23/03/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
Hoje em dia, os computadores estão se tornando cada vez mais importantes em nossas vidas. Partes importantes de nossas vidas estão armazenadas nos computadores em forma de arquivos. Um problema comum para quem usa computador é a recuperação de arquivos excluídos. Pelo menos uma vez na vida, todo mundo já passou pela situação de deletar um arquivo e depois se lembrar da importância dele. Além dessa, existem várias outras situações em que podemos perder nossos arquivos, como falha do sistema, vírus ou malware. A situação é ainda mais problemática em ambientes de trabalho, onde perder um arquivo também significa perder horas e horas de trabalho intenso.
Quando passamos por uma situação como essa, a primeira coisa que vem à mente é procurar um software que possa recuperar esses arquivos em sua totalidade. No entanto, a Internet está cheia de "softwares de recuperação de dados" que simplesmente não funcionam, desperdiçando horas em varreduras que não encontram nenhum sinal de arquivo excluído.
Um software de recuperação de dados adequado deve ter a capacidade de recuperar arquivos excluídos, percorrendo as profundezas do seu disco rígido para encontrar e recuperar seus valiosos arquivos em totalidade. Além disso, este aplicativo só precisa ser instalado em seu computador, sem exigir que os usuários façam backups constantes.
Os aplicativos de recuperação de dados estão se tornando cada vez mais comuns nos dias de hoje. Isso não significa necessariamente que os usuários estão perdendo dados com muita frequência, apenas significa que estão surgindo cada vez mais maneiras de recuperar arquivos para atender a essa demanda. No entanto, encontrar uma solução adequada que atenda a todas as necessidades não é uma tarefa fácil.
Em primeiro lugar, vamos entender como os arquivos são armazenados.
Quando falamos sobre armazenamento de dados em computadores, a unidade de disco rígido é o primeiro nome que vem à mente. Porém, hoje em dia existem diversas formas de preencher o espaço outrora ocupado por Unidades de Disco Rígido (HDDs), como a Unidade de Estado Sólido (SSD).
O HDD é um disco giratório com revestimentos magnéticos e cabeças que podem ler ou gravar informações magnéticas. Funciona de maneira semelhante às fitas cassete muito antigas - os computadores domésticos antigos usavam fitas cassete para armazenar arquivos. Os números binários são registrados como uma série de pequenas áreas no disco que são magnetizadas para o norte ou para o sul. Como os disquetes, os ZIP drives e as fitas usam magnetismo para registrar números binários, os dados podem ser destruídos se chegarem perto de ímãs. Além disso, os HDDs são muito frágeis e uma simples queda pode destruir seu HDD.
Hoje em dia, os SDDs estão substituindo gradualmente os HDDs como armazenamento primário. Eles têm chips de memória semelhantes aos que podemos encontrar em smartphones, leitores de MP3 antigos ou cartões SD, e os números binários são registrados carregando ou não uma série de minúsculos capacitores colocados dentro do chip. O armazenamento eletrônico de dados é muito mais robusto do que o armazenamento magnético de dados: você pode descartar um SSD e, mesmo assim, ele ainda vai funcionar. No entanto, há uma grande desvantagem que ainda coloca os SSDs atrás dos HDDs em termos de confiabilidade. Depois de alguns anos, esses capacitores perderão a capacidade de armazenar cargas elétricas, resultando em mau funcionamento.
O armazenamento de dados em computadores pode ser um assunto complexo, mas podemos diminuir essa complexidade com três processos básicos para entender como os arquivos são armazenados em nosso Disco Rígido. Em primeiro lugar, os dados são convertidos em números simples que são fáceis de armazenar em um computador. Em segundo lugar, os números são reportados por hardware dentro do computador. Terceiro, os números são organizados e movidos para armazenamento temporário para serem manipulados por programas ou softwares.
Todos os dados dentro de um computador são salvos como números. Por exemplo, letras são convertidas em números, fotos são convertidas em um grande conjunto de números, indicando todos os aspectos importantes, como brilho, resolução e muito mais. Em seguida, esses números são convertidos em números binários. Os números convencionais usam dez dígitos, de 0 a 9. Os números binários, em contrapartida, usam dois dígitos, 0 e 1, para representar todos os valores possíveis. Os números binários são sequências muito longas, mas com os números binários, qualquer valor pode ser armazenado como uma série de itens verdadeiros ou falsos. 0 pode ser o sul, enquanto 1 pode representar o norte. 0 pode significar que algo está desligado, enquanto um significa que está ligado.
