuperar os arquivos acidentalmente excluídos de seu sistema de computador rapidamente.

Formatação de disco

A formatação do disco é uma causa predominante de perda de dados em sistemas de computador. A formatação do disco ocorre por diferentes razões. Algumas das razões são: o sistema do computador pode estar enfrentando alguns problemas de firmware que o forçarão a formatar o disco. Ou você pode estar sofrendo com o travamento do disco rígido ou ainda seu disco rígido pode ser formatado, por consequência de, uma fonte de alimentação instável. Da mesma forma, você pode estar enfrentando algumas falhas mecânicas ou internas e seus arquivos podem ser corrompidos ou você formatou acidentalmente o disco rígido.

Se você enfrentar algum desses problemas, não salve mais nenhum arquivo no disco rígido formatado para evitar sobrescrever. Baixe e instale um software profissional de recuperação de dados para recuperar seus dados perdidos. O melhor software profissional de recuperação de dados atualmente disponível é o Wondershare Recoverit Data Recovery. É rápido, eficiente e fácil de usar.

Parte 5: Tipo de sistema de arquivos e chances de recuperação de dados

Devido à disponibilidade de softwares profissionais de recuperação de dados, a recuperação de dados está se tornando cada vez mais popular e muito fácil de ser realizada. A perda de dados ocorre por vários motivos, como ataques de vírus, formatação do sistema e falhas lógicas.

Os sistemas de arquivos geralmente supervisionam a alocação de dados em seu sistema de computador. Ele também regula como os dados são armazenados e manipulados no meio de armazenamento. Geralmente, o sistema de arquivos gerencia os dados em um computador. Ele decide como os dados são tratados durante e após a exclusão do arquivo. Isso implica que as chances de recuperação de dados dependem inteiramente do tipo de sistema de arquivos.

Continue lendo para aprender tudo sobre os tipos de sistema de arquivos no Windows e Mac OS e as chances de recuperação de dados com cada sistema de arquivos. As chances de recuperação de dados serão revisadas com base na estrutura do sistema de arquivos e como eles se comportam durante a formatação e exclusão.

Sistemas de arquivos do Windows

Os sistemas de arquivos do Windows que serão analisados aqui são o sistema de arquivos NTFS, o sistema de arquivos FAT/FAT32 e o sistema de arquivos exFAT.
  • Sistema de arquivos NTFS

O NTFS geralmente usa a Tabela de arquivos mestre (MFT) para coordenar os arquivos. A tabela contém todos os detalhes sobre os arquivos e pastas no sistema, incluindo o nome de cada arquivo, seu tamanho, hora e data de criação e detalhes de modificação.

Exclusão de arquivo

O sistema de arquivos NTFS não apaga os arquivos excluídos do sistema do computador. Em vez disso, ele apenas excluirá a entrada do arquivo do diretório e traduzirá o registro do arquivo no MFT como ‘não utilizado’, disponibilizando assim o local do arquivo.

Se os dados não forem substituídos e seu registro permanecer inalterado, há 100% de chance de recuperação dos dados, pois todos os detalhes ainda estão disponíveis no MFT. Se o registro do arquivo for excluído, a recuperação de dados ainda será possível se você usar o método de recuperação RAW para recuperar os arquivos perdidos, ignorando a estrutura do sistema de arquivos.

Formatação de arquivo

Durante a formatação do arquivo, a cauda do MTF é deixada intacta enquanto o início é apagado e o registro é perdido. Isso torna as partes finais do arquivo disponíveis para restauração, se necessário.

A recuperação dos últimos 256 arquivos (extremidade final) dos dados formatados tem 100% de chance de sucesso na recuperação dos dados. No entanto, se você precisar dos primeiros 256 arquivos do sistema do computador, precisará usar o método de recuperação RAW para recuperar esses arquivos.

  • Sistema de arquivos FAT/FAT32

O sistema de arquivos FAT/FAT32 usa a Tabela de Alocação de Arquivos (FAT, sigla em inglês) nos arquivos do sistema de coordenação. A tabela contém uma entrada para os grupos de arquivos no disco. Ele também cria um link para conectar cada grupo de arquivos ao local do arquivo no disco. O sistema de arquivos FAT não aplica o método de desfragmentação de arquivos fragmentados.

O FAT também contém os links para o início, a continuação e o fim do arquivo. O arquivo FAT geralmente possui oito símbolos para o nome do arquivo e 3 para a extensão do arquivo, tornando possível armazenar nomes de arquivo longos e usando o recurso de extensão de arquivo longa.

Exclusão e formatação de arquivos

O sistema de arquivos exclui todas as informações sobre os arquivos removidos do início ao fim no sistema de arquivos FAT. No entanto, a área de dados não é limpa ou apagada, ela apenas exclui o primeiro símbolo do nome do arquivo. No caso do sistema de arquivos FAT 32, todas as informações sobre a primeira parte dos grupos de arquivos são excluídas.