Os dados são armazenados como uma série de números binários, por magnetismo, eletrônica ou óptica (CDs ou DVDs). Enquanto o computador está funcionando, os dados também são armazenados em vários locais temporários. O software então o organiza, movendo e processando todos esses números. O BIOS do computador contém instruções simples, armazenadas como dados na memória eletrônica, para mover dados para dentro e para fora de diferentes locais de armazenamento e ao redor do computador, de modo que os dados sejam processados. O SO (Sistema Operacional) do computador contém instruções para organizar dados em arquivos e pastas, gerenciar o armazenamento temporário de dados e enviar dados para programas e aplicativos, como impressoras. Por fim, os programas e aplicativos podem processar os dados.
Quando você exclui um arquivo do computador, ele vai primeiro para a Lixeira. Quando o usuário opta por esvaziar a Lixeira, o arquivo não desaparece, mas fica muito menos acessível. O que acontece nos bastidores quando você "exclui" um arquivo é que o sistema de arquivos do computador remove o caminho para acessar o arquivo e designa o espaço que o arquivo está usando como disponível para uso futuro, quando necessário. Os números binários que compõem o arquivo ainda estão lá no computador. No entanto, eles ficam ocultos até que sejam substituídos por outro arquivo. Partes do arquivo podem permanecer no disco rígido por anos, enquanto outros rastros podem ser substituídos em algumas horas.
Um software de recuperação de dados basicamente poupa você de mergulhar nas profundezas do seu disco rígido, tentando entender o significado de cada arquivo binário para encontrar a sequência perdida. O software pode fazer tudo isso por você e até mesmo trazer seus arquivos de volta com total integridade. As melhores ferramentas de recuperação não estão disponíveis de forma gratuita, ou pelo menos não por completo. No entanto, é um investimento que compensa, especialmente se você tiver excluído sem querer uma valiosa foto de família ou um arquivo relacionado ao trabalho.
Embora os arquivos excluídos sejam inacessíveis e possam ser sobrescritos facilmente, muitas vezes você pode recuperá-los por completo com ferramentas profissionais de recuperação de dados. Os softwares de recuperação de dados são projetados para mergulhar na unidade e encontrar quaisquer dados recuperáveis, juntando-os novamente. Existem várias ferramentas no mercado, mas podemos dizer que os melhores aplicativos de recuperação proporcionam uma visualização dos arquivos recuperados, filtragem de resultados, fácil restauração de arquivos, entre outras ferramentas.
Os softwares de recuperação de dados podem ser usados para ressuscitar arquivos de qualquer tipo ou tamanho, desde fotos, músicas e vídeos a documentos e outros. E podem ir mais longe, recuperando executáveis e arquivos compactados. As boas ferramentas de recuperação podem conseguir recuperar uma partição ou uma unidade completa.
Além disso, um software de recuperação de arquivos adequado consegue recuperar arquivos de todos os tipos de mídia de armazenamento, independentemente de como eles se conectam ao seu computador ou de quais estruturas de arquivos usam. Ou seja, pode fornecer uma recuperação completa.
Lembre-se de que nenhum software de recuperação de dados é perfeito; Se um arquivo tiver sido parcialmente sobrescrito ou composto, as chances de recuperação utilizável são baixas. No pior dos cenários, nem mesmo o melhor software de recuperação pode trazer esse arquivo de volta. Quanto mais rápido você executar a ferramenta, mais chances você terá de recuperar seu material.
Por sabermos como os arquivos são armazenados e como funciona uma ferramenta de recuperação de dados adequada, podemos listar algumas das grandes vantagens que ela traz.
- Recupera arquivos importantes com valor emocional, como vídeos e fotos; - Faz você se sentir seguro mesmo após uma falha do sistema ou qualquer ataque de vírus ou malware, pois seus dados podem ser recuperados; - Recupera dados perdidos ou corrompidos instantaneamente. O processo é rápido, eficiente e restaura dados em questão de minutos. - Você pode salvar arquivos resultantes de longas horas de trabalho intenso. - As empresas terão mais segurança, podendo recuperar arquivos importantes.
Não poderíamos terminar este artigo sem recomendar uma ferramenta que consideramos um dos aplicativos de recuperação de dados mais poderosos e confiáveis do mercado - o Recoverit.
O Recoverit é um software poderoso e fácil de usar, podendo restaurar vários conjuntos de arquivos de fotos, músicas, textos, zips e executáveis. Além disso, ele pode recuperar arquivos de dispositivos USB, câmeras e smartphones. E mais, é capaz de recuperar uma partição perdida ou recuperar arquivos que foram comprometidos por um ataque de vírus. O software vem com uma interface limpa, na qual você só precisa determinar o espaço em disco onde seu arquivo foi perdido.