Durante a recuperação de dados, as informações sobre o início do arquivo podem ser encontradas no sistema, enquanto as informações sobre a continuação e o final dos arquivos permanecem apagadas. Isso torna a chance de recuperação de dados muito difícil, pois não usa o método de desfragmentação de arquivos. No entanto, há uma pequena chance de recuperar os arquivos excluídos ou formatados usando o método de recuperação RAW. Porém, nomes longos provavelmente não serão recuperados.

  • Sistema de arquivos exFAT

O sistema de arquivos exFAT também usa o FAT na coordenação de arquivos que mantém e conecta o link de cada grupo de arquivos ao local do arquivo no disco. O FAT contém o link para o início, continuação e fim do arquivo.

O FAT contém a entrada para cada grupo de arquivos e também fornece um link do FAT para a localização do arquivo no disco. Os links fornecidos são links para o início, continuação e fim do arquivo. Geralmente, o sistema de arquivos exFAT não fragmenta arquivos; nem faz um link para os subdiretórios do arquivo.

Exclusão e formatação de arquivos

Durante a exclusão e formatação do arquivo, as informações dos arquivos na Tabela de alocação de arquivos são excluídas e a continuação do arquivo e os links finais também são excluídos. No entanto, os dados primários no local do arquivo não são apagados do sistema de arquivos.

Como os links para a continuação e o fim do arquivo são perdidos durante a formatação ou exclusão, a recuperação desses arquivos pode ser incompleta. Devido à baixa taxa de fragmentação de arquivos no sistema de arquivos, as chances de recuperar arquivos perdidos do sistema do computador são muito grandes quando se usa o método de recuperação RAW.

Sistemas de arquivos Mac OS

Os tipos de sistema de arquivos do Mac OS analisados aqui são o sistema de arquivos HFS + e o sistema de arquivos APFS.
  • Sistema de arquivos HFS +

O suporte ao sistema de arquivos HFS+ usa registro no diário para rastrear as modificações do sistema de arquivos. Como o tamanho do diário é limitado, o sistema de arquivos sobrescreve as informações mais antigas para modificar as novas alterações. Esse sistema de arquivos aplica a desfragmentação de arquivos em seu processo.

O HFS+ suporta links físicos que são catalogados como arquivos diferentes em um diretório raiz oculto que armazena as informações sobre cada arquivo.

Exclusão de arquivo

Durante a exclusão do arquivo, o sistema de arquivos excluirá o arquivo difícil de vincular de seu diretório, enquanto mantém as informações do arquivo nos registros do diário por um tempo.

Ao recuperar os arquivos excluídos, é possível usar os registros do diário para localizar um estado do sistema de arquivos mais antigo, para recuperar o link físico. Os links de arquivos excluídos podem ser substituídos do diário do sistema de arquivos, dependendo de quanto tempo o sistema foi usado após a exclusão.

As chances de recuperação de dados do sistema de arquivos HFS+ são maiores se o computador afetado não for usado com muita frequência, pois os arquivos sobrescritos não podem ser recuperados. Para arquivos que não estão fragmentados, a recuperação RAW é uma excelente opção para recuperar arquivos excluídos, uma vez que são excluídos da entrada de diário.

Formatação de arquivo

Durante a formatação do arquivo, os links físicos são excluídos do diretório do sistema de arquivos e deixam as informações no registro do diário intactas. A área de dados do disco também não é alterada.

Arquivos formatados podem ser recuperados do sistema de arquivos HFS+ endereçando o diário do sistema de arquivos. O método de recuperação RAW recupera todos os arquivos formatados do diário. Devido aos links físicos serem excluídos, as chances de recuperar arquivos fragmentados são baixas.

  • Sistema de arquivos APFS

O sistema de arquivos APFS usa um método dois-três de exclusão. Embora uma árvore contenha os dados, a outra é uma versão virtual da primeira. Quando os dados são excluídos, a primeira árvore é apagada, deixando a segunda árvore intacta.

Durante a recuperação de dados, os dados perdidos podem ser recuperados com a ajuda da segunda árvore e versões anteriores. No entanto, se a segunda árvore também for excluída, não há chance de recuperar os dados.

Parte 6: Escopo e limitações da recuperação de dados

Com a ajuda de tecnologias avançadas, dados excluídos e perdidos agora podem ser recuperados usando um software ou serviço profissional de recuperação de dados. Embora os arquivos perdidos possam ser recuperados rapidamente na maioria das situações, existem algumas condições em que a recuperação de dados é praticamente impossível ou muito difícil ser alcançada.

Além disso, embora os dados possam ser recuperados de quase qualquer computador ou dispositivo eletrônico no mercado, discos rígidos específicos tornam impossível recuperar dados perdidos. Para dispositivos com o comando TRIM habilitado, a recuperação de dados não será possível, pois os arquivos são excluídos permanentemente.

baixo estão algumas das situações em que a recuperação de dados é difícil ou impossível.

  • Situações em que os dados foram substituídos

Quando os dados de qualquer arquivo são sobrescritos após sua exclusão ou formatação, ou qualquer outra causa de perda de dados, tal arquivo será permanentemente apagado do sistema do computador. Isso torna impossível recuperar um arquivo sobrescrito com software de recuperação de dados ou qualquer outro método de recuperação de dados.

  • Dados corrompidos

Quando os dados que você pretende recuperar são corrompidos, as chances de recuperá-los são muito baixas, pois é difícil recuperar arquivos corrompidos do sistema do computador. Há, no entanto, uma pequena chance de recuperar os dados perdidos com o uso de um software avançado de recuperação de dados. 

  • Disco rígido com defeito

Recuperar arquivos perdidos de um disco rígido que já está falhando é muito difícil e arriscado. Isso ocorre porque há uma grande chance de sobrescrever ou apagar os dados perdidos no processo de recuperação de dados, o que fará com que você perca os arquivos que estava tentando recuperar permanentemente. A recuperação de dados é precária quando o arquivo perdido está localizado em um setor defeituoso da unidade com falha.

Parte 7: Como evitar a perda de dados?

Embora a recuperação de dados seja possível na maioria das situações, há casos em que os dados perdidos são apagados permanentemente. Felizmente, existem várias maneiras de evitar a perda de dados para não precisar lidar com os efeitos devastadores e a frustração. Siga estas dicas simples para evitar que seus dados sejam perdidos.
  • Sempre crie um backup para seus dados

Cada vez que você criar ou salvar um novo arquivo em seu computador ou dispositivo móvel, certifique-se de criar um agendamento de backup para o referido arquivo. Faça backup de seus arquivos regularmente para acessá-los facilmente, se necessário. Você também deve diversificar seu backup criando dois ou mais planejamentos de backup na nuvem e em seu disco rígido. Você também deve manter uma cópia dos arquivos importantes em um disco rígido externo para facilitar o acesso se você perder os dados originais.

  • Use firewalls e software antimalware.

A maneira mais fácil de evitar os criminosos cibernéticos e impedi-los de acessar seus arquivos é usando firewalls avançados e software antimalware em seus sistemas de computador. Esses firewalls e softwares são programados para evitar que pessoas indesejadas invadam ou danifiquem seus arquivos e dados.

  • Criptografe dados confidenciais.

Se você tiver dados confidenciais que precisam de proteção do público, certifique-se de criptografar esses dados para que os ladrões não possam decifrar. A proteção por senha de seus arquivos garantirá que ninguém acessará e danificará seus arquivos ou dados sem permissão.

O QUE NÃO FAZER

  • Garanta acesso seguro a computadores e dispositivos móveis.

Evite manter seus dispositivos em locais que podem ser facilmente acessados por todos. O acesso físico ao seu dispositivo por qualquer pessoa pode levar à exclusão acidental de arquivos importantes ou ao roubo do dispositivo. Além disso, coloque medidas de segurança adequadas em seus dispositivos para evitar acesso indesejado.

  • Use um no-break em seu sistema de computador.

Para evitar falhas de dados que ocorrem devido a uma falha repentina de energia ou fonte de alimentação instável, certifique-se de usar um no-break ao operar seus dispositivos de computador. Desta forma, mesmo em caso de queda de energia, você terá o tempo necessário para desligar o sistema do computador adequadamente.

  • Evite a exclusão indiscriminada de arquivos do computador.

Para evitar a perda de arquivos essenciais do sistema do seu computador devido à exclusão acidental, certifique-se de verificar todos os arquivos antes de excluí-los. Além disso, certifique-se de examinar cada arquivo em sua lixeira ou lixo antes de esvaziá-lo.

Conclusão

Todo usuário de computador deve ter conhecimento adequado sobre recuperação de dados e como ela funciona. Esse conhecimento permitirá que você tome as medidas adequadas em caso de perda de dados.

Proteger seus arquivos contra perda de dados tomando as várias medidas preventivas apresentadas é a melhor coisa a fazer. No entanto, apesar das medidas preventivas postas em prática, qualquer usuário de computador ainda pode sofrer perda de dados devido a circunstâncias imprevistas. Em tais situações, você deve garantir o uso de uma ferramenta profissional de recuperação de dados para recuperar seus dados, o que garantirá que seus dados continuem seguros.

Lembre-se do ditado que diz que "é melhor prevenir do que remediar". Isso também se aplica aos seus computadores, então faça o possível para proteger seus arquivos, mas se chegar a hora e você os perder e precisar recuperá-los, um software de recuperação de dados é a melhor solução à sua disposição.

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Recuperar dados no PC > Saiba o que é recuperação de dados e como ela funciona