O Recoverit traz várias áreas de recuperação de arquivos: Arquivos Excluídos, Recuperação da Lixeira, Disco ou Partição Formatada, Dispositivos Externos, Ataque de Vírus, Bloqueio de Sistema e Recuperação Completa. Em geral, o software leva apenas alguns minutos para revelar quais arquivos você pode restaurar. A varredura mais profunda geralmente leva mais alguns minutos, pois analisa toda a partição.
Depois de terminar o processo de varredura, o Recoverit revela todos os arquivos que podem ser recuperados. Você pode usar a barra de pesquisa para procurar um arquivo específico, e o software está equipado com um recurso de visualização que permite dar uma olhada nas imagens ou detalhes do arquivo. Depois de selecionar os itens que deseja recuperar, basta pressionar o arquivo recuperado para iniciar o processo de recuperação.
Existem muitas soluções de software no mercado que prometem recuperar seus arquivos perdidos. No entanto, o Recoverit Video Repair explora constantemente novas áreas para trazer conteúdo novo e exclusivo com as atualizações oportunas do software. Com a próxima atualização do Recoverit 8.5, o software permitirá que os usuários recuperem arquivos de vídeo sem problemas.
Imagine um vídeo que você tenha perdido por qualquer motivo ou que tenha sido excluído por acidente. O Recoverit está introduzindo um novo recurso para reparar vídeos com integridade total. Os arquivos de vídeo geralmente são diferentes de outros tipos de dados e trazê-los de volta é uma tarefa um tanto difícil. No entanto, o Recoverit pode analisar, unir e combinar os fragmentos de vídeos corrompidos, garantindo assim que a maioria dos seus vídeos seja totalmente recuperada.
O recurso Video Repair consegue reparar arquivos de vídeo MOV, MP4, M2TS, MKV, MTS, 3GP, AVI, FLV. Além disso, existem duas formas possíveis de reparo. O primeiro modo simplesmente analisa e repara erros de vídeo. O segundo modo é muito mais avançado, pois cria uma amostra do vídeo original, proveniente do mesmo dispositivo e sendo do mesmo tipo de arquivo do vídeo de origem.
Depois disso, o software trabalha para reconstruir o vídeo corrompido usando partes dessa amostra recém-criada. É um recurso inovador e exclusivo do Recoverit, oferecendo aos seus usuários uma nova forma de explorar a recuperação de vídeo.
O recurso de reparo de vídeos pode reparar falhas no cabeçalho do arquivo, no sistema de arquivos, no som, no áudio, no controle deslizante do vídeo, nos problemas de sincronização de áudio e muito mais.
Com o próximo Recoverit 8.5, o software apresentará um novo recurso inovador e exclusivo de Recuperação Avançada de Vídeos. Essa tecnologia exclusiva do Recoverit permitirá aos usuários recuperar vídeos perdidos por diversos motivos.
Os arquivos de vídeo costumam ser diferentes de quaisquer outros tipos de dados, por isso as ferramentas de recuperação de dados mais simples não conseguem recuperá-los com total integridade. O Recoverit, por sua vez, consegue analisar, unir e combinar os fragmentos dos seus vídeos corrompidos, garantindo que a maioria deles seja totalmente recuperada.
A plataforma consegue analisar e combinar fragmentos de vídeo e mesclar os fragmentos do mesmo vídeo. Além disso, consegue recuperar seus vídeos e manter pelo menos 95% deles intactos. A ferramenta de software pode recuperar vídeos provenientes de câmeras DSLR, câmeras digitais, drones, câmeras de ação, Dashcams, filmadoras, cartões SD, PCs, HDDs e muito mais.
O Recoverit está disponível para dispositivos Windows e macOS. A Wondershare, empresa por trás dessa plataforma de software, desenvolve novos recursos continuamente e os entrega através de atualizações de software.
Neste artigo, aprendemos como os arquivos são armazenados em nossos computadores ou dispositivos de armazenamento e também como uma boa solução de recuperação de dados deve funcionar. Por fim, aprendemos mais sobre o Recoverit, uma das soluções de software mais poderosas do mercado. No final das contas, perder arquivos é algo que pode ser bastante problemático, mas se você entender como os arquivos são salvos e conhecer uma solução adequada de recuperação de dados, entenderá que mesmo no pior dos cenários ainda há esperança.
Luís Santos
chief Editor